Kardian receberá versão mais barata com caixa manual

Renault confirma nova versão para o Kardian, que utilizará a mesma transmissão manual de seis marchas do Sandero R.S e da Oroch de entrada

renault kardian evolution suv pcd 2024 prata
Versão manual do Kardian irá se posicionar abaixo da Evolution para brigar diretamento com Pulse Drive (Fotos: Reprodução | Renault)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 08/08/2024 às 19h03

A Renault se fez presente no Festival Interlagos, evento que se tornou uma espécie de sucessor do finado Salão do Automóvel. A marca confirmou a chegada de uma versão simplificada do SUV Kardian.

VEJA TAMBÉM:

A versão estreia ainda este ano e irá se posicionar abaixo da Evolution. Ela irá combinar o motor TCe 1.0 de 125 cv com transmissão manual de seis marchas.

Trata-se da mesma caixa que já equipou modelos como Duster 4×4, Sandero R.S. e hoje é utilizada na versão manual da Oroch. Ainda é cedo para falar sobre preços e conteúdos, mas fato é que a nova opção chega para concorrer diretamente com as versões de acesso do Fiat Pulse.

Kardian manual até o fim do ano

Hoje o Kardian parte de R$ 112.790, enquanto a versão mais barata do aventureiro italiano tem preço inicial de R$ 105.990. Assim, com a troca da caixa de dupla embreagem e alguns conteúdos, a Renault conseguirá posicionar o Kardian “queixo duro” numa faixa mais competitiva.

RENAULT KARDIAN EVOLUTION PRATA LATERAL PERFIL
Versão de acesso deverá utilizar calotas que imitam rodas de liga leve, assim como maçanetas sem pintura

Assim podemos esperar valores perto dos R$ 105 mil do Pulse (caso fosse lançado hoje). Com o anúncio, Betim também deverá se mexer para rebater a jogada dos franceses. E como o carro deve chegar entre outubro e dezembro, muita água deverá passar por baixo da ponte e nas tabelas de preços.

No entanto, a grande vantagem do Kardian manual será a melhor oferta de torque e potência em relação ao Pulse Drive 1.3. O SUV de Betim utiliza motor aspirado de apenas 107 cv e 13,6 kgfm de torque. Ou seja, o francês entregará 18 cv a mais e quase 9 kgfm a mais de torque.

Além disso, a transmissão de seis marchas permitirá melhor eficiência em velocidades de cruzeiro, já que a sexta marcha, mais longa, permitirá manter velocidades elevadas com menor rotação. Tudo isso se traduz em menor consumo.

Vendas do Kardian

Lançado em março, o Kardian emplacou 7.558 unidades desde então, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em Julho foram 2.367 licenciamentos.

RENAULT KARDIAN EVOLUTION PRATA TRASEIRA E LATERAL
Versão pé de boi estreará no último trimestre e será produzido em São José dos Pinhais (PR)

Uma versão mais acessível é fundamental para a Renault conseguir escalar e consolidar o Kardian. Principalmente para tentar fugir da faixa entre R$ 115 mil e R$ 135 mil, em que o modelo concorre com medalhões como Caoa Chery Tiggo 5x, Chevrolet Tracker, Citroën C3 Aircross, Jeep Renegade, Hyundai Creta (Action), Fiat Fastback, Volkswagen Nivus, além do próprio Pulse.

No degrau de baixo, além do italiano, os rivais do Kardian manual serão hatches e sedãs compactos. Modelos que não têm o mesmo apelo de mercado do francês. Agora é esperar.

Confira nosso teste do Renault Kardian Premier Edition:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário