Onix Plus perde potência após recall, relatam proprietários

Reportagem conversou com donos do novo modelo que passou por reparos após casos de incêndio, e eles relatam perda de potência e aumento de consumo

novo onix plus frente 4
Por AutoPapo
Publicado em 09/12/2019 às 18h14

Donos de unidades do novo Onix Plus, da Chevrolet, estão relatando mudanças no comportamento do veículo depois que o levaram para recall. A campanha foi feita pela marca após casos de incêndio e quebra de motor, e interrupção das vendas. Problema envolveu a central eletrônica do motor.

Novo Prisma da Chevrolet renomeado: reportagem conversou com donos do novo Onix Plus após reparos e casos de incêndio, e eles relatam menos potência e mais consumo.

Os proprietários contaram sua experiência à reportagem da Autoesporte. De acordo com eles, depois de levarem seus veículos para o reparo oficial, perceberam aumento no consumo de combustível e uma perda notável de potência.

A notícia conta ter ouvido diversas pessoas, de variadas regiões do país.

O Onix Plus, novos nome e modelo do Prisma, foi lançado em outubro. Antes de ele chegar às lojas, um primeiro vídeo publicado mostrava o sedã em chamas, dentro do pátio da fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS).

novo onix plus pega fogo incendio chevrolet
Primeiro incidente ocorreu em Gravataí, Rio Grande do Sul (Reprodução do YouTube)

Depois do lançamento, um segundo vídeo retratava uma unidade do modelo queimando até se tornar apenas uma carcaça, em uma estrada no Maranhão.

Depois dos casos, também houveram ocorrências de quebra de motor. Não demorou, e a Chevrolet suspendeu as entregas do novo Onix Plus. Pouco depois, fez um recall envolvendo mais de 19 mil unidades do sedã.

O recall incluía veículos que já haviam sido entregues para proprietários, mas também outros, que ainda estavam no estoque. Assim, muitas pessoas que estão comprando o sedã já vão recebê-lo com o reparo executado e não poderão comparar seu desempenho antes e depois do serviço.

Para os poucos motoristas que já haviam adquirido o modelo antes do recall, as impressões incluem as relatadas pela reportagem, de aumento de consumo e perda de potência no novo Onix Plus.

Perda de potência do Onix Plus é consequência previsível

As consequências fazem sentido com o problema e o conserto, até onde se pode compreendê-los, ou seja, sem maiores detalhes técnicos do serviço executado.

Há menos de um mês nas lojas, já é a segunda vez que um Chevrolet Onix Plus pegou fogo, e a marca não explicou as ocorrências
Segundo caso ocorreu no Maranhão (Notícias com Maritonio Dantas | Reprodução)

De acordo com o comunicado oficial da Chevrolet sobre o recall do Onix Plus, um “defeito na calibração do módulo de controle do motor dos veículos pode fazer com que ocorra um aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão. Esta condição pode levar a quebra do bloco do motor”.

A solução, também segundo a marca, foi a “atualização da calibração do módulo de controle do motor”.

Para corrigir o defeito, portanto, a Chevrolet mexeu na central eletrônica que comanda o funcionamento do motor e os tempos do processo de ignição. Ao fazê-lo, são possíveis consequências a perda de potência, aumento de consumo e, também, aumento das emissões de poluentes.

Saiba mais: Boris Feldman explica o defeito no motor do Onix aqui

Conheça, também, o canal do AutoPapo no YouTube com dicas, avaliações e notícias comentadas

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
44 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Hélio bezerra 19 de setembro de 2022

Vi todos os comentários,e infelizmente não sou dono de concessionária e nem da GM,apenas comprei o meu na localiza,com 54,000km,e realmente tive todos esses problemas de perda de potência,comprei em maio de 2022,e disseram q ia resolver,a herrero uma mecânica,resolveu e agora após 2 meses o defeito voltou,e acabou a garantia ,to lascado

