Novas regras para placas Mercosul entram em vigor

Apenas no primeiro emplacamento, na substituição e na troca de municípios o padrão será obrigatório; limite para adesão passa para 31 de janeiro

placa mercosul nova
Por AutoPapo
Publicado em 27/08/2019 às 10h22
Atualizado em 27/03/2020 às 09h47

Entrou em vigor nesta terça-feira, 27 de agosto de 2019, a Resolução 780/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O texto, que trata das novas regras para as placas Mercosul, determina a obrigatoriedade e o limite máximo para adesão ao novo padrão.

Entenda as novas regras para as placas Mercosul

Obrigatoriedade

De acordo com a resolução, as placas padrão Mercosul são obrigatórias em:

  • veículos novos;
  • automóveis que precisem trocar as chapas em decorrência de mudança de categoria do veículo, furto, extravio, roubo ou dano da referida placa;
  • veículos transferidos de município ou estado.

Até esta terça-feira, quando as novas regras para as placas Mercosul não estavam em vigor, os veículos transferidos para outro proprietário também precisavam realizar a troca.

O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Jerry Dias, explicou que a retirada da exigência de implantação da nova placa implica economia:

Hoje, são realizadas cerca de 17 milhões de transferências de propriedade por ano sem mudança de município. A regra anterior exigia que o cidadão obrigatoriamente substituísse as placas. Com a alteração aprovada pelo Contran, estima-se uma economia de aproximadamente R$ 3,4 bilhões ao consumidor final

Começam a vigorar, nesta terça-feira, 27, as novas regras para placas Mercosul. Mudanças foram determinadas pela Resolução 780/2019 do Contran.
Nova placa Mercosul foto Alexandre Carneiro

Limite para adesão

Os estados que ainda não adotam o novo padrão têm até o dia 31 de janeiro de 2020 para começar a emplacar com as novas chapas.

Desde 2014, quando os países do Mercosul decidiram utilizar um mesmo padrão, o Brasil já alterou o prazo para adoção das placas Mercosul inúmeras vezes. O modelo já utilizado na Argentina e no Uruguai deveria ter entrado em vigor por aqui em janeiro de 2016. Depois foi adiado para 2017, setembro de 2018 e junho de 2019. Por fim, a data limite passou a ser janeiro de 2020.

Transferência para estado que não adota as placas Mercosul

De acordo com as novas regras para as placas padrão Mercosul, um veículo que já foi emplacado com o novo padrão e será transferido para um estado que não o adota deve permanecer com sua chapa.

Para regulamentar esse caso específico, foi publicada a Portaria 3679/19 do Denatran.

Produção

Pela resolução, a produção da nova placa passa a ser controlada por um sistema informatizado nacional, criado pelo Denatran em parceria com o Serpro. As chapas terão um QR Code que possibilitará a rastreabilidade.

“É uma placa inteligente, que permite que os agentes de trânsito, por meio de aplicativo de fiscalização do Denatran, verifiquem a regularidade da placa e identifiquem outras importantes informações do veículo”, informou Marcelo Sampaio Sampaio, ministro substituto da Infraestrutura quando apresentou o texto.

Ainda segundo o parlamentar, o QR Code vai dificultar a clonagem e falsificação das placas Mercosul.

Já adotam as chapas e passam a respeitar as novas regras para placas padrão Mercosul os estados Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
138 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Geraldo Gomes 29 de julho de 2021

Muita burocracia e alto custo. Uma placa de moto em Minas Gerais está saindo a duzentos e sessenta e cinco reais. Fora a taxa. E o constrangimento de tirar a foto com a placa na frente do corpo igual bandido quando vai preso.

Avatar
José Antônio Gomes ferreira 27 de janeiro de 2021

Quando trocar a placa para placa Mercosul a antiga placa e obrigatório a devolução?

Avatar
Augusto 14 de outubro de 2020

Meu veículo estava com uma placa de outro Município, Eu achei que ao trocar em 2019 no Mês de Outubro, viria já com a Bendita placa Mercosul, pois os infelizes me fizeram o favor de apenas trocar o município alegando que não estava disponível ainda para aquele município, será que Eu fiquei puto da Vida com essa Raça!

Avatar
mateus 2 de outubro de 2020

Resumindo: o custo Brasil espanta até os brasileiros, se financiar o carro tem juros abusivos e vc acaba pagando 2 carros, paga mais 180 reais de taxa para transferir, mais 300 das placas, mais cartório, mais 60% de imposto na gasolina para ir pelo menos 4 vezes ao detran, o seu tempo perdido com a burocracia que vc poderia estar trabalhando e contribuindo para a prosperidade do país…, somando tudo não vai esquecer de somar o IPVA, os pedágios e multas de radar, além da manutenção e desgaste com os buracos que ninguém escapa, e claro, não podemos esquecer do valor do seguro obrigatório, licenciamento, e não esqueça de incluir no seguro contra roubo das rodas aro 17, mas veja pela lado bom se tiver portão eletrônico tem desconto no seguro, vc vai ter que pagar a conta todo ano, etc, somou tudo? agora divide pelo salário mínimo, ter um carro deve ser um sonho para muita gente, mas na contra mão nem de graça alguém vai querer ter um segundo carro. Melhor vc fazer hora extra para conseguir pagar a conta em dia de quem te cobra, e se não quiser pagar agora, pode pagar depois em dobro assim que parar na primeira blitz vão confiscar seu carro e te deixar a pé no meio da madrugada, mas se tomou um chop para comemorar, o bafômetro é melhor vc não soprar, que vão te conduzir até a carrocinha do camburão lá atrás como se vc fosse um verdadeiro marginal! Mas se o carro valorizar de repente, pode ficar tranquilo, somente carros acima de 30 mil que eles vão te cobrar ganho de capital no seu imposto de renda. Identificar e saber a solução do problema é fácil, o difícil é tirar a teta da criança que tá mamando por nossas costas. O governo deveria procurar outra fonte de renda para se sustentar, que não seja o dinheiro suado de quem está trabalhando pelo país. como em dubai etc Se não fizer algo diferente, os resultados serão os mesmos :S

Avatar
Alaerte floriano 20 de julho de 2020

Não vejo vantagem nem uma nestas polacas do Mercosul. Pois se um veículo de maior potencia de motor bater no meu.vai achar o mesmo deque jeito pois não tem.o nome da cidade que pertence.em quanto as placas anteriores é mais fácil localização…na minha opinião teria que ficar como estava

Avatar
Francisco Araújo de Sousa Junior 7 de julho de 2020

É uma gigantesca máfia esse Detran, quem poderá nos livrar de sermos roubados!!!!

Avatar
DAVI RIBEIRO ROCHA DE SOUSA 29 de maio de 2020

Não tenho a placa Mercosul, quando eu trocar terei que fazer outro documento CRLV sendo que já tenho o 2020

Avatar
alessandro 4 de setembro de 2020

Tenho meu carro em placado ate 2020 se eu for bota placa mercosul tenho q emplacar denovo?

Avatar
Daniela Da Silva 23 de abril de 2020

Estou com uma transferência no estado de Minas Gerais eu posso comprar placas no Paraná?

Avatar
Fabio Ferreira 5 de abril de 2020

Bom dia estou comprando uma moto de outro municipio,eu mesmo quem faco a transferência de meus veiculos pelo site do detran.tenho uma dúvida como que eu solicito a placa Mercosul no ato da transferência? Obrigado

Avatar
Valdemi de farias mineiro 19 de março de 2020

Minha moto é de São Paulo para colocar a placa nova Mercosul tem que fazer a mudança de estado……

Avatar
Nivaldo Lima Guimarães 18 de março de 2020

Realmente o Estado brasileiro encontra mecânico para explorar o povo que tanto paga de imposto, paguei por uma placa de moto 527.0 reais um verdadeiro absurdo,pra não chama de assalto, que ainda não nem lei apenas uma resolução 780/2019 e nem um político vê esse descaso por parte das altoridade políticas que só afunda esse país.

Avatar
Grazyele 13 de março de 2020

Eu tenho um veículo mas ñ está em meu nome será q eu posso colocar a nova placa ??

Avatar
RONALDO R ALMEIDA 10 de março de 2020

Já que contra a vontade de todos enfiaram Guela abaixo estas placas ridículas até o Presidente teve que engolir devido um Senado Corrupto e Avarento quando vender o veiculo deveria tirar a placa e a mesma pertencer ao dono do veiculo e não ao veiculo. Pense comigo vendo o veiculo com a placa maldita Mercosul compro outro veiculo com Placa cinza vai aqui o idiota pagar R$ 215,00 em outra placa. Ja nos roubam com autorização com pagamento do maldito IPVA que dizem que vai pra saúde só se for pra Saúde do Bolço dos Políticos todos corruptos.Este País NUNCA vai mudar o Presidente quer mudanças mas o Senado e a Camara dos deputados não permite, em tudo o Senado e a Câmara cobra rios de dinheiro do Presidente.

Avatar
Márcio José Leal de Oliveira. 29 de fevereiro de 2020

Quero saber
Fis a transferência do veículo para meu nome
Em um estado agora estou com o carro em outro estado
Gostaria de saber se eu posso coloca a nova Placa ond estou ou tenho q pedir no estado que eu fiz a documentação do veículo?

Avatar
Fábio Bernardes 20 de fevereiro de 2020

Se eu vender meu veículo com placa mercosul , pode transferir normal ?

Avatar
Giorgio Neves de Souza 20 de fevereiro de 2020

Tô comprando uma moto com a placa Mercosul, irei transferir pra outra cidade, o despachante tá cobrando outra placa, isso é válido?
Pensei que seria a mesma

Avatar
Daniela Da Silva 23 de abril de 2020

se o veículo já está com placa Mercosul que é válida em todo território nacional você só pode pagar a transferência não tem a obrigação de pagar novas placas

Avatar
David Aparecido da Cruz 17 de fevereiro de 2020

Boa tarde eu gostaria de saber o porque a placa nova mercosul não é ultilizado lacre?

Avatar
Jociano Cavalcante. 11 de fevereiro de 2020

Com a nova placa posso imprimir o documento em outro estado ou so no estado de origem?

Avatar
Alan tobini 6 de fevereiro de 2020

Empaquei meu carro a menos de 1 ano e meio o carro e a moto porém foram feitos os emplacamentos com o modelo antigo vou ter q pagar essas placas de novo

Avatar
Anderson 1 de fevereiro de 2020

Boa tarde!
Acabei de comprar um veículo e no documento veio a placa modelo antigo.
Como é o primeiro emplacamento eu achei que seria já no modelo novo!

Avatar
Rafael 29 de janeiro de 2020

Já que a placa não tem lacre, teoricamente eu mesmo poderia adiquiri a placa e instalar no carro.

Avatar
Zilmar 17 de janeiro de 2020

Boa tarde se a nova placar Mercosul se não for instalado até 31 de Janeiro 2020 o veículo não vai poder circular,

Avatar
Nelson Brandão Filho 11 de janeiro de 2020

As placas padrão mercosul foram adiadas para 2021 em Minas Gerais?

Avatar
Josias 20 de dezembro de 2019

Gostaria de saber se a pessoa for ficar com o veículo até virar sucata se pode ficar com a placa cinza. Ou se é obrigado a trocar

Avatar
Luiz Carlos 17 de dezembro de 2019

Por ser Mercosul posso comprar carro em qualquer estado com meu endereço de MG?

Avatar
Alexandre 19 de fevereiro de 2020

Em minha cidade a placa de moto e muito cara eu posso comprar em outro estado ?

Avatar
Drika 30 de novembro de 2019

Bom dia a troca dedsa nova placa vai interferir no documento do carro e dut?

Avatar
Ednaldo Carvalho 27 de novembro de 2019

Tenho a seguinte dúvida:
Essa placa Mercosul, já que o próprio nome diz, “por ser um projeto mais que nacional”,
É justo pagarmos por transferência de cidade?
Se desde quando ficou a nível Mercosul…

Avatar
André Pereira 16 de novembro de 2019

Aos que falaram que o novo modelo de placa não tem os nomes do estado e da cidade,pois se tiverem a oportunidade de ver uma placa frente a frente irão ver que existe um QR CODE o qual creio que tem a informação do estado e cidade o qual a placa pertence e acho que isso é uma forma de não acontecer clonagem de placa.

Avatar
Roberto 24 de janeiro de 2020

Sim, existe o QRCode.
Por simples curiosidade, baixei um aplicativo para ler esse QRCode das placas.
Depois de várias tentativas de ler o QRCode da minha placa Mercosul, todas sem sucesso, achei que o aplicativo tinha algum problema.
Dias depois, tive a oportunidade de testar o aplicativo num estacionamento, onde de uns 5 carros com as novas placas, só consegui ler algumas informações em 2 placas. 3 placas não puderam ser lidas (seria 4 com a minha).
E mais, existem em circulação no Paraná, placas Mercosul com várias diferenças visíveis. Algumas mudam de cor conforme de onde se olha, outras não. Além disto, tem outras diferenças facilmente percebidas quando posicionadas lado a lado.
Como as novas placas não tem mais o lacre do Detran e, devido a essas diferenças, fica a impressão que algumas placas são falsas, inclusive as do meu carro comprado zero e emplacado na concessionária.
.
.

Avatar
Marcelo Teixeira 27 de janeiro de 2020

Bom dia amigo,
O único app que vai fazer a leitura do QR CODE das placas Mercosul é o app VIO, do Denatran.

Avatar
washington moreira 1 de novembro de 2019

eu quero trocar trocar as placas como eu faço????

Avatar
Neuza Perez 29 de janeiro de 2020

Gostaria de mudar as letras da placa do meu carro, posso aproveitar esta mudança para faze-lo, ou o novo modelo tem que continuar as mesmas letras da que eu tenho?

Avatar
Herculano de holanda 21 de outubro de 2019

Alem do Duda pago da placa eu preciso leva mais oque e se o carro com multa consegui troca a placa

Avatar
Luis Rodrigues 16 de setembro de 2019

Adiquiri um veículo a pouco tempo será que já vai vir a Mercosul?

Avatar
Ailton Salomão Gomes 7 de setembro de 2019

Sou de Minas Gerais , comprei um carro no estado do Espírito Santo , quero transferi pra Minas , me falaram que tenho que colocar a placa Antiga refletiva uma vez que o carro já está com o padrão Mercosul.

Avatar
Léo 1 de outubro de 2019

De acordo com a Portaria 3679/19 do Denatran, não será necessário trocar a placa para o modelo antigo.

Avatar
ALDEMIR Masculino SOARES 2 de setembro de 2019

Qual o preço desta planta?

Avatar
regivaldo mangabeira de sefna 29 de agosto de 2019

não entendi essa confusão direito se eu compro um carro na minha cidade não preciso troca a placa pra transferi pra meu nome e isso?

AutoPapo
AutoPapo 30 de agosto de 2019

Depende do Estado. Se for em um que já adotou a placa e o carro já estiver com ela, não.

Avatar
André 22 de junho de 2021

Ok um veiculo sendo transferido de um estado que ja adotou a placa mercosul e sendo emplacado com ela após ser transferido para s.p não é necessario ter que trocar. Placa novamente?

Avatar
Fernando Henry 29 de agosto de 2019

e quem já trocou pra essa placa de padrão novo??? pode voltar pra placa antiga ou não tem que ficar com essa placa nada a ver??? e o povo só se lascando e gastando dinheiro e nossos governantes nem ai, eita Brasil

Avatar
sergio 29 de agosto de 2019

no meu modo de ver se a placa e padrao merco sul, a placa tem que ser da pessoa como se fosse um bem e nao do carro, como nos outros paises. vc vende o carro mas fica com as placas, quem compra o carro tem que ter a sua propria placa . isso e merco sul. so no brasil nao e assim .isso e uma vergonha, me sinto lesado. esse e meu desbafo

Avatar
Musky 28 de agosto de 2019

Ridículo esse modelo de placa sem nexo algum. A ideia só lide ter surgido de um retardado

Avatar
Justino Biazus 28 de agosto de 2019

Acho q não devia trocar as placas deviam sim constar estado município q está emplacado o veículo assim facilita a vida dos criminosos q se usam desse fator pra cometer crimes mais facilmente

Avatar
Carlos Pala 28 de agosto de 2019

Se constasse municipio e estado ai teria que trocar a placa em cada transfrerencia de cidade e estado, anulando a vantagem da placa unica. Mas bom mesmo que aqui em MG ainda nao usam essa m&rda.

Avatar
Nilson 28 de agosto de 2019

Ficou confuso. Mudou o que mesmo?

Avatar
anatolio pereverzieff 28 de agosto de 2019

Infelizmente ainda não vimos carros dos outros Países do Mercosul com novas placas (eu ainda não vi mesmo). Acho que os técnicos do Denatran deveriam olhar para os interesses da maioria do povo, deixar opcional já que não tem nome de cidade, pergunto o que essas placas trarão de benefícios reais a não ser a proliferação dos interesses políticos dos antigos parceiros (neocomunas)…Urge que o governo federal haja rápido nessa questão! O povo está cansado de tanta bandalheira.

Avatar
Adailson Marques da Silva 28 de agosto de 2019

Que temos haver com essas novas placas, não vejo necessidade isso é maneira de roubar a nós, por isso que EU VOTO NULO.

Avatar
Erivan Schnaider Ramos 28 de agosto de 2019

É a placa do merco-comunismo da América do Sul.

Avatar
Osias souza 28 de agosto de 2019

Mais uma maneira legal de meter a mão no bolso já tão explorado dos pagadores de impostos deste país. Inventaram placas de três letras, inventaram número do chassi nos vidros,inventaram número do chassi na etiqueta dos cintos de segurança, inventaram placa com código de barra na plaquetinha e agora essa balela de Mercosul. Em contra partida a todo esse desperdício de tempo e dinheiro o roubo de carros só aumenta junto aos vantajosos desmanches.

Avatar
Maurício S N 28 de agosto de 2019

Rastrear a placa com código QR não vai adiantar nada… Os bandidos podem clonar a placa e criar um novo código QR. Teria que obrigar a colocar rastreadores em todos os carros em um lugar que só o proprietário dever indicar e instalar um aplicativo de rastreio em caso de furto ou sinistro. Trocar somente a placa não vai resolver o problema e só gera despesa (mais uma, imposta pelo governo) para os proprietários de veículos.

Avatar
Riki 28 de agosto de 2019

Aí e foda o ladrão vai obrigar vc a fala a onde tá o rastreador Ou vc FL ou morre vai correr mais perigo

Avatar
Vanderlei 28 de agosto de 2019

Vai ficamais fácil de leva multa,os ladrão tira a placa passa para o carro dos bandido passa farol vermelho fais que quiser eles não tem nada a perder e quem paga as multa e dono do veículo roubado,Brasileiro vai ter muita dor de cabeça com esta placa

Avatar
Luiz Otávio 12 de julho de 2021

Realmente você tem razão Vanderlei, o ladrão safado, vai com a chave de fenda e retira a sua placa e coloca no carro dele, e comete um montão de infração, aí quem vai levar ferro? O pobre coitado do proprietário condutor honesto! Tem que rir pra não chorar. Kkkkk….

Avatar
Carlos Arruda 28 de agosto de 2019

Onde foram parar nome de município e Estado ??? Alguém está pensando na segurança do trânsito ???

Avatar
Theo 28 de agosto de 2019

Vamos sair as ruas contra a troca desta placa. Vamos pessoal!

