Existem câmbios que nunca precisam trocar o óleo?
Sim, algumas caixas de marchas, tanto automáticas quanto manuais, não necessitam de substituição do fluido: entenda
Sim, algumas caixas de marchas, tanto automáticas quanto manuais, não necessitam de substituição do fluido: entenda
Há alguns anos, chegou ao mercado o câmbio com óleo do tipo long life, que nunca precisa de troca. Os fabricantes afirmam que, nesses casos, o fluido é tão durável quanto a própria caixa de marchas. Exatamente por isso, não há necessidade de substituí-lo.
Muitos consumidores, porém, têm dúvidas e até desconfianças em relação a esses sistemas. Essa recomendação se mantém válida mesmo em veículos em idade avançada ou com altíssimas quilometragens? Não seria conveniente fazer a troca por precaução? O AutoPapo consultou dois especialistas para responder a essas questões.
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De acordo com o engenheiro mecânico João Pavan, diretor do comitê do simpósio Powertrain Transmissões da SAE Brasil e diretor de engenharia de produto da fabricante de autopeças Eaton, na maioria dos casos, veículos que utilizam sistemas long life, seja a transmissão automática ou manual, realmente nunca precisarão de troca de óleo.
Embora diversos fabricantes utilizem transmissões do tipo long life atualmente, mecanismos que necessitam de troca de fluido ainda são comuns. Levantamento elaborado pelo AutoPapo, com veículos de 18 fabricantes, revela quais utilizam o câmbio que dispensa troca de óleo.
Câmbio manual pode nunca precisar de troca de óleo? Assista ao vídeo com as explicações de Boris Feldman!
Pavan explica que, em carros de passeio, quase não há deterioração do lubrificante por ação de esforços. Isso porque esses veículos são leves e, mesmo os utilitários, têm carga útil relativamente baixa. “O ciclo de trabalho de um caminhão, por exemplo, é mais severo, pois a capacidade de carga muito maior faz a transmissão trabalhar com grandes valores de torque”, diz.
Nesse ponto, vale salientar que, ao contrário do que ocorre no motor, o óleo da caixa de marchas tampouco é contaminado pela queima do combustível. Desse modo, a degradação do fluido do tipo mineral é bastante lenta, pois decorre apenas da ação das altas temperaturas de trabalho.
E a questão é que o óleo sintético, utilizado no câmbio long life, praticamente não sofre deterioração por ação de temperatura, ou ainda por tempo de uso. O engenheiro salienta que, enquanto um fluido de transmissão do tipo mineral demanda, em média, trocas a cada 100 mil quilômetros, o sintético pode durar de seis a sete vezes mais.
Grande parte dos automóveis sai de circulação antes de atingir tamanhas quilometragens. Além do mais, após um uso tão extenso, o próprio conjunto mecânico já costuma ter atingido (ou até ultrapassado) o limite da vida útil: daí a explicação de que o óleo dura tanto quanto o câmbio em si.
Para quem ainda tem receio, Pavan assegura que o câmbio long life é fruto de experiência e trabalho desenvolvidos ao longo de décadas. “A previsão de durabilidade só é feita após vários testes de validação, todos bastante rigorosos”, acrescenta.
Assim, segundo o engenheiro, só mesmo em casos muito específicos, como em carros que rodaram muitas centenas de milhares de quilômetros, o óleo do câmbio long life precisará de troca. Ou então quando os veículos equipados com eles ficarem muito antigos e chegarem aos 30 ou 40 anos: nesses casos, também será conveniente efetuar a substituição.
Ricardo Dilser, assessor técnico do Grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA) ratifica que o câmbio long life não precisa de troca de óleo. Ele esclarece que esses equipamentos resultam do avanço tanto das ligas metálicas quanto dos fluidos. “Algumas pessoas ainda têm na cabeça as transmissões de 20 anos atrás: nesse período, a indústria evoluiu muito”, pondera.
Atualmente, as transmissões automáticas utilizadas pela FCA em veículos das marcas Fiat e Jeep não precisam de troca de fluido. Dilser garante que a durabilidade das caixas de marchas atuais é maior que a das similares de décadas passadas.
Segundo o assessor, essas caixas de marchas são livres de manutenções e intervenções, a ponto de mal serem manuseadas dentro da própria fábrica. “Elas já vêm prontas dos fornecedores (Aisin e ZF, no caso), inclusive com óleo: são apenas instaladas nos carros”, conclui.
Informações sobre o tipo de caixa de marchas utilizada no veículo, bem como os procedimentos de manutenção, vêm sempre prescritas no manual do proprietário. Basta consultá-lo para saber se o câmbio precisará ou não de troca de óleo. Os prazos para substituir o fluido, se ele não for do tipo long life, também são informados pelo livreto.
Caso o motorista tenha alguma dúvida, ou não disponha do manual, o mais indicado é entrar em contato com o fabricante do veículo. É possível obter informações sobre o plano de manutenção via telefone, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
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tenho um peugeou 2008 ano 2020 com 50 mil rodados…e estou nessa eterna duvida tambem..troca ou nao o oleo de cambio..
Bom dia !!!! Também sou mecânico e engenheiro mecânico e não concordo com a palavra “for life” que a Jeep ou Stelantis escrevem no manual do Renegade !!!! Pois se for na página 341 do mesmo manual, está escrito que se usar em uso severo, o mesmo preciisa ser trocado a cada 60.000km ou de 4 em 4 anos !!!!
Ou seja, quem anda na cidade grande, com transito pesado no para e anda, estradas poierentas, etc. Tem que trocar o óleo e filtros do cambio automático , sim. É o caso de quase todos, só pode não ser, se o carro só viaja em estradas planas e tranquilas !!!!!
Ainda mais, este óleo chega várias vezes a 101 a 110°C, que já é uma temperatura que se inicia a saturação do mesmo. Se continuar a se repetir, o óleo vai se estragar !!!!
É só ler dados técnicos sobre óleis de cambio automáticos modernos !!!!
É só fazer um curso rápido dos cambios AISIN da Pegeaut !!!!
Que são os mesmos cambios e que trocaram os óleos que eram AW1, para outro tipo em 2017 !!!!!
É só ler o manual !!!!
Parabéns pela matéria. Informação de qualidade
Tem um Renault Captur, e o manual não recomenda a troca do óleo de câmbio(cvt 1.6) não irei trocar, se der pau, aciono a justica
Cara, troca. A minha quebrou ontem com 92000 km. Vou gastar mais de 15 mil pra arrumar.
Cara troque, a minha captur deu pau hj com 110 mil km.
Prejuízo de 18 mil.
E todas as revisões foram feitas na concessionária
Troquei o oleo do cambio automatico do meu fit exl 2015 cvt com 50.000KM
A cor do oleo estava mais escura que a cor do carvão
Tenho um renegade com 74000 kms, na teoria esse oléo long life funciona, porem ao trocar o trocador de calor e fluido do arrefecimento, o mecânico me mostrou o óleo que saiu da caixa, totalmente preto com cheiro a queimado, como se fosse o oleo do motor antes das trocas. Impossível não trocar e rodar tranquilo. Será a próxima manutenção que farei no meu carro.
Deveriam salientar que carros nacionais ainda não possuem essa ecologia assim como coreanos e japoneses que necessitam de troca… Somente algumas montadoras alemãs possuem essa tecnologia….
Bom dia blz, como que faz ser óleo do câmbio automático Corolla 12 estiver contaminado é aconselhado fazer a troca do óleo ou não? Obg.
Isso mesmo meu amigo, concessionaria jura que nao precisa troca mas as lojas de troca de oleo fazem terrorismo porque vivem disso. Pode dar problema? Sim como todo cj mecanico. Tive toyota Corolla que deu , honda tive problema no motor e troca de fluidos de ambos dentro do prazo.
