Spin 2019 é mais versátil, mas dirigibilidade pouco mudou
Novos recursos, como segunda fileira de bancos corrediça, trouxeram praticidade ao interior do monovolume, ainda que o motor entregue a idade
Novos recursos, como segunda fileira de bancos corrediça, trouxeram praticidade ao interior do monovolume, ainda que o motor entregue a idade
Há quem diga que a reestilização aplicada ao Spin 2019 não lhe tirou a cara de capivara, e sim fez dela uma “capivara pistola”. Isso, porém, é maldade: pessoalmente, o design do veículo transmite uma agradável sensação de melhora, com linhas mais harmoniosas.
Apesar de a evolução saltar aos olhos, alguns detalhes poderiam ter recebido mais atenção. Os faróis, apesar do novo formato, mantiveram a arquitetura com um único refletor: esperava-se que eles passassem a ser biparabólicos, como os adotados no Cobalt após a reestilização, mas eles ganharam apenas um filete de LED, que atua como luz de posição, não como DLR. Já o painel analógico, a exemplo do antigo digital, não tem termômetro do fluido de arrefecimento do motor.
É fato que as mudanças realizadas nos bancos melhoraram a habitabilidade, otimizando o espaço interno do Spin 2019. O novo recurso de assentos da segunda fileira deslizantes abre um vão tão grande que, com recuo máximo, é possível até cruzar as pernas. Na posição que privilegia o bagageiro, não há tanta folga, mas uma pessoa de média estatura ainda consegue se acomodar sem aperto. Já na terceira fileira, a área é restrita e insuficiente para que um adulto viaje com conforto; ali, só as crianças sentem-se à vontade.
De qualquer modo, a capacidade de transportar sete ocupantes, que sempre foi o maior apelo do monovolume da Chevrolet, agora vem acompanhada de alguma modularidade, o que é positivo. O acabamento exibe novas padronagens de revestimento nos bancos e de textura dos plásticos no painel. No geral, está longe de ser luxuoso, mas o padrão de construção do Spin, da Chevrolet, é coerente com a proposta e a faixa de preços do modelo.
A reportagem experimentou a versão LTZ com câmbio automático, em um breve itinerário que mesclou percursos urbano e rodoviário. Apesar das atualizações feitas pelo fabricante no sistema de transmissão, o comportamento dinâmico pouco mudou. Isso não chega a ser ruim, porque o Spin 2019 segue com dirigibilidade adequada à sua proposta familiar. A direção tem boa progressividade e a suspensão entrega um compromisso equalizado entre conforto e estabilidade.
O velho motor 1.8, que entrega bom volume de torque em baixos giros, proporciona alguma agilidade ao veículo, mas seu rendimento cai bastante a partir das médias rotações, quando também começam a ser notadas algumas asperezas de funcionamento. O câmbio, por sua vez, é suave e faz trocas de marchas em momentos oportunos.
Fotos das galerias: Chevrolet | Divulgação
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A reestilização foi bem feita, principalmente na dianteira. Uso uma no trabalho e sou fã desse carro. Ela é manual, anda bem, com relativa economia e conforto. Uso principalmente para viagens, e só trocamos óleo do motor e pneus até os 70 mil Km. Sem dúvida o melhor custo benefício.
Confortável, anda bem e é a melhor opção custo/benefício no segmento.
Vai durar muito se a concorrência continuar parada ou querendo cobrar mais de $100 mil para qualquer 7 lugares automático.
NAO VEM O FILTRO DE AR INTERNO !!!!
Ainda falta o principal: airs bags laterais e controle de estabilidade!
O carro continua uma josta!
Excelente carro.
Beberrona. Motorzeco do passado. Xing Ling. Foi só uma maquiagem.
Só maquiagem. Beberrona com um motorzeco do passado. Xing Ling.
Acho que dois pequenos detalhes deixariam a LTZ ainda melhor: o adesivo preto que une a coluna das portas poderia se estender ao terceiro vidro, criando mais harmonia na área envidraçada. Além disso, a parte inferior dos para-choques poderiam ser pretos, pois isso horizontaliza o visual do carro, deixando mais elegante, e protege um pouco mais de pequenas batidas em calçadas mais altas, ao estacionar. Se eu fosse dono de uma, mandaria envelopar essas duas partes, pra finalizar o bom trabalho de maquiagem da feiura do modelo.