Novo Corolla 2020 híbrido flex: saiba como funciona e suas vantagens

Com lançamento marcado para o último trimestre deste ano, nova geração do sedã médio terá eficiência energética como principal destaque

toyota anuncio corolla hibrido flex 2
Por Boris Feldman
Publicado em 30/07/2019 às 12h13

O novo Corolla 2020, produzido em Indaiatuba (SP), será o primeiro automóvel híbrido flex do mundo e tem lançamento previsto dentro de dois a três meses.

Sua mecânica será similar à do Prius, o híbrido mais vendido do mundo. A diferença entre eles é que o motor a combustão (1.8 de 98 cv) do Prius virou flex, desenvolvido para queimar também etanol. E, com ele, sua potência ganha 3 cavalos, subindo para 101 cv. O motor elétrico mantem os 72 cv.

Novo Corolla: Corolla 2020 terá opção híbrido flex
Corolla 2020 (Foto Toyota | Divulgação)

Potência do novo Corolla

O motor flex do Corolla 2020 terá tem 98 cv a gasolina (101 cv com etanol) e o elétrico, 72 cv. Mas não desenvolve um total de 170 cv (ou 173 cv), pois o pico de potência de cada um deles se dá em rotações diversas. No Prius, por exemplo, o total é de apenas 122 cv. A Toyota ainda não divulgou a do novo Corolla, mas deverá ser no entorno de 125 cv.

Recarrega na tomada?

Não! O novo Corolla, assim como o Prius, não terá cabo para receber energia elétrica na tomada. A recarga das baterias é quando se freia o carro, aproveitando-se uma energia jogada fora nos carros convencionais. Então, quando o híbrido se movimenta eletricamente, está se valendo de uma energia “gratuita”.

Elétrico

Ao sair com o Corolla híbrido, ele roda silenciosamente com o motor elétrico desde que as baterias estejam carregadas. Quando se descarregam ou o motorista pisa mais forte no acelerador, o sistema computadorizado aciona automaticamente o motor a combustão. As baterias se recarregam em duas situações: primeira, quando o carro está sendo tracionado pelo motor a etanol/gasolina. Segunda, quando o carro está sendo freado.

E se acabar a bateria?

O híbrido flex roda só com o motor a combustão, ou só com o elétrico, ou com ambos. Não existe, como no carro elétrico, o “fantasma” de ficar sem bateria no meio do caminho pois enquanto tiver gasolina ou etanol no tanque, ele não para.

Como é dirigir um carro híbrido? Eu explico!

Consumo do novo Corolla

Na cidade, rodando eletricamente, o consumo de combustível do novo Corolla é zero! Tracionado pelos dois motores, separada ou conjuntamente, o Corolla 2020 poderá rodar até 30 km/l. Em média, o consumo na cidade é de quase 20 km/l. Já na estrada, aumenta para 17 km/l pois, ao contrário dos carros convencionais, seu consumo é maior na rodovia. Situação em que é tracionado praticamente todo o tempo pelo motor a combustão, ou seja, perde os benefícios de rodar eletricamente.

Opção: desempenho ou consumo

No Corolla, 2020 o motorista poderá interferir, por comandos no painel, na performance do carro: normal, econômico ou “power”. No modo econômico, a central determina o uso máximo possível do motor elétrico, com mínimo consumo de combustível. Neste caso, terá desempenho moderado, sem acelerações rápidas. No oposto (modo “power”), os dois motores serão exigidos ao máximo, porém o consumo se eleva significativamente.

Custos de manutenção

Comparativamente ao automóvel convencional, não há aumento nos custos de manutenção. E seu preço inicial mais elevado pode ser, em parte, compensado pela significativa redução de consumo no trânsito urbano.

Bateria do Corolla 2020

Ao contrário do carro elétrico, que precisa de um respeitável volume de baterias para ter autonomia, o carro híbrido não carrega este peso no chassis nem no bolso do dono, pois roda principalmente com o motor a combustão.

O receio do consumidor com os custos e possíveis panes das baterias será eliminado pela Toyota ao oferecer oito anos de garantia para o sistema híbrido do novo Corolla. Aliás, por terem volume significativamente inferior às do carro elétrico, as baterias poderão ficar – assim como no Prius – localizadas sob o banco traseiro, permitindo boa capacidade de porta-malas.

