O que já sabemos sobre o JAC iEV40, o carro elétrico mais barato do país

Elétrico chinês com motor de 115 cv e autonomia de até 300 km começa a ser vendido regularmente em julho; modelo já está em pré-venda por R$ 139.990

Por AutoPapo15/02/19 às 17h40

A JAC Motors já marcou data para lançar o iEV40. O primeiro automóvel com propulsão 100% elétrica da marca no Brasil será apresentado à imprensa em junho próximo. No mês seguinte, o modelo já estará sendo vendido regularmente na rede de concessionárias da marca.Vale lembrar que ele já é negociado em esquema de pré-venda desde o último dia 25 de janeiro, pelo preço de R$ 139.990. Esse valor faz do iEV40 o automóvel elétrico mais barato do Brasil. Todavia, as primeiras unidades comercializadas nesse esquema serão entregues também em junho.

Apesar do preço mais em conta que o de outros veículos com tecnologia semelhante, Sérgio Habib, o presidente do Grupo SHC, que representa a JAC Motors no Brasil, não prevê que o IEV40 grandes volumes de vendas, ao menos em um primeiro momento. “Carro elétrico é caro no mundo todo, e não é diferente no Brasil”, justificou durante o lançamento do SUV T80. Para ele, a adoção de valores mais competitivos estão condicionados à implementação de incentivos fiscais para produtos com propulsão “verde”.

O executivo, entretanto, explica que o lançamento coloca a JAC entre as pioneiras na utilização desse tipo de tecnologia no país. O iEV40 será importado da China, como todos os demais veículos da marca. A curto prazo, não há planos de fabricá-lo no Brasil.

JAC iEV40 é baseado no T40

Apesar de não ter objetivo de tornar o iEV40 um campeão de vendas, Habib garante que ele será vendido em todas as regiões do país. O presidente do Grupo SHC explica que as concessionárias precisarão receber equipamentos específicos e funcionários treinados para dar manutenção no sistema elétrico do veículo.

Por isso, nem todas as autorizadas venderão e oferecerão assistência ao iEV40. Porém, o presidente do Grupo SHC assegura que ele será comercializado inclusive em cidades que possuem apenas uma concessionária JAC, como Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Por outro lado, em São Paulo (SP), onde existem quatro autorizadas da marca, somente uma, do mesmo modo, comercializará e disponibilizará serviços para o modelo. Em todo o país, a empresa dispõe atualmente de 25 pontos de vendas.

Motor de 115 cv com autonomia de até 300 km

O iEV40 é baseado no T40: ambos compartilham a carroceria e a maior parte dos componentes de acabamento interno. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Volkswagen, em uma joint venture chamada Sol. Na China, ele é vendido como iEV7S. Ele é equipado com um motor de de 115 cv de potência e 30,6 kgfm de torque.

Já a bateria que acumula capacidade máxima de 40 kWh. Segundo a marca, o iEV40 tem autonomia de 300 km, de acordo com o ciclo europeu (NEDC). Esse número, porém, pode diminuir de acordo com o modo de condução, o peso transportado e outros fatores. Em cidades, por exemplo, o raio de ação é maior que em estradas. O uso de aquecimento interno, do mesmo modo, reduz essa distância em até 20%. Exatamente para não reduzir demais o alcance, a velocidade máxima é limitada a 130 km/h.

Para recarregá-lo, o proprietário irá conectá-lo a uma tomada elétrica de 220 volts e aguardará 8 horas. Mas há a opção de “abastecê-lo” no modo rápido: é possível obter 80% da carga em apenas 1 hora. Porém, para isso, é preciso que o proprietário adquira um equipamento próprio.

Ainda de acordo com informações divulgadas pela JAC, o consumo é equivalente ao de um chuveiro elétrico de boa qualidade. “Encher o tanque” – na verdade, recarregar a bateria – custa entre R$ 14 e R$ 18, dependendo do custo da energia elétrica no município. Diante da comparação com qualquer modelo movido a motor por combustão (gasolina ou etanol), o JAC iEV40 tem um custo seis vezes menor por km rodado. “Para rodar, o motorista gasta praticamente nada”, enfatiza Habib.

JAC iEV40 é baseado no T40

O presidente do Grupo SHC também afirma que o custo de manutenção é significativamente mais baixo que o de um veiculo a combustão. “O motor não tem filtros, fluidos, velas e periféricos como bombas d’água e de combustível. Consequentemente, nada disso precisa ser trocado”, afirma o executivo.

O JAC iEV40 ainda agrega tecnologias como os freios regenerativos. Tal recurso garante a recuperação da energia capturada nas frenagens e sua conversão em eletricidade (recarregando as baterias e aumentando a autonomia instantânea). Já o alerta sonoro para pedestres consiste em “anunciar” a presença do carro no trânsito. Trata-se de um cuidado especial em favor de deficientes auditivos e visuais.

Há também o i-pedal, que, ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do “freio-motor”. Funciona assim: quando regulado para o modo ECO, o motorista praticamente não usa mais o pedal de freio. Cada vez que ele tirar o pé do acelerador, o carro já diminui instantaneamente a velocidade. Isso poupa todo o conjunto de freios e chega a triplicar a vida útil de pastilhas e discos.

Equipamentos do iEV40

O JAC iEV40 tem garantia de cinco anos (inclusive para as baterias). Ele é equipado com itens de segurança como ABS, EBD, TPMS, assistente de partida em rampa, e de comodidade como ar-condicionado com função automática, rodas de liga, kit multimídia com tela de oito polegadas.

A JAC também anunciou a possibilidade de monitoramento do veículo por telemetria (mediante autorização do usuário). A central também monitora o nível da carga da bateria orientando o motorista quando estiver abaixo do recomendável

Um aplicativo exclusivo do JAC iEV40 para smartphone  possibilita ao motorista a verificação da porcentagem de carga da bateria, autonomia, situação de recarga durante o carregamento, além do sistema de rastreamento e telemetria com diagnóstico à distância. O dispositivo torna possível ainda o controle elétrico dos vidros, a abertura das portas e o acionamento do ar-condicionado.

Fotos JAC | Divulgação

*Publicado originalmente em de janeiro de 2019 km/h,

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