Top Gear: um baluarte dos anos 1990

Clássico game do Super Nintendo foi responsável por desfazer muitas amizades

Por Marcus Celestino12/10/17 às 12h42

Vivemos um ciclo. A cada década, costumamos reproduzir culturalmente – e até mesmo tentar emular – o que aconteceu há 20 anos. Tal processo ocorre graças ao bendito sentimento de nostalgia, que acomete os adultos trintões cansados de encarar horas e horas de trabalho. Por isso, hoje, os anos 1990 estão em alta. Moda, música e entretenimento acabam sendo influenciados pelos valores nostálgicos e é por isso que este repórter, “balzaco”, acredita que o jogo Top Gear é o melhor game de corrida de todos os tempos. Claro que o título, desenvolvido pela Gremlin Graphics e distribuído pela Kemco, não é isso tudo, mas a saudade acaba superando a razão e leva o redator a digitar tamanha loucura.

Moda, música e entretenimento acabam sendo influenciados pelos valores nostálgicos e é por isso que este repórter, "balzaco", acredita que jogo Top Gear...

Integrante do gigantesco acervo do Super Nintendo, console que reinou absoluto nos anos 1990, jogo Top Gear garantiu incontáveis horas de adrenalina, emoção e duelos divertidíssimos com os amigos. O jogo nada mais é que uma apropriação de Rad Racer, um clássico do Nintendo Entertainment System (NES), e da série Lotus (Mega Drive, Amiga). Além, disso, não aproveita a capacidade gráfica do SNES. Mesmo com todos os “poréns”, Top Gear é capaz de propiciar ao jogador desafios nas trocas de marcha (clínicas no manual), no desgaste prematuro dos pneus e no consumo de combustível.

JOGUE ONLINE AQUI!!! VAI LÁ, CLICQUE SEM MEDO!!!

A inteligência artificial, claro, não chega aos pés dos games mais recentes, mas os traçados truncados tornam a experiência muito desafiadora. O GP da Amazônia, por exemplo, parece interminável. E a seção francesa, com os dantescos circuitos de Mônaco (percurso de “apenas” 2,69km) e Paris? Sem esquecer de mencionar, é claro, a fantástica pista de Bordeaux com suas seis excruciantes voltas, ondulações que fazem você acertar em cheio a traseira dos retardatários e duas das melhores curvas da história dos video games. O jogo Top Gear tem ao todo 32 pistas espalhadas pelos quatro cantos do mundo. O jogador ainda pode pilotar à noite em alguns destes traçados, o que torna a brincadeira ainda mais divertida, e usar três nitros para dar um gás a mais no seu carrão.

E o carro vermelho do jogo Top Gear?

Quantas vezes você, garoto dos anos 1990 criado à base de Castelo Rá-Tim-Bum, Chocolate Surpresa e Cavaleiros do Zodíaco , ouviu seus coleguinhas vociferando sobre o quão mala você era por ter escolhido o mítico “carro vermelho”? Sob a alcunha de Cannibal, o possante inspirado na Ferrari Testarossa 1991 é o mais rápido do jogo, atingindo velocidade máxima de 237 km/h e indo da inércia aos 100km/h em 5,9 segundos. Sua desvantagem, porém, é ser extremamente beberrão.

Moda, música e entretenimento acabam sendo influenciados pelos valores nostálgicos e é por isso que este repórter, "balzaco", acredita que jogo Top Gear...

Além do lendário vermelhão, o game ainda conta com máquinas baseadas no 288 GTO, no Porsche 959 e no Honda NSX, cada qual com seus inconvenientes. O primeiro (Sidewinder) não tem uma máxima respeitável, mas, em contrapartida, é o mais econômico. O carango tem 0 a 100km/h mais rápido (em apenas 3.5 segundos) e dispõe de um grip incrível que lhe dá vantagem nas curvas sinuosas. O Weasel – pastiche do 959 – é o mais equilibrado dos quatro e recomendado para os novatos. Por fim, o Razor não tem muita aderência dos pneus, mas é competente nos seus afazeres.

Vai dar briga

Companheiros, numa época sem consoles com mais de dois controles e sem jogos online (redefina suas noções de online para a década de 1990, por favor) o tête-à-tête era o que contava. O player versus player em Top Gear é uma experiência animalesca. Dois moleques se digladiando, lutando centímetro a centímetro pelo primeiro posto, enquanto outros garotinhos ávidos por acelerar aguardam ansiosamente pela oportunidade de desbancar o vencedor do último duelo. A sensação de velocidade e a jogabilidade tornavam a experiência um deleite. Por conseguinte, o jogo era um horror para os pais, que tinham de conter o ímpeto de crianças que já haviam consumido quilos e quilos de açúcar. Quantas amizades terminaram.

Moda, música e entretenimento acabam sendo influenciados pelos valores nostálgicos e é por isso que este repórter, "balzaco", acredita que jogo Top Gear...

Para apimentar ainda mais os duelos, o jogo conta com uma trilha sonora eletrizante; que soa como uma mistura de Kraftwerk com Devo. São cinco canções extremamente grudentas, remixes de originais sem sal de Lotus Turbo Challenger. O repórter tem, inclusive, no iPod, as músicas de Top Gear – jogo que merece tantos replays quanto suas pauladas musicais. Rápido, eletrizante e viciante, o título permanece tão divertido hoje quanto na época de seu lançamento. Um clássico dos anos 1990.

Prós: Traçados originais e desafiadores, sensação única de velocidade e duelos empolgantes entre dois jogadores

Contras: Gráficos que não aproveitam as capacidades do console e inteligência artificial limitada


VEÍCULOS RELACIONADOS

Veja mais sobre:


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário