Solicitação de isenção de IPI para PcD: como fazer por conta própria!

O processo de solicitação de isenção de impostos hoje em dia é quase todo feito online. Veja, passo a passo, como solicitar a isenção de IPI

handicap parking 2328893 1920
Por Alessandro Fernandes
Publicado em 08/05/2019 às 16h05

O processo de solicitação de isenção de impostos para PcD (Pessoas com Deficiência) para comprar carro era bem complicado no final da década passada. Hoje a coisa está bem mais simples. Com a informatização dos processos, quem for solicitar a isenção para PcD só precisa sair de casa para fazer o laudo médico que atesta sua deficiência. Vamos mostrar, passo a passo, como obter a isenção do IPI por conta própria.

O processo é simples: bastar imprimir alguns formulários, escanear outros e enviar tudo pela Internet (um salve para a tecnologia!). Com todos os documentos em mão, é possível solicitar em menos de 15 minutos! Não justifica pagar valores que chegam a quatro dígitos para um despachante resolver com alguns cliques.

Acho um absurdo o que alguns despachantes cobram de deficientes, que em muitos casos não estão podendo gastar muito. Estou trocando de carro e quando fui fazer o processo complementar para solicitação de isenção de ICMS do Estado de São Paulo, após tirar sozinho a isenção de MG, e só por curiosidade perguntei quanto um despachante cobrava, quase caí para trás: R$ 580! Fui ver como era e bastou enviar quatro documentos pelo site em 5 minutos e pronto! Foi deferido e economizei uma grana.

Prazos

O resultado da isenção de IPI para PcD sai em três dias úteis, e da isenção PcD de ICMS sai entre uma semana e dois meses – como é um processo estadual, o prazo varia muito de estado para estado e de acordo com a demanda. Com as isenções em mãos, é só fazer o pedido do carro, e tem montadora que entrega em quinze dias. Portanto, se planejar bem, do início do processo ao recebimento do carro, pode levar pouco mais de um mês!

E os processos são simples e intuitivos. Está tudo explicado nos próprios sites em que se faz os requerimentos

Para solicitar a isenção do IPI (imposto federal), há orientações e modelos no site da Receita Federal (link aqui) e para o imposto estadual, cada Estado tem seu site. As solicitações são feitas através de links nos sites que levam a sistemas próprios.

Passo a passo de como obter isenção de IPI:

  1. Obtenha o laudo médico em conformidade com o Anexo V da Receita Federal;
  2. Preencher corretamente as informações requeridas no SISEN.

O SISEN

O sistema da Receita Federal para solicitar a isenção de IPI para PcD se chama SISEN e o processo é bem intuitivo. O único documento que é necessário enviar é o laudo médico escaneado. Todas as outras informações, o próprio sistema busca na base de dados da Receita.

Porém, a maior dúvida surge justamente no único documento que precisamos providenciar, o laudo médico. Ele deve ser assinado por dois médicos credenciados no SUS e pelo responsável pela unidade de saúde em que estes médicos trabalham, seja ela um posto de saúde, uma clínica médica ou um hospital. E todos estes precisam informar no laudo o seu CPF. E ainda é preciso constar o CNPJ desta unidade.

Como obter o laudo médico para isenção de PcD

O primeiro passo, e o maior complicador da isenção de IPI é conseguir o laudo médico correto, que deve ser feito seguindo o modelo do Anexo V da Receita Federal (clique aqui para baixá-lo).

Isenção de IPI para PcD: reprodução do Anexo V
Reprodução de parte do Anexo V

O melhor lugar para solicitar este laudo é no Hospital Sarah Kubitchek. Lá eles já estão acostumados a fazer esse tipo de laudo e emitem utilizando o modelo do Anexo V, e já assinam e carimbam corretamente. Quem é atendido por lá pode pedir pelo site, basta fazer login, buscar pelo menu “Laudos e Relatórios Médicos” e fazer a solicitação. E então é só aguardar: demora de 15 a 60 dias.

Para quem não tem acesso ao Hospital Sarah, é possível solicitar em um Posto de Saúde ou Clínica Médica que tenha médicos que sejam credenciados também no SUS. Para fazer isto basta imprimir o Anexo V, levar a um posto de saúde ou clínica, e pedir que os médicos preencham, são dois que assinam mais o responsável pela unidade de saúde.

O ideal é que pelo menos um dos médicos seja especializado na patologia em questão, se a deficiência for uma lesão medular, que seja um neurologista ou neurocirurgião, se for amputação, que seja um ortopedista.

Como solicitar a isenção de IPI para PcD no SISEN

O passo seguinte é acessar o sistema da Receita Federal que concentra estas solicitações, o SISEN (neste link). Ao entrar no site, há, no topo, três opções; para iniciar é preciso clicar na primeira, “Requerimento”. Você será direcionado para a tela de login, se não tiver cadastro, será preciso clicar em “Primeiro acesso?”

Isenção de IPI para PcD: reprodução do Sisen
Reprodução do Sisen

Após fazer o cadastro, receberá um código de acesso para entrar no sistema. Com ele em mãos, volte à página principal do SISEN e clique em Requerimento. Entre no sistema e abaixo da pergunta “Deseja fazer um novo Requerimento?” clique em “IPI”.

Se for deficiente não condutor, é necessário marcar a opção “Quero exercer o papel de representante legal…”. Se for condutor, é necessário já ter alterado a CNH no Detran.

Em seguida, abre-se uma caixa de diálogo, e é só clicar em “Pessoa com deficiência” e aí inicia-se o processo. É só seguir os passos do sistema, selecionando o tipo de deficiência, entrar com os dados de endereço (basta digitar o CEP e o sistema busca o endereço) e contato e clicar em “Próximo”.

A tela seguinte é para preencher a lista de condutores autorizados, que só precisa preencher se o requerente for não condutor. Sendo condutor, deixe em branco. Depois, basta clicar nas opções de disponibilidade financeira e regularidade fiscal e clicar em “Próximo”.

A próxima tela contém os dados da deficiência, que estão relacionados no Laudo Médico do Anexo V. Basta ir clicando nas opções relacionadas às limitações da deficiência do requerente seguindo o que está no laudo. Importante aqui é entrar com os CIDs corretamente, basta digitar os números do CID sem ponto e clicar em “Incluir”.

Logo abaixo, é necessário entrar com os CPFs dos médicos, e também com o CNPJ da unidade. É só digitar os números e dar “Enter” ou “Tab” no teclado que o sistema puxa os nomes.

Depois tem que escolher qual o Tipo de Serviço Médico, ou seja da unidade de saúde na qual foi pego o laudo. Para finalizar esta parte, entre com o CPF do responsável pela unidade de saúde e com a data em que o laudo foi emitido, e em seguida clique em “Próximo”.

A tela seguinte é para anexar o Laudo Médico, emitido no padrão do Anexo V. O arquivo precisa ser  no formato PDF e não pode ser maior do que 2 MB (megabites). Basta clicar em Selecionar Arquivo e escolher ele no seu computador. Assim que acabar de anexar, aparece o nome do arquivo em verde. Aí é só clicar em “Próximo”.

A última tela é para conferir os dados que foram registrados no requerimento, basta verificar tudo se está correto, selecionar no texto “Declaro estar ciente…” e clicar em “Confirmar”.

Aguarde 3 dias úteis

Pronto, a solicitação de isenção foi realizada com sucesso. Guarde o número do protocolo e então é só aguardar. O resultado sai em 72 horas úteis, ou seja, 3 dias úteis. Você recebe um e-mail dizendo que a isenção de IPI foi deferida, aí você entra novamente no SISEN, identifica que foi deferida e clica em uma seta no canto para baixar o arquivo. Aí é só levar na concessionária junto com a isenção de ICMS e comprar seu carro com isenção.

Se tiver alguma dúvida volte a este texto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
455 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
c 5 de abril de 2024

Bom dia, minha mãe tem alzheimer e é cadeirante. Queremos a isenção para não condutor. O primeiro passo é o laudo do médico dela? Precisam 03 médicos assinar ou só o dela que tem vinculo com o sus? Depois disso já posso cadastrar o laudo no sisen?

Avatar
Sabrina 26 de fevereiro de 2024

Boa tarde meu amigo, me tira uma dúvida por favor!
O aluno para anexar ao requerimento deve ter a assinatura de 2 médicos e k representante da Unidade de saúde. Minha dúvida é, se já tenho o laudo com a assinatura do neuropediatra, devo pedir que os outros assinem na mesma folha é ?? Ou eles preparam cada um, um documento diferente!
Desde já agradeço

Avatar
Luciana 3 de janeiro de 2024

Tenho a CNH PCD mas não tenho o laudo com as isenções. As concessionárias oferecem assessoria porém com valor caro, isso é legal judicialmente?
Como posso obter esse laudo sem a assessoria das concessionárias?
Obrigada

Avatar
Celso 18 de janeiro de 2024

No SISEN encontrarás formulário apropriado é imprimir e levar numa unidade de saúde pública para que seja assinada por quem de direito

Avatar
Haroldo Ferreira da Silva 22 de novembro de 2023

Sou residente de contagem/MG , Tenho prótese no quadril esquerdo e osteonecrose no quadril direito e no ombro direito, fiz uma perícia para conseguir trocar minha habilitação para PCD, levei todos meus exames, radiografias, ressonância , laudos médicos mas o “périto médico” do detran negou minha solicitação dizendo que não era necessário fazer adaptação no veículo. Entrei na justiça e agora tbem negaram a justiça gratuita. Por causa de um maldito Périto do Detran e a Megera da Justiça eu tenho que pagar algo que por direito está expressa na Lei Federal Nº 8989/1995. Conforme a redação dada pela Lei nº 14.287, de 2021, ao parágrafo V do Art.1: Alguém ai pode me orientar .

Avatar
Regiane 30 de junho de 2023

Tenho esclerose múltipla primariamente progressiva,como faço para obter isenções?

Avatar
Almiro Silveira 15 de junho de 2023

Parabens amigo, super facil e economizei muito.

Avatar
Mara Simone Moura 15 de março de 2023

Bom dia, estou solicitando a isenção do IPI no site da receita e tudo estava bem até chegar no CPF dos médicos, meu laudo é do Detran DF e consta a assinatura de 3 médicos e o CRM de cada um, já comprei carro com isenção mais tudo foi feito pelo despachante da concessionária, minha pergunta é como conseguir o CPF dos médicos que fizeram a minha perícia em 2013?

Avatar
Celso 18 de janeiro de 2024

Você fez o pedido através do SISEN da Receita Federal?
Você deveria ter ficado com uma cópia desse laudo. Que destino deu às vias do laudo?

Avatar
Gláucia Novaes 28 de fevereiro de 2023

Quando posso vender o carro e pedir nova isenção de IPI tendo veículo comprado em junho de 2020?
Preciso de novo laudo ou posso abastecer o sistema com o mesmo?
Por favor, me ajude!!!

Avatar
ALEXANDRE TOSCANO 30 de maio de 2023

Gláucia você só pode vender seu carro depois de 4 anos. Se vender antes desse prazo você terá de recolher a Receita Federal o valo que você foi isentada no momento da compra.

Avatar
Adriana Millan 26 de junho de 2023

Olá Glaucia!
Se vc comprou apenas com isenção de IPI, são 3 anos então pode começar o processo. Se tiver tb isenção de ICMS, aí precisa esperar mais 1 ano (são 4 no total).
Quanto ao laudo de Isenção, precisa refazer.
Abraço!

Avatar
Celso 18 de janeiro de 2024

Acho que já pode vender o carro e dar entrada em um novo pedido.
Quanto a validade do laudo é a mesma da CNH ou seja quando a CNH vence o laudo perde o efeito

Avatar
Cilene Matos 13 de fevereiro de 2023

Gostaria de saber se o Laudo deve ser preenchido obrigatoriamente de forma digital ou pode ser à mão mesmo. E se os dois médicos que assinam devem ser da mesma unidade de saúde.

Avatar
João Edson 27 de janeiro de 2023

Boa noite, Alessandro. Acabei de fazer meu pedido de isenção do IPI. Não sabia que era possível fazer por conta própria. Sua página me ajudou muito!!! Parabéns pelo seu trabalho. Evitei pagar uma nota por um serviço feito em casa, simplesmente preenchendo um formulário. E mais: eu não tinha cópia do laudo da última vez que foi pedido, porque a empresa não me forneceu. O médico enviou diretamente para a empresa. Baixei o laudo do SISEN! Negócio fantástico! Mais uma vez, muito obrigado!

Avatar
Aricéia Pinheiro 3 de junho de 2023

Pode ser solicitado a isenção de imposto para o meu esposo,pois ele tem prótese nos dois quadris( ARTROPLASTIA DE QUADRIL) a habilitação é dele, mas o pode carro ser financiado no meu nome? Nós somos casados.

Avatar
Valter 20 de janeiro de 2023

Bom dia. Servidor Público da Ativa , PCD com Deficiência Auditiva Severa pode solicitar isenção de IPI? E de IRPF? Grato.

Avatar
Douglas Riveroow 17 de janeiro de 2023

Só possuí o carro se tiver a CNH?? Tipo tenho minha perna amputada e não tenho CNH.

Avatar
Marcelo Modesto 8 de fevereiro de 2023

Se o requerente mão tiver CNH pode comprar o carro com isenções para NÃO CONDUTOR! Só vai precisar informar até 3 condutores autorizados, pode ser qualquer pessoa, desde que tenha CNH. Mesmo indicando esses 3, caso precise outras pessoas podem dirigir o carro, Principalmente o DEFICIENTE, caso adquira a CNH posteriormente!

Avatar
Castelar Garcia 1 de novembro de 2022

Favor informar como classificar a deficiência de uma pessoa no site do sisen, com cardiopatia grave, CID I 47.2

Avatar
paulo cesar de almeida cruz 24 de setembro de 2022

fiz pericia no detran rj e acautelada minha CNH em definitivo a DRa me informou que eu teria insenção fiscal e ai dei entrada no SISEN noqual me indefiriu o processo de isenção pois minha CNH ainda conta no sistema valida ate 01/2024 ja se passaram 06 meses o que tenho que fazer para dar baixa no sistema do DETRAN RJ para conseguir a isenção

Avatar
Mércia Souto 13 de janeiro de 2023

Bom dia, Paulo! Passei por uma situação parecida. Um despachante me cobrou um absurdo para resolver o problema e ainda assim, o sisen recusou! Então entrei com ação em um escritório especializado, onde consegui solução com a isenção. Se precisar, o contato é 38 999476967 (dra. Ingrid).

Avatar
AntonioTadeu Fernandes 2 de setembro de 2022

Como fazer renovação de rodízio?.

Avatar
Edmar Pedro Chiaparro 19 de outubro de 2022

Como posso saber se minha licença de PCD para ser isento de rodizio venceu…

Avatar
Michelle 8 de janeiro de 2024

Minha mãe é quem tem a deficiência… ela tratou no sara kubicheq ficou lá internada por 20 dias ha uns 5 anos atrás … será que consigo o laudo?

Avatar
MAGNO ROCHA 6 de junho de 2022

Solicitei isenção do IOF, mas foi indeferido por que o laudo foi emitido por um hospital particular conveniado ao SUS e não pelo Departamento de Trânsito do meu Estado (DETRAN/BA). É correto isso?

Avatar
jose ricardo 3 de junho de 2022

boa noite
tenho mal de parkinson e aposentei por esta causa… nao tenho sequelas fisicas a não ser lentidão, e mão esquerda em forma de bico de garça… dirijo com certa normalidade… sera que terei que mudar minha habilitação ja que não necessito de mudança no carro e tenho direito a aquisição de carro pcd???

Avatar
Élvio Bayerl 30 de maio de 2022

Bom dia. Estou com uma dúvida para preencher o formulário. Nele tem que marcar qual a deficiência física que a pessoa tem. No caso de minha mãe, ela teve que retirar 40 cm do intestino por conta do câncer, mas não encontro opção para marcar no site para essa limitação. O que fazer?

Avatar
Érica Guerr 24 de maio de 2022

Gostaria de saber se o Laudo deve ser preenchido obrigatoriamente de forma digital ou pode ser à mão mesmo. E se os dois médicos que assinam devem ser da mesma unidade de saúde.

Avatar
MAGNO ROCHA 20 de maio de 2022

Gostaria de saber se após ser deferido a isenção do IPI pela Receita Federal, essas isenção tem validade de quanto tempo?

Avatar
Mayzon Eduardo 21 de maio de 2022

Olá magno, boa tarde. A isenção de IPI tem validade de 270 dias.

Avatar
Celso 18 de janeiro de 2024

A minha última teve validade de uns 09 meses

Avatar
MAGNO ROCHA 19 de maio de 2022

Gostaria de saber se após ser deferido a isenção pela Receita Federal, essas isenção tem validade de quanto tempo?

Avatar
Rodolfo 18 de maio de 2022

alguém me tira uma dúvida. Eu já tenho a carteira CNH PCD, LAUDO MÉDICO do DETRAN e do SUS, já consegui a isenção de IPI no SISEN.
E agora, qual o próximo passo?
1-Isenção de IOF está funcionando?
2-ICMS já posso dar entrada?
3-Precisa de uma carta-proposta da CONCESSIONÁRIA, é isso?
4-E IPVA, temos direito a isenção?

Se alguém puder me ajudar, agradeço!

Avatar
João 2 de junho de 2022

Olá Rodolfo, dou deficiente auditivo, e não consigo preencher o requerimento pq fala em uma parte o tipo da deficiência e o sisen ainda não atualizou.
Porém, possuo a isenção de IPVA, pois o ES é um dos estados que concedem o benefício. basta ter os documentos da Receita Estadual e solicitar lá mesmo a isenção. ai sempre que trocar o veículo tem que ir lá atualizar.

Avatar
Celso 18 de janeiro de 2024

Procure um vendedor responsável por venda direta em uma concessionária

Avatar
JOAO PRETTI 11 de maio de 2022

MUITO LEGAL SEU VIDEO

Avatar
maria Clelia 10 de maio de 2022

oi bom dia tenho o mesmo problema meu filho e menor e nao tem titulo faço o cadastro no meu nome me ajude por favor ate agora nao sei como fazer

Avatar
Claudio 8 de maio de 2022

Olá tenho duas dúvidas . 1) para emitir (atualizar ) a CNH com pcd primeiro eu vou direto no detran ou necessariamente eu preciso do primeiro passo que é exame médico , com esse atestado eu atualizo a cnh ?

2) no final do seu texto vc diz “ Aí é só levar na concessionária junto com a isenção de ICMS, eu não entendi essa o ICMS é um documento a parte?

Avatar
Luiz Cláudio De Almeida Siqueira 21 de abril de 2022

Boa tarde, eu tenho 54 anos tem 15 dias que peguei meu laudo com o ortopedista e neurologista, finalmente criei coragem e fui em busca de meus direitos, sempre trabalhei e nunca me incomodei com a situação, mas sempre tive vergonha de andar sem camisa, ir a praia ou piscina, eu tenho liposubstituicão no tórax, resumindo eu não tenho músculos no peitoral (torax), não consigo levantar ambos os braços acima do pescoço, somente com auxílio de um braço ou de outro, gostaria de ter mais informações sobre os direitos que tenho, irei tirar meu RG DE PCD na segunda feira, e tenho dúvidas do que preciso, alguém pode me auxiliar

Avatar
simone ribeiro 23 de março de 2022

algum deficiente monocular, que entrou na justiça e teve resultado positivo??
vi em outra pagina varios conseguindo, o importante e nao desistirmos, enrei hoje com processo, mais alguem???

Avatar
Evandro Diniz Pontes 21 de março de 2022

Tive meu pedido de Isenção do IPI indeferido, uma vez que os fatos que ocasionaram as minhas deficiências só aconteceram após a expedição da minha CNH, que não apontavam qualquer impossibilidade. Já se passaram mais de 10 dias para recorrer, qual procedimento a seguir?

Avatar
Simone Silveira 2 de março de 2022

Olá, bom dia
Vi que é possível solicitar isenção de IPI e IOF para pessoas com doenças graves. Mas no SISEN não consta opção de doenças graves. Alguém poderia me orientar?

Avatar
Kátia Valéria Silva Ribeiro 21 de fevereiro de 2022

Meu marido é paciente de AVC,ficou com lado esquerdo sem mobilidade , já temos o veículo 2913 automático que o DETRAN exige e as especificações na CNH, podemos fazer o pedido de isenção junto ao DETRAN?

Avatar
Zacarias gomes de Souza 19 de fevereiro de 2022

Eu sou pcd estou na procura de vaga de emprego no Assaí

Avatar
Jair Silva 3 de fevereiro de 2022

Entrei com um processo de isenção de IPI no dia 01/11/2021 até hoje 03/02/2022 não sai da situação em análise se alguém poder me ajudar agradeço.

Avatar
Gilberto 10 de fevereiro de 2022

Jair, estou na mesma situação, o processo não sai do status de “em análise” e não existe nenhuma outra informação ou local para verificar se existe alguma inconsistência. Acredito que estão querendo acabar com as isenções, um absurdo. Quanto a informação que estão tentando se adequar as novas regras, acredito que não procede, pois eles só precisam deferir ou indeferir um solicitação com um laudo.

Avatar
Jair Silva 22 de fevereiro de 2022

Gilberto, Bom dia! Graças a Deus o meu foi aprovado o resultado saiu no dia 4 de fevereiro de 2022. Demorou em torno de 4 meses. Já fui na concercionária e conseguir um bom desconto. A minha dica Gilberto é aguarda, mas pelo que eu estou sabendo a Receita Federal suspendeu os processo de IPC até sair a nova regulamentação. Eu tive sorte de ser aprovador antes da Receita Federal suspender. Mas graças a Deus deu certo depois de muito tempo esperando.

Avatar
Viviane S F Machado 22 de fevereiro de 2022

O sistema da receita federal (para esta questão) esta suspenso.
“Exatos 39 dias após a isenção do IPI na compra de carros PCD ser prorrogada até 2026, e teto de preço para o benefício fiscal subir para R$ 200 mil, a Receita Federal suspendeu a nova norma por tempo indeterminado. O órgão afirma que a lei permanecerá suspensa até que sua regulamentação seja publicada.
Então, temos que aguardar.

Avatar
Antônio Carlos de Abreu 29 de janeiro de 2022

Meu amigo eu tenho eu tenho placa parafuso e astea na coluna lombar
Não pode ter mais de uma placa e uma astea

Avatar
reinaldo 28 de janeiro de 2022

Fui informado que a receita federal não está deferindo isenção do iPI pois está em fase de adequação as novas regras..isso é verídico?

Avatar
Reinaldo 27 de janeiro de 2022

Boa tarde fiz um requerimento a já se passaram mais de 72 horas e não sai do status em analise, onde consigo consultar se existe algum problema?

Avatar
Robson Mattos 2 de janeiro de 2022

Conforme texto a seguir há dúvidas, considerando que não há clareza quanto outras pessoas utilizar o veículo PCD, vejamos:

“A tela seguinte é para preencher a lista de condutores autorizados, que só precisa preencher se o requerente for não condutor. Sendo condutor, deixe em branco. Depois, basta clicar nas opções de disponibilidade financeira e regularidade fiscal e clicar em “Próximo”.

A celeuma é: uma vez que o PcD tenha CNH, assim não precisando indicar outros condutores como por exemplo cônjuge e filhos, pergunta-se: não pode outras pessoas dirigirem o veículo sem ser o próprio PcD? Afinal a interpretação que se extrai é essa do texto acima, o que por certo seria ilógico, a final nem todos os dias o PcD pode está bem para dirigir ou até passar mal como acontece vom qualquer pessoa sem ser PcD.

Avatar
Regina Campos 13 de dezembro de 2021

Bom dia
Já tive isenção a mais de 4 anos e agora quero comprar um carro com isenção do ipi de novo. O que preciso fazer pois na levei na receita na época todos os documentos e comprei com isenção de ipi. Como faço agora para nova compra
Agradeço antecipadamente a ajuda

Avatar
Fernando 3 de dezembro de 2021

Bem explicado.as uma dúvida, depois de pedido o laudo, quanto tempo ele tem validade?

Avatar
Ana 3 de dezembro de 2021

Alguém sabe quanto tempo tem demorado para sair a isenção do IPI? como os carros tem aumentado todo mês, dependendo do tempo, as vezes não vale a pena esperar… essa é a realidade

Avatar
Dayana Galdino 23 de novembro de 2021

Fiz todos os procedimentos e enviei a documentação completa para análise, deu como indeferida por conta que meu irmão não possui renda para aquisição de um carro, só que, em 2012 meu pai comprou um carro nos mesmos conformes, e não gerou esse problema, O que devo fazer para tentar conseguir provar a renda e que meu irmão já conseguiu o benefício há alguns anos atrás?

Avatar
Edson Luis Diehl 29 de outubro de 2021

Olá
Faço tratamento de câncer
Linfoma
Como faço para prencher o laudo se não tenho deficiência física e Nem visual

Avatar
Dayana Galdino 23 de novembro de 2021

Você já tentou colocar no laudo como deficiência temporária?

Avatar
Antônio Carlos de Abreu 16 de outubro de 2021

Boa tarde eu fiz uma cirurgia na coluna lombar e foram colocado 6 parafuso 2 astea e uma praca será que eu tenho direito de carro pcd

Avatar
carlos 21 de janeiro de 2022

Se tivesse posto uma HASTE, e uma PLACA, teria direito sim. ???

Avatar
Simone Daniel 29 de agosto de 2021

Como fazer o requerimento quando menor
Não consigo dar continuidade quando o sistema pede nr. do título de eleitor
Agradeço a atenção

Avatar
Inês Rodrigues Munhoz Pereira 26 de agosto de 2021

Bom Dia,
Meu nome é Inês, tenho uma filha portadora de deficiência física e já possuo um carro com isenção a 5 anos, pretendo trocar . Gostaria de saber se preciso fazer todo o processo novamente ou a isenção pode ser transferida para nova compra?

Avatar
Alguem 27 de agosto de 2021

É preciso iniciar novo processo, você pode até anexar os documentos indicando que já possui desconto deferido no passado.

Avatar
Dayana Galdino 23 de novembro de 2021

Meu pai também adquiriu um para meu irmão, tem que refazer tudo de novo

Avatar
Marinaldo 2 de agosto de 2021

Boa noite se o requerimento tiver sido preenchido com erros e for indeferido pode efetuar outro pedido no site do sisen???

Avatar
Leonina Arantes Bueno 25 de julho de 2021

Como tenho laudo pronto por causa da pandemia meu processo perdi o prazo.Preciso pegar outro laudo assinado pelos medicos do sus.Meu pai tem parkison e nao dirige.

Avatar
Roberto Lima 19 de julho de 2021

Sou curador do meu irmão e pretendo solicitar isenção para não condutor. vi o vídeo, li a matéria e fiquei com dúvidas: não vai precisar da emissão de laudo eletrônico por profissionais de saúde? quando este preenchimento será necessário? obrigado!!

Avatar
Como eu consigo imprimir nesse laudo, pois meu filho é autista e não sei onde imprimo esse laudo para levar para o médico assinar 8 de julho de 2021

Sou de Cocal Piauí quero dar a entrada na compra do carro, mas não sei como fazer para adquirir esse laudo para eu levar pro doutor assinar. Qual site entro para conseguir imprimir esse laudo

Avatar
Dayana Galdino 23 de novembro de 2021

Peguei o meu em PDF no site da receita.

Avatar
Washington Luiz Cavalcante Ribeiro 5 de julho de 2021

Boa tarde tenho deficiência auditiva, o STF já julgou uma ADIN para constar a deficiência auditiva no rol das beneficiadas com isenção e enquando a União não legislar, essa decisão serve como embasamento legal. O problema em que o DETRAn da PB não quer realizar laudo na junta médica. Apenas quer alterar a CNH. Tem alguma informação sobre isso em outros DETRans? Se já estão se adequando à decisão do STF??

Avatar
Alex 23 de maio de 2021

Bom dia, tenho hérnia de disco. tenho já o laudo preenchido por dois médicos. Minha dúvida é, já tenho cnh sem ser especial. Posso fazer o pedido do ipi antes de mudar para cnh especial. Mas posso colocar outra pessoa como condutor? Será que o processo é defirido? Ou tenho mesmo que trocar minha cnh para especial antes do pedido das inserções junto a receita. Obg

Avatar
Braz Paulo da Silva 4 de agosto de 2021

Boa noite Alex fiz cerurgi de erni de disco tenho direito no desconto como fazer

Avatar
JOSE RICARDO PEREIRA 4 de maio de 2021

Estado de são Paulo tá demorando quanto tempo aprova ICMS meu vai faz um mês. Dia 8 será vai demora? Sou de Mogi das cruzes SP

Avatar
DANIEL 29 de abril de 2021

Gostaria de saber quanto ao procedimento de solicitação de isenção de IPI conforme a nova LEI Nº 14.126, DE 22 DE MARÇO DE 2021? Que classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual, para todos os efeitos legais. Uma vez que a Receita Federal ainda não adequou o formulário anexo V de acordo com essa nova lei

Avatar
Dias 5 de maio de 2021

Fiz uma solicitação aqui no Paraná, com laudo que é usado para isencão icms, que possui campo de visão monocular, com assinatura de um medico particular e também medico do SUS. Tive uma resposta de indeferimento, e não foi pelo laudo, pois me parece que foi aceito. Mas por quê eles não reconhecem essa lei 14.123 de 2021. Pois a Receita Federal eles se baseiam na lei de isenção 9.989 de 1995. E se vc for olhar esta lei, lá e considerado somente problema de visão § 2º Para a concessão do benefício previsto no art. 1º é considerada pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º, ou ocorrência simultânea de ambas as situações.
Na lei 14.126 tinha que ter falado para também era para alterar 8.989/95, mas não falou. Então na minha ignorância vamos ter entrar na justiça.
Caso tenha sucesso ai nos avise. Boa Sorte.

Avatar
simone ribeiro 23 de março de 2022

boa tarde, voce entrou com processo??? conseguiu algo??/

Avatar
Sérgio 15 de março de 2023

Então, desde 2015 tive problema de descolamento de retina e acabei com visão monocular, só tenho visão com o olho esquerdo. Mas como a Lei da Visão Monocular (Lei 14126/2021) foi aprovada somente em Março/2021 e a situação financeira não era favorável a troca de veículo não fui atrás. Agora vendo essa reportagem me interessei, mas pelo que pude ver no formulário da Receita, não contempla a deficiência Visão Monocular, então se eu for atrás de pegar um laudo, como não há no campo de deficiência visual a condição de Monocular, como os médicos vão declarar ? Será que terei que acionar a justiça para conseguir ?

Avatar
Maria 27 de abril de 2021

Oi,estou a mais de um mês tentando fazer isenção do IPVA/RS,porém não consigo acessar páginas indicadas.
Sou deficiente física,ao renovar minha CNH,passei pela perícia a qual constatou minha deformidade,… poderia me ajudar desta forma fácil que i forma o passo a passo?

Avatar
Gil 17 de abril de 2021

Qual vídeo do icms??

Avatar
Bel 27 de abril de 2021

Tive o pedido de isenção de IPVA indeferido com a justificativa de que o valor excede o teto (70.000,00). O carro que comprei é novo e o valor da nota fiscal é R$ 67.205,00. Já li em alguns sites que o primeiro pedido de isenção leva em consideração o valor da nota fiscal. Preciso entrar com um pedido de liminar. Pode me ajudar no sentido de onde encontrar o regulamento que trata esse item?

Avatar
Jane 12 de abril de 2021

Me ajudou muitooo
amei o videio parabéns

Avatar
Léa Soares Barros Carvalho 7 de abril de 2021

Estou tentando entrar no sisen pra fazer preenchimento do formulário de insecao pra pessoa com deficiência mental severa. Não está sendo muito fácil fazer isso pela internet. Quero comprar um carro por venda direta. Pó favor,preciso de ajuda pra concluir esse processo,sou representante legal

Avatar
Rosilene 3 de abril de 2021

Sofro de esclerose mesial temporal hiporcampal lado esquerdo, tenho direito ao desconto?

Avatar
DENISE LEAO MUSSI 27 de março de 2021

Bom dia, a carteira precisa constar a deficiência?

Avatar
Aguida de Fátima da Silva 8 de fevereiro de 2022

Gostaria de saber se uma pessoa que passou por cirurgia de Artrodese, pode ser beneficiada pela compra de carro sem os impostos, Estadual e Federal.

Avatar
Renan 26 de março de 2021

Boa tarde! Esse prazo de 3 dias para aprovar o IPI solicitado tem mudança nesse prazo pois já tem quase um mês e aínda está aguardando análise. Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Avatar
Sillas Mariano florentino de Barros 13 de abril de 2021

Já obteve a isenção? Estou a mais de um mês aguardando e se encontra em análise

Avatar
Daiane lima 25 de março de 2021

Olá meu filho tem síndrome de down como faça pra isenção d carro sou de pelotas e os médicos pode ser terapeuta ocupacional e o chefe de qe e fisioterapeuta ambos são dos sus da faculdade de medicina ele podeme preencher?

