[Impressões] JAC T80 é um SUV de 7 lugares e 210 cv
Andamos no novo modelo que é o mais caro entre os chineses no Brasil - mas, também, o mais completo e sofisticado
Andamos no novo modelo que é o mais caro entre os chineses no Brasil - mas, também, o mais completo e sofisticado
A JAC continua sua ofensiva no segmento de utilitários-esportivos (SUVs). Desde 2011, já foram quatro: T6, T5, T40 e T50. Agora, a bola da vez é um SUV de 7 lugares. O JAC T80 leva a marca chinesa a outro patamar por agregar mais tecnologia, tanto construtiva quanto embarcada. O AutoPapo esteve em São Paulo para conhecer o novo modelo. Conheça nossas impressões abaixo:
Ele é o carro chinês mais caro do mercado brasileiro. Também é um dos mais sofisticados: há equipamentos raros para sua faixa de preço, como bancos dianteiros elétricos (sendo o do motorista com memória massageador) e tela multimídia de 12,3 polegadas. Há dois opcionais: teto solar panorâmico e sistema de som premium, com 10 alto-falantes, que elevam o preço em R$ 5.000.
Por enquanto, ele também é um raro SUV de 7 lugares entre os veículos chineses. O único conterrâneo com essa característica em comum é o Lifan X80, seu concorrente mais direto, embora a JAC Motors considere praticamente todos os SUVs com preços entre R$ 130 e R$ 200 mil como rivais.
O acabamento faz jus ao preço, pois o JAC T80 tem interior bem cuidado. No veículo com a qual a reportagem teve contato, painéis e revestimentos apresentavam montagem coerente com a faixa de preço do veículo. O mesmo vale para os materiais, que, em grande parte, são macios ao toque.
Mas nem tudo é perfeito: um reloginho analógico no centro do painel destoa bastante do conjunto. A ideia da JAC, provavelmente, foi a de transmitir ideia de classicismo ao habitáculo, mas isso não ocorre porque o componente tem aspecto barato, com confecção em plástico.
Outra falha do JAC T80 é a posição de dirigir, que é prejudicada pela ausência de regulagem telescópica da coluna de direção. Desse modo, é possível ajustar o volante apenas em altura. Isso prejudica um pouco a posição de dirigir, como foi possível constatar, na prática, durante o test drive. Tal recurso faz falta em qualquer carro, mas especialmente em um da categoria do X80.
No mais, porém, a ergonomia do T80 satisfaz. O acesso aos comandos é fácil, os instrumentos têm leitura clara e a visibilidade é boa. Os bancos são anatômicos e confortáveis. O espaço interno é muito amplo para cinco pessoas. Para sete adultos, a coisa muda de figura. É que os bancos extras do SUV de 7 lugares, posicionados no porta-malas, são apertados, mais até que o de outros veículos com solução semelhante. Para piorar, a caída da capota rouba espaço para a cabeça. Ao menos os assentos são individuais e podem ser montados de modo independente.
Em movimento, o JAC T80 agrada. A suspensão tem bom acerto: não é dura a ponto de deixar o veículo desconfortável, nem macia a ponto de prejudicar a estabilidade. Por sua vez, o câmbio é rápido e suave. O ponto que merece correção é a direção: muito leve e desmultiplicada, não transmite confiança em alta velocidade.
O motor 2.0 turbo consegue mover o pesado SUV de 7 lugares chinês com agilidade. Responde bem desde as baixas rotações, embora pareça ganhar fôlego a partir de 3.000 rpm. O isolamento acústico consegue manter o interior em silêncio, mesmo com o propulsor girando alto.
Informação adicional: a expectativa de vendas da JAC é modesta. A importadora pretende emplacar 600 unidades do T80 por ano.
Além de ser um SUV de 7 lugares, o JAC T80 chama a atenção pelo conjunto mecânico. O motor é 2.0 turbo (com intercooler) de 210 cv e 30,6 kgfm de torque entre 1.800 a 4.000 rpm. A transmissão é automatizada de dupla embreagem. Segundo números divulgados pela JAC, o T80 atinge 217 km/h e precisa de apenas 9,2 segundos para sair da imobilidade e alcançar 100 km/h.