Avatar
adriano 8 de janeiro de 2020

Vai trabalhar e deixe de ganhar pão com mortadela para ficar fazendo baderninha na rua…

Avatar
Luiz 28 de agosto de 2019

Como disse alguém acima: Primeiro foi o kit Primeiros socorros, depois a questão do extintor, depois as tomadas elétricas com três furos, depois as placas do mercosul. Alguém me disse, que NESSAS PLACAS, há dados PATENTEADOS e ao fazer o emplacamento, PAGAMOS royalties. Tudo COISAS INÚTEIS, e umas já excluídas. E mais: AS PLACAS facilitam a fuga de carros com DROGAS, pois é difícil MEMORIZAR a placa para fazer a denúncia. Todas essas medidas têm um único fim: SUPERFATURAR E ROUBAR.

Avatar
Rob Reis 28 de agosto de 2019

Acredito que com a identificação do Estado e Município(nas novas placas), possa inibir (diminuir) uma boa porcentagem nos índices de furtos e roubos de veículos.( Até mesmo porque o ladrão não andará com equipamentos para ler o QR CODE… por enquanto rsrs pra ver de é o veículo)

Exemplo: Moro em Minas Gerais numa cidadezinha bem desconhecida e tenho casa em São Paulo a placa do meu carro é de São Paulo e vou a essa grande metrópole com altos índices de ocorrências policiais em roubos de carros, o marginal quando vê que a placa é daquele local já fica menos visualizado, agora estaciona, ou para em algum lugar dentro de uma periferia e a sua placa é de uma cidadezinha desconhecida, vc já vai chamar mais atenção do marginal, pois na mente do bandido, ou vc não conhece a região, ou está perdido, ou vc é um morador da roça e não irá trazer a ele nenhum perigo de reação.

Digo… dentro das grandes cidades os roubos, claro são mais frequentes e aumenta a chance se for placa de outros municípios e se for de longe o risco triplica.

Por experiência própria

Avatar
luiz mario rosa 28 de agosto de 2019

Começou com o kit primeiros socorros depois o novo extintor não conseguiram arrecadare então pensaram o que podemos mudar nos automóveis no Brasil precisamos arrecadar aí veio a troca das atuais pelas as placas feias do Merconul com o custo 200 reais para realizar troca agora é só esperar a próxima grande idéia de quem de faz tudo para arrecadar corrigido eu quis dizer ajudar

Avatar
ANTONIO BENTO MEIRA 28 de agosto de 2019

Nenhuma placa vai segurar a clonagem o furto e o roubo de veículos., nós usuários somos roubados tanto pelos bandidos que já fazem isto é é normal e também pelos dirigentes do nosso querido Brasil.

Avatar
Valdir Borges Velho 28 de agosto de 2019

Pra mim teria de constar na placa o estado e o município ao qual o veículo está registrado. Assim como está contínua sendo uma placa incompleta.

Avatar
Cassio 28 de agosto de 2019

De que adianta trocar a placa?
Pra mim ficou pior a indetificação isntatânea do lugar de origem do veículo, hj e preciso ter um aplicativo para de qual estado e cidade e o veículo.virou um monte de chinês na 25 de março, duro de saber quem é quem!

Avatar
Osmar 28 de agosto de 2019

Essas que temos hoje entraram em vigor que seriam para sempre e de difícil clonagem, e o baile continua,e o bolso não aguenta mais!

Avatar
João 28 de agosto de 2019

Daqui uns tempos vão pedir pra emplacar até as bikes kkk

Avatar
Hidelmir costa dos santos 28 de agosto de 2019

Essa placa da Mercosul é uma forma de enganar o povo para arrecardar dinheiro ,

Avatar
Carlos Antônio da Silva 28 de agosto de 2019

É bem fácil é só colocar o nome da cidade e estado pronto tá resolvido é só o governo querer não custa nada a mais

Avatar
Carlos Antônio da Silva 28 de agosto de 2019

É bem fácil é só colocar o nome da cidade e estado pronto tá resolvido é só o governo querer não custa nada a mais é minha primeira participação nesse tipo de opinião

Avatar
Carlos Antônio da Silva 28 de agosto de 2019

É bem fácil é só colocar o nome da cidade e estado pronto tá resolvido é só o governo querer não custa nada a mais é minha primeira participação nesse tipo de opinião

Observação: isso aí é só pra tirar o nosso dinheiro

Avatar
david 4 de novembro de 2019

boa tarde a todos estou gostando dessa placa Mercosul pois essa troca de tarjeta e um roubo aqui na minha cidade (santa luzia mg) chega a custar 115,00 reais, e uma placa de 200,00 que voce nao ira precisar trocar a nao ser que se danifique esta otima

Avatar
HIDELMIR COSTA DOS SANTOS 28 de agosto de 2019

Essa placa da Mercosul é uma forma de enganar o povo para arrecardar dinheiro , isso nao inibem e nem evita clonagem de placa , uma placa que não indetifica nem ESTADO e nem cidade ,isto não passa de balela ; o nosso país fica querendo imitar outros países se não consegue fazer a lei valer para os ADUTERADORES de placas de veiculos.E uma palhacada.

Avatar
DJCRUZ 28 de agosto de 2019

Meus parabéns a todos que trabalharam na elaboração,e implantação, dessa placa Mercosul, ok, adorei ela ficou bonita, inteligente,um pouco discreta; só ti peço que permaneça pra sempre,de dodas mudança essa ficou perfeita,um abraço.

Avatar
Bruno 28 de agosto de 2019

Não concordo com esse modelo de placa pois causa uma impressão que esse país não tem soberania!!!! O Brasil que deveria ditar as regras…

Avatar
Gilson Rosa de Oliveira 28 de agosto de 2019

Boa noite!
Eu acredito que Este modelo de placa e muito mas Seguro, a uma Duvida, se na transferencia do Veiculo, modalidade com Placas, Padrão Mercosul, na transferencia de Municipio ou de Estado, e Nessesario a troca de Placa, como no modelo ou Permanence, com Ames?
Desde agradeço
Att
Gilson

Avatar
Márcio 28 de agosto de 2019

Aí tem um acidente ou um carro bate em alguém e perguntam vc viu a placa de que cidade a vítima responde sim vi a cidade é do Brasil a placa, teve um roubo ou furto vão responder vi a placa era da cidade do Brasil estão ajudando os vagabundo com esta troca que não é nem um pouco boa , mas aquilo está é minha opinião , claro é bonita é sim e muitos gostaram mas cada um com suas ideias eu acho péssima esta troca

Avatar
Márcio 28 de agosto de 2019

Aí tem um acidente ou um carro bate em alguém e perguntam vc viu a placa de que cidade a vítima responde sim vi a cidade é do Brasil a placa, teve um roubo ou furto vão responder vi a placa era da cidade do Brasil estão ajudando os vagabundo com esta troca que não é nem um pouco boa , mas aquilo está é minha opinião , claro é bonita é sim e muitos gostaram mas cada um com suas ideias eu acho péssima esta troca

Avatar
Luiz Otávio 12 de julho de 2021

Estacionei o meu carro na rua com a placa nova do Mercosul e o meu carro foi roubado e ninguém viu. Aonde que eu vou achar o meu carro?

Avatar
FABIO 27 de agosto de 2019

Parabéns o dinheiro das placas poderiam ser investimento para as rodovia porque na Rio Santos rodovia Mario Covas e uma vergonha mas lei e pra ser comprada vamos lar da mas dinheiro.

Avatar
gerson rosa de Camargo 27 de agosto de 2019

essa placa é um roubo au cidadão ela custa caro e não serve pra nada senador Cajuru de Goiás foi no Detran denunciando guadrilha de dentro do Detran gue vai ganhar muito dinheiro com fabricação dessa placa

Avatar
Andre 27 de agosto de 2019

BANDIDOS DE COLARINHO.

Avatar
Cláudio Sidney Gonçalves de Oliveira 27 de agosto de 2019

Na verdade ao meu entender,essa nova placa Mercosul e um novo modo pro cidadão pagar mais impostos.

Avatar
Vanderlei ermerlindo ribeiro 27 de agosto de 2019

Cada tempo ele arruma algo para os brasileiros pagar e uma vergonha já chega de tanos impostos

Avatar
Alessandro 27 de agosto de 2019

Não concordo já ganhamos pouco
Ainda tem que tirar 200,00
Reais do salario para substituir
A placa . É um absurdo.
Tantas coisas para o governo
Se preocupar por exemplo a saúde
Os hospitais etc.isso é inaceitavel.

Avatar
Kadson 27 de agosto de 2019

Isso é um absurdo só é uma maneira de arrecadação e de tirar dinheiro do pobre e Humilde pq é obrigado a gastar oq não tem a basta a CNH q custa mais cara do que o salário mínimo isso esses políticos corruptos não veem

Avatar
Marcelo 27 de agosto de 2019

Quanta baboseira:(

Avatar
Jurandir Siqueira rocha 27 de agosto de 2019

Está decisão e para todo o Brasil ???????

Avatar
Vandir 27 de agosto de 2019

Sim

Avatar
Jurandir Siqueira rocha 27 de agosto de 2019

Por favor no Estado de são Paulo quando será a troca das placas.
Meu veículo precisa trocar as placas como devo proceder .

Avatar
Leonardo Sanches Vieira 28 de agosto de 2019

Tomara que nunca!

Avatar
José Rivaldo da Silva Xaxá 27 de agosto de 2019

Quando vamos deixar de ser extorquindo pelo poder público? Começaram com o sêlo pedágio, depois com o kit de primeiro socorro, todos os anos inventam algo para nós extorquir, o cidadão não pode mais pagar por mordomias destes políticos corruptos, chega!!!!! Não aguentamos mais!!!!!!.

Avatar
Emannuel 27 de agosto de 2019

Está nova placa podia pelo menos ter garantia . porque se lavar o carro no jato de água a tinta sai toda . E o pior que não pode pintar tem que comprar outra e mais um meio de tomar nosso dinheiro. E uma vergonha

Avatar
VALMIR 27 de agosto de 2019

Eu gostei desse modelo de placa que não diz estado e nem cidade,eu como caminhoneiro já passei inúmeros constrangimento em outras cidades,as pessoas vendo que vc é de fora ficam com medo da gente assim ninguém vai saber de onde sou!!!!

Avatar
Dionei honorato da silva 27 de agosto de 2019

Esses caras são muito idiotas com tantos aplicativos e eles ficam procurando nome de cidade nas placas vcs que e contra as placas tem que morar na roça vai viver de carroça em tudo vcs são contra vc querem que nada da certo no Brasil.eu já uso as placas no meu carro e estou muito feliz e venha coisas Boa pra nos.

Avatar
Manuel 27 de agosto de 2019

Recife se intitula como capital do nordeste e não regulamentou ainda a nova placa padrão Mercosul em outros estados do nordeste essa placa já faz tempo que emplaca os veiculos . Capital do nordeste……?

Avatar
Jailton Almeida Araújo 27 de agosto de 2019

Isso é nada mais nada menos uma palhaçada ..para roubar nosso dinheiro…sou totalmente contra essa placa Mercosul..

Avatar
Jose antonio 27 de agosto de 2019

Gente vamos para o raciocimar existe letras e alfa :numeros: cada letra corresponde a um estado, entao nao precisa de bandeira para indicar o estado.

Avatar
Jair Xavier 27 de agosto de 2019

Não , se vc compra um carro e transfere o município ou estado, ela não altera as letras e números, então não podemos identificar dessa maneira!

Avatar
Neguita 28 de agosto de 2019

Não precisava ser tão cara alguém está ficando rico com está maravilha de idéia.

Avatar
Afranio 27 de agosto de 2019

O jumento que assinou a adoção dessas placas que não traz identificação de Estado, nem Município e sem lacre, deveria ganhar um troféu “Jumento Mercosul”. Só mesmo um idiota para acordar com essa placa que terá dificuldade de visualização das pessoas em um caso de atropelamento ou acidente com fuga. Um país com as dimensões do Brasil você fica sem saber de onde é o veículo.

Avatar
Carlos Eduardo 27 de agosto de 2019

Quando for trocar o carro, vai poder usar a mesma placa no outro carro que vc comprar.

Avatar
Regi 27 de agosto de 2019

Não, a placa não é individual.

AutoPapo
AutoPapo 27 de agosto de 2019

Olá, Carlos Eduardo.

Não. No Brasil, a placa sempre fica atrelada ao carro, ela não é do proprietário.

Obrigado e abraço

Avatar
Marcelo 27 de agosto de 2019

Boa noite gostaria de saber si eu for fz a transferência de uma moto vai continuar a mesma placa

Avatar
Fernando 27 de agosto de 2019

É possível saber o município e estado do veículo através do app “Sinesp Cidadão”. Você baixa tanto para iPhone quanto para Android, entra com letras e números da placa – inclusive a Mercosul – e a informação vem.

Avatar
Cristien 28 de agosto de 2019

Em locais que contam com o cerco eletrônico o código pode ser lido pelas câmeras das vias o que torna a fiscalização eficiente e anula todos os argumentos contra pois permite às autoridades de trânsito obter todas as informações do veículo instantâneanente!

Avatar
Cristien G Souza 28 de agosto de 2019

Em locais que contam com o cerco eletrônico o código pode ser lido pelas câmeras das vias o que torna a fiscalização eficiente e anula todos os argumentos contra pois permite às autoridades de trânsito obter todas as informações do veículo instantâneanente!

Avatar
Flavio 27 de agosto de 2019

Boa tarde o estado de São paulo qdo vai começar a placa mercosul

Avatar
Luiz Alberto matos de oliveira 27 de agosto de 2019

Sérgio quando o presidente fez campanha a ta esqueci ele só ficava no Twitter ou alguém por traz dele escrevendo

Avatar
José Vanio 27 de agosto de 2019

Não concordo com essa placa porque o criminoso pode morar do teu lado e você não sabe de onde é, a placa deve ter o nome da cidade e do estado

Avatar
Cascalheira 27 de agosto de 2019

Dendo o nome da cidade e estado vc vai saber se o cara e bandido?

Avatar
Mauro Adriano Diesel 27 de agosto de 2019

E quem emplacou antes dessa data, como eu. Vão me devolver os 250 reais cobrados pela nova placa, já que agora não é obrigatório trocar quando transferir de proprietário

Avatar
sergiotuca 27 de agosto de 2019

É nosso presidente quer dizer que o presidente Francês é mentiroso sera que ele não se lembra das promessas de campanha um exemplo é essa placa Mercosul

Avatar
Airton marciano pereira 27 de agosto de 2019

Quando começa as placas de123

Avatar
César 27 de agosto de 2019

Meu compatriota Fábio,em termos eu concordo com vc. As novas placas deveria conter o nome da cidade explicitamente. Porém naqueles números e leltras, existem tantas informações q daria uma página de jornal se fosse transcritas! As informações nelas contidas são em código(discordo)

Avatar
Fabiano Félix de Lima 27 de agosto de 2019

Vai ficar mais fácil para os bandidos sendo que a placa não tem lacre nem cidade nem Estado de origem pode usar uma placa em qualquer carro ou até mesmo tirar ela na hora do assalto ou roubo pra ficar difícil identificar veículo !!