Avatar
flavio silva moreira 29 de setembro de 2021

No seu caso Daiane Lima, o laudo dever ser assinado por um psicólogo e por um médico, não precisa ser especialista, mas ambos precisam ser do serviço público. o laudo precisa também ser assinado pela chefia do local, pode ser o diretor do hospital, ou ate mesmo pelo chefe do serviço de assistência básica da saúde, tem que constar o CNPJ da secretaria de saúde do município. Observar também o carimbo para não ficar faltando número do CRM ou CRP, deve constar também o cpf do profissionais. espero ter ajudado.

Avatar
Luiz Silveira 15 de março de 2021

Bom dia. A Receita Federal está demorando muito prá CONCEDER a ISENÇÃO do IPI?

Avatar
Ariadene pereira Alencar 21 de março de 2021

A RECEITA FEDERAL INFORMA QUE EXISTE PENDENCIAS NO REQUERIMENTO MAS NÃO INFORMA QUAIS PENDENDENCIAS IMPEDEM A ANÁLISE DO REQUERIMENTO

Avatar
Andrea Brum 12 de março de 2021

Boa noite. Gostaria de uma informação, dei entrada com um pedido de compra com isenção de IPI na GM e nada. Há problema de eu entrar com o pedido em outra montadora já que o carro ainda não foi faturado?

Avatar
samuel park 23 de março de 2021

Apenas isenção de IPI não. Só se solicitou com ICMS aí vai ter que cancelar.

Avatar
Carlos 20 de abril de 2021

depende de estado para estado, aqui no paraná se ja tiver feito tudo, ( IPI + ICMS) vc pode trocar de veículo.

Avatar
Cleiton 10 de março de 2021

Bom dia! Obrigado pelas dicas, só não entendi porque realizei o pedido pelo Sisen no dia 02/03, e ainda está em análise. Nem processado foi.

Avatar
Jana Herida Benício de Almeida 12 de março de 2021

Eu entrei também com o pedido dia 03/05 e até o momento está em análise também. Não tem nenhum telefone ou email que consegui para tirar dúvida. Não sei se solicito outro requerimento ou se aguardo.

Avatar
Andrea Brum 12 de março de 2021

Boa noite… dei entrada com um pedido de compra com isenção de IPI na GM e nada. Há problema de eu entrar com o pedido em outra montadora já que o carro não foi faturado?

Avatar
Roberto Lima 19 de julho de 2021

olá! você conseguiu a isenção? não foi necessário a emissão de laudo eletrônico por profissionais de saúde (que é um dos links disponíveis no sisen)?

Avatar
Rosana 9 de março de 2021

Meu filho tem deficiência física e mental, mas ele é menor de idade e não tem titulo de eleitor para fazer o cadastro no SISEN, devo fazer no meu nome que sou representante? Alguém pode me ajudar

Avatar
maria Clelia 10 de maio de 2022

oi bom dia tenho o mesmo problema ate agora nao sei como fazer

Avatar
Eliz 7 de março de 2021

Boa noite!

Qual é o prazo de comprar novo carro com isenção de IPI e ICMS?

É de 2 ou 5 anos, a contar da emissão da nota fiscal?

Avatar
Carlos 20 de abril de 2021

4 anos a partir da data da nota fiscal.

Avatar
Carlos 20 de abril de 2021

4 anos a partir da data da nota fiscal. se for só com ipi em alguns casos 2 anos apenas

Avatar
Rafael Henke 22 de fevereiro de 2021

Oi pessoal, uma informação. Meu pai retirou um câncer no pescoço e isto restringiu os movimentos do braço direito dele. Aonde ou com quem consigo o laudo em Porto Alegre, esta informação é muito vaga em todos os lugares. Desde já agradeço.

Avatar
Elenice 10 de abril de 2021

Boa noite!!

Rafael, dê uma olhada no you tube um vídeo da Dani Amaral. Vc procura pelo vídeo: passo a passo de como fiz o processo de isenção de impostos para compra do meu carro. Lá ela explica bem direitinho de como conseguiu. Essas informações estão esclarecedoras, porém vc vai compreender melhor quando assistir o vídeo dela.
Espero ter ajudado de alguma forma.

Avatar
Luiz Fernando Portella 16 de fevereiro de 2021

Olá. Pessoal com visão monocular tem direito a compra de carro para PcD? Fui orientado a procurar a justiça para obter esse direito….

Avatar
Veronica Oliveira Maia 15 de fevereiro de 2021

Meu laudo do Sarah Kubitscheck não foi aceitopela vw pq o Sarah não é Sus. Eu assisti esse vídeo e fui direto no Sarah. E não deu certo

Avatar
Silvio Silva do Nascimento 19 de março de 2021

Gostaria de saber se abertura de processo para compra de veículos para PCD está parada.Fiquei sabendo que o sistema está se atualizando isso procede?

Avatar
Mateus da Conceição Madureira 5 de fevereiro de 2021

Bom dia
Onde fica esse hospital sarah Kubitscheck?

Avatar
Patricia Souza Pereira 4 de fevereiro de 2021

Para obter as assinaturas dos médicos deve passar em consulta normal? E nos postos não há médicos especialistas sememte clínicos gerais ao teria que falar com clínico e depois ela me encaminhar pro especialista? E isso teria que ser com consulta marcada? Pois pelo sus demora muito pra agendar consulta marcada . Obg

Avatar
Christine 29 de janeiro de 2021

Boa tarde!
Obrigada pelas dicas excelentes.

Alguém teria alguma indicação de Posto de Saúde ou Clínica em São Paulo capital?

Muito obrigada!
Christine

Avatar
Ivone Espindola 18 de janeiro de 2021

Minha mãe, tem alzaimer doenças mental profunda, já tentei duas vezes e foi negado, porém em 2016, foi concedido, tem algo que os médicos não estão preenchendo desta vez, a outra fiz pessoalmente, daí aos poucos ia completando o que faltava, pois os funcionários da receita me orientavam, agora e tudo direto, estou perdida, será que alguém pode me ajúdar??

Avatar
Rosani da Silva 15 de janeiro de 2021

Boa tarde, estou tentando anexar o laudo médico que tem 3 páginas e não aceita porque é muito grande, o que faço?

Avatar
Rosemar 16 de janeiro de 2021

Tenta reduzir o tamanho do arquivo.

Avatar
Alice 21 de janeiro de 2021

Oi Rosani, tudo bem? Para reduzir o tamanho do anexo (laudo médico) você deve acessar algum site que faz isso online e de graça. Sugiro o https://smallpdf.com/pt/comprimir-pdf . Espero que dê tudo certo!

Avatar
Joice Pozenato 14 de janeiro de 2021

Depois que o requerimento for deferido, em quantos dias eu posso fazer o pedido do carro. Tem prazo? Por exemplo posso demorar mais que 30 dias para fazer o pedido?

Avatar
Celi Tavares Rosa 19 de janeiro de 2021

Tirei minha CNH PCD, agora preciso pedir a isenção do IPI e ICMS, como devo proceder?

Avatar
ROBSON PEDROSO GERALDINI 22 de janeiro de 2021

Só imprimir a autorização de IPI deferida, e correr pra uma concessionária ser feliz!
Os fabricantes estão levando mais tempo para entregar os carros e média 60 a 90 dias.
Meu pedido foi 23 de Novembro 2020, e hoje 22 Janeiro 2021 que saiu a NF.

Avatar
ROSANGELA APARECIDA PEREIRA DE MELLO 23 de dezembro de 2020

Boa noite, há três anos atrás fiz todo o processo e tive minha CNH alterada, tenho monoparesia, inclusive após aposentar por tempo de serviço fiquei isenta do imposto de renda, gostaria de trocar meu carro, mas o Detran diz que não tem porque fazer outro laudo visto que a deficiência é de caráter permanente, não estou sabendo como fazer, pois do carro atual tive isenção de IPI e ICMS

Avatar
Ivone Espindola 18 de janeiro de 2021

E quase a minha situação da minha mãe doença mental profunda, alzaimer, não tem melhoras e tbm me foi negado, não sei a quem recorrer

Avatar
André Bastos 21 de dezembro de 2020

Excelente materia , mas aonde entra a deficiencia mental tipo alzheimer neste laudo de isenção de ipi ?

Avatar
Nádia Oliveira 9 de março de 2021

A documentação para minha mãe foi feita em relação ao Alzheimer como Doença mental profunda, porém trata- se deuma uma doença degenerativa do cérebro. Enfim, foi indeferido pela receita. Gostaria de saber se vale a pena entrar judicialmente!

Avatar
Luiz Antonio Giaccone 16 de dezembro de 2020

Bom dia, tirei a CNH especial no ano de 2016, a mesma venceu agora em 2020, renovei e gostaria de entrar com pedido de isenção de IPI e ICMS, sou portador de artrose e hernia discal, já tive carro automático, agora preciso do laudo médico para pedir novas isenções, como devo proceder, pois para confecção do laudo me pediram R$500,00.

Avatar
Anadir Maria da Silva Ferreira 5 de janeiro de 2021

Eu quero comprar um carro com isenção de IPI sou deficiente visual e tem umas trosi de uma visão só .

Avatar
Rubens 15 de dezembro de 2020

Bom dia, acabei contratanto um serviço para a isenção de IPI, não condutor para meu filho. No entatno na procuração, apresenta que meu filho nomeia os advogados, e o Cartorio não quer reconhecer firma, alegado que meu filho é impedido de nomear, mas sim a representante legal que nomeia. A empresa contratada não concorda. Que entidade poderia em suportar.
.

Avatar
Normalice de Paula 13 de janeiro de 2021

Sou tutora da minha filha e paguei muito caro pra organizar os papéis.
Agradeço muito por essa ajuda.

Avatar
Luciana 19 de fevereiro de 2021

Conseguiu resolver ?

Avatar
Rosana 9 de março de 2021

Como fazer o cadastro de login no SISEN da minha filha menor de idade? O cadastro deve ser feito no meu nome?

Avatar
JOÃO Santana 13 de dezembro de 2020

Quanto tempo tenho para comprar o carro depois do deferimento.

Avatar
Tatiane Carvalho Lopes 9 de dezembro de 2020

Essa isenção de ipi tem data de validade? E o laudo para iniciar o processo tem validade tbm ?

Avatar
Marcos 21 de novembro de 2020

Amigo eu moro no acre , tem como eu fazer pedido no sarar hospital

Avatar
Flor 20 de novembro de 2020

Como fazer a CNH especial?

Avatar
KARLA DANIELE DA PAZ FREITAS 29 de novembro de 2020

deve procurar o detran!

Avatar
Cassia santos 16 de novembro de 2020

Boa tarde fiz o pedido do IPI foi negado pois diz que o benefício dela e BPC( benefício de prestação continuada)diz que o benefício n e acumulativo,E ainda colocaram q ela n se enquadra na lei 8742/93art 20 inciso 4 diz q esse tipo de benefício qualquer tipo de doc.juntada ao pedir isenção e o laudo de avaliação médica e considerado n admitida. Preenchido o requerido de ( deficiência mental severa/ grave) ela tem síndrome de down. O q fzr se deu indeferido pela Receita Federal

Avatar
karla daniele 29 de novembro de 2020

entre com um mandado de segurança, pois na lei não existe tal restrição.

Avatar
ELAINE SOUSA DE ARAUJO 25 de janeiro de 2021

Boa noite ,estou passando pelo mesmo problema e não sei como proceder .

Avatar
Renato Oliveira 4 de fevereiro de 2021

Para ter direito as isenções é preciso comprovar que tem condições de comprar e manter um carro. Quem recebe BPC, presumidamente não tem condições de arcar com os custos. Caso você consiga comprovar renda suficiente, eles cortam o BPC!

Avatar
Juliana 14 de novembro de 2020

Boa noite a partir se que data é contado os 2 anos para compra de novo veículo. A partir da data da emissão da nota fiscal ou a partir da data da liberação do documento de consecao da o da isenção do IPI?

Avatar
Irene Prado Rocha 13 de novembro de 2020

E qual o valor que o custa para o médico dar o laudo?

Avatar
Maridalva 5 de novembro de 2020

Alguém pode me tirar uma dúvida ? Antes de começar esse processo, preciso ter a CNH ESPECIAL? Se sim, qual o procedimento?

Avatar
Luciana Gomes de Sousa 5 de janeiro de 2021

Maridalva, se voce for a condutora do veículo precisa da cnh especial, que em via de regras depende desse laudo para colocar as restrições na cnh.

Avatar
Mary Andrade Franco 2 de novembro de 2020

MUITO OBRIGADA!
DEUS ABENÇÕE!

Avatar
Adhy de Magalhães Pascoal 31 de outubro de 2020

Boa tarde! Antes de tudo, muito obrigado por compartilhar informações tão preciosas. Minha dúvida é com relação à CNH: MEU SOGRO É APOSENTADO POR INVALIDEZ, POR CONTA DE UM PROBLEMA NA COLUNA. NO CASO DELE, ESSA PATOLOGIA O IIMPEDE DE TRABALHAR, MAS NÃO COMPROMETE SUA CAPACIDADE PARA DIRIGIR, MESMO ASSIM ELE PRECISARIA PASSAR PELO LAUDO DO DETRAN E ADQUIRIR UMA NOVA CNH?

Avatar
Cláudio Ferreira dos Santos 29 de outubro de 2020

Bom dia poderia me indicar um despachante de confiança

Avatar
MARIA IRES CURSINO DE OLIVEIRA 26 de outubro de 2020

Boa noite: fiz um requerimento de isenção de IPI que foi indeferido sob a alegação de que não havia no sistema restrição na carteira de habilitação como condutor. Ocorre que já havia sido efetuado a restrição na carteira para D.F. Então não entendi o que ocorreu.

Avatar
Gabriel Miranda 14 de novembro de 2020

Olá. Estou passando pela mesma situação, mas no meu caso a H ainda não chegou. Vou esperar chegar a CNN nova mas não sei o que fazer, se abre recurso ou solicita um novo requerimento.

Avatar
Lucas de Azevedo Costa 26 de outubro de 2020

Boa tarde, tenho uma dúvida tbm, pois ja tenho o Laudo V do IPI preenchido pelo médico, tudo como mostra o passo a passo. Gostaria de saber se posso dar entrada na receita sem ter a cnh especial?! Agradeço desde já.

Avatar
Lilian 2 de novembro de 2020

Oiii pelo que li ,é necessário ter a CNH para deficiente sim , ela é fundamental.

Avatar
Lilian 2 de novembro de 2020

Oii Boa tarde! Alessandro passando aqui para lhe agradecer por tal informação, e tudo bem explicado,vim me informar e irei trocar minha cnh para especial e tentar ir atrás de meus direitos , qualquer coisa volto aqui para lhe pedir informação:) Deus lhe abençoe e guarde ??

Avatar
KARLA DANIELE DA PAZ FREITAS 29 de novembro de 2020

se vc for o condutor, precisará de uma cnh especial (fornecida pela DETRAN). se não for o condutor, poderá indicar até três em um formulário próprio.

Avatar
Regineusa Aguiar miranda 15 de outubro de 2020

Oi Alessandro, bom dia…. meu filho de 31 anos, tem deficiência física e emocional e não tem carteira de motorista…. gostaria de saber, se posso adquirir um veículo com isenção de imposto para PcD. Grata

Avatar
Rosana Barroso Marquini 13 de outubro de 2020

Boa tarde! Minha mãe já possui um carro adquirido com o desconto. Caso ela queira vender, você sabe se temos que fazer alguma solicitação? Agradeço pelas informações!

Avatar
Renato Gusmão 11 de outubro de 2020

Boa noite, tenho uma dúvida, a minha mãe tem câncer e os medidos vão assinar esse laudo pra ela . Preciso saber, como ela não tem habilitação, ela consegue esse benefício ? E me indicar como condutor ? E outra coisa esse processo que vc passou é isenção de todos impostos ? Ipi, ICMS e iof ? E tem isenção de ipva tbm ? Muitoo obrigado e parabéns pela inciativa ?

Avatar
Andreza 14 de outubro de 2020

Sim, sua mãe nao precisa ter CNH para receber esse direito e você pode ser o condutor autorizado sem problemas. E não, esse processo de isenção é de IPI (federal) o estadual você tem que busca informação qual a repartição mais próxima referente ao estado q vc mora para requerer a isenção de ICMS. E a solicitação de IPVA é a parte, apos a compra do seu carro com a emissão da nota fiscal e recebimento do carro, voce vai se dirigir a mesma repartição que autorizou seu ICMS, para beneficio de IPVA.

Avatar
KARLA DANIELE DA PAZ FREITAS 29 de novembro de 2020

bom dia. essas isenções são para pessoas com limitações físicas ou alguma doença visual, mental severa ou autismo. Então, se o câncer da sua mãe não causa alguma limitação, provavelmente não será contemplada (câncer no colo do útero, por exemplo). Qualquer pessoa pode ser o seu condutor, desde que indicado em formulário próprio. O processo parece simples mas não é, principalmente quando chega na secretaria de fazenda de São Paulo (se vc estiver em outro estado e o carro for produzido la, precisará repetir o processo no SIVEI de São Paulo). A isenção do IPVA é permitida apenas após compra do veículo. existem muitas doenças que são cobertas pela lei, como dorsalgias em geral ( problemas de coluna – dor). lembre-se sempre da limitação de mobilidade. ex: hernia de disco, desvio de coluna (escoliose, por exemplo), problemas musculares, amputações, etc….

Avatar
Werington 10 de outubro de 2020

Boa tarde, tudo bem Alessandro, pode me ajudar, eu já fiz alguns anos atrás e não comprei o veículo, agora estou tentando está vindo indeferido porque minha carteira não precisou ser alterada. Oque eu tenho que fazer . Eu tenho direito pela deficiência!

Avatar
Fred 8 de outubro de 2020

Bom dia, como fica a questão de quem é Profissional Liberal? No meu caso eu não declaro IR, poderia colocar o contracheque do meu pai? Na parte que tem Declaração de disponibilidade financeira ou patrimonial compatível, ainda que eu não tenha como comprovar a renda eu marco essa opção? Posso colocar algum dado do meu pai nesse requerimento do SISEN?

Avatar
CARLOS ALBETO DA CANDEIAS 28 de setembro de 2020

Bom-dia, tenho duas patologia meu relatório é do meu Médico do meu convenio, ( retirei um CA e Tenho problemas de coluna já comprovado em exames e relatório médico ), o preenchimento do formulário Sisen pode ser feito antes do preenchimento do relatório do laudo de avaliação para Isenção, passei com meu Médico do SUS ele não sabia fazer os procedimentos e solicitou para eu imprimisse os formulário que ira se informar como procede, tem algum local especifico posto ou hospital para realizar esse procedimento?

Avatar
Flávio Silva Moreira 21 de setembro de 2020

Boa noite. Meu filho tem te doença mental severa, os campos devem ser preenchidos cumulativamente, isto é, todos os campos devem ser preenchidos. a pergunta é a seguinte: devo marcar alguma opção no campo doença mental profunda? já que ele tb possui alguns critérios da doença mental profunda?

Avatar
Rafa Rodrigues 17 de setembro de 2020

Boa Tarde! Parabéns pelas informações e orientações, todas enriquecedoras! Mais minha dúvida é como faço no caso do CPF ser isento de imposto de renda, porém tenho um CNPJ aberto via MEI, e não recolhi as contribuições! A Receita Federal realiza essa busca? se o CPF é isento e possuindo o CNPJ aberto em meu nome com débito, sera indeferido meu processo? Grata!

Avatar
Christian Pereira 18 de setembro de 2020

Caso não declara imposto de renda, informa o número do título de eleitor apenas.

Avatar
Letícia 16 de setembro de 2020

Os médicos que assinam o laudo do anexo V tem q ser do mesmo local ou podem ser de locais diferentes?

Avatar
amanda 16 de setembro de 2020

Parabéns pela atitude, nem a Receita da minha cidade conseguiu me orientar. A minha duvida é com relação a ser para o meu filho de 6 anos que não declara IR e não tem titulo de eleitor, neste caso faço em meu nome?

Avatar
IRLEI LOPES ALMADA 16 de setembro de 2020

Estou começando o processo no nome da minha mãe que tem artrite e artrose avançado. Já tenho uma assinatura de um médico de outra cidade. Minha dúvida é eu posso conseguir a segunda assinatura aqui na minha cidade mesmo e pedir a secretária da saúde pra assinar e carimbar ou por a primeira assinatura ser de um médico de outra cidade eu tenho que conseguir a segunda assinatura de outro médico do mesmo hospital que o primeiro?

Avatar
Celso Noronha Pinto 15 de setembro de 2020

Vi que Hénia de disco estaria incluída como uma das doenças que se encaixam nos parâmetros para compra de veículo PCD que é o meu caso, porém ao emitir o formulário do anexo V não vi esta doença como opção de deficiência física. Antes de começar a correr atrás do Laudo e fazer todo o processo necessário, preciso saber se afinal de contas tenho direito a isenção ou não.

Avatar
KARLA DANIELE DA PAZ FREITAS 29 de novembro de 2020

tem sim. pode fazer.

Avatar
Carlos Alberto 12 de setembro de 2020

Olá, estou entrando com pedido de isenção do IPI, em nome de minha esposa, já tem o laudo médico. Acontece que no Sisen pergunta sobre o imposto de renda e a regularidade do INSS. Como ela não tem renda própria, entra como dependente no IR e portanto não contribui com a Previdência social.Como informar no Sisen nesse caso?

Avatar
Francinete Barros Domingos 9 de setembro de 2020

Boa noite! Excelente suas explicações, sobre como nós mesmo podemos correr atrás da documentação necessária, dar entrada, enfim…conseguir fazer o passo a passo, sozinhos. Dúvida: O meu ortopedista, é obrigado a me dar uma declaração com os cids correspondentes as minhas doenças?

Avatar
Cláudia 1 de setembro de 2020

Através da APAE em São Caetano do Sul, estou conseguindo o laudo médico, hoje passei minha filha que tem 6 anos autista não verbal pela psicóloga e ficou marcado para fim do mês o neuro também lá da APAE.
Com esse laudo em mãos vou conseguir fazer o pedido de isenções?
Alguém aqui já fez sozinho?
Alguém poderia me dar uma ajuda?

Avatar
MANOEL LINO FERREIRA 15 de setembro de 2020

SOU DEFICIENTE FISICO DESDE FEVEREIRO DE 2019 POR AVC DIFICULDADE PARA ANDAR,PERDA DE EQUILIBRIO.

Avatar
Shaline 8 de outubro de 2020

Claudia, bom dia. O laudo médico exigido pela Receita Federal é aquele padrão disponibilizado no próprio site (anexo V). Qualquer outro laudo não terá validade no Sisen.

Avatar
Meire Helen 28 de dezembro de 2020

Se o posto de saúde negar a dar o laudo o que pode ser feito? A filha de uma senhora com mal de alzheimer teve o pedido negado e ela não sabe o que fazer…

Avatar
Ana Rita 19 de outubro de 2020

Oi Claudia
Ja fiz o meu sozinha e foi bem tranquilo.
No seu caso, como sua filha é menor, acredito que deve abrir uma opção de colocar os seus dados como responsavel.

Avatar
Jacinto Antonio Sachett 31 de agosto de 2020

Eu já sou isento de IR devido a cardiopatia grave .Como devo proceder?

Avatar
Ana Rita 19 de outubro de 2020

Olá Jacinto
Ainda que seja isento você deve fazer a sua declaracao de IR. certo?
Quando você preenche o formulário no SISEN é necessário informar o nr do recibo das duas últimas declarações

Avatar
Douglas Mendes 29 de agosto de 2020

Minha esposa tem hiperlordose, esse problema da direito a adquirir veículo PCD? Outra dúvida a CNH dela é do estado de SP porém mora no MS e a declaração de imposto de renda está com endereço de MS, ela consegue fazer os procedimentos no SP?

Avatar
Luan Wanderley 28 de agosto de 2020

No caso de não condutor deficiente físico e maior de idade, ainda sim, é necessário marcar a opção “quero exercer meu papel de representante legal”?

Avatar
Leonardo 26 de agosto de 2020

Gostaria de saber no caso de indeferimento do IPI, de portador de defiência física que recebe o BPC, seria viável o recurso e o prazo desse recurso seria de quantos dias ?

Avatar
bruno 25 de agosto de 2020

Boa noite!! gostaria de saber se eu tenho direito PCD, eu tenho osteoporose artrose e artrite e mutas dores nos ossos?
parabens muito bem expricadoo seu video…..

Avatar
Sonia 25 de agosto de 2020

Olá, boa tarde!
Fiz o documento de Requerimento da Isenção do IPI e na concessionária estão pedindo o documento de Autorização da Isenção do IPI…como proceder?
Obrigada

Avatar
Ana Rita 19 de outubro de 2020

Sonia
Após alguns dias você consegue consultar se o seu requerimento foi aprovado.
Ai você imprime e leva na concessionária.
Se você é de São Paulo pode requerer a isenção de ICMS mas somente após estar com o pedido da concessionária.

Avatar
Lucia Kin 24 de agosto de 2020

Excelente iniciativa em compartilhar essas informações super úteis e pertinentes! Sucesso para você!!

Avatar
Donivete a Fernandes 17 de agosto de 2020

Tenho disgaste de nível 4 no joelho esquerdo sem relato de melhoras

Avatar
Edivan Damasceno Figueiredo 16 de agosto de 2020

Bom dia! Meu irmão é deficiente visual e fiz o requerimento para isenção do IPI esse pedido foi negado devido ele ter o benefício do BPC, segundo a RF, por ser beneficiário do BPC não tem condições financeiras para quitar o veículo. Neste caso como procedo para recorrer neste caso? Visto que 3 anos atrás ele conseguiu eu sendo o avalista dele.

Avatar
Josinaldo 15 de agosto de 2020

Gostaria de saber como faço para comprar um carro PCD

Avatar
Valdecir Frasson 11 de agosto de 2020

Quando estou preenchendo a tela para gerar o código de acesso aparece a seguinte mensagem: Pelo menos um dos recibos de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física está inválido, porém,os dois estão corretos. O que devo fazer.

Avatar
Márcia 5 de agosto de 2020

Minha duvida é se o laudo médico baseado no anexo V do modelo da receita federal, pode ser preenchido por unidade de saúde diferente da cidade que o deficiente reside ou se deve ser sempre fornecido pelo posto de saúde da cidade onde o deficiente reside. Grata!

Avatar
valeria 11 de agosto de 2020

gostaria de ter essa mesma informação. Posso preencher junto a medicos de outra localidade ou até mesmo estado por ser uma isenção federal ou tem que ser exclusivamente na cidade de origem

Avatar
Marcela 4 de agosto de 2020

Boa noite sou pcd e tenho carro automático mas comprei usado eu consigo fazer documentação dele com isenções ou somente novo, qual procedimento

Avatar
SONIA SOARES 4 de agosto de 2020

MEU FILHO E PORTADOR DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (SINDROME DE DOWN) PARA ISENÇÃO DE IPI A MONTADORA DO CARRO PODE PEDIR A CURATELA DELE? ELE TEM 28 ANOS A TEM IDENTIDADE E ASSINA .

Avatar
Jose Newton Roggia 3 de agosto de 2020

Boa tarde
Tenho prótese de Quadril consegui a isenção em 2019, mas não usei por problemas particular, fui renovar a Autorização de Isençao deu INDEFERIDO, por não estar na carteira de Habilitação. porque não preciso que o carro seja adaptado como devo proceder para poder conseguir essa ISENÇÃO SENDO QUE TENHO OS LAUDOS DOIS MEDICO DO SUS E MAIS ASSINATURA DO RESPONSAVEL SUS . COMO DEVO PROCEDER.

Avatar
Andrea 31 de julho de 2020

Boa noite. Meu marido é deficiente, não condutor e curatelado por mim. Neste caso para solicitar a isenção do IPI é necessário criar o cadastro no SISEN com os meus dados e depois clicar na opção ” quero exercer o papel de representante legal”?

Avatar
Katiuscia de Oliveira Francisco Gabriel 31 de julho de 2020

Olá Alessandro…a minha filha é cadeirante e menor, no lugar onde está escrito requerente nos fórmularios, coloco o nome dela?
Ou o meu nome?

Grata

Katiuscia

Avatar
Águida Carvalho Gomes 29 de julho de 2020

Olá, li sua matéria, segui o passo a passo, mas tive meu pedido indeferido porque segundo o auditor fiscal a minha carteira de habilitação não diz nada sobre a minha doença, ou seja, que em pesquisas às bases de dados do Denatran não foram encontradas informações sobre a minha doença. Ocorre que a minha doença é síndrome do túnel do carpo, o carro não precisa de nenhuma adaptação. Eu preciso mesmo mudar minha CNH?

Avatar
alex 23 de agosto de 2020

Não sou especialista, mas é claro que vc precisa mudar sua CNH, por exemplo vc não poderá dirigir motos.

Avatar
Sueli 27 de julho de 2020

Alessandro,

Muito, muito obrigada! Segui o roteiro como você detalhou, consegui toda a documentação sem despachante e já estou com o carro. Muito feliz!

Avatar
Thais 29 de setembro de 2020

Oii no texto diz como tirar o ipi, mas é o icms?

Avatar
Ana Rita 19 de outubro de 2020

Olá Thaishttps
Se você é de São Paulo segue o link
https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/isencao-icms-veiculos/Paginas/PaginaGuiaDoUsuario.aspx
Parece que não são todos os estados que oferecem isenção de ICMS

Avatar
Patrícia 24 de julho de 2020

Eu não estou conseguindo acessar o sisen pra fazer o pedido de isenção do veículo que eu preciso.?

Avatar
Patrícia 24 de julho de 2020

Eu não estou conseguindo acessar o sisen pra fazer o pedido de isenção do veículo que eu preciso.
Oque eu faço?

Avatar
Gardenia 24 de julho de 2020

Bom dia,
O vídeo com a explicações foi maravilhoso!!!! Super bem explicado, vou tenta fazer o meu processo sozinha , você já tem gravado o de ICMS? E se tiver, ele é de Brasília? Tem diferença de estados?

Avatar
Fernando Franchi 22 de julho de 2020

A NF da fábrica foi em 01/06/2020 e tenho 30 dias para a isenção do IPVA de SP. Mas demoraram muito na entrega do carro (cerca de 15 dias). Tenho só até 01/08/2020 para enviar a isenção do IPVA mas talvez eu não consiga por conta dessas demora da entrega da fábrica do carro para eu ter posse o decalque do chassi e o Detran de SP por conta do Covid está demorando para eu receber o email deles para fazer tirar a etiqueta da placa. Vou ter que pagar o IPVA por conta da demora da fábrica e do Detran-SP ? Muito injusto isso.

Avatar
Fernando Franchi 22 de julho de 2020

Retificando: NF da fábrica foi em 01/07/2020

Avatar
sueli 27 de julho de 2020

Fernando, os prazos foram suspensos por conta da Covid. O documento do carro voce ja pode fazer pela internet e imprimir você mesmo por enquanto.

Avatar
roberto 4 de novembro de 2020

Estou na mesma situação o q fazer pagar o pedir a devolução ? Tenho um pedido já em análise fiscal mas no meu documento já consta que devo o ipva..alguém pode ajudar ?

Avatar
Danny Gross 21 de julho de 2020

Tenho meu filho autista de 13 anos e é a primeira vez que faço a solicitação de isenção de impostos. Gostaria de fazer o processo de requerimento do IPI e IOF. 1a pergunta, o vídeo, fala de IPI, para o IOF é o mesmo processo? 2a. que é a mesma dúvida de outras pessoas aqui mas que ainda não foram esclarecidas, como preencher o site se o meu filho é menor de idade? Ele não declara IR, não vai ser o condutor e não tem titulo de eleitor, dou entrada com nome do meu filho? Isso quer dizer que os beneficios, propriedade do carro, etc vai ser do meu filho correto? Muito obrigado!!

Avatar
Patricia' 22 de julho de 2020

Da entrada com o nome da crianca. em um dos formularios e na hora de emviar os documentos que você vai colocar seus dados.

Avatar
WANDA 20 de julho de 2020

Olá, serei a condutora, pois meu esposo é português com residência no Brasil, mas como não faz declaração de imposto de renda aqui e nem tem título de eleitor, basta preencher no formulário ele me autorizando como representante legal no campo próprio, ou tem que fazer procuração pública em Cartório? Agradeço muito se puder responder.

Atenciosamente

Avatar
Anderson Geraldo 19 de julho de 2020

Olá boa tarde meu filho tem uma doença degenerativa distrofia muscular doença rara ele tem 13 anos com laudos e cid eu consigo o desconto?

