Kobe Steel forneceu metais irregulares a fábricas de veículos

Toyota, Honda, Nissan e Mitsubishi estão entre as envolvidas; 500 empresas foram prejudicadas pela siderúrgica

kobe
Por AutoPapo
Publicado em 13/10/2017 às 11h18
Atualizado em 04/10/2019 às 20h41

Uma das maiores companhias siderúrgicas do mundo fraudou a qualidade dos seus metais. A japonesa Kobe Steel admitiu ter falsificado relatórios de inspeção por pelo menos 12 meses, até agosto deste ano. A empresa também admitiu que o mesmo já deveria estar sendo feito por mais de uma década.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Terceira maior siderúrgica do Japão, a Kobe Steel é fornecedora de Toyota, Honda, Nissan, Mitsubishi, Subaru, Kawasaki e Mazda. A Boeing também faz parte da lista de clientes, bem como a operadora de trens-bala JR Tokai. O diretor executivo da Kobe, Hiroya Kawasaki, disse que aproximadamente 500 companhias receberam produtos com certificação falsificada.

O CEO também falou que a companhia planeja indenizar seus compradores por cada produto afetado. Fundada em 1905, a Kobe Steel é uma das siderúrgicas mais tradicionais e requisitadas do Japão. No entanto, de acordo com Kawasaki, sua credibilidade hoje é “zero”.

A Kobe Steel já perdeu mais de um terço de seu valor de mercado desde a admissão das fraudes. As ações da empresa chegaram a valer cerca de 4,5 bilhões de dólares no ano passado. É mais uma companhia japonesa que se vê num escândalo. A Takata é responsável pelo maior recall da história da indústria automobilística. Seus airbags defeituosos já fizeram ao menos 17 vítimas. A Mitsubishi, que hoje faz parte da aliança Renault-Nissan, admitiu ter manipulado testes de consumo de combustível de seus automóveis.

Leia também: Ao invés de salvar, mata – o maior recall da história da indústria automobilística

Quanto ao escândalo da Kobe Steel, Toyota, Nissan, Honda e Boeing estão investigando se seus produtos finais foram afetados. A operadora Tokyo Electric Power (Tepco), responsável pela usina de Fukushima, afirmou que recebeu canos da Kobe que não haviam sido checados previamente. O acidente na planta, em 11 de março de 2011, foi a maior tragédia nuclear desde a catástrofe em Chernobil, em 1986.

Kobe Steel
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Franco Vieira 25 de outubro de 2017

Primeiro foi a Alemanha com o ‘Dieselgate’, agora Japão… países de primeiro mundo… se começar a fuçar por aí, não vai sobrar pedra sobre pedra!

Avatar
Deixe um comentário