Avatar
Marco Santos 27 de agosto de 2019

Temos uma sugestão para a falta do município. Siga no Instagram @emplacart014

Avatar
Carlos 28 de agosto de 2019

Ah, maroto!

Avatar
Cascalheira 27 de agosto de 2019

Ladrão esta pouco se lixando pra placa ele quer é o carro,se tivesse outra placa não iria evitar o roubo .

Avatar
JACSON 28 de agosto de 2019

Falou tudo meu nobre, meu carro foi clonado com esta nova placa. Só deus por nós.

Avatar
Ivan 28 de agosto de 2019

Então quer dizer que o lacre tornava impossível o ladrão remover a placa antiga?

Avatar
FABIO 27 de agosto de 2019

E REALMENTE VAI SER DIFICIL CLONAR A PLACA,TENDO EM VISTA QUE A MESMA NAO E OBJETO DE DESEJO DA CRIMINALIDADE, E SIM O VEICULO, HOJE VOCE PODERA POR ESSA PLACA EM QUALQUER VEICULO E SAIR POR AI ROUBANDO E MATANDO JA QUE NAO TEM A IDENTIFICAÇÃO DO MUNICIPIO

Avatar
Paulo 27 de agosto de 2019

Mais um querer tirar dinheiro dum trabalhador fazer coisa pra melhorar pro pobre nada o Bolsonaro deveria veta este projeto pensa em nos ajuda nos Bolsonaro o rico não precisa de ti o pobre classe média sim e uma vergonha isto sim um trabalhador ganhando o salário mínimo as vezes um pouco mais tem tirar 200 pra pagar a placa este que encetou a lei nunca mais vai ganhar eleição este já era.

Avatar
Eduardo 27 de agosto de 2019

Quem ganha salário mínimo mal tem dinheiro para comer, quiçá terá carro. Só falou bobagem.

Avatar
Marcos 27 de agosto de 2019

Calma
So carro ok
Para trocar do usado seha novo ou velho em caso de furto perda danos mudança de mun.
O prazo e para estado adotar nova resolução ja aprovada.
Fica difícil a clonagem e furto e identificação e imediata pelo qr e chips.leituras pelos varios pontos das estradas e cidades. Abs.

Avatar
Carlos 28 de agosto de 2019

Que mané chipe, a única coisa e arancar dinheiro do BNB burro brasileiro.

Avatar
Ventrizzi 28 de agosto de 2019

350,00 a placa que roubo?tambem e um roubo a placa atual custar 132,00 se opnar para trocar as tarjetas so custa 95,00 fala se nao e um roubo.sem contar com outros roubos tipo ipva seguro obrigatorio mais licenciamento .nao podemos esquecer da lei de transito tipo extintor kit de primeiro socorros.voces lembras do selos que tinha que colocar no para brisa no ano 97 que foi ate fevereiro 98 que tambem foi um roubo no ano 1987 que formou um transtorno na porta do hospital em volta do detran

Avatar
Nanny 28 de setembro de 2019

No caso do veiculo atrasado, ser comprado e trasnferido ao novo dono e fazed essa mudança de placa o custo minimo fica de quanto alguem sabe?

Avatar
Fred 27 de agosto de 2019

*As letras identificam o município.

*EDITADO

Avatar
Marcos 28 de agosto de 2019

PURA VERDADE, SEM CPNTAR QUE NAO POSSUE LA TE ALGUM. TIRA, COLOCA, ASSALTA, RECOLOCA, FOGE.

Avatar
Valdir Borges Velho 28 de agosto de 2019

Qual o motivo e qual a explicação da falta do estado e município nas novas placas….estúpido

Avatar
Édson 17 de outubro de 2019

Discordo de vc, uma vez que o veículo é identificado pelas letras e números e não pelo nome da cidade ou Estado. Para o cidadão trará muita economia uma vez que não existirá a tarjeta ficando o cidadão livre de mais esse custo absurdo é desnecessário.

Avatar
Antoni car 29 de outubro de 2019

Jesus Cristo, protegei esse homem da ignorância fomentada por aqueles que desejam apenas o vil metal, tira esse homem das trevas e mostre a ele que o que acabou de dizer é uma bobagem e agride visivelmente a matemática.

Avatar
Theo 28 de agosto de 2019

Vamos sair as ruas contra este modelo de placa! Vamos pessoal!

Avatar
Cleber Correia 14 de setembro de 2019

Tá por fora hein.

Avatar
André Pereira 16 de novembro de 2019

Todas as placas do novo modelo tem um QR CODE o qual traz informações do carro,como o nome da cidade e estado, e também creio que vem mais informações.

Avatar
Deixe um comentário