Manutenção de carro turbo é mais caro? Confira comparativo

Comparamos os preços de revisões para saber se realmente é mais caro manter um carro com motor sobrealimentado

motor peugeot 208 2024 turbo griffe 31
Em alguns casos, o valor é o mesmo (Foto: Peugeot | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 10/04/2024 às 08h03
Atualizado em 30/04/2024 às 12h00

Mesmo populares e consolidados no mercado, os motores turbo modernos ainda são vistos com desconfiança pelos mais conservadores. Dizem que eles possuem manutenção mais cara que os aspirados, por terem mais componentes, só que a realidade não é bem assim.

Motores modernos em geral, independente de serem turbinados ou não, trazem soluções para reduzir as manutenções periódicas: exigem trocas de óleo mais espaçadas, as velas possuem maior durabilidade, possuem sistema de arrefecimento mais eficientes e trocam a correia dentada tradicional pela durável banhada a óleo ou por corrente metálica.

VEJA TAMBÉM:

Uma preocupação que existe com a manutenção dos motores turbo é caso apareça algum problema relacionado a esse sistema de sobrealimentação. O turbocompressor, válvula de alívio e intercooler são alguns dos componentes caros que eles possuem a mais que um aspirado.

Mesmo sendo peças essenciais, elas não são do tipo que pedem manutenção corriqueira. Se apresentarem defeito, será com altíssima quilometragem, ou devido a algum desleixo, ou então devido a algum defeito de fabricação.

Um bom exemplo de como não existem mistério na manutenção dos motores turbo são os turbodiesel que equipam caminhonetes desde os anos 90. Não é raro vê-los passando de 1 milhão de km com a manutenção sendo bem feita.

Preço de revisão de motores turbo podem ser mais baratos que aspirados

novo honda hr v touring na estrada 16
As revisões do HR-V têm sempre o mesmo valor, independente do motor (Foto: Honda | Divulgação)

Os motores de projeto mais recente possuem custo de manutenção periódica mais barata. Uma forma de medir isso é pelo preço das revisões, que hoje são tabeladas pelas montadoras.

Com os motores turbo, o pacote de revisão inclui basicamente o mesmo que um equivalente aspirado moderno: óleo, filtros e, ocasionalmente, uma vela ou correia de acessórios.

No caso da Honda, por exemplo, os motores 1.5 aspirado e 1.5 turbo possuem o mesmo valor nas revisões e os mesmos serviços prestados. Confira abaixo alguns comparativos de valores de revisão:

Peugeot 1.6 aspirado e 1.0 turbo

O motor 1.6 aspirado da Peugeot possui projeto mais antigo, com origem nos anos 80 e com essa variante atual sendo do final dos anos 90. Ele foi atualizado com a primeira geração do 208, mas ainda traz conceitos antigos como a correia dentada.

Já o 1.0 turbo atual, criado pela Fiat e hoje sendo usado por toda Stellantis, traz recursos que reduzem a manutenção como a corrente de comando. Por ter três cilindros, há a economia de uma vela quando chega a hora de trocá-las, por exemplo.

Revisão Preço 1.6 aspirado Preço 1.0 turbo
10 mil km R$ 659 R$ 722
20 mil km R$ 1.192 R$ 722
30 mil km R$ 659 R$ 884
40 mil km R$ 1.557 R$ 924
50 mil km R$ 659 R$ 722
60 mil km R$ 1.192 R$ 1.462
Total R$ 5.918 R$ 5.436

Chevrolet Onix

chevrolet onix premier 2021 cinza rodando em estrada 1
No caso do Onix, o turbo tem manutenção mais barata (Foto: Chevrolet | Divulgação)

No caso do Chevrolet Onix, ambos motores são da mesma família. As diferenças na hora da manutenção são apenas dos valores de preço do óleo e outros detalhes. As velas de ignição, por exemplo, duram 100 mil km no uso comum.

Revisão Preço 1.0 aspirado Preço 1.0 turbo
10 mil km R$ 472 R$ 456
20 mil km R$ 960 R$ 944
30 mil km R$ 716 R$ 700
40 mil km R$ 1.068 R$ 1.052
50 mil km R$ 688 R$ 672
60 mil km R$ 960 R$ 944
Total R$ 4.864 R$ 4.768

Volkswagen Polo

A Volkswagen é outra montadora que oferece o mesmo motor em versões aspirada e turbo. No Polo a opção sobrealimentada é a 170 TSI, que traz manutenção levemente mais cara que a aspirada.

Os itens trocados nas revisões são os mesmos, o que muda são as especificações. Apesar disso, o custo de manutenção do Polo com motor turbo não é dos maiores quando comparado ao aspirado.

Revisão Preço 1.0 aspirado Preço 1.0 turbo
10 mil km R$ 754,81 R$ 804,46
20 mil km R$ 849,79 R$ 899,44
30 mil km R$ 745,09 R$ 794,74
40 mil km R$ 1.147,01 R$ 1.618,26
50 mil km R$ 745,09 R$ 794,74
60 mil km R$ 849,79 R$ 899,44
Total R$ 5.091,58 R$ 5.811,10
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João Paulo 6 de outubro de 2024

Mesmo assim, ainda prefiro os aspirados.

Avatar
Nelson 27 de agosto de 2024

Enquanto estiverem na garantia até pode ser, depois é que aparecem os problemas crônicos e de alto custo de manutenção. Por enquanto não troco aspirado por turbo. Aliás o aspirado para minhas necessidades é perfeito.

Avatar
Roger 17 de abril de 2024

Porque não comparam o preço da bomba de combustivel? Kkkkkkk

Avatar
Deixe um comentário