ABS, ESC, ASR: Conheça o significado das siglas do seu carro

ABS, ACC, ESC, ASR: Montamos um glossário para ajudá-lo a desvendar a sopa de letrinhas por trás das tecnologias do seu carango

siglas 1 editado
Veja quais são as tecnologias presentes na dianteira do seu veículo (Imagem: AutoPapo)
Por Bárbara Angelo
Publicado em 31/07/2019 às 20h35
Atualizado em 16/07/2021 às 13h24

No mundo de hoje, conhecer nossos carros está se tornando cada vez mais complicado. Enquanto a tecnologia avança, oferecendo bem-vindos recursos de segurança e assistência, o manual do proprietário fica cada vez mais grosso. Para cada nova função, surgem novas siglas do carro e o motorista é deixado para desmistificar seus significados, tanto na hora de operar seu carro quanto na hora de escolher um.

Por isso, apuramos os termos mais utilizados para que você não perca tempo quando precisar entender o que eles fazem.

Esta lista não pretende entrar em meandros técnicos, mas apenas oferecer uma explicação superficial da função de cada uma dessas siglas do carro. Alguns destes recursos podem se apresentar um pouco diferentes de acordo com a montadora, o modelo ou o ano do veículo, embora o objetivo final a que eles se prestam seja o mesmo.

Para fazer uma busca por uma sigla específico, utilize o atalho Ctrl+F do seu navegador.

01. ABS: Anti-lock Braking System – Sistema de Freio Antitravamento

Impede que as rodas travem e derrapem durante a frenagem de emergência, reduzindo a distância até parar o carro. E permite que o sistema de direção obedeça aos comandos do motorista no volante. Leia mais

02. ACC: Adaptative Cruise Control – Controle de Velocidade Adaptativo

Identifica a distância e a velocidade do automóvel à frente, sendo capaz de acompanhá-lo, freando e acelerando automaticamente. É o mesmo que outras siglas do carro: Active Cruise Control, Autonomous Cruise Control, ICC (Intelligent Cruise Control), Radar Cruise Control, DRCC (Dynamic Radar Cruise Control).

03. AHA: Agile Handling Assist – Controle de Torque em Curvas

Monitora eletronicamente a velocidade das rodas dianteiras, e quando uma curva é feita, freia a roda de dentro para que ambas as rodas virem na mesma medida. É o mesmo que outras siglas do carro: TVC (Torque Vectoring Control).

04. A-LKA: Active Lane Keeping Assist – Sistema ativo de permanência em faixa

Câmeras identificam a sinalização horizontal da pista e o veículo a acompanha. Emite alerta em caso de desvio de trajetória interferindo na direção do veículo por meio do volante e freios.

05. ASG: Automated Shift Gearbox – Transmissão automatizada

Faz as trocas de marcha automaticamente para o condutor, mas não tem o conversor de torque, como o automático convencional. É idêntica – mecanicamente – ao câmbio manual, mas com um sistema computadorizado que executa elétrica ou hidraulicamente as mudanças, eliminando o pedal de embreagem e a alavanca de mudanças. No Brasil, é conhecido como Dualogic, I-Motion, Easytronic, etc.

06. ASR: Anti Slip Regulation – Controle de Tração

Serve para impedir que as rodas derrapem na arrancada, curvas ou em terrenos escorregadios. Monitora a rotação das rodas constantemente. Quando detecta que alguma delas está girando em velocidade incompatível com a do veículo, interfere para regularizar e recuperar a tração. A interferência pode ser por meio da frenagem da roda ou do controle da potência do motor. É o mesmo que outras siglas do carro: TCS (Traction Control System), MSR (Motor Slip Regulation), TRC, 4-ETS, DTC (Dynamic Traction Control).

Explicamos o significado das siglas dos carros que representam tecnologias de segurança e assistência. ABS, ESC, ASR, TPM - entenda estes e outros recursos.

07. Auto-Hold não é uma das siglas do carro, mas é uma função eletrônica

Controla automaticamente os freios ABS para manter o veículo parado numa subida mesmo que o motorista tire o pé do pedal. É desativado quando o acelerador ou a embreagem são acionados.

08. BAS: Brake Assist System – Assistente de Frenagem de Emergência

É ativado em situações de frenagem de emergência, aplicando automaticamente maior pressão no circuito hidráulico do freio quando detecta uma pisada repentina no pedal. Reforça o esforço do motorista que não aplica a pressão máxima no pedal. É o mesmo que outras siglas do carro: EBA (Emergency Brake Assist), BA (Brake Assist) ou AFU (em francês: Assistance au Frenage d’Urgence).

09. BLIS: Blind Spot Monitoring System – Sistema de monitoramento de ponto cego

O ponto cego é uma região que está fora do alcance da visão do motorista e dos retrovisores. O BLIS detecta veículos nessa área emitindo sinal luminoso nos retrovisores externos.

10. CBC: Cornering Brake Control – Controle de frenagem em curva

É uma evolução do ABS, projetado para distribuir a pressão dos freios quando são acionados durante uma curva. É o mesmo que outras siglas do carro: Dynamic Cornering Assist, Curve Dynamic Assist.

11. CDC: Continous Damping Control – Controle Contínuo de Amortecimento

Regula eletronicamente a pressão do ar na suspensão para se adaptar ao terreno, mantendo a altura livre do solo. Apenas para suspensão pneumática. É o mesmo que outras siglas do carro: Dynamic Damper Control, Dynamic Damping Control.

Explicamos o significado das siglas dos carros que representam tecnologias de segurança e assistência. ABS, ESC, ASR, TPM - entenda estes e outros recursos.

12. Cruise Control – Piloto Automático

Definido erroneamente como “piloto automático”, o Cruise Control mantém a aceleração do veículo constante. O motorista aciona seu comando e a velocidade desejada é mantida automaticamente.

13. CVT: Continously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável

É um tipo de caixa automática constituída por um sistema de polias, ao invés das engrenagens de uma caixa comum. As polias eliminam os desníveis entre as marchas, por isso muitos a chamam de “infinita”. Ao invés de opções limitadas de velocidades, como cinco, seis ou nove marchas, a CVT tem uma variação infinita entre a menor e a maior relação de velocidade.

14. DCC: Dynamic Chassis Control – Controle Dinâmico de Chassi

Oferece modos de condução diferentes (Sport, Normal, Eco etc.). Regula diversos recursos do veículo de acordo com o modo escolhido, emulando um determinado comportamento e resposta à direção. A ideia é que o automóvel se adapte a vários tipos de terreno, com atenção especial para a resposta dos amortecedores. É o mesmo que outras siglas do carro: VDIM (Vehicle Dynamics Integrated Management).

15. Driver Alert – Alerta de fadiga é uma função eletrônica, embora não seja uma das siglas do carro

O comportamento do motorista é monitorado constantemente. Caso sinais de fadiga sejam detectados, um sinal luminoso se acende no painel (pode até ser uma xícara de café…) indicando que pode ser uma boa hora para uma parada de descanso.

16. DSG: Direkt-Schalt-Getriebe no alemão, ou Direct-Shift-Gear no inglês

É um sistema de transmissão automatizada de dupla embreagem, como se fossem duas caixas de marchas manuais acopladas, uma com as marchas pares, outra com as ímpares. Permite que a marcha seguinte já esteja engatada, trocando apenas de embreagem para cambiar. É o mesmo que outras siglas do carro: PDK (Porsche), Powershift (Ford), DSG (VW).

17. DSR: Dynamic Steering Response – Resposta de Direção Dinâmica

Regulagem dinâmica de direção. Corrige o ângulo de giro aplicado ao volante para otimizar a manobrabilidade. Pode oferecer opções de modo de direção com respostas variadas.

Explicamos o significado das siglas dos carros que representam tecnologias de segurança e assistência. ABS, ESC, ASR, TPM - entenda estes e outros recursos.

18. EBD: Electronic Brakeforce Distribution – Distribuição Eletrônica de Frenagem

É um recurso extra para o ABS, capaz de controlar a distribuição da força de frenagem para cada roda, individualmente. Assim, uma roda pode receber maior frenagem que as outras de forma a manter a estabilidade do veículo em situações diversas.

19. EDL: Electronic Differencial Lock – Bloqueio Eletrônico de Diferencial

Atua sobre a distribuição da força do motor para as rodas, regulando a tração que cada roda recebe de acordo com o atrito com o solo do qual ela dispõe. É o mesmo que outras siglas do carro: XDS.

20. EPS: Electronic Power Steering – Direção com assistência elétrica

Uma forma de deixar o volante mais macio, como a direção hidráulica, mas mais moderna. É o mesmo que: Electrically-assisted Power Steering, EPAS (Electric Power Assisted Steering).

21. ESC: Eletronic Stability Control – Controle Eletrônico de Estabilidade

Monitora constantemente a trajetória do veículo para garantir que está sob controle. Se um deslizamento lateral é detectado, ativa automaticamente o freio de determinada roda para recuperar o atrito. É o mesmo que outras siglas do carro: ESP, DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade), VSA (Assistência à Estabilidade do Veículo), VSC (Controle de Estabilidade do Veículo).

22. ESS: Emergency Signal System – Alerta de frenagem de emergência

Ativa o pisca-alerta automaticamente quando detecta frenagem repentina. É o mesmo que outras siglas do carro: SISV, EBL (Emergency Brake Light).

23. ETS: Enhanced Transitional Stability – Sistema de Estabilidade Preventivo

Quando presente, é parte do ESC. O sistema monitora a velocidade do veículo e o manuseio do volante feito pelo motorista. Assim, pode prever uma perda de atrito antes que ela aconteça. Caso haja a detecção, o sistema envia um sinal para ativar o ESC, que entra em ação para manter o atrito.

24. FCW: Forward Collision Warning – Alerta de colisão frontal

Detecta objetos estáticos ou em velocidades baixas à frente do veículo, emitindo um alerta para chamar a atenção do motorista. O FCW não freia o veículo.

25. FWD: Four-Wheel Drive – Tração Integral

Indica que o veículo possui tração nas quatro rodas. É o mesmo que outras siglas do carro: AWD (All-wheel Drive), 4WD (4-wheel Drive).

Explicamos o significado das siglas dos carros que representam tecnologias de segurança e assistência. ABS, ESC, ASR, TPM - entenda estes e outros recursos.

26. HDA: Hill Descent Assist – Assistente de Descida

Auxilia em declives acentuados, controlando automaticamente a velocidade do motor e aplicando os freios ABS, se necessário. É o mesmo que outras siglas do carro: DAC (Downhill Assist Control), HDC (Hill Descent Control), DSR (Downhill Speed Regulation).

27. HSA: Hill-start Assist – Assistente de Partida em Rampa

Serve para facilitar arrancadas na subida. Mantém o veículo parado por alguns segundos depois que o freio é liberado pelo motorista, evitando que o automóvel recue de o acelerador ser acionado. É o mesmo que outras siglas do carro: HHC (Hill Hold Control), HAC (Hill-start Assist Control), HLA (Hill Launch Assist).

28. Isofix não está entre siglas do carro, mas é importante

É um sistema de padronização de produtos. Quando usado em relação a automóveis é referência a um sistema de fixação de cadeirinhas infantis. As cadeirinhas com o mesmo padrão encaixam diretamente em um suporte que parte do chassis do veículo, oferecendo maior segurança.

29. KERS: Kinetic Energy Recovery System – Sistema de Recuperação de Energia

Coleta e armazena a energia cinética liberada durante a frenagem e a reutiliza durante a aceleração.

30. Keyless: não é uma das siglas do carro, mas um termo comum

Compõe uma variedade de recursos para que o uso de chaves seja dispensado. O motorista carrega, em vez de uma chave, um transdutor que é detectado pelo veículo quando está a certa distância. A partir daí, o sistema pode destravar as portas, permitir a ignição do automóvel a partir de um botão no painel, ou ainda algumas outras funções especiais. É o mesmo que outras siglas do carro: smart key, hands-free, RKE (Remote Keyless Entry System), RKI (Remote Keyless Ignition System).

31. LAC: Load Adaptive Control – Controle Adaptativo de Carga

Detecta se o veículo está carregado, fazendo um ajuste dos sensores do ESC para otimizar a estabilidade.

32. LKS: Lane Keeping System – Sistema de permanência em faixa

Câmeras identificam a forma da estrada e conseguem acompanhar as linhas de divisão de faixas e mãos, emitindo um alerta para o motorista quando este se desviar de uma delas. É o mesmo que outras siglas do carro: LKA (Lane Keep Assist).

33. Park Assist – Assistente de estacionamento

Faz a maior parte do trabalho na hora de estacionar o veículo, utilizando radares de distância e controlando automaticamente a direção. Posiciona o automóvel dentro de uma vaga, que pode ser perpendicular, paralela ou em ângulo. É o mesmo que outras siglas do carro: APA (Active Park Assist).

