Top Gear: um baluarte dos anos 1990

Clássico game do Super Nintendo foi responsável por incontáveis horas de adrenalina e também por desfazer muitas amizades

2364677 snes topgear 2
Por Marcus Celestino
Publicado em 12/10/2017 às 12h42
Atualizado em 17/07/2019 às 21h14

Vivemos um ciclo. A cada década, costumamos reproduzir culturalmente – e até mesmo tentar emular – o que aconteceu há 20 anos. Tal processo ocorre graças ao bendito sentimento de nostalgia, que acomete os adultos trintões cansados de encarar horas e horas de trabalho. Por isso, hoje, os anos 1990 estão em alta. Moda, música e entretenimento acabam sendo influenciados pelos valores nostálgicos e é por isso que este repórter, “balzaco”, acredita que o Top Gear é o melhor jogo de corrida de todos os tempos. Claro que o título, desenvolvido pela Gremlin Graphics e distribuído pela Kemco, não é isso tudo, mas a saudade acaba superando a razão e leva o redator a digitar tamanha loucura.

Moda, música e entretenimento acabam sendo influenciados pelos valores nostálgicos e é por isso que este repórter, "balzaco", acredita que jogo Top Gear...

Integrante do gigantesco acervo do Super Nintendo, console que reinou absoluto nos anos 1990, o jogo Top Gear garantiu incontáveis horas de adrenalina, emoção e duelos divertidíssimos com os amigos. O game nada mais é que uma apropriação de Rad Racer, um clássico do Nintendo Entertainment System (NES), e da série Lotus (Mega Drive, Amiga). Além, disso, não aproveita a capacidade gráfica do SNES. Mesmo com todos os “poréns”, Top Gear é capaz de propiciar ao jogador desafios nas trocas de marcha (clínicas no manual), no desgaste prematuro dos pneus e no consumo de combustível.

JOGUE ONLINE AQUI!!! VAI LÁ, CLICQUE SEM MEDO!!!

A inteligência artificial, claro, não chega aos pés dos games mais recentes, mas os traçados truncados tornam a experiência muito desafiadora. O GP da Amazônia, por exemplo, parece interminável. E a seção francesa, com os dantescos circuitos de Mônaco (percurso de “apenas” 2,69 km) e Paris? Sem esquecer de mencionar, é claro, a fantástica pista de Bordeaux com suas seis excruciantes voltas, ondulações que fazem você acertar em cheio a traseira dos retardatários e duas das melhores curvas da história dos video games. O jogo Top Gear tem ao todo 32 pistas espalhadas pelos quatro cantos do mundo. O jogador ainda pode pilotar à noite em alguns destes traçados, o que torna a brincadeira ainda mais divertida, e usar três nitros para dar um gás a mais no seu carrão.

E o carro vermelho do jogo Top Gear?

Quantas vezes você, garoto dos anos 1990 criado à base de Castelo Rá-Tim-Bum, Chocolate Surpresa e Cavaleiros do Zodíaco , ouviu seus coleguinhas vociferando sobre o quão mala você era por ter escolhido o mítico “carro vermelho”? Sob a alcunha de Cannibal, o possante inspirado na Ferrari Testarossa 1991 é o mais rápido do jogo, atingindo velocidade máxima de 237 km/h e indo da inércia aos 100 km/h em 5,9 segundos. Sua desvantagem, porém, é ser extremamente beberrão.

Moda, música e entretenimento acabam sendo influenciados pelos valores nostálgicos e é por isso que este repórter, "balzaco", acredita que jogo Top Gear...

Além do lendário vermelhão, o game ainda conta com máquinas baseadas no 288 GTO, no Porsche 959 e no Honda NSX, cada qual com seus inconvenientes. O primeiro (Sidewinder) não tem uma máxima respeitável, mas, em contrapartida, é o mais econômico. O carango tem 0 a 100 km/h mais rápido (em apenas 3.5 segundos) e dispõe de um grip incrível que lhe dá vantagem nas curvas sinuosas. O Weasel – pastiche do 959 – é o mais equilibrado dos quatro e recomendado para os novatos. Por fim, o Razor não tem muita aderência dos pneus, mas é competente nos seus afazeres.

Vai dar briga

Companheiros, numa época sem consoles com mais de dois controles e sem jogos online (redefina suas noções de online para a década de 1990, por favor) o tête-à-tête era o que contava. O player versus player em Top Gear é uma experiência animalesca. Dois moleques se digladiando, lutando centímetro a centímetro pelo primeiro posto, enquanto outros garotinhos ávidos por acelerar aguardam ansiosamente pela oportunidade de desbancar o vencedor do último duelo. A sensação de velocidade e a jogabilidade tornavam a experiência um deleite. Por conseguinte, o jogo era um horror para os pais, que tinham de conter o ímpeto de crianças que já haviam consumido quilos e quilos de açúcar. Quantas amizades terminaram.

Moda, música e entretenimento acabam sendo influenciados pelos valores nostálgicos e é por isso que este repórter, "balzaco", acredita que jogo Top Gear...

Para apimentar ainda mais os duelos, o jogo conta com uma trilha sonora eletrizante; que soa como uma mistura de Kraftwerk com Devo. São cinco canções extremamente grudentas, remixes de originais sem sal de Lotus Turbo Challenger. O repórter tem, inclusive, no iPod, as músicas de Top Gear – jogo que merece tantos replays quanto suas pauladas musicais. Rápido, eletrizante e viciante, o título permanece tão divertido hoje quanto na época de seu lançamento. Um clássico dos anos 1990.

Prós: Traçados originais e desafiadores, sensação única de velocidade e duelos empolgantes entre dois jogadores

Contras: Gráficos que não aproveitam as capacidades do console e inteligência artificial limitada

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alves 23 de dezembro de 2020

Jogo era tudo mesmo, e na versao top gear 3000 tinha gp na lua em marte e etc kkkk, mas era dahora, viciante, vc podia ir melhorando, motor, transmissao, pneus e etc. Era sim o melhor 8 bits de corrida, sem duvidas. Bons tempos.

Avatar
Helinux 2 de maio de 2019

Bons tempos!!!! joguei muito no super nintendo da vida!!!! jogo simples, bons gráficos, boas músicas e de excelente jogabilidade!!!! valeu

Avatar
Deixe um comentário