Avatar
Flávia 16 de julho de 2020

Boa tarde.
Tenho uma dúvida: para dar entrada no ipi para comprar um novo carro (já fiz o processo duas vezes mas não lembro) é preciso ter vendido o meu antes?
*O que tenho tbm é com desconto pra pcd

Avatar
Roberta 16 de julho de 2020

Bom dia, eu tenho uma filha de 3 anos que teve que amputar todos os dedos da perna direita e ela precisa fazer fisioterapia não tenho carro e sou habilitada quero comprar um carro para poder levar ela para as consultas.
Nesse caso como posso fazer? Moro em Recife-pe. Poderia me ajudar com informações.
Desde já agradeço.

Avatar
Charlles 16 de julho de 2020

O IPI, por ser um imposto federal é igual em todo o Brasil pra conseguir. Já o ICMS, cada estado tem uma regra. Em Pernambuco é exigido que o laudo médico seja feito com o Detran. Entra no site deles e procura por “isenção para não condutor” para marcar a consulta, já que sua filha não será a motorista.
Esse laudo já serve para você dar entrada na isenção do IPI na Receita Federal e, depois de aprovado por eles, leva na Secretaria da Fazenda de Pernambuco para pedir a isenção do ICMS.

Avatar
Umberto Silveira Costa 12 de julho de 2020

Eu ja tenho o cadastro de isenção, inclusive comprei um carro com isenção de IPI há mais de 02 anos e estou querendo trocar o carro. Tenho que dar nova entrada ou já fico automaticamente cadastrado junto a Receita Federal ?

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Precisa fazer o processo novamente, toda vez que for adquirir novo veículo é preciso renovar. Estou a disposição caso precise desse serviço.

Avatar
SONIA SOARES 4 de agosto de 2020

MEU FILHO E PORTADOR DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (SINDROME DE DOWN) PARA ISENÇÃO DE IPI A MONTADORA DO CARRO PODE PEDIR A CURATELA DELE? ELE TEM 28 ANOS A TEM IDENTIDADE E ASSINA .

Avatar
Lisandro Cavenaghi Lima 25 de setembro de 2020

Marusa, comprei um carro PCD com as isenção de IPI e ICMS e a nota fiscal foi emitida no dia 04/10/2018, pretendo trocar de carro agora, tenho que esperar até o dia 05/10/2020 para dar entrada na isenção do IPI e ICMS ou posso começar a aprontar os documentos antes, você faz esse processo? me passa o seu contato.

Avatar
Eliz 7 de março de 2021

Boa noite!

Qual é o prazo de comprar novo carro com isenção de IPI e ICMS?

É de 2 ou 5 anos, a contar da emissão da nota fiscal?

Avatar
Edson Gonçalves da Costa 23 de junho de 2020

Tenho poliomielite inrreversivel, vou comprar meu quinto carro com insencőes fiscais. E necessário fazer um laudo medico toda vez que fazer esse pedido, vou ter que provar minha deficiência ate quando?

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Infelizmente é preciso renovar o processo toda vez que for adquirir um novo veículo. Caso precisa estou a disposição para prestar esse serviço.

Avatar
Boa tarde, quem já tem a habilitação comprovando que é deficiente físico, precisa fazer o laudo também? 3 de maio de 2022

Eu já fiz um Pdf, minha habilitação já está com os registros de DF, W, preciso fazer os laudos novamente?

Avatar
ROBERTO 21 de junho de 2020

Boa noite.
No caso de recurso da solicitação junto a receita, vc sabe dizer quantos dias leva a resposta da mesma ?

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Três dias úteis.

Avatar
Gau Oliveira Gau Oliveira 16 de junho de 2020

Boa tarde. Já estou com toda documentação e avaliação da concessionária para dar entrada em um carro pelo PCD, porem alegaram que tenho que ter a isenção do ICMS pela RECEITA FEDERAL DE SÃO PAULO. Moro na Bahia, COMO DEVE SER FEITO PARA QUE EU CONSIGA ESTE DOCUMENTO?

Avatar
Charlles 16 de julho de 2020

Estou com essa mesma dúvida. Na verdade não é a Receita Federal de São Paulo que precisa aprovar a isenção, mas sim a SECRETARIA DA FAZENDA DE SÃO PAULO, que é quem cobra o ICMS do estado. Então você tem que pedir a isenção do imposto de São Paulo que é onde fabrica o carro e do imposto da Bahia que é onde vende.
Não sei te dizer como consegue a isenção lá por conta própria, mas sei que os despachantes conseguem. Se vc quiser tentar por conta própria, procura o telefone de Secretaria da Fazenda de SP e tenta falar com eles.

Avatar
Dominghos Batista Ferreira 8 de junho de 2020

boa tarde. gostei muito da sua dica, já tenho a cnh e quero renovar o laudo medico, como devo fazer e onde posso fazer?

Avatar
Cassio Shimada 9 de junho de 2020

Eu também tinha essa dúvida em relação a renovação, mas em Dezembro de 2019, dei entrada com o Laudo emitido em 2016 da minha primeira isenção e foi deferido pela Receita Federal em 72 horas. O que pode acontecer é ser indeferido, mas isso não impede de vc entrar com um novo requerimento caso seja indeferido, é só corrigir o que ficou faltando, ou no caso um novo laudo e enviar novamente.

Avatar
alexandre 8 de julho de 2020

posso reenviar outra solicitação? mesmo a primeira dando negada?

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Pode sim Alexandre. Caso precisa eu presto esse serviço.

Avatar
Dominghos Batista Ferreira 8 de junho de 2020

boa tarde. gostei muito da sua dica, já tenho a cnh e quero renovar o laudo medico, como devo fazer e omde posso fazer?

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Deve fazer todo o processo para a isenção dos impostos novamente. Eu presto esse serviço, qualquer dúvida estou a disposição.

Avatar
Eduardo 3 de junho de 2020

Otimo obr pelas indormaçoes sao muito uteis.

Avatar
APARECIDO DA SILVA BATISTA 2 de junho de 2020

Eu fiz exame a anos a thais laudo médico porém eu perdi Queria ver se eu conseguia resgatar novamente

Avatar
Cassio Shimada 9 de junho de 2020

Se vc fez o pedido de isenção via sistema (Receita Federal ou Sefaz), no próprio sistema vc consegue resgatar o PDF enviado.

Avatar
APARECIDO DA SILVA BATISTA 2 de junho de 2020

Perdi o meu laudo médico que eu Perdi dos anos atrás porem Queria resgatar ele novamente

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Se vc já usufruiu no benefício, é possível conseguir uma cópia pelo sistema da receita federal. Qualquer dúvida entre em contato que posso te ajudar

Avatar
Anderson 1 de junho de 2020

Uma duvida., tenho o Laudo do Medico particular, da minha coluna ( assinado por um neurocirugião ), um outro laudo do meu quadil, assinado peor um Ortopedista especializado em quadril.
Pergunta: tenho que comparecer em um posto de saude do SUS juntamente com o Anexo V para eles preencherem levando esse laudo ou relatorio do medico particular, é isso?
Pode me ajudar estou na duvida.,
esse laudo ou relatorio do medico particular não é valido para o envio? s
ó pode ser o Anexo V ., é isso ?

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Oi Anderson, tem que ser no modelo do anexo V sim, vc pode pedir para esses dois médicos mesmo preencher caso sejam conveniados com o SUS.

Avatar
Paula 25 de maio de 2020

Boa tarde . Sofri acidente em fev/2019, consegui tirar a habilitação PCD em janeiro deste ano. Meu veículo é automático e já está periciado e aprovado pelo Detran. Não irei adquirir novo por enquanto. Como faço para conseguir por conta própria só a isenção de IPVA e estacionamento?

Avatar
Cassio 9 de junho de 2020

A isenção do IPVA, vc pode dar entrada na secretaria da fazenda do seu estado, não sei os demais estados, mas em SP tem o sistema da Sefaz que vc pode solicitar a isenção, tem um prazo que vc tem que fazer o pedido, se for carro zero, 30 dias da emissão da NF, se for usado, acho o prazo era até o final do ano para começar valer a isenção no ano seguinte.

Avatar
Cassio Shimada 9 de junho de 2020

A isenção do IPVA, vc pode dar entrada na secretaria da fazenda do seu estado, não sei os demais estados, mas em SP tem o sistema da Sefaz que vc pode solicitar a isenção, tem um prazo que vc tem que fazer o pedido, se for carro zero, 30 dias da emissão da NF, se for usado, acho o prazo era até o final do ano para começar valer a isenção no ano seguinte.
O cartão de estacionamento para deficientes, algumas localidades é na prefeitura, outros no Detran ou Ciretran, aqui em SP, tirei no DSV da Rua Sumidouro, inclusive a isenção do rodizio de veiculos se for o caso.

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Oi, precisa pedir a isenção junto a secretaria da fazenda do seu estado. Se for do estado de SP eu consigo fazer pra vc.

Avatar
SERGIO PENHA 20 de maio de 2020

Uma duvida., tenho o Laudo do Medico particular da minha esposa preenchido., tenho que comparecer em um posto de saude do SUS juntamente com o Anexo V para eles preencherem levando esse laudo ou relatorio do medico particular ., é isso? Pode me ajudar estou na duvida., esse laudo ou relatorio do medico particular não é valido para o envio? só pode ser o Anexo V ., é isso ?

Avatar
Vinicius Lima 21 de maio de 2020

EXATAMENTE SERGIO PENHA, A RECEITA FEDERAL NAO RECONHECE OS LAUDOS EMITIDOS POR MEDICOS PARTICULARES, VC DEVE LEVAR SEU LAUDO PARTICULAR PARA QUE O MEDICO DO SUS RECONHEÇA E PREENCHA O LAUDO DO ANEXO V. ESPERO TER AJUDADO, UM ABRAÇO

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Só é válido no formato do anexo V. Caso precise eu faço todo o processo de isenção. Qualquer dúvida estou a disposição.

Avatar
vinicius 11 de maio de 2020

Minha solicitação foi indeferida, alegaram que o laudo na continha 6 caracteristicas de atutismo.
Mina duvida, após quanto tempo posso fazer um novo requerimento ????

Avatar
Gilberg 8 de maio de 2020

Boa noite estou com o laudo em mãos mas devido a paralisação por causa do covid não consegui obter os carimbos do detran é possível dar entrada sem esse carimbo .

Avatar
Maria 4 de maio de 2020

Olá uma dúvida.O laudo deve ser preenchido manualmente?Os médicos tem ser mesma Unidade saúde?

Avatar
PATRICIA REGINA ALBERTO 30 de abril de 2020

Bom dia!
Estou tentando dar entrada ao segundo pedido de isenção. No primeiro pedido como eu não era habilitada, compareci a Comissão de exames especiais de BH, onde os médicos peritos emitiram o Laudo médico.
Agora com o novo pedido, me deparei com a questão do SUS (02 médicos e o responsável da Unidade devem assinar).
Em consulta ao site da RFB, obtive a seguinte resposta:

Em atenção à sua solicitação esclareço que o art. 4º, Inciso I combinado com o Anexo V da IN RFB nº 1.769/2017 prevê que, para fins de Isenção de IPI o Laudo de Avaliação Médica deve obedecer a forma do anexo citado e pode ser emitido pelas seguintes entidades:

– Detran = assinatura e carimbo de dois médicos credenciados e de servidor representante do órgão (Delegado de Polícia, Diretor, Oficial),

– Clínica, pessoa jurídica, credenciada ao Detran = assinatura e carimbo de dois médicos e do sócio-gerente representante da clínica;

– Serviço público de Saúde = assinatura e carimbo de dois médicos e do
representante da unidade de saúde Municipal, Estadual ou Federal;

– Entidade particular, credenciada ao SUS = assinatura e carimbo de dois
médicos e do representante da unidade de saúde.

A minha deficiência é FÍSICA, nas clínicas credenciadas ao Detran geralmente só atuam Psicólogos e Oftalmo.
Você poderia me ajudar a esclarecer minha dúvida, porque pelo SUS irá demorar muito devido a fila eletrônica ou uma luz de como conseguir mais rapidamente essas assinaturas. Sou de Uberaba/MG.

Desde já agradeço.

Avatar
SILVANA FERRAZ 29 de abril de 2020

JÁ TENTEI MAS O SITE NÃO DÁ OPÇÃO DE INFORMAR O CPF DO MEU FILHO, AUTOMATICAMENTE JÁ ENTRA COM O CPF DO MEU ESPOSO, COM O MEU CPF JÁ FOI INDEFERIDO NEM CONSIGO MAIS SOLICITAR E VEJO QUE JÁ ESTÁ QUASE ACONTECENDO COM O CPF DO MEU ESPOSO. POR FAVOR ME AJUDE NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, A RECEITA NÃO ACEITA QUE A GENTE FAÇA LÁ E NEM TIRA DÚVIDAS. EU REALMENTE NÃÕ SEI COMO FAZER

Avatar
SILVANA FERRAZ 29 de abril de 2020

Estou tentando a isenção do IOF para meu filho menor, consegui o IPI, mas o IOF não consigo, sempre que entro no SISEN é com o CPF meu ou do meu esposo e porque meu filho não tem título de eleitor e nem declara Imposto de Renda, mas aparece como beneficiário o nome do meu esposo e não o do meu filho, e agora como faço?

Avatar
Vinicius Lima 29 de abril de 2020

Bom dia, sou o Vinicius Lima, morador de Cruzeiro-SP, gostaria de solicitar a isenção para minha filha de 6 anos que é autista, minha dúvida é se eu faço no nome dela ou do meu, pelo que notei precisa ter titulo de eleitor e minha filha não possui. Alguém pode me ajudar ?

Avatar
SILVANA FERRAZ 29 de abril de 2020

eSTOU COM O MESMO PROBLEMA QUE VC, FAÇO NO MEU NOME OU NO NOME DO MEU ESPOSO E É NEGADO PORQUE SÓ APARECE O NOSSO CPF, O SITE NÃO DÁ OPÇÃO DE TROCA, E QUANDO CONCLUO DA INDEFERIDO. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER

Avatar
Hodair 28 de abril de 2020

Pela lei quem tem doença grave também tem isenção do IPI, porém no SISEN não tem a opção de doenças graves, alguém sabe dizer se eu preencho o formulário de deficiência nesse caso? Ou tem outra forma de solicitar?

Avatar
Vinicius Lima 29 de abril de 2020

Bom dia, sou o Vinicius Lima, morador de Cruzeiro-SP, gostaria de solicitar a isenção para minha filha de 6 anos que é autista, minha dúvida é se eu faço no nome dela ou do meu, pelo que notei precisa ter titulo de eleitor e minha filha não possui. Alguém pode me ajudar ?

Avatar
SILVANA FERRAZ 16 de abril de 2020

Meu filho é menor e não tem título de eleitor, eu fiz o requerimento como mãe, foi indeferido, agora quero cancelar e fazer em nome dele aí pede o título de eleitor ele não tem. Como faço?

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Precisa fazer no nome dele e tirar o título de eleitor antes

Avatar
Bainca 12 de abril de 2020

Qual a validade de um laudo para isenção de IPI?

Avatar
Otto 6 de abril de 2020

Qual é a diferença do caráter da deficiência (Provisória ou Permanente)?, por ser provisória poderei ter problemas com os descontos?

Obrigado.

Avatar
Mario Alexandre Paes 30 de março de 2020

Boa tarde, como faço para cancelar meu IPI, devido a estar para vencer e troca de carro ? Grato

Avatar
Laercio Mello 19 de março de 2020

Boa noite fiz a isenção pelo site do sivei e o mesmo foi indeferido porque eles dizem que foi feito por terceiro e querem que anexe a procuração, sensdo que o próprio cliente fez pelo site . Como resolvo esse problema ?

Avatar
Alexandra 24 de março de 2020

Aconteceu o mesmo comigo, será pq tá acontecendo isso?

Avatar
Daniel felipe 11 de março de 2020

O que eu não encontro é sobre pcd para não condutor que é o caso do meu pai .
Como ele nao tem CNH serei o condutor mais gostaria de saber como fuciona antes de fazer o proceso do sisen.
Ja estou com o laudo em mãos.

Avatar
WILSON RAMOS DOS SANTOS 14 de abril de 2020

Daniel bom dia, sobre a sua dúvida, quando você estiver preenchendo o sisen terá uma “aba” pra indicar o condutor autorizado onde você vai carregar a foto da sua habilitação. Você pode indicar até 3 (três) condutores. É bem simples preencher..
Espero ter ajudado. Abraço

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Oi Daniel, eu posso te ajudar. Entre em contato. Obrigada

Avatar
Joaquim 10 de setembro de 2020

Gostaria de saber se o meu filho que tem síndrome de down tem direito a isenção de IPI e se vou precisar tirar o título de eleitor dele.

