Luzes do carro: onde estão e para que servem os faróis e lanternas
Além de iluminar as vias, os faróis servem para melhorar a visibilidade, aumentar a segurança e contribuir para o design dos automóveis
Além de iluminar as vias, os faróis servem para melhorar a visibilidade, aumentar a segurança e contribuir para o design dos automóveis
Os automóveis apresentam inúmeras luzes. As lâmpadas, além de serem responsáveis pela iluminação e segurança, agora também fazem parte do design dos carros. Explicamos o que são e para que servem as principais luzes do carro: faróis e lanternas.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) descreve, no Anexo I, o que são as luzes obrigatórias dos carros:
O AutoPapo complementa:
A mais utilizada entre as luzes do carro é o farol baixo, que serve para iluminar as vias à frente. Ao contrário do farol alto, essa luz não ocasiona ofuscamento e é obrigatória durante à noite, em túneis e nas rodovias. A luz baixa também pode ser utilizada para facilitar a visibilidade de outros motoristas e pedestres.
Tem o facho mais potente e mais alto que o farol baixo. Ilumina um trecho maior à frente do veículo e tem utilização restrita: o motorista deve desativá-lo ao cruzar com outros automóveis ou quando estiver atrás de outro carro. É que o farol alto é capaz de ofuscar a visão de outros motoristas.
Os DRLs (daytime running ligths ou faróis de rodagem diurna) são dispositivos de iluminação instalados aos pares e ligados automaticamente com o acionamento do veículo. São as mais recentes das luzes do carro e auxiliam a segurança, já que aumentam a visibilidade durante o dia.
Os DRLs podem ser considerados como farol baixo nas estradas brasileiras.
Os faróis de neblina são posicionados na parte mais baixa do para-choques. Eles possuem facho largo e têm como objetivo iluminar a via quando há neblina, facilitando a visualização das marcações. Seu uso não substitui o farol baixo.
O conjunto dos faróis de neblina também conta com a luz traseira adicional, que auxilia a alertar os motoristas que estão atrás do veículo.
Apesar de não aparecerem nas definições do CTB, os faróis de milha ainda estão presentes em alguns automóveis brasileiros, como a linha Adventure da Fiat. O facho estreito e potente ilumina uma distância ainda maior que a do farol alto. Assim como as luzes altas, só podem ser usados em estradas sem iluminação.
Conhecidas como farolete, as luzes de posição são obrigatórias para embarque e desembarque, carga e descarga, e devem ser utilizadas quando o veículo estiver parado na via.
De acordo com dados apresentados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de janeiro a agosto de 2018, 2.295 multas foram aplicadas no Brasil por transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor. O número é maior que todas as autuações emitidas em 2017 pela mesma razão (2.121). Entenda por que a regulagem de farol é imprescindível.
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O Novo Onix não tem a opção de instalação de DLR + Farol de neblina juntos, como resover esse problema já que um não substitui o outro, cada um tem sua função?
“Os DRLs podem ser considerados como farol baixo nas estradas brasileiras”
Sobre esse item faltou dizer que não podem ser utilizados em pista simples de rodagem, novo CTB.
A matéria poderia (na minha opinião, DEVERIA) ser mais abrangente,,, Sequer cita os faróis/veículos que possuem assinatura luminosa em led que, quando mais fracas que as Drl’s não podem ser utilizadas nas estradas como substitutas dos faróis (C4 lounge, Ônix, Prisma, Ecosport “antiga”, etc…). Isso sim, causa muita confusão em motoristas menos informados.