Honda da Argentina deixará de fabricar carros
Planta na cidade de Campana não produzirá mais automóveis depois de maio de 2020, apenas motos - 500 postos de trabalho serão extintos
Planta na cidade de Campana não produzirá mais automóveis depois de maio de 2020, apenas motos - 500 postos de trabalho serão extintos
A Honda anunciou, nesta quarta-feira (14), que deixará de fabricar carros na Argentina. A partir de maio do ano que vem, a planta da marca japonesa localizada no país vizinho passará a produzir apenas motocicletas.
A decisão partiu da sede da empresa no Japão, de acordo com o site argentino Autoblog, e teria sido motivada pela crise no setor industrial automotivo do país. A planta em questão fica localizada na cidade de Campana, e foi fundada em julho de 2011.
O primeiro modelo da Honda argentina a ser fabricado no local foi o City. Esperava-se que a planta de Campana produzisse um milhão de unidades para abastecer o mercado interno do país, anualmente. Em 2019, serão menos de 450 mil veículos saindo da fábrica.
Com esta decisão, 500 empregos serão perdidos. A Honda já iniciou um processo de demissões voluntárias para os funcionários afetados, também de acordo com o Autoblog. A fabricação de automóveis será encerrada em maio de 2020.
A Honda da Argentina tem uma presença mais forte no mercado de motocicletas local, outro fator que contribuiu para a tomada da decisão.
A empresa reitera que continuará vendendo carros no país vizinho, e que também permanecerá oferecendo peças de reposição para a região.
Em 2015, o utilitário esportivo HR-V começou a ser produzido nas instalações de Campana. Assim, com a mudança na estrutura, o Brasil exportará este modelo para a região. Por aqui, o HR-V é produzido em Porto Real (RJ).
Um ano depois, a Honda já estava reestruturando suas operações na Argentina. Em 2016, a fábrica de Florencio Varela, especializada em motocicletas, foi fechada. Então, a produção dos veículos foi transferida para a planta de Campana.
Fotos Honda | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |