Honda Civic Si confirmado para o Brasil
Boris está no Japão e conta sobre as primeiras impressões do modelo, que está previsto para chegar ainda no primeiro semestre do ano que vem
Boris está no Japão e conta sobre as primeiras impressões do modelo, que está previsto para chegar ainda no primeiro semestre do ano que vem
Ao contrário de outras fábricas que se contentam em lançarem esportivos “de mentirinha” decorando seus modelos com faixazinhas, faróis com máscara negra, rodas especiais e acabamento interno pouco mais sofisticado, a Honda capricha mais uma vez na versão esportiva do Civic. Acaba de apresentar, no Japão, o novo Civic Si completamente reformulado mecanicamente para atender ao motorista que exige desempenho.
Aliás, as mudanças não se restringem à mecânica, pois até a carroceria é outra: enquanto o Civic nacional é um sedã de quatro portas, o Si ( que virá no final do primeiro semestre de 2018) será um cupê importado do Canadá.
O motor 1.5 turbo, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote e quatro cilindros rende 208 cv aos 1.300 rpm. O torque de 26,5 kfgm já aparece aos 2.300 rpm.
O conjunto mecânico trabalha em absoluta harmonia. O câmbio é manual (não haverá o automático) de seis marchas. A suspensão foi toda retrabalhada para deixar o carro mais “grudado” no asfalto. Também as barras estabilizadoras foram reforçadas e a carroceria ganhou maior rigidez torcional. Deu para perceber o acerto da engenharia nas voltas que dei na pista do autódromo de Sodegaura, distante 100 quilômetros de Tóquio.
A eletrônica não foi deixada de lado e o motorista pode optar entre dois modos de comportamento: Normal e Sport. A segunda, é claro, possibilita um desempenho mais esportivo.
O Civic Si tem como itens de série sistema ABS, com distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), além do Agile Handling Assist (sistema de vetorização de torque) reforçam a segurança. O Civic Si alcançou o melhor resultado nos testes de colisão do NCAP, com cinco estrelas.
Entre os equipamentos de conveniência do Civic estão: Freio de estacionamento eletrônico, travamento das portas por distância, ar condicionado digital de duas zonas e sensor de chuva. O sistema multimídia de sete polegadas sensível ao toque controla as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Os bancos dianteiros têm acabamento de esportivos, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha também está presente nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos.
No design do Si destaque para a dianteira, com friso frontal preto e largas tomadas de ar. Tenta passar uma imagem de agressividade. As rodas de 18 polegadas com 10 raios e acabamento em dois tons compõem bem o conjunto, calçadas por pneus 235 mm, largos, de perfil baixo.
Não há dúvida que o Civic Si é um esportivo de fato. Vai ser um concorrente e tanto para VW Golf GTI. Não precisava, entretanto, de ter recebido na traseira o inexorável aerofólio, marca registrada de todos os falsos bólidos do mercado. Essa “asa” já teve uma excepcional finalidade no passado: apoio para preencher o cheque no posto… Mas hoje, nem isso, pois posto se paga com cartão de crédito!
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