Avatar
Liliane Souza 10 de março de 2020

Gostaria de saber se quem já teve a isenção, tem que passar por todo esse processo novamente para trocar de carro.

Avatar
JOSE AUGUSTO FERREIRA DA SILVA 2 de maio de 2020

Oi Liliane, sou José Augusto, estou com esta mesma dúvida, em 2016 comprei um Jeep renegade, com as isenção de IPI e ICMS,sera temos de fazer tudo.
Se você tiver esta informação poder mi ajudar te agradeço.
Abraço.
Fica com Deus.

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

É preciso fazer o processo novamente, a casa troca de veículo.

Avatar
JOSE AUGUSTO FERREIRA DA SILVA 2 de maio de 2020

Bom dia, em 2016 comprei um Jeep renegade, com as isenção de IPO e ICMS, tenho o laudo médico, a data do laudo médico tem validade?
Meu caso CUD 16-D, tenho que fazer todos os exames?
Obrigado fica com Deus

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Sim, é preciso fazer todo o processo novamente. Caso precise, eu faço esse serviço.

Avatar
ROSILDA 4 de março de 2020

Alessandro, depois de Deus, deixo aqui minha gratidão à você. O dinheiro que ia pagar para um despachante eu usarei para a adaptação com carro. Nunca tinha ouvido falar no sisen, trabalho no setor administrativo com programas online e não tive informações precisas e necessárias como as suas. Hoje consegui minha intenção estadual e conclui o todo processo com 42 dias e menos de dez de custo. Muito obrigado mesmo! Já tinha perdido algumas semanas de pesquisas frustrantes até te encontrar. Não pare por aí. Olhe por nós. Sou do Santana do Itararé Paraná e tenho poliomielite. Obrigado!!!!

Avatar
Tatiane 2 de março de 2020

Qual o prazo de validade, do laudo médico perante a receita federal alguém sabe?

Avatar
Neide Pereira 16 de março de 2021

Solicitei o IPI em 2020 e não utilizei na compra do veículo, agora solicitei novamente e foi negado dizendo que eu comprei um carro, nos últimos 4 anos, e eu não comprei, como proceder?

Avatar
Alcimar 29 de fevereiro de 2020

Em relação ao pedido de isenção de IPI para PCD declaro ter procedido de acordo com as orientações acima, só que comecei a preencher os dados e não completei no mesmo dia, gerando com isso um rascunho que no dia seguinte completei e conferi só que o sistema não completa o envio continuando como rascunho. Ai eu pergunto como faço?

Avatar
Sandra 12 de março de 2020

Estou com essa dúvida também

Avatar
Camila Mitrano 15 de maio de 2020

Isso está acontecendo comigo também!

Avatar
Emanuella 28 de fevereiro de 2020

Boa noite! Quando clico em curador, aparece data do processo e processo CNJ. Como faço pra conseguir?

Avatar
Jurlene de Araujo Hespanha 28 de fevereiro de 2020

Boa tarde Alessandro, que Deus o abençoe muito por ajudar as pessoas com seus conhecimentos, sou Jurlene, tenho 62 anos e moro em Sorocaba/SP. Desde os 23 anos por causa de um tombo que caí sentada trabalhando, sofro com coluna, tenho bico de papagaio, bursite no ombro direito, dedo de gatilho no polegar da mão direita, tinha que fazer cirurgia, porém consegui voltá-lo com produto, mas o lugar a baixo do polegar sempre incha e dói, bursite no entrocamento e artrose no joelho da perna esquerda, artrite nas duas mãos, doem pra caramba e outras mais. Fui no despachante, mais ou menos R$ 2.100,00 reais, com suas dicas vou fazer e garanto vai ficar bem menos. Gratidão

Avatar
Rosilda 4 de março de 2020

Jurlene, pediram quase esse valor para mim. Não pague ninguém, faça você mesmo, vamos nos ajudando. Eu gastei menos de dez reais com impressão dos requerimentos e com uma atenção que fiz.

Avatar
Jurlene de Araujo Hespanha 28 de fevereiro de 2020

Obrigada pela dica Alessandro, sempre fiz todos recursos meu e do meu esposo sem despachante. Agora fui ver um despachante, avaliei mais ou menos R$ 2.100, e´muito dinheiro, tenho bursite no ombro direito e bursite no entroncamento e artrose no joelho da perna esquerda, bico de papagaio, dedo de gatilho no polegar da mão direita etc. Sofro com isso desde os 23 anos, hoje com 62, quando escorreguei e caí um tombo sentada, afetou a coluna e cada ano afetando outros membros. Atualmente é artrite, artrose e por aí vai. Gratidão, vou fazer, seguindo suas dicas. Sou De Sorocaba/SP.

Avatar
Francelina 27 de fevereiro de 2020

Olá, caso perco o prazo do IPI, tem como pedir novamente a isenção do IPI pelo mesmo laudo?

Avatar
CARLOS ROBERTO 25 de fevereiro de 2020

Fiz os requerimentos pelo SISEN, solicitando isenção de IPI e IOF, e enviei apenas a fl. 1 do Anexo V, em ambos os casos, ou seja, a primeira folha do Laudo Médico, após as 72,00 horas saiu o resultado de que o requerimento está sob análise, eu acho porque enviei apenas a fl.1 do anexo. Como faço para saber o motivo real e o que devo fazer para reparar o erro no site do SISEN.

Avatar
fabio 23 de fevereiro de 2020

O laudo do pedido de isenção de IOF baixo no SISEN junto com o requerimento de IPI. O meu medico e o responsável “SUS” devem preencher o requerimento de IPI, ate ai tudo bem, Mas e o laudo, requerimento do IOF, é o medico do SUS ou é o medico DETRAN? Não entendi isso, alguém poderia me ajudar? agradecido desde já, boa tarde.

Avatar
Anilce Silva 21 de fevereiro de 2020

Bom dia! estou tentando a isenção, mas quando chega a hora de concluir, fica carregando e não consigo enviar. Existe outro meio? meus documentos irão vencer o prazo. Obrigada.

Avatar
Joseph Silva 22 de fevereiro de 2020

Tive o mesmo problema, insistindo o envio teve uma hora que enviou, foi batalha, mais consegui, agora sou que um auditor fiscal me negou a isenção do iof, estou recorrendo devido a este erro ouve o envio de informações que não coincidiam…

Avatar
Fernanda Silva 21 de fevereiro de 2020

Boa noite Alessandro. Gostaria de tirar uma dúvida. Estou tentando pedir minha isenção, mas quando chega na última tela ao clicar para confirmar o sistema fica carregando e não finaliza o requerimento e não gera o número de protocolo. Aí ele fica somente como situação de rascunho. Vc sabe o que devo fazer para conseguir concluir ?

Avatar
Joseph Silva 22 de fevereiro de 2020

Tive o mesmo problema, insistindo o envio teve uma hora que enviou, foi batalha, mais consegui, agora sou que um auditor fiscal me negou a isenção do iof, estou recorrendo devido a este erro ouve o envio de informações que não coincidiam…

Avatar
Ezequiel 20 de fevereiro de 2020

Tenho um menino divisiente visual tô com dificuldade pra mim ter o laudo como que faso

Avatar
Dolores De Matos Souza 20 de fevereiro de 2020

Eu não co sigo achar os formulários de avc e nem onde está a aba pra preencher. Me ajude por favor

Avatar
Dolores De Matos Souza 20 de fevereiro de 2020

Boa tarde, eu tive avc hemorrágico e não consigo encontrar no sisen. Aparece apenas outras deficiências, onde eu acho o laudo de avc também?

Avatar
Marcus Vinicius de moraes 20 de fevereiro de 2020

O laudo médico tem validade pra quem tem autismo ??

Avatar
guilherme 19 de fevereiro de 2020

boa noite …se a pessoa tiver restrições no cpf ela consegue comprar o carro no plano pcd?

Avatar
Rosilda 4 de março de 2020

Boa noite, não consegue.a receita estadual vê tudo pela certidão negativa de débitos, eu estava com uma parcela do IPVA vencida e tive que quitar. Eles conseguem rastrear tudo pelo cpf

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Não. A receita federal só aprova quando o CPF está regular.

Avatar
Emanuella 17 de fevereiro de 2020

Boa noite Alessandro! Quando clico em quero exercer o papel do condutor, será preenchido um formulário. Esse formulário deve ser imprimido e anexar junto ao laudo, ou só apresenta na hora de pegar o carro? Obrigada!!

Avatar
Carlos Elysio 10 de fevereiro de 2020

Muito bom e esclarecedor. Obrigado Alessandro!

Avatar
Janete Teixeira Chaves 9 de fevereiro de 2020

Está pedindo um curador no site do sisem,porque?

Avatar
Marcos Rogério coutinho da Silva 8 de fevereiro de 2020

O médico não quer assinar pq o Cid do meu irmão é 20 e o laudo do SUS é cid10 só q são as mesmas características ,o q fazer?

Avatar
Silvio 7 de fevereiro de 2020

Boa noite, gostaria de saber se já posso pedir a isenção do IPI, o meu pedido completou 2 anos no dia 30 de janeiro de 2020, mas a nota fiscal da compra do meu carro vai completar 2 anos em 20 de março de 2020

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

O que vale é a nota fiscal

Avatar
Janete Teixeira Chaves 28 de janeiro de 2020

Quando preenchi o requerimento pede um curador,isso é mesmo necessário?

Avatar
Ronaldo 5 de fevereiro de 2020

olá
Só é necessário se o requerente for menor/possuir algum deficiência mental etc. o qual não poderá ser o condutor do veículo
Mas se for maior e o condutor deixa em branco

Avatar
Ary Gustavo 23 de janeiro de 2020

Boa noite, me tire uma dúvida. No site do sisen tem a opção de desconto do ipi e iof, tem que fazer os dois requerimentos? Eu já fiz o de IPI e foi deferido, tem que fazer o de iof? Agradeço.

Avatar
celso l de souza 21 de janeiro de 2020

Bom, estou tentando tirar o laudo de ISENÇÃO DO IPI E ICMS para comprar um veiculo, pois tenho problemas NA LOMBAR L-1, L-2, L-3, L-4 E L-5

COMO DEVO INICIAR TUDO E POR ONDE ?
pois os despachantes cobram muito caro??

Avatar
Aline Bueno Pires 20 de janeiro de 2020

Tenho um filho de 16 anos, portador de deficiência intelectual. Como devo fazer para conseguir a isenção? Os formulários disponíveis aqui só citam deficiência física ou visual. Desde já agradeço.

Avatar
Omar Carvalho 13 de fevereiro de 2020

Tem o formulário “VII” que é para doença “mental severa/grave ou profunda”.

Avatar
Junior Mendonça 16 de janeiro de 2020

ola, boa tarde não consigo incluir as CID M05 e M15 se puder ajudar, fico grato

Avatar
RENAN 28 de janeiro de 2020

TENTA M050 E M150

Avatar
JOSE LUIZ 16 de janeiro de 2020

o bom desse site é que NINGUÉM RESPONDE, INUTILIDADE TOTAL.

Avatar
Filipe 10 de fevereiro de 2020

Faz um melhor.
Pronto…te respondi.

Avatar
Mozart 21 de fevereiro de 2020

Melhor site e canal no youtube sobre o assunto e vem um arrogante falar, ou é despachante perdendo público ou um sem amor. Parabéns Alessandro

Avatar
Eli Ribeiro Garcia 15 de janeiro de 2020

Fiz o procedimento mas deu indeferido por assinatura errada , deram 10 dias pra recorrer e enviar os formulários devidamente assinado.. posso ultrapassar os 10 dias ..ainda não consegui todas as assinaturas.

Avatar
JOAO ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR 15 de janeiro de 2020

Os médicos da unidade de saúde assinaram , mas o responsável pela unidade de saúde se negou a assinar o laudo dizendo q eles não são obrigados a assinar . Eles podem se negar a assinar por esse motivo?pq dois especialistas do meu caso q me acompanha já assinaram e ambos são da mesma unidade de saúde, como posso resolver isso?

Avatar
JOSE LUIZ 16 de janeiro de 2020

Nesse caso voce deve procurar imediatamente o juizado especial, e pedir liminarmente ao juiz que o responsável pela unidade seja intimado para que assim o juiz o determine a assinar. Fundamentos jurídicos: abuso de direito, do código civil e na LEI Nº 13.146, Art. 5º. nesse caso já peça danos morais e materiais por volta de 5 mil reais contra essa pessoa. Peça também que o trâmite processual prioritário que voce tem direito de acordo com LEI Nº 13.146,Art. 5ºArt. 9º VII

Avatar
JOSE LUIZ 16 de janeiro de 2020

postei uma resposta mas o site não gravou.

Avatar
Jonas Lima 8 de janeiro de 2020

Boa noite! É bem esclarecedor o texto, porém, o que me encuca é porque os médicos que emitem o laudo precisam cobrar algo em torno de 1.200 reais?! Isso é legal?!!

Avatar
Geraldo 7 de janeiro de 2020

Sisen nao esta incluindo cid 10 C50. Alguem ja se deparou com isto?

Avatar
Bruno 6 de janeiro de 2020

Boa tarde, fui revalidar o IPI, e o auditor indeferiu pois meu tio tem BPC, e não tem renda a comprovar na receita o que posso fazer pra revalidar meu documento. Meu tio tem amputação e teve avc, já havia saído a primeira vez só que venceu. Fui revalidar

Avatar
Boa tarde, não consigo fazer cadastro do primeiro acesso, sou insenta e meu titulo não entra, ja confiri o cadastro do meu titulo e está tudo certo, como posso proceder nesse caso? 27 de dezembro de 2019

boa tarde?

Avatar
Emanuella 28 de fevereiro de 2020

Só é colocar um 0 antes do título. Fiz é deu certo

Avatar
Natalia 24 de dezembro de 2019

Já fiz todos esses passos e deu certo.
Agora como faço o pedido para isenção do ICMS? No site pede o CNPJ, é o do hospital ou da concessionária ?

Obrigada.

Avatar
Emanuella 28 de fevereiro de 2020

Boa noite Natália! Vc pode me informar como faço pra conseguir o a data do processo e o processo CNJ, nesse caso eu sou o curador, vou conduzir o carro.

Avatar
Joselio do e s nascimento 23 de dezembro de 2019

Boa tarde !! Tenho uma filha com ‘pc’ qual laudo devo preencher? O anexo V ou VII ? E se o medico preencher o laudo errado mas colocou todas as informaçoes da deficiencia do paciente bem claras mesmo assim eles vao reprovar por estar no outro formulario? Ou considera as informaçoes preenchidas pelos medicos?

Avatar
Cesar Baldasso 20 de dezembro de 2019

Muito obrigado Alessandro, primeira etapa concluída com facilidade, agora, só aguardar aprovação.

Avatar
Adelaide Almeida Bressan 19 de dezembro de 2019

O primeiro, e o segundo passo foi fácil, mais não consigo saber onde imprimir o laudo médico, não entendi se tem que levar o laudo médico para o médico assinar, o é o médico que entra no sistema e preencher on-line , você pode me ajudar?

Avatar
Kátia 13 de janeiro de 2020

Você entra no site da receita e imprime os formulários. Leva ao médico para ele preencher e assinar. Depois escaneia o papel para enviar para o sistema.

Avatar
CRISTIANE DIAS DABUL 13 de dezembro de 2019

Alguém poderia me esclarecer qual a justificativa para que os laudos devam ser emitidos apenas por profissionais credenciados ao SUS?
Acaso os demais profissionais (médicos e psicólogos da rede particular) não têm a mesma habilitação?

Avatar
Filipe 10 de fevereiro de 2020

Porque em teoria você poderia pagar por um laudo falso somente para adquirir o desconto.

Avatar
ANA BETI 11 de dezembro de 2019

Boa tarde, o processo de curatela da minha filha não esta no CNJ, dá a seguinte mensagem: Número do processo judicial inválido. Não sei como resolver isso. Pode ajudar? Muito obrigada.

Avatar
Emanuella 28 de fevereiro de 2020

Boa noite Ana! Já eu não sei como faço pra conseguir a data do processo e processo CNJ. Como faço? Obrigada!

Avatar
Maria do Carmo 7 de dezembro de 2020

Olá!

Meu marido é deficiente visual, já trocou o carro duas vezes com isençoes..Eu sou a motorista e procuradora dele, em nenhuma das vezes tive problemas, foi bem bacana.Eu mesma provideciei a documentação toda, desde a primeira isenção. O último carro que compramos, foi ano passado e o laudo medico nem precisei de trocar, Porque o problema visual dele é irreversível ( isso para IPI). Já do icms,foi um pouco mais chato, tive de pegar novo laudo,mas de boa demorou dois meses pro carro chegar. Vale a pena, nesse caso somos isentos de IPVA. Quando o deficiente é condutor, não tem isenção de IPVA. Talvez tenha mudado,mas até ano passado não tinha.

Avatar
Edilza Quaresma Barros ou 10 de dezembro de 2019

Como faco pra conseguir o CNPJ no lado se os posto de saude não tem CNPJ. E qual médico e o ideal pra da esse lado minha filha tem sindrome de down.

Avatar
Edilza Quaresma Barros ou 10 de dezembro de 2019

Como faco pra conseguir o CNPJ no lado se os posto de saude não tem CNPJ.

Avatar
JANETTE CUMMINGS 6 de dezembro de 2019

Amei suas orientações, muito claras e descomplicadas, além de objetivas. PARABÉNS, OBRIGADA
Valeu

Avatar
Cesar Baldasso 3 de dezembro de 2019

Show de bola!! Muito obrigado

Avatar
Marcelo Fabris 3 de dezembro de 2019

Boa tarde amigo, sou portador de neuropatia diabética e estou dando entrada nas documentações para requerer um veículo de câmbio automático devido minhas restrições em dirigir carro de câmbio normal. Então estou com dificuldade em entrar com essa papelada. Na internet não consigo fazer pelo Sisen pq qdo estou requerendo eles pedem renovação da carteira de motorista para PCD.
Estou tentando entrar em contato com a delegacia em BH e a dois dias ninguém atende o telefone e isso pq estou insistindo a td instante. Gostaria se possível obter mais algumas informações a respeito, obrigado!

Avatar
Marcelo 3 de dezembro de 2019

Boa tarde amigo, sou portador de neuropatia diabética e estou dando entrada nas documentações para requerer um veículo de câmbio automático devido minhas restrições em dirigir carro de câmbio normal. Então estou com dificuldade em entrar com essa papelada. Na internet não consigo fazer pelo Sisen pq qdo estou requerendo eles pedem renovação da carteira de motorista para PCD.
Estou tentando entrar em contato com a delegacia em BH e a dois dias ninguém atende o telefone e isso pq estou insistindo a td instante. Gostaria se possível obter mais algumas informações a respeito, obrigado!

Avatar
Dilson 1 de dezembro de 2019

Tenho uma filha especial maior de idad. É preciso ser Tutelar para poder dar entrada nas isenções?

Avatar
Maysa 4 de dezembro de 2019

Bom dia, Dilson , sim vai precisar da curatela.

Avatar
Vanessa. 17 de dezembro de 2019

Como vou fazer o laudo eletrônico? Se são os médicos que preenchem preciso de CPF deles e CNPJ e assinaturas. Possui também laudo manual?

Avatar
Laffite Vasconcelos 29 de novembro de 2019

Parabéns pela sua iniciativa em informar o público PCD. Eu procuro informações em locais físicos oficiais como auto escolas e Detrans da minha cidade (Fortaleza – Ceará) há mais de um ano e todos me informam que não sabem informar nada a não ser que acharei informações no Detran central no bairro Maraponga! Se você pudesse me dar uma luz como trocar minha carteira de motorista agradeceria muito. Obrigado e felicidades para você.

Avatar
Lourdes 29 de janeiro de 2020

OLÁ eu iniciei o processo no poupatempo. Deve agendar um horario no link “renovação com médico de fora” e no dia do atendimento leve uma copia do RG, da CNH e comprovante de endereço. Eles já agendar a perícia médica na sua cidade (eu paguei $91,45 aqui em Vinhedo). Depois fui até a autoescola autorizada pelo Detran para agendar o exame em Banca Especial. Assim está sendo o inicio do processo.

Avatar
fabio 29 de novembro de 2019

Parabéns pelo conteúdo. Vai direto ao assunto, sem enrolação, com informações difíceis de encontrar por ai. Obrigado.

Avatar
ANGELA CRISTINA BAZAN MIGLIOLI 25 de novembro de 2019

Boa noite. Você em momento algum mencionou a carteira de motorista. No meu processo dou obrigada a me submeter a aulas e exame . O que é um absurdo, uma vez que já tenho carteira de habilitação. É o preço cobrado é alto além da pressão e estresse a que somos submetidos.

Avatar
Maysa 4 de dezembro de 2019

Bom dia Angela, sim o primeiro passo é ter o relatório médico agendar no Detran para fazer foto biometria exame médico e psicotécnico após essa etapa tem que fazer o agendamento para fazer a prova prática. precisa fazer novamente a prova porém com o carro automático. caso tem carro automático ou algum parente que te empreste você poderá usar no dia da prova pratica. caso contrato pode ir através de uma auto escola.

Avatar
RENIELSON VANDERLEY CAVALCANTE 23 de novembro de 2019

Bom dia, minha mãe tem hérnia de disco e bico de papagaio, ela não tem renda e depende de mim, gostaria dr saber se posso comprar um carro no nome dela e eu ser o financiador ?

Avatar
David dos Reis Vieira 22 de novembro de 2019

Boa noite! Parabéns pela atitude, são poucas pessoas que se disponibiliza para ajudar o próximo, sem ser remunerado , mas tenha certeza, que Deus o abençoará muito. Uma duvida: Já tenho veiculo PCD, que será liberado dia 28 deste mês de novembro, quando faz 2 anos. Vou comprar outro com isenção somente de IPI, para não ter que esperar mais 2 anos, devido a legislação ter mudado. Estando de posse dos laudos dos médicos do SUS, anexos V, CNH com observação de deficiente físico, preciso de algum laudo da clinica do Detran, já que tenho dos médicos do sus? Agradeço antecipadamente. Deus abençoe vocês.

Avatar
Edvando 13 de novembro de 2019

Boa tarde,

Semi novos entra na lista?

Avatar
Maysa 4 de dezembro de 2019

Bom dia, sim . Mas só terá direito ao IPVA e rodizio se o problema for nos membros inferiores e irradiar para as pernas

Avatar
josé augusto neri junior 11 de novembro de 2019

Chat
Minha filha é autista, fiz o pedido de isenção de IPI, porém, foi negado dizendo que a psicologa a qual cadastrei no processo não é credenciada ao SUS, o que devo fazer no recurso para conseguir o beneficio???

Avatar
Geminiana 9 de novembro de 2019

Alguém pode me ajudar?
Minha filha tem Síndrome de Down,
a solicitação seria para qual deficiência física ou mental?
Por favor me ajudemmmmmmm.

Avatar
Patricia 2 de junho de 2020

Estou com a mesma dúvida! Você conseguiu? Poderia me informar qual laudo/anexo usar?

Avatar
vailson azenha 7 de novembro de 2019

Ola, não entendi uma coisa. Para se comprar um automovel automático pela isenção é necessário ter a habilitação adequada para isso?

Avatar
Marusa Albano Ceschini 16 de julho de 2020

Se vc for o condutor sim

Avatar
Jorge Luiz Rodrigues 6 de novembro de 2019

Há dois anos atrás fiz o primeiro processo na Receita federal e adquiri um automóvel PCD. O prazo de dois anos se encerra este mês. Tenho que realizar novamente todo o processo Médico outra vez?

Avatar
Andreza 18 de novembro de 2019

Sim, se o seu primeiro laudo tem mais de 2 anos, vai precisar renovar o laudo.

Avatar
Maysa 4 de dezembro de 2019

Bom dia, Jorge . Não . Se quiser continuar com o carro nada vai mudar e não precisa fazer nada. Mas se quiser adquirir um carro novo você vai precisar de um novo Laudo do Detran. não precisa passar novamente com o médico.

Avatar
Ivan Guareschi 5 de novembro de 2019

Boa tarde, sou representante legal do meu pai, que tem 80 anos. Quando entro no sistema SISEN, para exercer o papel de representante legal, esta exigindo o CPF da mãe do meu Pai, que já morreu há 20 anos, alguém sabe como resolver isto?

Avatar
ivan 9 de novembro de 2019

Consegui o acesso, colocando o cpf do representante legal com a data de nascimento do representado.

Avatar
Maria Aparecida Braga 2 de novembro de 2019

Pessoas com neoplasia maligna tem direito a isenção do Ipi? Pois o médico se recusa a preencher o laudo a pessoa fez retirada da próstata,e recentemente teve PSA alterado novamente,precisou fazer 33 seções de radioterapia,esse paciente portador de doença grave tem ou não tem direito a isenção? Ele faz tratamento no hospital Federal,Fernando Torres em Jacarepaguá. Ja levei o anexo v,nada deles preencherem,sempre dão o laudo deles com o Cid 61. Gostei muito da matéria,mas tenho dúvidas em como ajuda lo.

Avatar
Elton 1 de novembro de 2019

Muito boa bem detalhada, Aqui em Ribeirão Preto SP, não consigo que nenhuma unidade de saúde assinem a laudo, fiz tudo imprimi, meu medico que fez cirurgia de restauração do úmero preencheu (CID-10) ,porem preciso mais uma assinatura.Aqui os conveniados do DETRAN cobram média R$ 900,00 o laudo. Absurdo

Avatar
Sandra 31 de outubro de 2019

Olá! Obrigada pela matéria. Acho que consigo fazer sozinha desta vez. Porém, como escapar do pagamento de aprox. 350,00 para tirar o laudo médico? Vc tem alguma dica? Moro em São Paulo.

Avatar
NARA GLAY SILVA DE OLIVEIRA 29 de outubro de 2019

O laudo pode ser emitido por médicos particulares ou só do SUS

Avatar
Andreza 18 de novembro de 2019

O médico tem que ser credenciado do SUS.

Avatar
ANA RITA SEMKIV 28 de outubro de 2019

Boa tarde
Decidi nao pagar +de 700,00 p fazer,segui o passo a passo e agora vou aguardar os laudos medicos p finalizar com muito medo mas resolvi arriscar ,creio q vai dar certo,meu esposo teve cancer no estomago,tem protese no quadril e artrose nos joelhos ja gastamos muito com a saude e agora queremos devolução do q é nosso comprando um carro com isenção…Deus abençoe a sua disposicao em ajudar as pessoas.

Avatar
Allan Felix 28 de outubro de 2019

Olá, querido. Parabéns pela matéria. Ajudou bastante a quem necessita . Mas ainda me restam algumas dúvidas:
O modelo do laudo deve ser igual ao que está nesse anexo V que você falou na matéria, daí eu envio pra um dos médicos pra ele digitar os dados e depois de preenchidos assinarem e carimbar e então eu venho pra o site e só faço de forma digital copiar o que eles marcaram, né isso ? É que minha filha é deficiente mental pelo CID 40.0 e o CID 93.4 e o neuro dela me deu um laudo mas vi que precisa de um laudo assinado por 2 médicos(no caso da minha filha, o neuro e também precisa de um psicólogo) e o responsável pela Unidade de saúde. Daí não consegui ir mais adiante com a solicitação.

Avatar
Denise 25 de outubro de 2019

Boa tarde, fiz o preenchimento e na hora de enviar o laudo, só foi a página 1 em PDF, a que fala da inserção de IPI. A minha dúvida é precisa mandar todas as páginas da carta laudo(4)? Ou só a primeira que fala do IPI?

Avatar
Maria 24 de outubro de 2019

Existe isenção para compra de outros equipamentos para deficiente,como computador,cadeiras como fazer pois já fui a sua lojas para efetuar a compra de um computador para minha filha que deficiente e ninguem sabe e eu só encontro informação para compra de carro
Se me puder ajudar agradeco

Avatar
Ademir 23 de outubro de 2019

Estou colocando o cid g80.0 q a medica colocou p meu filho e não entra p dar continuidade no processo .

Avatar
Francisca Maria da Silva 23 de outubro de 2019

Tenho deficiência visual minha filha pode me representar?

Avatar
Maysa 4 de dezembro de 2019

Bom dia, Francisca Você precisa ter cegueira total ou enxergar menos de 10%. Ai sua filha poderá ser a condutora. Mas o processo e feito no seu nome. porque quem tem direito é você

Avatar
Pedro Carlos Duarte 23 de outubro de 2019

Oi Alessandro, muito obrigado pela ajuda!
Você sabe informar se o laudo adquirido num determinado estado, pode ser usado em outro para compra de veículo? Abraços?

Avatar
Ana 23 de outubro de 2019

Parabens à vc p fez essa materia p ajudar,isso quebra as pernas dos aproveitadores, um quer cobrar 1100,00 p fazer a documentação, outro 300,00 porq é do despachante.meu esposo e eu n entramos como pcd mas temos limitações devido à muitos problemas de saude como coluna com protese quadril e artrose queremos ver se conseguimos baixar gastos q ja temos por causa da saude mas desse jeito como cobram acabam enforcando a gente em vez de ajudar

Avatar
Clodoaldo Nestor de lima 18 de outubro de 2019

Boa tarde !
Minha filha tem paralesia cerebral , sou seu curador o requerimento faço em meu nome ou no nome dela

Obrigado

Avatar
Vivian 15 de outubro de 2019

Tive um problema no CPF e meu recurso foi indeferido. Regularizei a situação e recorri, mas já tem mais de 5 dias e ainda consta que está em análise. Qual o tempo que tenho que aguardar nesta reavaliação?

Avatar
matheus 21 de outubro de 2019

Qual foi o modelo que você usou para apresentar o recurso ?

Avatar
jefferson 4 de março de 2020

caso seja indefirido, vc pode fazer um novo pedido depois de um prazo de 10 dias da decisão

Avatar
Edna heinze 15 de outubro de 2019

Olá! Excelente explicação mas quem é curatelado? Faz em nome do curador ou do curatelado? E pode ser feito em uma cidade com o laudo de outra cidade?

Avatar
joão 7 de outubro de 2019

Boa tarde para dar entrada o primeiro passo é trocar a cnh isso

Avatar
ana 16 de outubro de 2019

Se você for o condutor e portador da patologia

Avatar
Leonardo Rocha 3 de outubro de 2019

Olá,

No caso de pessoas com deficiência que indicam condutores, o veículo somente poderá ser conduzido por aqueles nomeados? Sai alguma informação no CRV ou CRLV do veículo?

Pergunto pois no processo de isenção da minha sogra, ela já indicou três condutores (eu, minha esposa e a tia dela). Porém, nem sempre estaremos disponível para conduzi-la. Nesse caso, poderia, por exemplo, emprestar o carro ao vizinho (com quem temos boa relação), para dirigir o veículo para ela?

Avatar
Adllys 14 de outubro de 2019

Boa Tarde Leonardo, estou com uma duvida, no caso de requerimento de não condutor (igual o caso da sua sogra) a isenção e de ICMS, IOF, IPI e IPVA? Vejo em alguns lugares que não tem isenção total.

Obrigada

Avatar
Maysa 4 de dezembro de 2019

Leonardo, bom dia ! Qualquer pessoa habilitada pode dirigir o carro.

Avatar
Renato Grigorio 30 de setembro de 2019

Parabéns Alessandro!

Permita -me uma pequena contribuição:

Para fins de requerimento de isenção de impostos para aquisição de veículo, são consideradas pessoas com deficiência:

“I) Física: aquelas que apresentam alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções (art. 1º da Lei nº 8.989/95 e arts. 3º e 4º do Decreto nº 3.298/99);

II) Visual: aquelas que apresentam acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20°, ou ocorrência simultânea de ambas as situações (§ 2º do art. 1º da Lei nº 8.989/95, com a redação dada pela Lei nº 10.690/2003);

III) Mental severa ou profunda, ou a condição de autista: aquelas que apresentarem os critérios e requisitos definidos pela Portaria Interministerial SEDH/MS nº 2/2003.”

Fonte: RFB/SEFAZ-MG/SEFAZ-SP

Lembrando que o(s) laudo(s) deve(m) ser preenchido(s) por equipe (dois médicos) responsável pela área correspondente à deficiência, em serviço médico (PÚBLICO OU PRIVADO CONVENIADO AO SUS) e assinado juntamente com o responsável pela UNIDADE EMISSORA DO LAUDO.

*

*EDITADO

Avatar
Jocelia 9 de fevereiro de 2020

Para fazer o requerimento o laudo pode ser preenchido por um medico credenciado pelo Detran? Pois no requerimento tem a opção do medico ser do Detran, e como estou renovando a carteira iria aproveitar. Obrigado

Avatar
Irinaldo da Silva 23 de setembro de 2019

Já faz três dias, não tive retorno.qual o retorno. Boa tarde.
Obrigado

Avatar
Irinaldo da Silva 23 de setembro de 2019

Já faz três dias, não tive retorno.qual o retorno

Avatar
Irinaldo da Silva 22 de setembro de 2019

Boa noite,dei entrada na insenção de IPI.
Quanto tempo tenho a resposta?

Avatar
Ana 16 de outubro de 2019

Aqui em Sergipe é três dias

Avatar
Danielle R. Costa 18 de setembro de 2019

Olá, gostaria de informação sobre como conseguir o Laudo de Avaliação que ateste a condição de pessoa com deficiência física para isenção de IPVA (para não condutor e carro usado). Minha maior dúvida é onde encontrar o médico credenciado e se há alguma forma de conseguir o laudo sem custos, através do SUS. Moro no interior de SP.

Avatar
priscilla alessandra cardin 30 de agosto de 2019

Olá minha mae tem doença de tubo de carpo e bursite, mais foi fazer a pericia do detran e reprovaram ela… o que eu faço?

Avatar
LUCIANO ALENCAR 29 de agosto de 2019

Amigos. Para isenção de IOF, verifiquei que o Laudo Médico, referente ao anexo VI da IN RFB nº. 1769, deverá ser emito pelo Detran ou serviço médico credenciado ao Detran. Mas, como os médicos dos Detran vão emitir referido laudo para a Receita Federal é independente dos Detrans estaduais? O vi que os são dois médicos a assinarem, especialistas na área. No Detran não existe médico especialista, mas sim, o médico da vez. Alguém pode me ajudar?

Avatar
Volnei de bona 21 de novembro de 2019

Primeiro passo paga taxa no detran q quer conseguir desconto da receita passa pela primeira clinica depois paga mais uma taxa no detran q é pra segunda clinica que vai ser 2 médico em 20 dias vem a carteira PCD dai vai no detran e pega o laudo dai entra no sisen e faz o preenchimento de 4 anexos no 3° anexo escaneia o laudo e no 4° anexo sai o protocólo que em 72 horas sai a liberaçâo da receita dai vai em uma loja e efetua compra carro no valor até 70 mil não pode ser utilitario blz

Avatar
Sheila reis 28 de agosto de 2019

Tenho habilitacao pcd, porem nao encontro nenhuma clinica que faca o laudo das isencoes em sao paulo, só por auto escola

Avatar
Silvia Helena 28 de agosto de 2019

Minha filha tem Dow e apenas 11 anos a CNH pode ser da mãe d todos os documentos preencho no nome dela?

Avatar
Elenilsa 24 de agosto de 2019

Oi gostaria de saber se consigo comprar um carro com esse desconto mesmo tendo habilitação A?

Avatar
Alexandro Maule 22 de agosto de 2019

Boa tarde,
Excelente materia.
Minha esposa já tem um carro em PCD de 2013, ou seja, está apta para compra de um novo veiculo.
Portanto, ela já tem a CNH especial, etc.
É necessário um novo laudo medico ?

AutoPapo
Laurie Andrade 23 de agosto de 2019

Boa tarde, Alexandro.

Infelizmente os documentos têm prazo de validade, o que faz com que ela precise da emissão de um novo laudo. Confira esse e outros detalhes na matéria Isenção para PcD: quem tem direito e como requisitar.

Abraços.

Avatar
Alessandro Fernandes 20 de agosto de 2019

Envie as três folhas.

Avatar
Alessandro Fernandes 20 de agosto de 2019

Sim, será necessário trocar a CNH, pois a necessidade do câmbio automático gera uma observação na CNH que pode ser a sua justificativa para conseguir as isenções, pois o câmbio automático é considerado uma adaptação.

Avatar
Alessandro Fernandes 19 de agosto de 2019

Você pode tentar novamente Elen, com novo laudo médico, atentando para as CIDs aplicáveis.

Avatar
Alessandro Fernandes 19 de agosto de 2019

Para isenção de IPI o único documento que precisa ser enviado é o Laudo Médico, não precisa enviar CNH.

Avatar
Alessandro Fernandes 19 de agosto de 2019

Sim Rita, o cadastro é feito no nome do responsável.

Avatar
Paulo de Tarso 19 de agosto de 2019

o CARA FAZ UM SERVIÇO BACANA NÃO DEPOIS NÃO RESPONDE NENHUMA DUVIDA.

Avatar
Otto 8 de novembro de 2019

Amigo, ele mostrou a quem interessar qual o caminho das pedras, dependendo delas cada um carrega seu fardo.

Avatar
Afonso Celso de Vasconcellos 16 de agosto de 2019

Excelente matéria. Mais seria muito melhor se vocês respondessem os questionamentos feitos nos comentários. Eu, por exemplo, acabo de ter deferido o meu processo de ISENÇÃO DE IPVA na SESFAZ-RJ. Meu problema são várias hérnias de disco na coluna lombar e torácica que me levam a ter menos força na perna esquerda pois sinto dores. Não preciso de nenhuma adaptação no carro, apenas que seja automático onde não uso a perna esquerda. Nesse caso preciso trocar a CNH?

Avatar
Mara 20 de agosto de 2019

Cambio automático é considerado adaptável. Precisa trocar CNH

Avatar
Rodrigp 2 de janeiro de 2021

Olá, Poderia indicar algum local ou ortopedista no RJ para emissão do Laudo médico para IPI? Obrigado.

Avatar
Paulo de Tarso 12 de agosto de 2019

Então para a Receita Federal eu só envio o Anexo V. Não preciso enviar cópia da Habilitação especial?

Avatar
Plinio 12 de agosto de 2019

Outra Pergunta: No meu Laudo Médico tem: Anexo V, Anexo VI, Declaração de Credenciamento JUnto ao Detran. Devo enviar tudo?

Avatar
ELISAMA 6 de novembro de 2019

SÓ O LAUDO QUE TEM 3 PAGINAS

Avatar
Plinio 12 de agosto de 2019

Boa tarde. Já estou com o laudo médico em mãos. MInha habilitação especial pego daqui uns 10 dias, já fiz o exame e fui aprovado.
Minha pergunta: Eu já posso ir adiantando e enviar para a receita federal ?

Avatar
Paulo Arruda 12 de agosto de 2019

Envio cópia da CNH junto com os formulários para a Receita Federal? ou Quando envio cópia dos docimentos pessoais como CNH?

Avatar
karlla 10 de agosto de 2019

Boa tarde
Eu envio as tres folhas do IPI ou so a 1°?

Avatar
JAQUELINE CASARIN SILVEIRA 6 de agosto de 2019

PARABÉNS MUITO BOM O ARTIGO! Se possível me tirar uma dúvida no caso de CARDIOPATIA GRAVE, para solicitar a isenção no SISEN não tem opção de doenças somente deficiência ou autismo, mas em caso de colocar como deficiência física o CID fica certo, é desta forma que devo proceder ?

Avatar
Jeise 6 de agosto de 2019

Essa mesma documentação leva para SEFAZ??? O Senhor Poderia Me Informar

Avatar
Taciana 5 de agosto de 2019

Parabéns,texto bem explicativo ???

Avatar
Evandro Veloza 1 de agosto de 2019

Parabéns pela forma didática do video!
Estarei fazendo o pedido como representante do meu filho que é deficiente visual.
Obrigado!

Avatar
Elen Xavier Cavalcanti de Albuquerque 29 de julho de 2019

Tenho 39 anos, fiz uma artroplastia, O detran já me deu um laudo que preciso de um carro automático, com o seguinte laudo: Sequela de fratura de colo de fêmur direito, evoluindo com osteonecrose, submetida a artroplastia total no quadril direito apresenta restrição de força e movimentos em membro inferior direito, levando a incapacidade para o uso do freio e acelerador.
Apto na categoria “B” em veículo automático com acelerador à esquerda ou mecânico com acelerador e freio manual.
Porém quando entrei no site do Sisen para pedir a isenção do IPI e IOF, foi indeferido. Diz que: – O Laudo de Deficiência Física preenchido não atesta a deficiência nos termos da legislação aplicável (Enquadramento legal: art. 72, caput, IV, Lei n.º 8.383 /1991). Como devo proceder, entro com recurso, o que devo apresentar?

Avatar
Adriana 3 de dezembro de 2019

Oi Elen, você conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema e não sei como proceder.

Avatar
William pinto oliveira 29 de julho de 2019

Qual o prazo que tenho para comprar o carro depois dos documentos prontos

Avatar
Eudis Souza 24 de julho de 2019

Parabéns e obrigado pelo artigo. Tentei fazer o cadastro, mas pede os números dos recibos de declaração do imposto de renda. Mas nunca declarei, pois não sou obrigado. Sabe como proceder?

Avatar
Carlos Alberto 23 de julho de 2019

Boa Noite , estou preenchendo um requerimento de inseçao de IPI para o meu sogro , ele nao dirige e vai me nomear como condutor legal.
Quando entro no SISEN tem a opçao de representante legal , mas o sistema exige o numero de CNJ nao sou curador , sou representate dele apenas através de procuraçao como proceder nesse caso ?

Avatar
catiuce 17 de julho de 2019

boa tarde
os documentos que são enviados e so sobre o IPI?
E O iof ?NÃO ENVIAR ?

Avatar
lotario souza freitas 11 de julho de 2019

parabens pelo otimo trabalho . gostaria de saber qual o tempo de validade de um laudo medico. obrigado

Avatar
Carlos 1 de março de 2020

Na opção imposto de renda se eu não declaro não identifiquei direito com qual número devo preencher.vc pode repetir novamente.obgdo

Avatar
Léa Maria da Silva 7 de julho de 2019

Olá bom dia! Tenho duas perguntas, essas isenções p PCD inclue tbm IPVA? E quanto as isenções p quem tem patologia? É verdadeira essa informação, quais são as isenções p qm tem patologia e qual o processo p conseguir a isenção nessa categoria. Desde já agradeço.

Avatar
Jefferson 24 de junho de 2019

Olá Miller, estou tendo a mesma dificuldade ” pedido negado,por não se tratar de serviço do Departamento de Trânsito ou serviço privado credenciado pelo Detran”. Sendo que o IPI foi aprovado com o laudo assinado pelo SUS. Alguém poderia ajudar??

Avatar
luiz elias dutra 17 de junho de 2019

A concessionaria da Toyota, nao pode,j, iniciar o meu processo, pois o meu laudo e do detran e só serve para IPI e ICMS do rj, já tentei tirar o do SUS até agora nao consegui. Como devo proceder.

Avatar
Marcela 12 de junho de 2019

Alguém fez a solicitação do icms no mês de junho e teve seu pedido negado,por não se tratar de laudo emitido no SUS, e sim pelo Detran?.

Avatar
Marcela 12 de junho de 2019

Alguém fez a solicitação do icms no mês de junho e teve seu pedido negado,por não se tratar de laudo emitido no SUS, e sim pelo Detran?

Avatar
juditePiza 28 de maio de 2019

Estou fazendo o processo no sistema sisen mais não consigo inserir o CID
ALGUÉM PODE ME AJUDAR. JA TENTEI DE TODAS AS FORMA , O CID ESTA CERTO MAIS NAO CONSIGO AVANÇAR

Avatar
Francisco Rodrigues 3 de setembro de 2019

Coloque a letra e os números depois da barra.
Ex:……/M218. Ok
Comigo foi assim.

Avatar
lucimeire 9 de outubro de 2019

vc conseguiu? pois o meu cid m75 nao entrou..ai coloquei m750 estou aguardando

Avatar
Glinys Jucelo 28 de maio de 2019

Boa tarde, suas orientações estão melhores que as da prórpcia receita federal. Parabéns pela atitude, belo exemplo! Moro em Divinópolis/MG e os hospitais daqui se recusam a emitir o laudo. Não sei como fazer. Os postos de saúde daqui também não tem ortopedista (ando de bengalas canadenses, devido à paralisia infantil).

Avatar
Eugenio Pacelli Cordeiro Garrido 25 de maio de 2019

Boa Noite, moro no estado da Paraíba, já disponho das autorização da Receita Federal e Estadual, como faço para solicitar isenção de ICMS a Secretaria Fazenda do governo São Paulo sem despachante.

Avatar
Geraldo Afonso do Sacramento 24 de maio de 2019

Muito boa e clara a explicação. Amanhã mesmo iniciarei a organização dos documentos..

Avatar
Miler 24 de maio de 2019

Bom Dia, muito bem explicado a solicitação de isenção de IPI, parabéns.
O laudo de IPI pode ser aproveitado para solicitar isenção de IOF ? ou terei que emitir novo laudo, visto que o laudo de isenção só da as opções de “serviço do Departamento de Trânsito” e “serviço privado credenciado pelo Detran”.

Avatar
RITA 20 de maio de 2019

Olá, parabéns pela explicação! Muito boa!!

Se for pedir a isenção em nome de menor, faz o cadastro em nome do responsável? já que ele não terá título de eleitor……

Avatar
Rogério Takato 19 de maio de 2019

Em MG tem alguma dica?

Avatar
Alessandro Ribeiro Fernandes 12 de maio de 2019

Obrigado. Em São Paulo a isenção de ICMS é feita através do SIVEI. No próximo artigo vou mostrar como é em MG, nos outros estado o processo é parecido.

Avatar
Emanuella 28 de fevereiro de 2020

Boa noite! Quando clico em curador, aparece número do processo e processo CNJ, como faço pra conseguir?

Avatar
Emanuella 28 de fevereiro de 2020

Boa noite! Quando clico em curador, aparece data do processo e processo CNJ. Como faço pra conseguir?

Avatar
Antonio Donizeti Martins 11 de maio de 2019

Parabéns pela matéria. Já comprei 2 veículos com as isenções, feitas por mim mesmo nas secretarias da receita federal e estadual. Sei que é trabalhoso.
Estou aguardando a matéria sobre a isenção de ICMS. Moro em São Bernardo do Campo-SP, e sei que cada estado tem uma legislação diferente. Espero que
em São Paulo já seja possível a isenção de ICMS via internet.

Avatar
Eugenio 27 de agosto de 2019

Eu fiz pela primeira vez ja,mandei tudo para sao paulo copia autentificada de carteira motorista certidao casamento e declaração etc quanto tempo demora para aprovar a compra?

Avatar
Sandra 31 de outubro de 2019

Olá, Antonio. Como escapar do pagamento de aprox. 350,00 para tirar o laudo médico? Vc tem alguma dica? Obrigada.

Avatar
Emanuella 28 de fevereiro de 2020

Boa noite! Vc pode me informar como faço pra conseguir a data do processo e processo CNJ que pede, quando coloquei a opção de curador.

Avatar
Ismael Mendes 10 de maio de 2019

Chegaram meio tarde essas instruções para mim. Gastei mais de 2 mil reais para conseguir essas isenções e aínda estou aguardando meu carro e ainda terei que fazer a adaptação. Se tivesse esperado um pouco mais, poderia ter feito tudo sozinho. Perdi muita grana com isso.

Avatar
Jamilson Moreno 10 de maio de 2019

Você explicou como fazer a isenção do IPI, mas como faço a isenção do ICMS, em qual órgão público devo procurar.

AutoPapo
AutoPapo 10 de maio de 2019

Olá, Jamilson. O próximo artigo será sobre a isenção de ICMS

Avatar
Ernane Pereira de Pinho 8 de maio de 2019

Boa tarde Senhores.
Muito boa a matéria e parabens.
Já penei muito na década de 90 para adquirir um veículo isento.
Hoje tudo muito fácil e seus esclarecimentos irão ajudar muita gente. Parabens

Avatar
joao lindoval 22 de janeiro de 2020

solicitei a isenção de IPI a receita federal indeferiu alegando que já recebo (BPC) não posso acumular outro benéfico, IPI e ICMS tem algo a ver com amparo social.

Avatar
SONIA SOARES 4 de agosto de 2020

MEU FILHO E PORTADOR DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (SINDROME DE DOWN) PARA ISENÇÃO DE IPI A MONTADORA DO CARRO PODE PEDIR A CURATELA DELE? ELE TEM 28 ANOS A TEM IDENTIDADE E ASSINA .

Avatar
Mércia Souto 13 de janeiro de 2023

Bom dia, Paulo! Passei por uma situação parecida. Um despachante me cobrou um absurdo para resolver o problema e ainda assim, o sisen recusou! Então entrei com ação em um escritório especializado, onde consegui solução com a isenção. Se precisar, o contato é 38 999476967 (dra. Ingrid).

Avatar
Deixe um comentário