Norte-americanos: imprudentes como os brasileiros

Motoristas nos Estados Unidos respeitam o sistema "zipper", mas não se preocupam com segurança, assim como os do Brasil

zipper
Por Boris Feldman
Publicado em 29/07/2018 às 11h30

“Don´t give up till they buckle up” é uma recente campanha institucional do governo norte-americano: “Não desista até que tenham afivelado os cintos”, sugerindo ao motorista que fique de olho nos passageiros de trás. Estive recentemente em Nova Iorque (EUA) e voltei a reparar em vários aspectos do trânsito, postura dos motoristas e do governo.

Aluguei um carro para passsar um fim de semana em Lenox, no estado de Massachussetts, a quase 200 km de distância, para um festival de música clássica. No trajeto, primorosas auto-estradas (as Interstates) de várias faixas em cada direção, mas também estradinhas minúsculas entre cidadezinhas do interior.

Num momento da viagem, numa auto-estrada, bateu uma chuva seguida de tempestade, daquelas que dá vontade de parar o carro. Fiquei surpreso ao não passar, durante muitos quilômetros sob verdadeiro aguaceiro, em nenhum trecho alagado. Claro que, em alguns pontos, um pouco de água cobria o asfalto, mas nenhuma “lagoa” capaz de provocar a inevitável aquaplanagem, mesmo rodando no limite permitido, quase 110 km/h. Já tive que rezar ao volante de um carro esquiando numa das nossas auto-estradas em velocidades semelhantes.

Prestando mais atenção no asfalto, percebi vários bueiros bem na margem, quase no acostamento. Desses retangulares com várias barras em paralelo. E percebi então o porquê de não se formarem lâminas de água na estrada: além da drenagem para a beirada, os bueiros compoem um sistema de coleta das águas pluviais que praticamente elimina a possibilidade da aquaplanagem, um fenômeno que deixa o motorista sem nenhum controle sobre o carro (pois os pneus perdem o contato com o asfalto) e o deixa à mercê da sorte.

Pode ser que exista alguma estrada no Brasil com este recurso, mas eu desconheço. Já se agradece aqui uma inclinação da pista asfáltica para uma drenagem mínima da água pluvial.

Por outro lado, foi impossível registrar a presença de qualquer buraco nas calmas e pouco movimentadas estradinhas do interior, dessas que ligam pouco mais que nada a pouco mais que coisa alguma. Verdadeiros tapetes negros sem vestígios de remendos, resultado de uma camada de asfalto depositada sobre uma base sólida e bem compactada.

Não se trata de nenhum “complexo de vira-lata”da minha parte, pois conheço excelentes rodovias no Brasil, principalmente no estado de São Paulo, que nada ficam a dever às estradas de Primeiro Mundo. Mas, por outro lado, algumas de manutenção desleixada, com remendos deploráveis ou crateras que costumam arruinar rodas, pneus e suspensão de quem acabou de contribuir num posto de pedágio.

Se as estradas nos EUA são de boa qualidade, os motoristas não superam muito em civilidade os nossos: é mais raro, porém possível flagrar objetos “voadores” do carro para o asfalto apesar das pesadas multas. Motoristas novaiorquinos calcando sem parar o botão da buzina na ilusão de resolver o fluxo travado é desesperador. E, falar ao celular é o de menos, pois são capazes até de ler ou escrever mensagens enquanto dirigem.

Mas, respeita-se lá o zipper system (sistema do zíper) quando duas faixas devem se transformar numa só (por acidente ou obra na estrada): é a regra de que o motorista da fila que será única sempre abre espaço alternativamente ao carro que vem do lado. Assim como os dois lados do fecho tipo zíper vão se encaixando ao se mover o cursor. No Brasil, o que se vê é um embate entre as duas filas: o zipper system substituído, com honrosas exceções, pelo “salve-se quem puder”.

Ao contrário do Brasil, o cinto de segurança não é obrigatório em todos os estados norte-americanos. Em alguns, as leis exigem seu uso apenas pelas crianças. Exigido ou não, sua utilização no banco traseiro ainda é bem inferior ao dianteiro e por isso a tal campanha do governo. Também sob o aspecto da negligência para a segurança veicular, os motoristas dos dois países se equivalem…

motoristas dos EUA respeitam o zipper system
“Zipper system”: carros se alternam (ilustração Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodolfo 29 de julho de 2018

Caro Boris, boa tarde!
…. Não devemos nos esquecer que os EUA existia um grupo “Kuckusclan” que matava negros de graça. Eles só pararam porque surgiu uma lei que proibia esse crime.
…. Assim enquanto as leis forem brandas alguns vão abusar das brechas da lei.
Um forte abraço,

Avatar
Deixe um comentário