Vai comprar usado? Fique atento ao golpe do airbag e do ABS

Vai comprar um usado? Fique atento!  Tem picareta vendendo carro batido sem substituir o airbag estourado ou com problema no ABS e você nem fica sabendo

Por AutoPapo05/07/18 às 14h33

Vai comprar um carro usado? Fique atento!  A eletrônica nos automóveis aumenta a segurança e o conforto, mas também aumenta o risco de pi-ca-re-ta-gem! O carro, por exemplo, sofre uma colisão e o airbag dispara? Ao invés de colocar um novo, tem picareta que apaga a “luzinha” no painel que indicaria algum problema. O mesmo acontece com freio ABS. Quando apresenta problema, ao invés de reparar, apagam a luz-espia.

Como fugir dessa? O Boris Feldman explica no vídeo.

[TRANSCRIÇÃO]

O avanço da tecnologia, a eletrônica no automóvel, aumenta a segurança o conforto,a informação; mas aumenta também as possibilidades dapi-ca-re-ta-gem. Como assim? Os automóveis, hoje, são dotados, por lei aqui no Brasil, do freio ABS e do sistema de airbags. O ABS evita as rodas de se bloquearem quando você pisa com força e não deixa o carro sair arrastando as rodas pela rua. O airbag, no caso de um acidente, é aquela bolsa inflável tal… Muito bem!

Quando você liga a chave do carro,acendem-se várias luzinhas, entre elas do airbag e do freio ABS. Na hora que você liga o carro, elas têm que desaparecer! Sinal de que está tudo em ordem. Qual que que é a picaretagem?É o carro que, por exemplo, sofre uma colisão, um acidente, uma batida, o airbag abre e ele não é substituível; abriu? Joga fora e põe outro! Esse outro custa caro, o dono do carro fala: “Não vou pagar,deixa assim mesmo”. E aí o mecânico faz uma gambiarra: fecha o volante, fecha o painel sem airbag dentro.

“Ah, mas aí vai acender a luzinha”.

Ele apaga a luzinha, ele dá um jeito da luzinha acender e apagar sem que tenha airbag; a mesma coisa com os freios ABS. Você acha que o carro está protegido com freio ABS… Nada! Não te tem coisa nenhuma, o ABS também é um componente de reposição de custo muito elevado.

Então o que não falta é gambiarra e quando estiver comprando um carro usado que tenha airbag e ABS, peça a oficina para conferir se eles existem mesmo ou se você acha queestá protegido, mas não tá coisa nenhuma!

Airbag estourado não tem reparo, deve ser substituído

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Carlos Minkap 5 de julho de 2018

    Como verificar se o Air bag esta no compartimento do volante e principalmente dentro do painel ?

Deixe um comentário