A suspensão é independente nas quatro rodas (McPherson na frente e multilink na traseira). A altura em relação ao solo é de 22 cm. O sistema de freios tem discos nas quatro rodas com ABS, BAS e BOS.
O BAS é o sistema que maximiza a frenagem em situações de emergência. Já o BOS cancela a aceleração quando se pisa simultaneamente em freio e acelerador (é cortada a potência do motor, prevalecendo a segurança das frenagens). As rodas são de liga leve aro 18”. calçando pneus 235/60 R18. A direção tem assistência elétrica e tem três modos de condução: leve, normal e pesada.
O JAC T80 possui 4,79 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,76 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 620 litros de capacidade, que ainda permite expansão com o rebatimento das duas fileiras de bancos e que pode chegar à capacidade de 1.550 litros.
A JAC se apoia em uma extensa lista de itens de série para tornar o T80 competitivo no segmento. Entre eles, destaque para o sistema “keyless” que dispensa o uso de chave para abertura do carro e partida do motor, luzes diurnas de LED (DRL), faróis com acendimento automático e regulagem elétrica de altura, luzes de conversão estática, sensor de chuva, controle de velocidade de cruzeiro e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros
Ainda fazem parte do pacote o computador de bordo, volante multifuncional, bancos em couro, câmera de ré e câmera 360.
Já entre os itens de segurança do JAC T80 estão, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade (TCS e ESP), TPMS (monitoramento da pressão dos pneus), assentos Isofix e vidros com acionamento elétrico e antiesmagamento, entre outros. Completam o pacote, seis airbags (frontais, laterais e tipo cortina)
O SUV de 7 lugares da JAC tem bancos revestidos em couro. Os dianteiros têm ajustes elétricos, sendo o do motorista com memorização, resfriamento, aquecimento e massageador
No JAC T80, o ar-condicionado é digital de duas zonas e o painel de instrumentos é digital com tela de 12,3 polegadas em LCD e três opções temáticas. Já a tela multimídia é de 10 polegadas no console, com conectividade que inclui espelhamento com Android e iOS.
Por R$ 6.000, é possível comprar um pacote de opcionais que inclui o o sistema de som Infinity Premium Sound Sistem HI FI com 280 Watts RMS e 10 alto-falantes e teto solar elétrico panorâmico duplo.
Fotos JAC Motors | Divulgação
*Matéria originalmente publicada em 13/02/2019 e atualizada com nossas impressões ao volante
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Fiz um test drive no T80 e o carro é MARAVILHOSO. Acabamento esmerado, desempenho muito bom, painel choca de tão lindo. É outro patamar sim. Já viajei por vários países onde aluguei carros premium e o T80 não deve nada comparando com outros veículos na faixa dos 150 mil. Eu recomendaria ir em uma concessionária e olhar antes de falar mal só por se chinês. Se vocês prestarem atenção, suad cuecas são Made on RPC.
Creio existir uma força oculta (iluminatti, maçonaria, opus dei…) impedindo o ÇUV de ter lugar para 7 pessoas, são sempre (todas as marcas) 5 adultos e dois infantos ou anões, e claro, esqueça bagagem quando abre os dois poleiros da 3a fila. Dá câncer ter 20 cm a mais de espaço (pode cobrar no preço), alguma lei da natureza que proíbe ou impede ser espaçoso de verdade? Se fosse nos anos 80 iam instalar dois bancos sobre o motor da Brasilia e chamar de SUV 7 lugares compacto.
O SUV tem números de desempenho mto bons…só que por ser chinês, o preço não nada convidativo, e nos força a ir nos modelos de marcas mais conhecidas.
E se quebrar? Tem conserto? As Concessionárias,quantas são? Vão ter peças de reposição? Se associassem a CAOA como a CHERY fez poderiam deslanchar….
Concessionárias são 180 no começo, fechando 1 a cada semana logo em seguida. Peças de reposição tem sim, na Shina, enviadas pelo Aliexpreçç ,mecânico faz um curso pelo youtube de como trocar a peça.