Lançamentos de carros em 2018: relembre as principais novidades
Vários veículos inéditos chegaram ao mercado brasileiro ao longo deste ano; listamos os 10 que foram mais importantes
Vários veículos inéditos chegaram ao mercado brasileiro ao longo deste ano; listamos os 10 que foram mais importantes
O ano que está prestes a acabar foi agitado para a indústria automobilística. O consumidor passou a contar com várias novidades, muitas das quais inéditas no mercado nacional. Em clima de retrospectiva, o AutoPapo listou os principais lançamentos de carros em 2018, em diversos segmentos. Relembre conosco:
Baseado no Argo, o sedã da Fiat é o substituto simultâneo do Grand Siena e do Linea. Apesar de ter porte mais próximo do primeiro, oferece opção de motor 1.8, como o segundo. Atualizada, a versão do propulsor E.TorQ que equipa o Cronos desenvolve até 139 cv e pode ser associada a um câmbio automático de seus marchas. Há também a possibilidade de optar pelo 1.3 FireFly de até 109 cv. Ambos podem ser associados a uma transmissão manual de cinco marchas, mas, no menos potente, a única opção para quem quer dispensar o terceiro pedal é um sistema automatizado de uma embreagem. Os preços do modelo começam em R$ 54.990.
O Yaris foi um dos lançamentos de carros mais esperados do ano. O modelo veio como opção intermediária na linha Toyota, entre o simplório Etios e o inflado Corolla. O hatch pode ser equipado tanto com um motor 1.3 quanto com um 1.5, com potências máximas de 101 cv e 110 cv, respectivamente. O primeiro pode ter transmissão de seis marchas ou automática do tipo CVT, com simulação de sete velocidades. Já o segundo é sempre automático. Os preços partem de R$ 60.290.
Nem só de hatch vive a linha Yaris. A Toyota disponibiliza também um sedã do modelo, que compartilha várias características técnicas com o irmão. Porém, ao contrário dele, a configuração com carroceria de três volumes vem sempre com motor 1.5. As opções de transmissão também são as mesmas: manual de seis marchas ou automática com simulação de sete velocidades. O modelo custa a partir de R$ 63.990.
Assim como o Cronos, o Virtus está entre os lançamentos de carros cujo projeto partiu de um hatch compacto já existente. O modelo em questão, no caso, é o Polo. Naturalmente, o sedã da Volkswagen compartilha com ele várias características técnicas, mas tem o entre-eixos 8,5 maior. O resultado é um espaço interno significativamente maior para os passageiros do banco de trás. Já sob o capô, não há exclusividades. O motores são o 1.6 MSI, aspirado, e o 1.0 TSI, turboalimentado, este capaz de gerar até 128 cv. O primeiro pode ser acoplado à transmissões manual de cinco marchas ou automática de seis, enquanto o segundo não tem opção de caixa mecânica. O valor de tabela inicial é de R$ 59.990.
Não é de hoje que a Volkswagen vende o Tiguan no mercado brasileiro. Porém, é com a atual geração, recém-chegada ao país, que a empresa espera aumentar sua participação no segmento de SUVs médios. Bem maior, o utilitário ganhou o sobrenome AllSpace. Merecido, uma vez que ele chega ao ponto de oferecer sete lugares em duas de suas versões. Há duas opções de motorização: 1.4 turboflex, de 150 cv, e 2.0 turbo a gasolina, de 220 cv. O propulsor menor vem com câmbio automático, e o maior, com um automatizado de dupla embreagem, ambos de seis marchas. A configuração básica tem preço de R$ 124.900.
Outro Volkswagen na lista dos principais lançamentos de carros de 2018 é o Jetta. Natural, uma vez que o ano foi de muitas novidades para a marca alemã (e olha que nem estamos citando a Amarok V6 e Gol e Voyage automáticos). O sedã médio chegou totalmente reprojetado, mas apenas com motor 1.4 turboflex, de até 150 cv, e câmbio automático de seis marchas. A versão 2.0 ficou para o ano que vem. A configuração mais barata, chamada apenas de 250 TSI, custa R$ 99.990.
Primeiro automóvel nacional totalmente inédito da Citroën após um longo período, o C4 Cactus tem estilo exótico. Todavia, seus atributos vão além da aparência, a começar pela opção de motor 1.6 turbo, de até 173 cv. Também há opção de um 1.6 aspirado, de até 122 cv. Ambos são associados a um câmbio automático de seis marchas, mas o menos potente pode vir também com uma caixa manual de cinco velocidades. Nessa última configuração, o modelo tem preço inicial de R$ 68.990.
Na nossa lista de destaques entre os carros lançados em 2018, o Ka, nas versões hatch e sedã, é o único que não sofreu uma transformação completa. Mas sua presença se justifica pelo fato de que as mudanças não foram apenas cosméticas. Além do discreto facelift, as duas opções de carroceria ganharam um novo motor 1.5 de três cilindros de até 136 cv. Além do mais, esse propulsor veio acompanhado, opcionalmente, de um câmbio automático, disponibilizado pela primeira vez na gama. Para completar, veio uma inédita configuração aventureira, a Freestyle. A versão mais barata, 1.0 manual, tem valor sugerido de R$ 45.990.
Ok, o Mustang é um carro para poucos bolsos, pois custa R$ 315.900. Mas nem por isso deixa de ser merecer destaque entre os lançamentos de carros de 2018. Afinal, é a primeira vez, desde a estreia da primeira geração, em 1964, que o modelo é vendido oficialmente no país. A Ford chegou a cogitar trazê-lo em outras oportunidades, mas só agora bateu o martelo. Além do mais, ele é um dos esportivos mais icônicos do mundo. O cupê é disponibilizado em versão única, com motor 5.0 V8 de 466 cv.
O Tiggo 2 não é exatamente inédito, pois tem plataforma e carroceria derivadas do extinto hatch Celer. Seu motor 1.5 de até 115 cv também veio do antecessor. Todavia, o modelo traz boas novidades, entre as quais um câmbio automático de quatro marchas. Ademais, o visual aventureiro e a suspensão elevada colocaram-no em sintonia com as tendências do mercado. Mas o que realmente faz com que ele mereça lugar na lista de destaques dos lançamentos de carros deste ano é o fato de ser o primeiro produto da Caoa Chery, marca resultante da compra das operações brasileiras da marca chinesa pela empresa brasileira. Os preços começam em R$ 57.990.
Fotos divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
“Inflado Corola”, definição ótima para uma coisa que se paga tanto por tão pouco.