Quando um modesto Gol 1000 se impõe sobre BMW e Mercedes

Sabe a história do Davi e Golias? Pois bem, nesse dia o valente Gol 1000 teve o seu dia de Davi e em um único golpe não derrubou um, mas dois gigantes

volkswagen gol 1000 1
Por Douglas Mendonça
Publicado em 26/02/2019 às 16h50
Atualizado em 27/02/2019 às 10h55

Esse é um daqueles causos de deixar de cabelos em pé e incrédulos todos aqueles que gostam e conhecem carros. Os protagonistas dessa história, que aconteceu realmente lá pelos idos de 1995 ou 1996, foram eu, outro jornalista, Eduardo Pincigher, e como carros, feras da época, os esportivos BMW M3 e o Mercedes C36 AMG. Como coadjuvante, um surpreendente Gol 1000 branco, daqueles básicos e bem chinfrim. Esse caso intrigante, mostrou um resultado final absolutamente surpreendente até mesmo para quem não conhece o mundo dos carros.

Eu conto. Na época, eu e Eduardo, trabalhávamos em mais uma edição da revista Motor Show, que estava na época do primeiro para o segundo ano de vida. Naquele período comentava-se muito mundialmente que a Mercedes-Benz em conjunto com a AMG, sua divisão de veículos esportivos, estavam lançando em produção em série um novo esportivo derivado do Classe C.

Mercedes-Benz C36 AMG tinha motor V6 3.6
Mercedes-Benz C36 AMG (Foto Mercedes-Benz | Divulgação)

Aqui no Brasil, nos apressamos em comparar o novo esportivo da Mercedes com o consagrado esportivo da BMW, batizado de M3. Seria um supercomparativo, no qual confrontaríamos duas potências da indústria automobilística alemã, consagrados mundialmente. Um trabalho de peso e responsabilidade.

No novo Mercedes AMG da época, um motor de seis cilindros em linha, 3.6 litros, que depois de passar pela mão da AMG, ficou com 280 cv e um torque máximo espetacular, na casa dos 38 kgfm. O novo sedã da Mercedes era uma fera que acelerava de 0 a 100 km/h em pouco mais de 6 segundos e chegava aos 250 km/h de velocidade máxima.

O BMW M3 não ficava atrás. Já consagrado mundialmente, o cupê alemão  também tinha um motor de seis cilindros em linha , mas com 3 litros e que desenvolvia 286 cv a saudáveis 7.400 rpm. Ambos considerados como feras internacionais e respeitados mundialmente.

BMW M3 tinha motor 3.0
BMW M3 (Foto BMW | Divulgação)

Para um teste tão especial, eu e Eduardo resolvemos levar as feras alemãs a uma fazenda no interior de São Paulo, nas imediações da cidade de Tatuí a cerca de 100 km da capital paulista, pela rodovia Castelo Branco.

Apesar de o tempo não estar muito firme, partimos em nossa missão até a fazenda que pertencia a um conhecido piloto brasileiro e que, graças as suas polpudas finanças, tinha construído um pequeno autódromo dentro das dependências da tal fazenda. Nessa pista particular, faríamos com exclusividade o tira-teima de qual seria o melhor esportivo alemão.

Partimos pela famosa rodovia paulista que, nos primeiros 80 km, dispõe de pista dupla com três faixas de rolamento cada uma. Uma estrada para quem gosta de acelerar, ainda mais em esportivos do naipe de BMW e Mercedes.

Chuva torrencial

Mas, neste dia, as condições do tempo nos pregaram uma peça: chovia torrencialmente desde a partida de São Paulo. Mas nós insistimos, na esperança de que para o interior a chuva parasse e o tempo abrisse. Mas isso não aconteceu. A impressão que tínhamos era a de que, quanto mais caminhávamos para o interior, mais a chuva engrossava.

Com a chuva forte, o suficiente para criar uma boa lâmina de água na pista, descobrimos da maneira mais desconfortável possível que aquelas condições climáticas, não serviam para as superferas. A medida que a chuva aumentava, os carros iam ficando cada vez mais difíceis de dirigir: queriam ir para todos os lados, menos para onde os motoristas os dirigiam.

Explico: os carros alemães de alta performance tinham pneus muito largos, ótimos para pista seca, onde proporcionavam boa aderência. No molhado os enormes pneus não conseguiam dar vazão ao grande volume de água pela qual passavam por cima e, por isso, começavam a dançar sobre a pista molhada. Difíceis de dirigir!

Naquela chuvarada toda e no sufoco para manter os carros em linha reta, não conseguíamos andar a mais de 100 km/h: supercarros com muita potência sob o capo e vencidos pela chuva.

