GM fará ação para verificação e troca de correia banhada a óleo do Onix
Em entrevista ao AutoPapo, o vice-presidente da General Motors para a América do Sul, Fabio Rua, antecipou que montadora prepara campanha
Em entrevista ao AutoPapo, o vice-presidente da General Motors para a América do Sul, Fabio Rua, antecipou que montadora prepara campanha
A novela da correia banhada a óleo do Chevrolet Onix tem dado o que falar no mercado e nas redes sociais. Isso porque a fabricante garante que a solução prevê vida útil extensa de 240 mil km. No entanto, muitos consumidores relatam que a correia dentada se partiu após rodarem uma fração da durabilidade atestada pela General Motors. As razões pela degradação acelerada da peça se deve ao uso de lubrificante inadequado.
Em entrevista ao AutoPapo Podcast, o vice-presidente da GM para a América do Sul, Fabio Rua, declarou, com exclusividade, que a montadora vai lançar uma nova campanha para os proprietários motor de três cilindros da Chevrolet: Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. Segundo o executivo, ela tem como objetivo educar o consumidor sobre a importância das manutenções dentro das concessionárias.
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“A gente vai ajudar a resolver o problema. Os carros que eventualmente manifestaram algum problema em função da correia banhada a óleo, vamos fazer a revisão e vamos trocar essa correia. E vamos incentivá-los a voltarem com uma periodicidade maior para garantir que as coisas estejam funcionando corretamente”, declarou o vice-presidente da GM.
Para garantir a durabilidade da correia banhada, é preciso que o proprietário utilize o óleo especificado pela GM. Trata-se de um lubrificante com aditivação para que os compostos da borracha não sejam atacados provocando a escamação da correia e até mesmo o seu rompimento.
Rua não deu mais informações sobre esta ação como valores, quais modelos serão contemplados e data de início. A expectativa é que a Chevrolet revele mais detalhes ainda neste mês.
No fim do ano passado, a General Motors lançou campanha reforçando a garantia de 240 mil km ou 15 anos para o componente, desde que as manutenções programadas fosse feitas dentro da concessionária.
A correia dentada possui duas vantagens quando comparada a tradicional corrente metálica: é mais silenciosa e gera menos perdas mecânicas. Em contrapartida, ela possui uma durabilidade limitada e precisa ser trocada entre 30 mil e 60 mil km a depender do motor e do uso.
A forma que encontraram de aumentar essa durabilidade da correia dentada foi montá-la dentro do motor e banhá-la com o mesmo óleo lubrificante do motor. Com isso ela pode durar até 240 mil km e ainda houve uma redução maior no ruído e nas perdas mecânicas.
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Por isso passo longe da GM. Não tenho que ser obrigado a pagar caro em uma manunteção de um carro que já custa um absurdo e tem uma engenharia mediocre de um formado em EAD.
Eu prefiro a confiabilidade de uma corrente de comando a viver com o fantasma de uma manutenção cara, em função do uso de uma correia banhada a óleo. Não vejo vantagem alguma no uso da correia banhada a óleo. Mesmo que a correia dure, quando precisar trocar, o serviço é caro.
O valor da troca de uma correia dentada de sincronismo banhada a óleo é oneroso, tendo em vista que se tem que desmontar várias partes do motor, sendo que a correia dentada de sincronismo seca do Onix 1.0 ou 1.4-L, 4 cilindros, era muito mais fácil trocar.
Assim gostaria de saber qual é a redução real de consumo de uma correia dentada de sincronismo banha a óleo em relação a correia dentada de sincronismo seca?