Jeep Compass conquista nota máxima em segurança

A Euro NCAP publicou os resultados de testes de colisão para Jeep Compass, Ford Fiesta, Kia Picanto, Renault Koleos, Kia Rio e outros

imagem 1
Por AutoPapo
Publicado em 07/09/2017 às 17h02
Atualizado em 23/12/2019 às 19h41

A Euro NCAP publicou os resultados de testes de colisão para nove veículos. Jeep Compass se saiu bem com a nota máxima de cinco estrelas, assim como o Renault Koleos e Ford Fiesta. Kia Picanto, no entanto, recebeu apenas três estrelas na versão de entrada.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

No Brasil é diferente

O Jeep Compass foi testado na versão de entrada e com as especificações do mercado europeu. No entanto, segundo a marca, o modelo oferecido no Brasil tem a mesma estrutura do utilitário, responsável por amortecer o impacto de colisões e proteger o compartimento dos ocupantes.

Porém, A fábrica que supre a Europa fica no México, e a que produz para o Brasil fica em Pernambuco. A única diferença é que alguns equipamentos de segurança são de série por lá, enquanto aqui são opcionais. É o caso dos airbags laterais e de cortina. No Brasil, o Jeep Compass de série vem equipado apenas com airbags duplos dianteiros, exigidos por lei.

Apesar disso, a versão de entrada do SUV conta com diversos equipamentos eletrônicos de segurança, incluindo os exigidos pelo Euro NCAP.

A segurança oferecida pelo utilitário aumentou muito desde 2012, quando foi testado pelo órgão e recebeu apenas duas estrelas. Atualmente, a instituição tem regras mais rígidas na avaliação, exigindo tecnologias como o Controle de Estabilidade (ESC) e, desde abril de 2016, o Assistente de Frenagem de Emergência (AEB).

Fiesta europeu ou brasileiro?

O Ford Fiesta também saiu exitoso dos testes, ostentando cinco estrelas mesmo na versão de entrada. Ao contrário do Compass, o hatch já carregava a nota máxima da Euro NCAP desde 2008.  Porém, em relação ao modelo brasileiro só tem o nome em comum. 

A restilização do Fiest prevista para os próximos meses não vai nos igualar ao patamar do modelo europeu. Na última vez que o modelo nacional foi testado pela Latin NCAP, em 2012, recebeu quatro estrelas. Ainda assim, a versão de entrada atual conta apenas com os airbags dianteiros, enquanto a topo de linha sete airbags, o que na Europa,  está presente desde o modelo de entrada.

Da mesma forma, Controle de Estabilidade, Assistente Ativo de Permanência em Faixa e Controle de Velocidade aparecem a partir das versões intermediárias do Fiesta.

Kia Picanto pode melhorar

O Kia Picanto não recebeu as mesmas qualificações, e saiu dos testes com três estrelas para a versão de entrada. A nota mediana se deve à ausência da frenagem de emergência, além da proteção limítrofe aos ocupantes oferecida pela estrutura em caso de colisão. Mesmo assim, o hatch na Europa é equipado com airbags laterais e de cortina.

Como, no Brasil, está disponível apenas em versão única e sem opcionais, não há nenhuma possibilidade de aumentar a segurança do modelo da Kia. Na Europa, um pacote de segurança opcional oferece o Assistente de Frenagem de Emergência, Controle de Velocidade e airbags para os joelhos. Com ele, a avaliação da Euro NCAP subiu para quatro estrelas.

Por aqui, o Picanto conta apenas com os airbags dianteiros, pré-tensionadores dos cintos de segurança, Isofix e ABS com Distribuição Eletrônica de Frenagem.

A caminho 

O Renault Koleos, que deve chegar ao Brasil em breve, recebeu cinco estrelas. Kia Rio, outro que é aguardado por aqui, ficou com apenas três na versão de entrada. Com um pacote de opcionais, a nota subiu para quatro das cinco estrelas.

Foram também testados Mercedes-Benz Classe C Cabriolet, Opel Grandland X e Mazda CX-5, todos com nota máxima. Já o Ampera-e, hatch elétrico da Opel, ficou com quatro estrelas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário