Lubrificante feito com óleo reutilizado? Freio motor perigoso?
Assista ao vídeo! Boris Feldman responde perguntas sobre retroque de pintura, pneus run flat, sistema start-stop e carbonização de bicos injetores
Assista ao vídeo! Boris Feldman responde perguntas sobre retroque de pintura, pneus run flat, sistema start-stop e carbonização de bicos injetores
Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook e Instagram).
O pneu run flat não deve ser abolido no Brasil: o que se deve fazer é tornar obrigatório o estepe em todos os carros com esse tipo de pneu. Que tal? (José Carlos Neves)
É verdade que todo óleo lubrificante produzido no Brasil é constituído de 25% de óleo reutilizado? (Marcel Santos)
Boris, você recomenda o uso do freio motor em tráfego urbano? Não seria perigoso, já que o carro vai desacelerar sem acionar as luzes de freio? (Diogo Freitas)
Por que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é tão veemente em proibir o acionamento do pisca-alerta com o veículo em movimento? Aqui, em São Paulo, quase todos acionam esse equipamento para evitar acidentes. (Bruno Rezende)
Quando eu estava vendendo o meu carro, alguns candidatos a comprador me perguntaram se a pintura já havia sido retocada. A pintura retocada provoca algum problema? (Samuel Colares)
Os veículos flex são menos propensos à carbonização dos bicos injetores? É interessante abastecê-los regularmente com etanol ou o sistema flex garante proteção contra a carbonização? (Rafael Bortoluze)
Aprendi que as primeiras rotações, quando se liga o motor, são as que mais causam desgaste. Nos motores que têm o start-stop, existe algum sistema para compensar esse momento crítico? (Cláudio Dias)
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pergunta: por que não há veículos 1.0 com câmbio automático? Há alguma restrição de ordem técnica ou apenas e tão somente fatores econômico/financeiros ( custos ) nesta limitação???
Olá Ingo,
Existir… existe, mas o único 1.0 automático sem turbo(chama-se motor aspirado) que eu lembro é o Kia picanto.(nem sei se ainda é ofertado), agora, em contrapartida, existiem vários 1.0 turbo dos quais Chevrolet e VW e Hyundai são as principais a ofertar nacionalmente. Observe que motor 1.0 aspirado não consegue ter muita força para instalação de um caixa at tradicional( com conversor de torque) devido a falta de torque que estes pequenos 1 litro em media oferecem em detrimento ao peso do veiculo, neste caso, entre 8 e 10 kgfm o que limita e muito o peso final do veiculo.
Muito obrigado pela pronta resposta e esclarecimento.
Abraço