Manutenção de carro turbo é mais caro? Confira comparativo
Comparamos os preços de revisões para saber se realmente é mais caro manter um carro com motor sobrealimentado
Comparamos os preços de revisões para saber se realmente é mais caro manter um carro com motor sobrealimentado
Mesmo populares e consolidados no mercado, os motores turbo modernos ainda são vistos com desconfiança pelos mais conservadores. Dizem que eles possuem manutenção mais cara que os aspirados, por terem mais componentes, só que a realidade não é bem assim.
Motores modernos em geral, independente de serem turbinados ou não, trazem soluções para reduzir as manutenções periódicas: exigem trocas de óleo mais espaçadas, as velas possuem maior durabilidade, possuem sistema de arrefecimento mais eficientes e trocam a correia dentada tradicional pela durável banhada a óleo ou por corrente metálica.
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Uma preocupação que existe com a manutenção dos motores turbo é caso apareça algum problema relacionado a esse sistema de sobrealimentação. O turbocompressor, válvula de alívio e intercooler são alguns dos componentes caros que eles possuem a mais que um aspirado.
Mesmo sendo peças essenciais, elas não são do tipo que pedem manutenção corriqueira. Se apresentarem defeito, será com altíssima quilometragem, ou devido a algum desleixo, ou então devido a algum defeito de fabricação.
Um bom exemplo de como não existem mistério na manutenção dos motores turbo são os turbodiesel que equipam caminhonetes desde os anos 90. Não é raro vê-los passando de 1 milhão de km com a manutenção sendo bem feita.
Os motores de projeto mais recente possuem custo de manutenção periódica mais barata. Uma forma de medir isso é pelo preço das revisões, que hoje são tabeladas pelas montadoras.
Com os motores turbo, o pacote de revisão inclui basicamente o mesmo que um equivalente aspirado moderno: óleo, filtros e, ocasionalmente, uma vela ou correia de acessórios.
No caso da Honda, por exemplo, os motores 1.5 aspirado e 1.5 turbo possuem o mesmo valor nas revisões e os mesmos serviços prestados. Confira abaixo alguns comparativos de valores de revisão:
O motor 1.6 aspirado da Peugeot possui projeto mais antigo, com origem nos anos 80 e com essa variante atual sendo do final dos anos 90. Ele foi atualizado com a primeira geração do 208, mas ainda traz conceitos antigos como a correia dentada.
Já o 1.0 turbo atual, criado pela Fiat e hoje sendo usado por toda Stellantis, traz recursos que reduzem a manutenção como a corrente de comando. Por ter três cilindros, há a economia de uma vela quando chega a hora de trocá-las, por exemplo.
Revisão | Preço 1.6 aspirado | Preço 1.0 turbo |
---|---|---|
10 mil km | R$ 659 | R$ 722 |
20 mil km | R$ 1.192 | R$ 722 |
30 mil km | R$ 659 | R$ 884 |
40 mil km | R$ 1.557 | R$ 924 |
50 mil km | R$ 659 | R$ 722 |
60 mil km | R$ 1.192 | R$ 1.462 |
Total | R$ 5.918 | R$ 5.436 |
No caso do Chevrolet Onix, ambos motores são da mesma família. As diferenças na hora da manutenção são apenas dos valores de preço do óleo e outros detalhes. As velas de ignição, por exemplo, duram 100 mil km no uso comum.
Revisão | Preço 1.0 aspirado | Preço 1.0 turbo |
---|---|---|
10 mil km | R$ 472 | R$ 456 |
20 mil km | R$ 960 | R$ 944 |
30 mil km | R$ 716 | R$ 700 |
40 mil km | R$ 1.068 | R$ 1.052 |
50 mil km | R$ 688 | R$ 672 |
60 mil km | R$ 960 | R$ 944 |
Total | R$ 4.864 | R$ 4.768 |
A Volkswagen é outra montadora que oferece o mesmo motor em versões aspirada e turbo. No Polo a opção sobrealimentada é a 170 TSI, que traz manutenção levemente mais cara que a aspirada.
Os itens trocados nas revisões são os mesmos, o que muda são as especificações. Apesar disso, o custo de manutenção do Polo com motor turbo não é dos maiores quando comparado ao aspirado.
Revisão | Preço 1.0 aspirado | Preço 1.0 turbo |
---|---|---|
10 mil km | R$ 754,81 | R$ 804,46 |
20 mil km | R$ 849,79 | R$ 899,44 |
30 mil km | R$ 745,09 | R$ 794,74 |
40 mil km | R$ 1.147,01 | R$ 1.618,26 |
50 mil km | R$ 745,09 | R$ 794,74 |
60 mil km | R$ 849,79 | R$ 899,44 |
Total | R$ 5.091,58 | R$ 5.811,10 |
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Mesmo assim, ainda prefiro os aspirados.
Enquanto estiverem na garantia até pode ser, depois é que aparecem os problemas crônicos e de alto custo de manutenção. Por enquanto não troco aspirado por turbo. Aliás o aspirado para minhas necessidades é perfeito.
Porque não comparam o preço da bomba de combustivel? Kkkkkkk