Novo Corolla 2020

Híbrido flex: eficiência energética

A Toyota anuncia o novo Corolla como o primeiro híbrido flex do mundo com especial importância no cenário dos novos veículos adequados às exigências de baixo consumo e emissões, pois roda eletricamente ou queimando um combustível limpo e renovável, o etanol. O Corolla 2020 híbrido flex será o carro de menor consumo e maior eficiência energética do Brasil. E o mais “limpo” do mundo.

Emissões do novo Corolla

A média de emissões de CO2 nos carros compactos e médios com motor a gasolina é de 140 g por km. No Corolla híbrido flex ela poderá ser reduzida em até 70%, dependendo das condições de utilização. Também outros gases nocivos, como o CO e o Nox ,serão reduzidos.

Prévia do Corolla 2020
Prévia do novo Corolla: ainda camuflado
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
41 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mauro Gonçalves da Gama 10 de fevereiro de 2022

A que velocidade se dá a troca do elétrico para combustivel

AutoPapo
AutoPapo 10 de fevereiro de 2022

Olá, Mauro

A troca é imediata e praticamente imperceptível.

Avatar
Ivair Ferreira de Souza 29 de janeiro de 2022

Comprei um Corolla Cross Hybrido. Saí da agência e, pela primeira vez, completei o tanque com gasolina. O painel apontou uma autonomia de vôo superior a 1.000 km. Me senti o cara mais feliz do mundo. Essa ilusão durou pouco. Com cerca de 400 km rodados acendeu a luz de alerta da reserva. Aí senti que fui vítima de propaganda enganosa. Por quê tinha de ser assim ???

Avatar
Wilson Gilberto romualdo 31 de maio de 2021

esta é uma ótima notícia

Avatar
Marcelo 12 de novembro de 2020

Independente do preço trata-se de um TOYOTA. Só quem tem ou ja teve sabe que isso já vale o preço.

Avatar
Carlos Carvalho 24 de setembro de 2019

E o preço de revenda como vai ficar se tiver custo alto de manutenção vai despencar e esse e o ponto mais forte do corola. Pode ser um tiro no pé da própria Toyota.

Avatar
Humberto Bezerra 30 de agosto de 2019

Qual o preço de uma bateria nova, Após os 8 anos de garantia?

Avatar
Helvio Silva 30 de agosto de 2019

Não sei do preço da do Corolla, mas a do Prius eu vi um cara comprando a bateria por R$12.000,00

Avatar
Humberto Bezerra 30 de agosto de 2019

Obrigado Hélvio pela informação. Então é melhor trocar o carro antes da validade da bateria.

Avatar
Glaucio 6 de maio de 2020

O problema é q quem for comprar de vc vai saber o preço da bateria e cai querer tirar isso do preço do carro.tipo se vale 90 mil vão pagar 78.

Avatar
Jhone Corrêa de Mello 1 de março de 2021

Só em economia de combustível nesses 12 anos, caso tenha problema, dará para comprar umas 4 ou cinco kkkk. Dependendo de quanto anda no carro, de economia dará para trocar por outro híbrido 0km e sobrar grana.

Avatar
CRISTIANO GADELHA DO NASCIMENTO 30 de agosto de 2019

Estão falando muito do Corolla Híbrido e falando muito pouco da versão mais vendida e que continuará sendo a mesma de sempre por muitos anos, XEI.
Gostaria de saber mais sobre ele e principalmente do motor 2.0 mais potente, nova transmissão de 10 velocidades e consumo?

Avatar
CRISTIANO GADELHA 30 de agosto de 2019

Estão falando muito do Corolla Híbrido e falando muito pouco da versão mais vendida e que continuará sendo a mesma de sempre por muitos anos, XEI.
Gostaria de saber mais sobre ele e principalmente do motor 2.0 mais potente, nova transmissão de 10 velocidades e consumo?

Avatar
Dalmo 30 de agosto de 2019

Se Deus quiser vou comprar um, tenho um do modelo antigo e é sem dúvida o melhor carro que já tive
Comparado aos 28 que já tive ao longo da minha vida

Avatar
Dalmo 30 de agosto de 2019

Se Deus quiser vou comprar um

Avatar
James Augusto Luiz 28 de agosto de 2019

E verdade que na cidade ele roda até 60 km por hora usando apenas energia elétrica , passando dessa velocidade aí começa a usar combustível ?

Avatar
Elver Catein Moraes 15 de agosto de 2019

Pagar quase 150K em um carro que se diz elétrico mas na verdade tem apenas a parte elétrica para dizer que tem, pois utiliza mais combustão!
Porquê não utiliza os elétricos para se locomover e um a combustão, de menor cilindrada para recarregar as baterias, quando necessário?
20km/l na cidade e 17km/l na estrada tem muito Fiat uno fire que faz muito melhor que isso e custando 5x menos! Onde está a vantagem? Apenas dizer que tem um carro elétrico!

Avatar
sergio 16 de novembro de 2020

comparação mais tola

Avatar
Guilherme 7 de junho de 2021

Sabe qual a vantagem, vc vai estar andando de corolla ou seja um sedan médio nao num uno miller que nem espaço tem, pense bem antes de fazer uma comparação sem lógica dessa

Avatar
Ivan Torred 31 de julho de 2021

Onde consigo comprar esse carro milagroso? Nem quando foi lançado o Uno teve essa autonomia. Tive 2 0km e nenhum alcançou tal proeza.???

Avatar
joão mendes pereira 12 de agosto de 2019

tenho um corolla 2017 xei, estou esperando este hibrido, um carrão, japones não brinca em serviço…

Avatar
cleu 9 de agosto de 2019

Dá para confiar no que promete esta matéria sobre o corolla hibrido??

Avatar
AGAMENON DE MELO 3 de agosto de 2019

O PESSOAL ESTÃO FALADO BOBAGEM ESTE COROLA VAI SER NOTA DEZ E NÃO VAI CUSTAR MAIS DO QUE 128 A 130,000 MIL NÃO É UM PREÇO RAZOAVEL……….

Avatar
Glaucio 6 de maio de 2020

Kkkkmkkkmk. Quanto custa? Kkkkkk

Avatar
Pablo Lee 2 de agosto de 2019

-Não há preços oficiais, porque a montadora ainda não lançou e nem informou no site. Mas ha rumores que a tabela será: GLI = a partir de 99.000; XEI = a partir de 110.000; ALTIS = a partir de 139.000 (com pacote Safety Sense como ítem obrigatório de série de fábrica).
-O consumo está correto: Carro híbrido tem consumo melhor na cidade do que na estrada, porque há baixas rotações e direção severa favorece o carregamento e utilização das baterias. Na estrada, à altas rotações e velocidades, praticamente só se usa gasolina, então aumenta o consumo.
-Manutenção? O valor das revisões é o mesmo de um carro semelhante. O motor elétrico é um motor como outro qualquer, com a diferença de que tem potência menor e é alimentado por uma bateria. Tem garantia de 8 anos, e a vida útil de uma bateria antiga era de no mínimo 10 anos, sendo as mais novas de níquel-hidreto mais eficientes, baratas e modernas, com preço médio de 3000 reais, mesmo que após 10 anos voce tenha problema, ainda assim, vai ser muito superior a economia que voce vai ter nesse periodo com combustivel, seguro, IPVA (no mínimo 50% e alguns estados dando isenção), e outros beneficios como rodízios e estacionamento, bem como maior durabilidade de peças (motor e freios). Tenho um amigo que mora nos EUA que usa um Prius a trabalho há 12 anos, ultrapassou a barreira dos 500.000km, e somente agora a bateria começou a apresentar dificuldade em carga, o que ele resolveu pagando essa quantia que falei, e mesmo assim ele disse que não pensa em se desfazer do carro.
A Toyota e Ford são pioneiras em híbridos no Brasil, os primeiros compradores de meados dos anos 2000 até hoje nunca tiveram problemas com baterias nem motor, e a maioria não quer se desfazer dos carros devido a economia principalmente, pois no início a premissa era somente essa, porém a nova é de SUSTENTABILIDADE, sendo uma tendência mundial do futuro, sem volta.
Ou seja, considerando que todas as marcas tem agora um prazo de 5 anos pra apresentar pelo menos um modelo hibrido/elétrico, pode ter certeza que a manutenção vai se tornar algo comum, como já acontece, ao contrário do que se pensa.
Alguns países tem 80% de frota hibrido/elétrico, com metas de 100%. O Prius é o híbrido mais vendido do mundo há varios anos. Mesmo que eles sejam mais caros em comparação com um semelhante a combustão, é um caminho sem volta.

Avatar
Olicio Montrezol 1 de agosto de 2019

Eu entendo que o novo corolla Hibrido não pode custar maais do que 120.000, pq o consumidor vai optar pelo corolla a combustão.

Avatar
AGAMENON DE MELO 1 de agosto de 2019

OI TEM DOIDOS FALANDO QUE VAI CUSTAR 150 MIL TA TODO MUNDO RICO OUTROS ESTÃO NOTICIANDO QUE VAI CUSTAR 129,900 AI SIM UM PREÇO RASUVEL ??

Avatar
Daniel 1 de agosto de 2019

Pelo custo elevadíssimo só classe A vai conseguir comprar e esse pessoal tem dinheiro de sobra para pagar seguro, manutenção e combustível para carros convencionais da mesma faixa de preço. No mercado de usados, vão ser “restos de rico” e raras oficinas fora das concessionárias estarão aptas para lidar com essas mecânicas modernas envolvendo 2 motores. Aí o problema é que nas concessionárias os preços devem ser exorbitantes. Não acham?

Avatar
AGAMENON DE MELO 1 de agosto de 2019

PORQUE A TOYOTA NÃO ABRE O JOGO SOBRE O COROLLA 2020 VEM APRESENTAR ESTE PRIUS FEIO NA INTERNETE ESSTA NOTICIANDO QUE O COROLLA SERO LANÇAMENTO ENTRE AGOSTO E SETEMBRO !!!!!

Avatar
Jucilene 31 de julho de 2019

Quero saber o preco

Avatar
AGAMENON DE MELO 1 de agosto de 2019

O PREÇO PODE ESPERAR MAIS OMENOS 129,900 OK PRECISA ABRIR O JOGO A INTERNETE ESTA ANUNCIANDO QUE O COROLLA VAI SER LAÇADO ENTRE AGOSTO E SETEMBRO A TOYOTA ESTA FAZENDO MISTERIO!!!!!!

Avatar
AGAMENON DE MELO 1 de agosto de 2019

OI TEM DOIDOS FALANDO QUE VAI CUSTAR 150 MIL TA TODO MUNDO RICO OUTROS ESTÃO NOTICIANDO QUE VAI CUSTAR 129,900 AI SIM UM PREÇO RASUVEL ??

Avatar
Vicente 31 de julho de 2019

Boris Boa tarde, compensa comprar um Corolla xrs 2019 ou esperar o lançamento 2020?

AutoPapo
AutoPapo 31 de julho de 2019

Olá, Vicente

Falamos sobre esse assunto nessa matéria:

https://autopapo.uol.com.br/noticia/hb20-onix-corolla-nova-geracao-ou-atual/

Obrigado e abraço

Avatar
Sigma7 31 de julho de 2019

Boris, acho que o Civic Touring parece melhor opção. Além do baixo consumo, que se consegue moderando bem a condução, se tem potência de sobra quando se precisa. A plataforma ACE me parece ser tão moderna e segura quanto a TNGA. Em reviews em sites gringos estes têm recomendado o Civic ao invés do Corolla, pois o Honda também conta com maior espaço interno e no porta-malas. Não encontrei nos fóruns gringos relatos de problemas na turbina, o que era um temor que tinha devido os problemas da VW com os motores TSI.

Avatar
Carlos Roberto da Costa 30 de julho de 2019

Acho o consumo de combustível é muito alto para carros chamados de modernos, independente da potência anunciada.
Ah, acho que o texto sobre consumo, ficou invertido entre consumo na cidade e na estrada.

AutoPapo
AutoPapo 30 de julho de 2019

Olá, Carlos

O Boris explicou no texto o motivo de o Corolla híbrido consumir mais na estrada do que na cidade:

“Em média, o consumo na cidade é de quase 20 km/l. Já na estrada, aumenta para 17 km/l pois, ao contrário dos carros convencionais, seu consumo é maior na rodovia. Situação em que é tracionado praticamente todo o tempo pelo motor a combustão, ou seja, perde os benefícios de rodar eletricamente.”

Avatar
Diego 30 de julho de 2019

Esta correto leia esta parte novamente e ira entender

Avatar
Wilson Roberto Pereira Ribeiro 30 de julho de 2019

Por que não tem o preço aqui? Tenho muito interesse nesse carro.

AutoPapo
AutoPapo 30 de julho de 2019

Olá, Wilson. O novo Corolla ainda não foi lançado e não há preços divulgados pela Toyota.

Avatar
Rodrigo 3 de setembro de 2019

124 mil reais

Avatar
Deixe um comentário