Luz do EPC, como resolver barato

Antes de levar o carro ao mecânico, você pode verificar alguns itens básicos que frequentemente causam o acendimento da Luz do EPC.

Por Guilherme Campos17/11/18 às 12h19

Luz EPC, como resolver de forma fácil

Antes de levar o carro ao mecânico, você mesmo pode resolver o problema da Luz do EPC que não apaga, de forma fácil e rápida. Basta verificar em casa alguns itens simples que são frequentemente os causadores do acendimento da Luz EPC.

Mas depois de conferir estes itens, se você não conseguir identificar o problema facilmente então vai ter que  levar o carro a um mecânico. Mas oriente ele com estas informações que facilitaram na identificação da peça certa a ser trocada, ou muitas vezes nem é necessário trocar uma peça, apenas limpar alguns contatos elétricos com oxidação.

Muitas vezes o scanner aponta um falso problema e o mecânico, confundido pelo computador, vai trocar peças que não precisa e são peças caras. Muitas vezes são apontados falsos problemas no corpo da borboleta e no acelerador eletrônico. Ai o mecânico compra, troca a peça e o problema não resolve.

Ai, adivinha quem paga a conta…

Um amigo me contou que levou seu Audi A4 numa oficina especializada e foi orientado a trocar a central eletrônica do carro. Mas o preço da peça era metade do valor do carro, então ele poderia comprar uma usada, novinha, que sairia pela metade do preço, mesmo assim um absurdo de caro. Então, ele tirou o carro da oficina, é claro, e levou ao mecânico do bairro. Por sorte, o mecânico já tinha resolvido esse problema recentemente num fox e também num gol geração 3. Ele trocou o interruptor do freio, a famosa “cebolinha do freio”, e pronto. Saiu muito barato.

Bom, vamos lá. Listamos os itens que você deve verificar primeiro para apagar a Luz do EPC. São os itens mais fáceis de resolver e também são os que acontecem com maior frequência.

Como apagar luz do EPC em três passos

Passo 1

Verifique as luzes do freio, o interruptor do pedal de freio (que fica na frente do pedal) e o fusível. Peça para uma pessoa verificar as luzes do freio, se elas funcionam quando você pisa no freio.  Se alguma das luzes de freio não acender, o problema provavelmente está ligado a isso.

interruptor-pedal-freio-gol-saveiro-parati-g3-g4
Luz do EPC, como resolver? Interruptor do pedal de freio é uma causa comum

Passo 2

Verifique os interruptores dos pedais do acelerador e da embreagem. Eles ficam na frente dos pedais e se o contato estiver muito sujo a Luz do EPC vai acender. Neste caso o simples desconectar e conectar os cabos pode resolver o problema. Mas se estiver muito sujo, o melhor e usar um limpa contato para fazer a limpeza dos contatos.

Passo 3

Verifique os cabos de velas, se estiverem com pequenas rachaduras devem ser trocados e também as velas. Isso além de apagar a Luz do EPC vai reduzir bastante o consumo do carro.

cabos-de-velas-do-gol
cabos-de-velas-do-gol

Se não resolver, saiba orientar seu mecânico

Se você verificou e não encontrou o problema nestes itens acima, então você deve levar o carro no mecânico.

Mas vá sabendo onde o problema normalmente ocorre para orientá-lo. Peça para o mecânico  olhar antes de mais nada, os itens acima e depois verificar também a Bobina e o Comutador da Ignição. Porque estas são peças que levam a Luz do EPC acender em alguns casos e são peças baratas. Além disso, a mão de obra deve ser barata.

Comutador Ignição Original Gol Quadrado
Comutador Ignição Original Gol Quadrado

Luz do EPC, o que é isso?

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Amauri paulus 17 de novembro de 2018

    Adorei a dica

Deixe um comentário