Avatar
Hélio avelino 19 de setembro de 2022

Vi todos os comentários,e infelizmente não sou dono de concessionária e nem da GM,apenas comprei o meu na localiza,com 54,000km,e realmente tive todos esses problemas de perda de potência,comprei em maio de 2022,e disseram q ia resolver,a herrero uma mecânica,resolveu e agora após 2 meses o defeito voltou,e acabou a garantia ,to lascado

Avatar
Romilda Ramos de lima 25 de setembro de 2021

Estou muito insatisfeito carro novo não tem nem 1 ano vive dando problemas passei 1 mês sem carro..quando me devolveram o problema voltou novamente péssimo carro..espero que resolvam meu problema

Avatar
paulo ribeiro 23 de abril de 2021

meu carro e onix onix 1.0 2020 modelo novo; e apresenta muitos problemas e tenho medo de carregar minha familia nele, e ate presente momento com 6.718km ainda foi verificado o problema cono: cheiro de queimado no interior do carro quando andar, vidros que abre e fecha sozinho, o carro ja parou tres vezes na via, multimidia falha, nao funciona a situacao dos pneus e os sensores do retrovisor e varios problema so desgosto

Avatar
Gustavo 21 de janeiro de 2021

Comprei o meu ltz com câmbio manual , logo quando lançou , atualmente o meu está fazendo 23 km/Lna gasolina com ar ligado no álcool faz 16 sem dificuldades , 30 mil km rodados , não estou arrependido, muito pelo contrário!

Avatar
izaias 22 de setembro de 2020

ola pessoal ,,, eu comprei um onix turbo LTZ , assim que sai da loja , coisa de 5 minutos depois ainda proximo a conssecionaria deu um aquecimento estranho , onde tive que acionar a assistencia de imediato , fiquei com um carro alugado pela conssecionaria por 18 dias e hj com um pouquinho mais de 19200 KM rodado ele aparece no painel que a potencia esta reduzida e realmente perdeu aquela arrancada gostosa que ele tinha ,,, mais comuniquei a conssecionaria que ja vai fazer a revisao dos 20,000KM e verificar essa situaçao,, espero que normaliza a potencia do motor ,,,

Avatar
Fábio Geraldo Fabro 18 de fevereiro de 2020

Acho que foi o PIOR NEGÓCIO que fiz em minha vida comprando um Onix Plus Premier. Além de todos os recalls, ditos “já realizados”, tive que fazer mais dois quando recebi o carro. Agora, um mês e meio depois da compra, com apenas 189 quilômetros, acende a luz de Injeção no painel. O carro perde totalmente a pressão do motor, ficando parecendo menos que um 1.0 aspirado. A GM só se preocupou em lançar cada fez mais essa Porcaria e deixou que os clientes de fodessem. NÃO COMPRE ESSE CARRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Avatar
Leonardo 3 de março de 2020

Boa noite Fábio Geraldo Fabro, tendo em vista, estes problemas que estão acontecendo com os veículos da Linha ONIX 2019/2020, vale lembrar que, a solução não é se desesperar, uma vez que, o Sr. como os demais clientes são agasalhados com as normas do CDC ( CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR), assim, o Sr. é vulnerável, hipossuficiente na relação, logo merece proteção.
Olha o que diz o CDC.
Art. 18, § 1 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90
CDC – Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990
Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
§ 1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III – o abatimento proporcional do preço.
Note que, neste caso o Sr. tem varias opções, assim é só aproveitar
Forte ABS.

Avatar
ROGÉRIO SIQUEIRA SANZ 15 de abril de 2020

Fábio, estou com o mesmo problema seu, só q sequer consegui tirar o carro da concessionária quando comprei! Como está p seu carro agora?

Avatar
Adriana Mary de araujo 26 de janeiro de 2020

Tenho Onix plus desde novembro faz 10.5 na gasolina 8.0 no álcool na estrada beberrão limpador liga e desliga o tempo todo vidros com código c60 c62 e não fecha tudo que sofrimento já foi 03 vezes fazer ricall e só piora que decepção de carro

Avatar
ELAINE MARIA NOCERA KAIZER 24 de janeiro de 2020

Atenção: não comprem o Onix Premier!!! É uma fria!!! Pensa o que estou sofrendo: além de dois recall, já apresentou os seguintes defeitos de fabricação: está com barulho que os mecânicos não conseguem descobrir qual é o defeito, limpador de parabrisas liga sozinho, por duas vezes o carro não ligou ( não reconhece a chave), gasto excessivo de combustível. A propaganda deste carro devia ser assim: compre um Onix Plus Premier e ganhe de brinde uma visita semanal a oficina da concessionária!!!

Avatar
NATÃ 7 de janeiro de 2020

O meu não perdeu a potência , mas o consumo almentou sim , cheguei a fazer até 18 /l com gasolina , depois do Recall não passa do 13 , tem alguma coisa de errado , o carro é bom gostei mas tem casos isolados de problemas o meu também veio com problemas no vidros que não estava fechando , tirando minha conclusão o carro veio com muitas falhas de engenharia , estou até pensando em pedir a devolução do dinheiro e compra outro de outra série !

Avatar
Nazareno Fraga 11 de dezembro de 2019

Sou dono da GM. SQN LOL Meu caro, nem parentes tenho na GM! Nem ônix tenho. Mas a imprensa tem por obrigação fornecer informações precisas. Não como em estórias infantis: num reino distante e muito tempo atras havia um rei… Outra coisa, quantas vezes vi difamarem pessoas sem provas concretas. Lembra da escola base? * E isto com uma escolinha qualquer, imagine em jogo de interesses como estes do ônix! Bastaria alguém ligar e dizer que seu carro tá com problema e que o fabricante não resolveu? Para isto existe o procom ou outro órgão responsável! Em posse das informações destes a imprensa repassa aos leitores. A GM tem de resolver estes defeitos sim, não é mais que obrigação! E a imprensa séria, a obrigação de nos passar fatos corretos que possam ser confirmados.
*EDITADO

Avatar
Nikolas Brandhuber de Jesus 13 de janeiro de 2020

Falow e falow e falou e não disse nada.

Avatar
Nikolas Brandhuber de Jesus 13 de janeiro de 2020

O meu está consumindo muito…. Média na estrada no etanol 10.2 e na gasolina 12.9km/l.

Vou levar na CC para verem.

Avatar
Rogerio 27 de fevereiro de 2020

Pare… isso faz meu cruze 2015 aspirado andando na faixa de 110km/h.. 😡

Avatar
Nilson 11 de dezembro de 2019

Tenho um ONIX PLUS LT AUTOMÁTICO,depois do recall,meu carro teve um elevado nível de consumo e a luz da injeção sempre acesa já levei várias vezes na concessionária e nada de arrumar,por último fui informado que o defeito é no sensor de óxigênio,vai ser feita a troca dentro de 7 dias,vamos ver se vai zerar meus problemas.

Avatar
Fábio Geraldo Fabro 18 de fevereiro de 2020

Nilson, bom dia! O problema com o seu Onix Plus foi resolvido? Você está satisfeito? Eu fiz um comentário de nº 39. Se puder ler, agradeço.

Avatar
Fábio Geraldo Fabro 18 de fevereiro de 2020

Correção: Comentário 30

Avatar
marcus 11 de dezembro de 2019

O Boris Feldman tem mais de 30 anos nessa área. Você chegou agorinha mesmo e que sentar perto da janela.
Currículo do Boris. Não sou puxa saco, simplesmente tenho a capacidade de reconhecer a competência das pessoas.
https://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/boris-feldman/

Avatar
Eduardo Araujo 11 de dezembro de 2019

O Meu Onix Plus LTZ não teve qualquer alteração após o Recall. Posso dizer que está cada vez melhor. Já rodei maus de 4mil km e o consumo está cada vez melhor.

Avatar
William 10 de dezembro de 2019

Infelizmente, sou um dos proprietários que sentiu diferença no carro após o recall, mas de acordo com o a loja o carro não tem problemas.

“Problemas que só eu vejo”
Estalo no tambor traseiro-direito ao pisar no freio;
Parabrisa quebrou sem sofre nenhum impacto (realizado a troca pela seguradora), já que a loja não assumiu avaria no veículo;
Lag no acelerador em retomas;
Cosumo maior que o Prisma 1.4 LTZ que eu tinha

Avatar
Nazareno Fraga 10 de dezembro de 2019

Na reportagem citada aqui pelo Autopapo, diz:”Ouvimos proprietários de diferentes regiões do Brasil e todos relataram exatamente o mesmo problema: segundo eles, o carro era mais forte antes do recall e depois ficou mais fraco, principalmente em retomadas e ultrapassagens.” Muitas perguntas! Como contataram estas pessoas? Elas entraram em contato com o Auto esporte? Porquê não com outros canais? Como identificaram que eram realmente proprietários? Enfim…

Avatar
marcus 11 de dezembro de 2019

Qual o seu status? Dono de concessionária GM? Funcionário de concessionária GM? Diretor da GM? Ou só um BO mesmo?

Avatar
Cláudio 14 de dezembro de 2019

A MINHA OPINIÃO É QUE VC COMPROU O CARRO COM A TABELA DO INMETRO COM OS VALORES X ELES TÊM QUE DAR O CARRO COM OS VALORES X. CASO CONTRÁRIO VAI PROCURAR SEUS DIREITOS.

Avatar
Carlos 26 de dezembro de 2019

Realmente aumentou o consumo, meu carro fazia 17 km com o litro de gasolina e agora só faz 14.5. Perdeu potencia sim.

Avatar
Marlon 10 de dezembro de 2019

Tenho um onix plus premier e realizei o recall antes mesmo da convocação do dia 18/11. O carro está normal e fazendo 18.1 km/l na estrada. Super satisfeito com a compra!!!

Avatar
Fran 23 de junho de 2020

Eu fico confuso e com medo de comprar um e ter esses problemas que muitos relatam.

Avatar
GLAURO PRIORI CAMPELLO 10 de dezembro de 2019

O meu com menos de 30 dias, e menos de 1000 km, me deixou na rua três vezes.
Fui à GM entregar para repararem o TOP de linha Plus Sedan. Eles reconhecem que há um problema mas não sabem o que e. Ainda estou sem carro esperando o serviço concierge autorizar a locação de um carro.
Vou devolver um carro que me custou R$ 77.000,00.
Não quero comprar problema. Vou para os Japoneses mesmo!

Avatar
guilherme 11 de dezembro de 2019

Certíssimo! Carro de 80.000 dar problema assim é ridículo. Japonês / coreano é sensacional!

Avatar
Ricardo Magalhães 10 de dezembro de 2019

O meu não mudou nada. Continua a mesma coisa. Muito suspeito esses relatos.

Avatar
Marcos 19 de dezembro de 2019

amigão estou aguardando meu Onix sedan LTZ , manual . Esto entusiasmado . O seu é automático .

Avatar
TIAGO DE SOUZA COSTA 10 de dezembro de 2019

Tenho um onix plus premier. Após recall, tudo continua normal. Não notei diferença alguma.

Avatar
Thyago 9 de dezembro de 2019

Tou suspeitando que essas notícias estão sendo compradas ou “clientes” estão sendo pagos a relatarem inverdades. Já foi provado tecnicamente que o carro não perdeu potência, e muitos relatos de donos na internet e canais no YouTube informam: o carro está do mesmo jeito. Como é que aparecem notícias aqui e acola que “muitos clientes em todo país estão reclamando que o carro perdeu potência e aumentou consumo”? Achei ridículo um dos supostos clientes relatar “o carro ficou lerdo” kkkkkk meu amigo, se isso é ser lerdo, meu antigo carro, um Punto… Era um embua. Fala sério, esse carro é muito esperto e anda demais. Todo mundo que dirigiu meu carro não acreditou que é 1.0. Quero saber quando a mídia vai deixar de perseguir esse carro, já está ficando feio.

Avatar
Rodrigo Garcia 10 de dezembro de 2019

Muito tendencioso esses “relatos”. A GM tem sido correta na rapidez em solucionar o problema que se apresentou em relação ao Onix. Fã Boy de outras marcas não aceitam os fatos e tentam, a todo custo, denegrir a imagem da montadora.

Avatar
marcus 11 de dezembro de 2019

Tecnicamente por qual empresa certificada? Pelo Inmetro?

Avatar
marcus 11 de dezembro de 2019

Dinamômetro é configurável. Os 116 CV foram medidos no motor ou na rodas? O virtus pode ter 95 CV medidos nas rodas.Qual o seu status? Dono de concessionária GM? Funcionário de concessionária GM? Diretor da GM? Ou só um BO mesmo?
Assista esse vídeo, é longo, mas, os cidadãos sabem bastante sobre o que estão falando.
O que mais tem no Youtube é gente falando sobre o que não sabe.
*
EDITADO

Avatar
marcus 11 de dezembro de 2019

Currículo do Boris. Não sou puxa saco, simplesmente tenho a capacidade de reconhecer a competência das pessoas.
https://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/boris-feldman/

Avatar
OZIEL 29 de janeiro de 2022

Estou triste chateado com à compra que fiz! Comprei o ÔNIX turbo premier me deixou na mão nos primeiros kms rodados! Resumindo peguei o carro com 24 mil kms rodados…..aparece a mensagem perca de potência do motor e acende a luz da injeção eletrônica!o carro fica sem força mesmo estando em alto giro! Nossa que decepção!final de semana sem carro…..Que saudade do meu prisma nunca me deixou na mão!

Avatar
Marcos Borges 9 de dezembro de 2019

Na semana passada fiz uma viagem Rio x SP com meu Ônix Plus LTZ, com três pessoas a bordo mais bagagem e sempre abastecido com gasolina. Na Estrada fez medias de 17.7 Km/l na ida e 20.8 km/l na volta não sentindo Nenhuma alteração significativa no desempenho dinâmico do carro.

Avatar
Reinaldo Franklin 9 de dezembro de 2019

Sou “uns dos poucos” a pegar o Onix PLUS PrII, o primeiro onde moro. Após o recall, particularmente não senti qualquer mudança quer seja em performance ou consumo.

Avatar
Tiago 9 de dezembro de 2019

Em teste no Dinamômetro pós recal manteve os 116 cavalos de potência no motor e 111 de potência na roda.
Já o vírtus em média 95 de potência na roda em teste em canal do YouTube também.
Parece que as reportagens não demostra imparcialidade.

Poucas Unidades vendidas? Quase 9 mil unidades emplacadas em tempo record.
Quarto lugar em vendas meesmo com recal.
Recal e solução pela Chevrolet como nunca nem uma empresa fez no Brasil de forma excelente.

Seu comentário justo parece não está sendo levado em consideração.

Abraço.

Avatar
marcus 11 de dezembro de 2019

Qual o seu status? Dono de concessionária GM? Funcionário de concessionária GM? Diretor da GM? Ou só um BO mesmo?

Avatar
Rodrigo 8 de junho de 2021

tenho um premier 2 tive esse problema dos vidros subir e descer sozinhos, mas a css consertou o problema. Também não percebi perda de desempenho e o consumo melhorou após a revisão de 10k

Avatar
Deixe um comentário