Honda Civic Si confirmado para o Brasil

Boris está no Japão e conta sobre as primeiras impressões do modelo, que está previsto para chegar ainda no primeiro semestre do ano que vem

Por Boris Feldman23/10/17 às 13h51

Ao contrário de outras fábricas que se contentam em lançarem esportivos “de mentirinha” decorando seus modelos com faixazinhas, faróis com máscara negra, rodas especiais e acabamento interno pouco mais sofisticado, a Honda capricha mais uma vez na versão esportiva do Civic. Acaba de apresentar, no Japão, o novo Civic Si completamente reformulado mecanicamente para atender ao motorista que exige desempenho.

Aliás, as mudanças não se restringem à mecânica, pois até a carroceria é outra: enquanto o Civic nacional é um sedã de quatro portas, o Si ( que virá no final do primeiro semestre de 2018) será um cupê importado do Canadá.

Civic Si

O motor 1.5 turbo, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote e quatro cilindros rende 208 cv aos 1.300 rpm. O torque de 26,5 kfgm já aparece aos 2.300 rpm.

O conjunto mecânico trabalha em absoluta harmonia. O câmbio é manual (não haverá o automático) de seis marchas. A suspensão foi toda retrabalhada para deixar o carro mais “grudado” no asfalto. Também as barras estabilizadoras foram reforçadas e a carroceria ganhou maior rigidez torcional. Deu para perceber o acerto da engenharia nas voltas que dei na pista do autódromo de Sodegaura, distante 100 quilômetros de Tóquio.

A eletrônica não foi deixada de lado e o motorista pode optar entre dois modos de comportamento: Normal e Sport. A segunda, é claro, possibilita um desempenho mais esportivo.

Civic Si

O Civic Si tem como itens de série sistema ABS, com distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), além do Agile Handling Assist (sistema de vetorização de torque) reforçam a segurança. O Civic Si alcançou o melhor resultado nos testes de colisão do NCAP, com cinco estrelas.

Entre os equipamentos de conveniência do Civic estão: Freio de estacionamento eletrônico, travamento das portas por distância, ar condicionado digital de duas zonas e sensor de chuva. O sistema multimídia de sete polegadas sensível ao toque controla as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Os bancos dianteiros têm acabamento de esportivos, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha também está presente nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos.

Civic Si

Desenho do Civic Si

No design do Si destaque para a dianteira, com friso frontal preto e largas tomadas de ar. Tenta passar uma imagem de agressividade. As rodas  de 18 polegadas com 10 raios e acabamento em dois tons compõem bem o conjunto, calçadas por pneus 235 mm, largos, de perfil baixo.

Não há dúvida que o Civic Si é um esportivo de fato. Vai ser um concorrente e tanto para VW Golf GTI. Não precisava, entretanto, de ter recebido na traseira o inexorável aerofólio, marca registrada de todos os falsos bólidos do mercado. Essa “asa” já teve uma excepcional finalidade no passado: apoio para preencher o cheque no posto… Mas hoje, nem isso, pois posto se paga com cartão de crédito!

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário