Jeep Compass conquista nota máxima em segurança

Euro NCAP realizou mais uma bateria de crash test e também avaliou Fiesta, Picanto, Koleos e Rio

Por AutoPapo07/09/17 às 17h02

A Euro NCAP publicou os resultados de testes de colisão para nove veículos. Jeep Compass se saiu bem com a nota máxima de cinco estrelas, assim como o Renault Koleos e Ford Fiesta. Kia Picanto, no entanto, recebeu apenas três estrelas na versão de entrada.

No Brasil é diferente

O Compass foi testado na versão de entrada e com as especificações do mercado europeu. No entanto, segundo a marca, o modelo oferecido no Brasil tem a mesma estrutura do utilitário, responsável por amortecer o impacto de colisões e proteger o compartimento dos ocupantes.

Porém, A fábrica que supre a Europa fica no México, e a que produz para o Brasil fica em Pernambuco. A única diferença é que alguns equipamentos de segurança são de série por lá, enquanto aqui são opcionais. É o caso dos airbags laterais e de cortina. No Brasil, o Compass de série vem equipado apenas com airbags duplos dianteiros, exigidos por lei.

Apesar disso, a versão de entrada do SUV conta com diversos equipamentos eletrônicos de segurança, incluindo os exigidos pelo Euro NCAP.

A segurança oferecida pelo utilitário aumentou muito desde 2012, quando foi testado pelo órgão e recebeu apenas duas estrelas. Atualmente, a instituição tem regras mais rígidas na avaliação, exigindo tecnologias como o Controle de Estabilidade (ESC) e, desde abril de 2016, o Assistente de Frenagem de Emergência (AEB).

Fiesta europeu ou brasileiro?

O Ford Fiesta também saiu exitoso dos testes, ostentando cinco estrelas mesmo na versão de entrada. Ao contrário do Compass, o hatch já carregava a nota máxima da Euro NCAP desde 2008.  Porém, em relação ao modelo brasileiro só tem o nome em comum. 

A restilização do Fiest prevista para os próximos meses não vai nos igualar ao patamar do modelo europeu. Na última vez que o modelo nacional foi testado pela Latin NCAP, em 2012, recebeu quatro estrelas. Ainda assim, a versão de entrada atual conta apenas com os airbags dianteiros, enquanto a topo de linha sete airbags, o que na Europa,  está presente desde o modelo de entrada.

Da mesma forma, Controle de Estabilidade, Assistente Ativo de Permanência em Faixa e Controle de Velocidade aparecem a partir das versões intermediárias do Fiesta.

Kia Picanto pode melhorar

O Kia Picanto não recebeu as mesmas qualificações, e saiu dos testes com três estrelas para a versão de entrada. A nota mediana se deve à ausência da frenagem de emergência, além da proteção limítrofe aos ocupantes oferecida pela estrutura em caso de colisão. Mesmo assim, o hatch na Europa é equipado com airbags laterais e de cortina.

Como, no Brasil, está disponível apenas em versão única e sem opcionais, não há nenhuma possibilidade de aumentar a segurança do modelo da Kia. Na Europa, um pacote de segurança opcional oferece o Assistente de Frenagem de Emergência, Controle de Velocidade e airbags para os joelhos. Com ele, a avaliação da Euro NCAP subiu para quatro estrelas.

Por aqui, o Picanto conta apenas com os airbags dianteiros, pré-tensionadores dos cintos de segurança, Isofix e ABS com Distribuição Eletrônica de Frenagem.

A caminho 

O Renault Koleos, que deve chegar ao Brasil em breve, recebeu cinco estrelas. Kia Rio, outro que é aguardado por aqui, ficou com apenas três na versão de entrada. Com um pacote de opcionais, a nota subiu para quatro das cinco estrelas.

Foram também testados Mercedes-Benz Classe C Cabriolet, Opel Grandland X e Mazda CX-5, todos com nota máxima. Já o Ampera-e, hatch elétrico da Opel, ficou com quatro estrelas.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário