À espera da versão turbo, Peugeot 2008 1.6 16V tem desempenho razoável

Utilitário esportivo passa por facelift e, agora, todas as versões são equipadas com câmbio automático de seis marchas

Por AutoPapo14/05/19 às 16h06
Impressões de Paulo Eduardo, especial para o AutoPapo

A Peugeot está investindo em diversas frentes para tentar voltar a ser relevante no mercado nacional. Entre as diversas medidas, está a renovação do seu portfólio e apostando nos SUVs. Depois do 3008 e 5008, agora é a vez do 2008, que passou por reestilização. O novo Peugeot 2008 tem preços entre R$ 69.990 e R$ 99.990.

Preços do novo 2008

Versão Preço
Allure R$ 69.990
Allure Pack R$ 79.990
Griffe R$ 89.990
Griffe THP R$ 99.990

A versão top de linha Griffe THP só começa a ser vendida no último trimestre. A Peugeot está fazendo uma ação promocional na qual as primeiras 50 unidades equipadas com motor THP serão a série especial InConcert by JBL.

novo peugeot 2008 terra

Além disso, o novo 2008 2020, finalmente, passa a ter opção de câmbio automático com o motor turbo.

No novo 2008, a Peugeot voltou a utilizar o expediente de fazer apenas uma frente nova para o mercado brasileiro. Ela já havia feito isso no hatch 206 (que ainda foi rebatizado de 207), no 308 e no 408. O SUV ganhou nova grade, novo para-choque dianteiro e novos faróis.

Na traseira do novo 2008, a parte inferior é pintada em preto. Integradas na peça ficam as luzes de neblina e de ré. As molduras plásticas nas caixas de roda, agora, equipam todas as versões.

O novo 2008  continua tendo opções de motores: 1.6 de aspiração natural – 118 cv a 5.750 rpm e 16,1 kgfm a 4.750 rpm (com etanol) – e 1.6 THP (turbo), de 173 cv a 6.000 rpm 24,5 kgfm a 4.000 rpm (com etanol), ambas com câmbio automático de seis velocidades.

Não há mais opção de transmissão manual. Antes da reestilização, um dos pontos criticados na gama do SUV era a falta dessa opção nas versões equipadas com motor THP.

A caixa de câmbio automática sequencial traz quatro modos de condução (Drive, Eco, Sport e Sequencial), adaptando o veículo às mais diferentes necessidades do proprietário, seja para ter respostas mais esportivas do carro, como quando o modo de direção Sport é acionado, ou ainda, ao reduzir o consumo de combustível em situações de trânsito intenso em até 6,5% (segundo a Peugeot), no caso da ativação da função “Eco”.

novo peugeot 2008 traseira terra

Versões e itens de série do Peugeot 2008

O novo SUV Peugeot 2008 está disponível em sete opções de cores diferentes (Branco Banquise; Branco Nacré (perolizado); Marrom Dark Carmin; Cinza Aluminium; Cinza Grafito; Preto Perla Nera e Vermelho Rubi) e em quatro versões

  • Peugeot 2008 Allure

Os carros vêm equipados de série com dois airbags laterais; ar condicionado manual; faróis com guia de luz em LED e DRL; controle elétrico para os retrovisores; vidros elétricos dianteiros e traseiros; limitador e regulador de velocidade; volante com comandos integrados; Peugeot Connect Radio de 7″, Android Auto e Apple CarPlay integrados; rodas de aço 16″ com calotas ARSENIC; barras de teto na cor Preto Onyx e moldura nas caixas de roda. Preço: R$ 69.990.

  • Peugeot 2008 Allure Pack

A versão Allure Pack traz a mais que a versão Allure faróis de neblina; volante revestido em couro; câmera de ré; alarme perimétrico; rodas de liga-leve 16″. Preço: R$ 79.990.

  • Peugeot 2008 Griffe AT

A versão Griffe AT vem equipado de série (a mais que a Allure Pack) com ar condicionado digital bizona; roda de liga-leve 16″ diamantada; teto de vidro panorâmico; sensor de chuva; sensor de luminosidade. Preço: R$ 89.990.

  • Peugeot 2008 Griffe THP

Além de todos os acessórios da versão Griffe AT, a Griffe THP vem equipada com motor 1.6 THP e Grip Control. Preço: R$ 99.990.

O Grip Control auxilia o motorista na direção ao otimizar a motricidade em diferentes e acidentados terrenos, como neve, areia ou lama. O Grip Control está disponível com 5 ajustes manuais (padrão, areia, neve, lama ou ESP OFF).

Fotos do interior do 2008

Peugeot 2008 PcD

Com preço de R$ 69.990, o Peugeot 2008 Allure se qualifica como versão PcD.  O Peugeot 2008 PcD pode ser equipado com dois pacotes de opcionais: Essencial PcD, com roda de liga-leve 16” ou  Essencial Plus PcD,  com roda de liga-leve 16”, sensor de estacionamento e  sistema de “um-toque” nos vidros elétricos.

Preço de revisão do Peugeot 2008

A Peugeot ainda não divulgou se reajustará a tabela de preço de revisão do novo 2008. Atualmente, os preços das três primeiras revisões são:

2008 1.6 16V

Quilometragem Revisão básica Revisão recomendada
10.000 km R$ 435 R$ 971
20.000 km R$ 750 R$ 1.286
30.000 km R$ 435 R$ 971

Para mais detalhes sobre a revisão, clique aqui.

2008 THP

Quilometragem Revisão básica Revisão recomendada
10.000 km R$ 532 R$ 1069
20.000 km R$ 863 R$ 1.400
30.000 km R$ 532 R$ 1069

Para mais detalhes sobre a revisão, clique aqui.

Uma das estratégias da Peugeot é o programa Total Care: se os clientes que não ficarem satisfeitos depois de uma revisão na concessionária, terão direito a devolução do valor pago pela mão de obra.

Impressões: 2008 1.6 16V

O SUV compacto da Peugeot teve poucas alterações de estilo. Muda a grade para deixá-lo semelhante ao SUV médio 3008. Para-choque foi alterado e ângulo de ataque aumentou um grau, passando de 22° para 23°. Percorremos cerca de 150 quilômetros da capital paulista até a cidade de Tuiuti entre asfalto e estrada de terra em boas condições.

O 2008 tem boa dirigibilidade tanto no asfalto quanto na terra. Desempenho do motor 1.6 aspirado é apenas razoável com lentidão nas retomadas. Aceleração mais convincente e compatível com motor 1.6 aspirado, que é ruidoso em rotação elevada. Trocas do câmbio automático de seis velocidades são rápidas.

O SUV da Peugeot tem boa posição de dirigir com o volante de diâmetro menor e quadro de instrumentos visualizado acima. Revestimento liso do volante provoca deslize acidental das mãos. O rodar é suave sobre piso regular com pneus de perfil mais alto (60), que têm boa altura de borracha.

Comportamento dinâmico previsível. Freios eficientes param rápido sem desvio de trajetória. Boa visibilidade e retrovisores grandes ajudam. Espaço interno suficiente para quatro adultos, mas assentos curtos tanto dianteiros quanto traseiro não apoiam totalmente as pernas.

Acesso aos bancos dianteiros e traseiros exigem abaixar para não bater a cabeça. Acabamento interno peca pelas pontas de parafuso aparentes na dobradiça central das portas. Apesar de ser compacto, com distância entre eixos de 2,54 metros, porta-malas de ótimo tamanho para a categoria, com mais de 400 litros de capacidade.

Fotos do novo 2008

Fotos Peugeot | Divulgação

*Matéria atualizada.  Publicada originalmente em 13 de maio de 2019 às 19:31

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (5 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    roberto 20 de maio de 2019

    Não mas tem 6 airbags, teto panoramico, porta luvas refrigerado, 4x freia a disco e se voce dirigir dentro dos limites terá um nivel de segurança aceitavel

  • Avatar
    Fabio 14 de maio de 2019

    Só para deixar claro, por R$89.000,00 vc não tem controle de tração e estabilidade?

  • Avatar
    helio passos 14 de maio de 2019

    goste muito em tudo que vi no pegeot 2008 mas fiquei corioso sobre a economia de combustivel quanto ele faz por litro no etanol e na gasolina cidade e estradas

  • Avatar
    Oldemar Figueiredo 13 de maio de 2019

    Afinal, já estão vendendoo 2008 com motor THP 1.6 e câmbio automático ou só em novembro?

    • AutoPapo
      AutoPapo 14 de maio de 2019

      Olá, Oldemar. A Peugeot divulgou que ela só chega no último trimestre.

      Obrigado e abraço

Avatar
Deixe um comentário