Explicamos o significado das siglas dos carros que representam tecnologias de segurança e assistência. ABS, ESC, ASR, TPM - entenda estes e outros recursos.

34. PCS: Pre-crash Safety System – Sistema anticolisão

Monitora a área à frente do veículo e detecta colisões iminentes. Caso haja o risco, alguns sistemas emitem um sinal sonoro, enquanto outros freiam o veículo ou o desviam automaticamente. A detecção pode ser feita por laser, câmera ou radar, este último sendo capaz de funcionar em qualquer condição climática. É o mesmo que outras siglas do carro: Pre-Collision System, Precrash System, Forward Collision Warning System, Collision Mitigating System, Automatic Emergency Braking System.

35. ROM: Roll-over Mitigation – Controle de estabilidade anti-capotamento

Diminui as chances de capotamento. Além dos sensores do ESC, este sistema também pode contar com sensores que identificam a inclinação do eixo horizontal do veículo. Caso detecte que o eixo está se desestabilizando devido a um impacto, ele ativa os sistemas do ESC, fazendo com que o veículo permaneça na trajetória. É o mesmo que outras siglas do carro: RSC (Roll Stability Control), PRA (Proactive Roll Avoidance).

36. RSA: Road Sign Assist – Assistente para sinais de trânsito

Reconhece placas de trânsito e exibe um sumário de fácil compreensão no painel do veículo. Alguns veículos regulam a velocidade automaticamente de acordo com a velocidade máxima sinalizada. É o mesmo que outras siglas do carro: TSA (Traffic Sign Assist).

37. SIPS: Side Impact Protection System – Sistema de proteção contra impactos laterais

É um sistema de segurança passiva desenvolvido para proteger os ocupantes em caso de colisão. Ele faz a utilização de materiais especiais nas portas, além de novos coeficientes de deformação nos metais de sua estrutura. A ideia é que as portas ajudem a coluna B (central) absorver impactos e proteger os ocupantes em caso de impacto lateral.

38. TPM: Tyre Pressure Monitoring System – Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus

A pressão dos pneus é constantemente avaliada e um alerta luminoso acende no painel quando alguma irregularidade é detectada. Pode funcionar por meio de sensores próprios ou dos sensores de rotação do ABS. É o mesmo que outras siglas do carro: TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), DDS (Deflation Detection System).

39. TVC: Torque Vectoring Control – Controle de Torque em Curvas

Monitora eletronicamente a velocidade das rodas dianteiras, e quando uma curva é feita, freia a roda de dentro para que ambas as rodas virem na mesma medida. É o mesmo que outras siglas do carro: AHA (Agile Handling Assist).

40. VCDS: VAG-COM Diagnostic System – Sistema VAG-COM de Diagnóstico

Também conhecido por VAG-COM, é um software baseado em plataforma Windows usado para fazer diagnósticos computadorizados.

41. WHIPS: Whiplash Protection System – Sistema de proteção da coluna cervical

É um sistema de segurança passiva desenvolvido para proteger a coluna vertebral em caso de colisão. Ele fica dentro dos encostos dos bancos da frente e muda a inclinação deles, em caso de colisão, para evitar que o impacto seja transferido para a coluna e cause lesões graves ou fatais.

Explicamos o significado das siglas dos carros que representam tecnologias de segurança e assistência. ABS, ESC, ASR, TPM - entenda estes e outros recursos.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João Neto 8 de janeiro de 2024

Ótimo artigo, parabéns!

Avatar
Robinson Assad 8 de julho de 2022

Item 25
É front wheel drive
Traçao dianteira

Avatar
Delza F Reis Conceição 19 de outubro de 2021

Muito bom artigo. Queria saber realmente o que vem a ser um carro lite. Fui comprar uma capa para carro e vi essa sigla. Grata,
Delza

Avatar
Juliano 21 de abril de 2020

Muito bom…o conhecimento aliado a tecnologia…bem preparado o site .

Avatar
André Casarin 1 de agosto de 2019

Caraca, ótimo artigo!

AutoPapo
AutoPapo 1 de agosto de 2019

Obrigado, André!

Avatar
Frank 31 de julho de 2019

Esqueceram R.D.L.D.

Retrovisor Do Lado Direito

Avatar
JOCELY COLLA 22 de maio de 2018

MUITO BOM.

AS DICAS E ORIENTAÇOES SÃO EXCELENTES..

Avatar
Deixe um comentário