Lauster MF-60: o caminhão gigante que encarava tanque de guerra

Modelo era parte de uma solução criativa para medir a força e capacidade de tanques de combates e ainda funciona 

Lauster MF 60
O Lauster MF-60 tinha quatro eixos com uma estrutura que lembra locomotivas (Foto: Reprodução | TruckPlus CV Studio)
Por Érico Pimenta
Publicado em 25/09/2024 às 10h00

Veículos pesados estão em circulação há décadas. Muitos deles para aplicações muito peculiares, como foi o caso do  MAZ 7904, gigante soviético criado para transportar mísseis durante a Guerra Fria. Mas bem antes, nos anos 1930, a empresa alemã Lauster começou a construir veículos pesados e especiais destinados a operações militares.

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Entre esses estava o Lauster Wargel LW 5, que era um caminhão articulado, semelhante a um trator. Esse grandalhão tinha 12,4 metros de comprimento com 3 metros de altura e 3,56 de largura, além de peso bruto total (PBT) de 36 toneladas.

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Caminhão foi encomendado pelo exército alemão para para aferir a funcionalidade dos veículos de combate (Foto: Reprodução | Redes Sociais)

Esse caminhão, que na verdade era um trator, era equipado com dois motores Maybach HL 108 com potência de 235 cv e cada um era instalado em cada uma das sessões. Ou seja, um motor na frente e outro atrás. Solução de engenharia que lhe deu a possibilidade de rebocar tanques de até 53 toneladas a uma velocidade média de 30 km/h. Algo surpreendente para a época, mesmo que o modelo nunca tenha saído do modelo protótipo.

Diferente de outras indústrias que foram extintas com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Lauster continuou com as suas atividades e desenvolveu outros modelos militares. Assim, nos anos 1970, ela apresentou o Lauster MF-60.

O Lauster MF-60

O MF-60 era um caminhão com tração 8×8 que se assemelhava a uma locomotiva, e com isso suas dimensões também gigantes. O modelo tinha 15,4 metros de comprimento, 3,6 metros de largura e 4,2 metros de altura. Seu peso bruto total era próximo de 80 toneladas.

Para mover todo esse peso, o MF-60 recebeu dois motores MTU MB 838 de 19 cilindros com capacidade volumétrica de 37,4 litros cada. Era o mesmo motor que equipava o tanque Leopard I. Com o uso dos dois motores, o MF-60 tinha 1.850 cv. Muita dessa potência era aplicada para fazer desse caminhão uma espécie de dinamômetro para aferir os tanques de guerra.

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Lauster MF-60 em ensaio de resistência de um tanque de guerra (Foto: Reprodução | Redes Sociais)

Dentre os testes que ele conseguia fazer, os tanques eram acoplados ao MF-60 por meio de um eixo rebocador e com isso era possível fazer medição de potência, tração, consumo de combustível, assim como durabilidade de componentes. Com sistemas avançados para a época, ainda era possível fazer simulações de diversas condições climáticas, tipos de superfície ou ângulos de inclinação.

Os registros de atividades do MF-60 são precários. Calcula-se que o caminhão tenha custado o equivalente a 2,5 milhões de marcos alemães, quando foi encomendado em 1975.  Já a Lauster ainda é uma empresa ativa. No entanto, atua como escritório de consultoria e engenharia que presta suporte em processos de desenvolvimento.

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