Honda da Argentina deixará de fabricar carros

Planta na cidade de Campana não produzirá mais automóveis depois de maio de 2020, apenas motos - 500 postos de trabalho serão extintos

honda argentina campana
Por AutoPapo
Publicado em 14/08/2019 às 15h29

A Honda anunciou, nesta quarta-feira (14), que deixará de fabricar carros na Argentina. A partir de maio do ano que vem, a planta da marca japonesa localizada no país vizinho passará a produzir apenas motocicletas.

honda argentina campana
Funcionários da fábrica de Campana posam para foto no local

A decisão partiu da sede da empresa no Japão, de acordo com o site argentino Autoblog, e teria sido motivada pela crise no setor industrial automotivo do país. A planta em questão fica localizada na cidade de Campana, e foi fundada em julho de 2011.

O primeiro modelo da Honda argentina a ser fabricado no local foi o City. Esperava-se que a planta de Campana produzisse um milhão de unidades para abastecer o mercado interno do país, anualmente. Em 2019, serão menos de 450 mil veículos saindo da fábrica.

Com esta decisão, 500 empregos serão perdidos. A Honda já iniciou um processo de demissões voluntárias para os funcionários afetados, também de acordo com o Autoblog. A fabricação de automóveis será encerrada em maio de 2020.

A Honda da Argentina tem uma presença mais forte no mercado de motocicletas local, outro fator que contribuiu para a tomada da decisão.

A empresa reitera que continuará vendendo carros no país vizinho, e que também permanecerá oferecendo peças de reposição para a região.

Honda da Argentina importará HR-V do Brasil

Em 2015, o utilitário esportivo HR-V começou a ser produzido nas instalações de Campana. Assim, com a mudança na estrutura, o Brasil exportará este modelo para a região. Por aqui, o HR-V é produzido em Porto Real (RJ).

honda hr v ex

Um ano depois, a Honda já estava reestruturando suas operações na Argentina. Em 2016, a fábrica de Florencio Varela, especializada em motocicletas, foi fechada. Então, a produção dos veículos foi transferida para a planta de Campana.

Fotos Honda | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário