Incêndios nos Onix Plus: Procon SP emite notificação para mais esclarecimentos

Além de entender melhor o problema, órgão de defesa do consumidor quer acompanhar o processo de recall movido pela GM

Há menos de um mês nas lojas, já é a segunda vez que um Chevrolet Onix Plus pegou fogo, e a marca não explicou as ocorrências
Por AutoPapo
Publicado em 08/11/2019 às 13h49
Atualizado em 09/11/2019 às 13h48

A General Motors (GM) enviou um comunicado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública explicando a razão dos recorrentes incêndios nos Onix Plus. Ao órgão, a Chevrolet explicou que fará um recall envolvendo todas as unidades vendidas. A entrega de novas unidades está, por hora, suspensas. Para acompanhar o processo mais de perto, Procon São Paulo notifica fabricante nesta sexta-feira (08).

Em entrevista ao AutoPapo, a assessoria do órgão informou que quer mais esclarecimentos acerca do que está acontecendo. Não só sobre as causas do problema, mas também sobre como o processo de chamamento se dará.

Segundo o Diretor de Fiscalização do Procon, Carlos Marera, o intuito é acompanhar todas as ações da GM em relação ao caso dos incêndios nos Onix Plus. Prontidão para resolver o problema e ressarcimento de gastos com locomoção estão no radar de fiscalização.

Marera informou ainda que a GM já está recolhendo unidades por conta própria, mas o recall oficial ainda não foi expedido. A razão para isso é que a Chevrolet pediu quinze dias para se preparar.

De acordo com o leitor do AutoPapo Reinaldo Franklin, de Barbacena (MG), a fabricante disponibilizou carros reservas na cidade por meio da Localiza-Hertz. O consumidor contou que houve uma pequena demora para liberação, pois a central de atendimento da GM estava congestionada.

Entenda o caso dos incêndios nos Onix Plus

Duas unidades do sedã mais vendido Brasil – lançado em setembro – pegaram fogo recentemente. A primeira foi flagrada em chamas no pátio da fábrica da Chevrolet em Gravataí, no Rio Grande do Sul. O segundo Chevrolet Onix Plus em questão foi filmado pelo proprietário do carro no Maranhão. Confira o vídeo abaixo:

Em ofício, a fabricante informou que

Recebeu em 5 de novembro de 2019 informações de que os veículos Onix Plus 2020 podem apresentar uma condição de defeito na calibração do software que pode, em alguns casos, causar vazamento de óleo no compartimento do motor.

Se o vazamento de óleo ocorrer e o óleo entrar em contato com componentes do motor funcionando em alta temperatura, poderá gerar um incêndio. Com base nas informações disponíveis, este defeito parece manifestar-se principalmente quando o veículo está em baixa rotação, em ambientes de altas temperaturas e condições áridas, e possivelmente em combinação com o combustível de baixa qualidade.

As informações recebidas pela GMB até a presente data indicam que o defeito na calibração do software dos veículos pode fazer com que ocorra uma condição de pré-ignição em determinadas situações. Se o defeito se manifestar, esta condição de pré-ignição poderá aumentar a pressão e a temperatura na câmara de combustão do motor, causando degradação no topo do pistão.

Esta condição pode levar a quebra do pistão e sua biela de conexão e consequentemente causar quebra do bloco do motor. Se o bloco do motor quebrar, o óleo pode vazar e entrar em contato com os componentes do motor quente.

Em breve, publicaremos mais informações sobre o chamamento que quer neutralizar o riso de incêndio nos Onix Plus.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jonas 8 de novembro de 2019

Compre um canivete e um extintor e ganhe um Onix pra poder apagar o incêndio na cabine enquanto vc corta o cinto de segurança pra poder fugir… Hehehehehe
Pensa num carro seguro, isso mesmo, não eh GM…
Hehehehhehehe

Avatar
Ivan 8 de novembro de 2019

É só um problema de software, coisinha simples. Mas eles vão pensar como fazer isso nos próximos quinze dias. O computador deles está em manutenção.
Conta outra GM.

Avatar
Antonio Donizeti Martins 8 de novembro de 2019

Este carro é bom mesmo, quando dá problema você nem precisa tocar fogo nele; ele se auto-incendeia. carro do fogueira.

Avatar
Deixe um comentário