Inacreditavelmente, vejo pelo retrovisor um carro piscando os faróis e pedindo passagem, apesar de não crer, liguei o pisca para a direita imaginando, qual carro seria aquele que me ultrapassaria em uma imbatível BMW M3? E a próxima vitima, eu sabia, seria a novíssima Mercedes C36 AMG, que trafegava a minha frente, dirigida pelo meu amigo Eduardo.

Pois bem, a fera me passou a uns 120 km/h, jogando água para todo lado, mas firme em sua trajetória reta, passou pelo BMW e em um único bote também pelo Mercedes com uma facilidade incrível.

Vocês devem estar me perguntando: que fera é essa que subjugou em uma única manobra os esportivos da BMW e da Mercedes? Acreditem!!! Era um Gol 1000 branco, daqueles velhos quadrados, que passou por um, por outro e foi embora como se a estrada estivesse seca. Eu e o Eduardo não acreditamos na cena que vimos e se alguém nos contasse, certamente não acreditaríamos e daríamos risada do mentiroso, tamanho era o descalabro daquela cena que acabávamos de presenciar.

VW Gol 1000 tinha pneu "corta bosta"
VW Gol 1000 (Foto Volkswagen | Divulgação)

Tecnicamente falando, o fato é perfeitamente explicável: Enquanto Mercedes e BMW eram calçados com pneus de 225 mm de largura na dianteira e 245 mm de largura na traseira, o paupérrimo Gol 1000 tinha de série, estreitos pneus “corta bosta” de 145 mm de largura.

Para andar a 120 km/h, o pequeno motor 1000 do Gol, dava conta do recado e seu destemido motorista não temia chuva e mandava ver embaixo do aguaceiro. Os pneus finos, estreitos, se comportam muito melhor na água, pois cortam a lâmina de água da pista com muito mais facilidade, além de contar com a ajuda dos sucos originais do pneu.

E nós, com aquelas maravilhas alemãs, não conseguíamos andar a mais de 100 km/h, pois a largura excessiva dos pneus não conseguiam dar vazão ao excesso de água da pista. E os carros ameaçavam rodar em plena reta a todo momento.

Sabe a história do Davi e Golias? Pois bem, nesse dia o valente Gol 1000 teve o seu dia de Davi e em um único golpe não derrubou um, mas dois gigantes em uma única tacada: o Gol 1000 bateu BMW M3 e Mercedes Bens C36 AMG.

Golpe de ousadia e muita sorte!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tenho um exemplar 1993...igual a este...muito feliz 10 de julho de 2021

Valeu pessoal

Avatar
Aristhon F Maciel 14 de junho de 2020

Tenho um gol quadrado ano 95 motor cht 1000 há 10 anos e estou satisfeito. Nesses anos de uso só troquei o diafragma

Avatar
Roberto Gonçalves 27 de fevereiro de 2019

Davi (Hebreu-Israel) X Golias o filisteu (Filistéia – Palestina). Golias afrontou o Deus criador, não tinha como vencer. Douglas se possível leia a passagem desta luta, irá enriquecer a sua vida. 1Samuel cap.17

AutoPapo
Felipe Boutros 27 de fevereiro de 2019

Tem razão, Roberto. Corrigimos!

Obrigado!

Avatar
Gabriel 27 de fevereiro de 2019

Correr na chuva era tarefa par o Ayrton Senna… o Rei da Chuva. Não arrisco em correr na chuva e até prefiro não andar na chuva pra não sujar o carro kkkkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Caick 27 de fevereiro de 2019

O correto seria Davi e Golias

Avatar
Ronaldo Adriano Onofre 27 de fevereiro de 2019

Acabei de comprar um gol quadrado 95 motor 1.0 CHT.carro muito bom

Avatar
Leonardo 26 de fevereiro de 2019

Eu tenhoje um gol 1000 faz 16 km por litro na velocidadé média de 120 kmphr
Estou vendendo sou segundo dono manual e nf de fabrica licenciado valor 13.000
00 não aceito contra oferta 11 993 262 349

Avatar
Fernando 26 de fevereiro de 2019

Hahahahahahahahahahhhahahahahaha hj sbahajsbwhwjajajahaab Sansão já trocou a Dalila pelo Golias????
Tempos modernos!!!

AutoPapo
Felipe Boutros 27 de fevereiro de 2019

Tem razão, Fernando. Corrigimos!

Obrigado!

Avatar
Banana Joe 26 de fevereiro de 2019

Davi e Golias meu caro… Davi e golias!

AutoPapo
Felipe Boutros 27 de fevereiro de 2019

Corrigido, meu caro!

Obrigado

Avatar
Iran 26 de fevereiro de 2019

Sansao e Golias, essa foi boa.

kkkk

Avatar
Caick 27 de fevereiro de 2019

O correto seria Davi e Golias,muita atenção nas matérias.

AutoPapo
Felipe Boutros 27 de fevereiro de 2019

Tem razão, Caick. Corrigimos!

Obrigado!

Avatar
Deixe um comentário