[Impressões] Novo Corolla perde aspecto ‘vovô’, mas é mais pacato que rivais

No comparativo das versões com motor 2.0 e híbrida, a primeira agrada mais em dirigibilidade pela potência maior (e preço melhor)

novo corolla 2020 xei 3
Por Alexandre Carneiro
De Guarujá (SP)
Publicado em 05/09/2019 às 00h01
Atualizado em 11/08/2022 às 16h03

Durante a apresentação técnica, a Toyota destacou que o projeto do novo Corolla foi pensado para proporcionar boa dirigibilidade. O AutoPapo experimentou as versões Altis Hybrid e XEi 2.0 e constatou que isso depende do ponto de vista.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Em comparação ao antecessor, o modelo renovado realmente ficou mais afiado, em todos os sentidos. Porém, se a comparação for com um Volkswagen Jetta ou com um Honda Civic, o sedã mantém um caráter mais pacato.

Ser pacato não é, necessariamente, um defeito. No caso do Corolla, em especial, parece ser exatamente o que o consumidor procura. Afinal, foi graças à imagem de carro confortável e confiável que ele dominou a categoria de sedãs médios.

Acabamento do novo Corolla

Fazendo jus à sua reputação de conservadorismo e de qualidade, o acabamento do novo Corolla está acima da média da categoria. A bordo, a sensação não chega a ser de luxo, mas sim de sobriedade. Dessa vez, a Toyota finalmente aposentou o arcaico reloginho digital, porém perdeu a oportunidade de suprimir também as simplórias alavanquinhas para abrir o porta-malas e a portinhola do tanque de combustível, que ainda estão lá.

Quase todo o painel traz material emborrachado, assim como as porções superiores das quatro portas, que incluem ainda encostos de braço acolchoados. Também não há nada a reclamar do padrão de montagem, que é muito bom. Outro ponto positivo é o espaço interno satisfatório para a categoria.

Na pista

Em movimento, a suspensão traseira Multilink é uma das evoluções mais notadas. O acerto do conjunto proporciona boa estabilidade em curvas, mas privilegia o conforto. Chega a impressionar o silêncio e a maciez com as quais o novo Corolla supera quebra-molas, valetas e irregularidades na pista. A solidez ao rodar, que já era boa na geração anterior, foi ainda mais aprimorada.

A versão top de linha Altis Hybrid agrada principalmente em trânsito urbano. Graças ao torque imediato dos motores elétricos, o modelo é bastante ágil. O percurso de test-drive para a imprensa organizado pela Toyota teve pouco mais de 18 km, distância insuficiente para aferir o consumo. Mas foi possível, mantendo o pé direito bem leve, alcançar velocidades de aproximadamente 40 km/h sem o auxílio do motor a combustão.

Na estrada, porém, a configuração a combustão faz valer sua superioridade de potência. A unidade XEi avalidada mostrou mais vigor em alta rotação. Ao pisar fundo, o motorista percebe que o motor 2.0 é bem elástico, ganhando fôlego progressivamente até a faixa de corte, quando o câmbio CVT simula a troca de marcha.

A transmissão, aliás, também agrada: é menos letárgica e monótona que os sistemas do tipo CVT de modo geral. O novo Corolla não chega a ser um foguete, mas está longe de deixar a desejar quando o assunto é desempenho.

Fotos do Corolla Altis Hybrid

Qual a melhor escolha?

Mais baratas e potentes, as opções 2.0 tendem a agradar em especial a quem gosta de dirigir. O híbrido tende a ser mais compensador para quem roda muito e, consequentemente, sente diretamente, no bolso, as vantagens da economia de combustível. Ou a quem tem a consciência ecológica realmente muito desenvolvida.

Fotos do novo Corolla XEi

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Pedro Vaszk 24 de dezembro de 2019

Claudio, troquei o meu xei 2019 pelo xei 2020, simplesmente água para o vinho, carro muito mais no chão e multimídia mais rápida, só o consumo que desapontou um pouco, estáfazendo 5,2km/L na cidadde com etanol pode ser o fato do motor ainda novo! abs.

Avatar
Claudio humberto 19 de setembro de 2019

Boa noite!
Estava esperando o novo corolla para trocar o meu.
Achei que o painel ficou bonito mas acho que ficou muito avançado p frente, fazendo ele perder espaço, entrei dentro e meu joelho ficou pegando no painel tive que chegar o Banco para trás ficando apertado para quem vai atrás.
Gosto do meu XEI 2018 pelo comforto que ele tem, agora estou em dúvida.??

Avatar
Deixe um comentário