De ônibus no rio Elba: meio coletivo, meio barco

Ônibus anfíbio, pioneiro na Alemanha, é usado pelos turistas para conhecer as belezas da histórica cidade de Hamburgo

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Manutenção é um dos desafios impostos pelo ônibus anfíbio (Foto | Divulgação)
Por Daniel Camargos
Publicado em 12/10/2017 às 15h04
Atualizado em 19/10/2022 às 14h58

Quem vê os turistas passeando, ou melhor, navegando de ônibus pelas águas do rio Elba, em Hamburgo, na Alemanha, pode ficar bem confuso. Afinal, pode um coletivo se transformar em barco e depois voltar a rodar pelas ruas? A resposta é sim. Sob o casco à prova d’água do Hafencity Riverbus, está o chassis de um caminhão da MAN. Já a carroceria foi fornecida por uma empresa húngara.

A atração combina habilmente os tours do porto e da cidade. Vale destacar que Hamburgo é um a segunda maior cidade da Alemanha e seus canais são cruzados por mais de 2,5 mil pontes, o que torna a malha de canais maior do que as de Amsterdã e Veneza. Portanto, a ideia permitir o transporte tanto por água e quanto por terra de ônibus é bastante lógica.

De ônibus no rio Elba: coletivo anfíbio, pioneiro na Alemanha, é usado pelos turistas para conhecer as belezas da histórica cidade de Hamburgo
(Divulgação)

O primeiro ônibus anfíbio na Alemanha, Fred Franken precisou executar algumas tarefas pioneiras em muitas ocasiões. Tanto que levou quatro anos até conseguir a permissão das autoridades de trânsito – e marítimas – para circular, pois a lei de tráfego alemã não prevê veículos anfíbios.

“Eu já tinha a ideia para este tipo de projeto há 18 anos”, explica Franken, um mercador marítimo e entusiasta confesso por ônibus. “Naquela época, eu tinha visto uma atração similar em Cingapura e ficou imediatamente óbvio para mim que nós definitivamente precisávamos de algo assim em Hamburgo”, recorda.

De ônibus no rio Elba: coletivo anfíbio, pioneiro na Alemanha, é usado pelos turistas para conhecer as belezas da histórica cidade de Hamburgo
(Divulgação)

Outro desafio é a manutenção. “Isto não é um ônibus nem um barco, e na verdade, não existiram veículos que pudessem ser comparados a ele até agora. Então, a equipe da oficina precisa ter um nível extremamente alto de conhecimentos técnicos para conseguir chegar rapidamente as partes que precisem de reparos”, explica Mike Vannauer, gerente de Vendas de Ônibus da Região Norte da MAN Truck & Bus Deutschland GmbH.

O Riverbus só fica disponível para manutenção, no máximo, um dia por semana, pois a procura aos passeios de ônibus anfíbio é grande. “Nos primeiros dois meses de operação, nós já tivemos mais de 6.000 passageiros a bordo, incluindo cidadãos locais e muitas pessoas de lugares longínquos”, destaca Fred Franken.

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