[Impressões] Como é o desempenho do Gol automático?

Automático de verdade, Gol agrada quem procura conforto; motor 1.6 16V dá bom desempenho para o veterano da Volkswagen

volkswagen gol 2019 com transmissao automatica 12
Por Sérgio Melo
De Taubaté (SP), especial para o AutoPapo
Publicado em 27/07/2018 às 12h14
Atualizado em 11/08/2022 às 16h04

A Volkswagen já havia lançado a linha 2019 do Gol e do Voyage há alguns meses. E, na ocasião, frustrou quem esperava os dois modelos com câmbio automático. Ambos já foram oferecidos com o automatizado de monoembreagem I-Motion (ou ASG), mas, como é de praxe para esse tipo de transmissão, nunca agradou ao mercado. Agora,a marca lançou o Gol automático (e o Voyage) com a caixa de marcha Tiptronic de seis velocidades.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google
Gol automático tem motor 1.6
Foto Volkswagen | Divulgação

Automatizado x automático

O automatizado jamais passou de uma transmissão manual com atuadores que acionam a embreagem e passam as marchas para você. O grande problema dele, que gera os famosos solavancos nas mudanças, vem do fato de que, na hora de mudar de marcha, o sistema tem que desacelerar o motor antes de acionar a embreagem, para que ele não “dispare” enquanto o processo é concluído, dificultando o engrenamento e causando trancos ainda maiores.

Mesmo no trânsito normal, a desaceleração nas mudanças não é agradável. Por isso a vantagem da automática convencional: as mudanças podem acontecer sem interrupção da transmissão de força e de forma mais rápida do que no sistema automatizado.

Gol automático tem bom desempenho

E o Gol automático? É bom?

Durante o primeiro contato com o Gol automático, a transmissão Tiptronic, com borboletas no volante para trocas sequenciais e opção modo “sport”, se mostrou bastante ágil e bem escalonada, mas poderia ser mais suave. As mudanças são ligeiramente duras e agressivas.

Merece elogios o sistema que interrompe a transmissão de força às rodas em paradas. Acabou aquela sensação de que o veículo está fazendo força contra o freio, ansioso por voltar a andar, o que também ajuda e reduzir o consumo. É como se a caixa fosse colocada automaticamente em neutro: assim que você solta o pé do freio ele volta a tracionar rapidinho. Mas o gerenciamento poderia ser mais inteligente, com reduções mais espertas ao acionar o freio em descidas, para maior segurança e estabilidade.

Por outro lado, ao pisar fundo no acelerador, o VW Gol automático não se comporta de forma preguiçosa como certos concorrentes. Reduz logo várias marchas colocando o motor em altas rotações.

O Gol automático (assim como o Voyage) é equipado exclusivamente com motor 1.6 16 válvulas de 120 cavalos de potência. Durante o test drive, mostrou ligeira sobra de potência para o uso familiar, mas ele só apresenta maior vigor após as 4.000 rpm; consequentemente, o isolamento acústico não consegue manter o ruído fora do habitáculo.

Fotos Volkswagen | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Hanauer 29 de julho de 2018

A redação precisa rever os erros de português antes de publicar a matéria.

Avatar
Deixe um comentário