Boa tarde, achei muito interessante a matéria mas como já foi falado estou com a mesma dúvida da troca ou não do óleo de câmbio já que o manual não requer troca…no meu caso uma S10 automática diesel 2014…(obs) o mesmo câmbio de 2017 em diante já requer troca!!!!!por isso a minha dúvida.se tiver essa informação agradeço…sou de farroupilha RGS
Tenho um Peugeot 207 com caixa AL4 (se arrependimento matasse). No manual está escrito em letras garrafais a não necessidade da substituição do fluido. Com 80.000 km ele começou a dar problemas e eu fui trocar o óleo. Saiu um líquido preto viscoso. Me foi sugerido trocar o fluido a cada 20.000 km pra ver se limpava um pouco o sistema. Tive que trocar o câmbio. Depois de 40.000 km o conversor de torque pifou. Esse carro me deu mais despesa que meu filho.
toca fogo nesta maldição
Tenho uma duster modelo 2016 automatica e a materia cita que é uma das marcas que não requer troca de oleo da cx de marcha, isso é certo ou devo trocar, e se precisa trocar com qts kms?
Meu Sandero é o AL4.
Mecânicos mandam trocar.A Renaut não. E aí?
Se alguém tiver uma fonte fidedigna, né ajude.
Abraço.
Também tenho um Sandero com AL4. Eu troco. Manutenção preventiva. Como meu regime é semi-rodoviário, troco a cada 70 mil.
Segue o que está no manual, não gaste dinheiro atoa. O mecânico vai dizer que tem trocar, a sua montadora é quem diz se sim ou se não .
Olá! Troquei o óleo da caixa do meu Renegade AT 9 Turbo diesel 2016, ficou em 1300,00 reais, mesmo sabendo que o manual descreve como sendo full live, mas nem por isso diminuiu minha preocupação, ficou uma grande dúvida, será que é melhor confiar no mecânico que garantiu que era necessário a troca ou a montadora não se preocupa com a durabilidade do conjunto? A verdade é que a caixa custa pelo menos 1/3 do valor do meu veiculo!!
Vc é um mané deveria procurar saber melhor que não se troca esse óleo se liga
Furaram seu olhos amigo, serviço de uma hora e o óleo do câmbio não custa tanto.
Amigo, segue o manual.
Tenho a nova uno Sporting 2014/2015 automatizada com 83.000 km e não sei com qtos km e feito a troca do óleo da caixa e se e necessário? Gostaria de saber com qtos km e indicado fazer a troca??
Deveriam salientar que carros nacionais ainda não possuem essa ecologia assim como coreanos e japoneses que necessitam de troca… Somente algumas montadoras alemãs possuem essa tecnologia….
Tenho Logan ano 2017 câmbio automatizado me tira uma dúvida é nescessário trocar o fluido do câmbio me dá um retorno desde já agradeço atenção de todos.
Boa tarde!!!
Queria saber quais os tipos de veículos,montadora e modelo que vem com o câmbio que não precisa fazer a troca do fluido do o mesmo?
Na verdade existe a necessidade da troca periódica obedecendo a km conforme consta no manual. Essa troca técnica deve ser feita por profissional especializado e com a máquina especifica que realiza a troca de todo o fluido, inclusive do conversor, como se fosse um sistema de hemodiálise. E também trocar o filtro se não for vitalício. O que ocorre é que se já houver algum desgaste interno, como nos discos de composite, por exemplo, a troca de óleo fará com que partículas de material parem no filtro obstruindo a passagem de óleo, por isso apresenta falhas, como patinação, todavia nesse caso com ou sem troca de óleo irá apresentar defeito uma vez que já existe peças deterioradas. Na minha empresa minimizamos o risco fazendo antes um teste de rodagem para avaliar o desempenho do câmbio, alem disso ao iniciar o trabalho verificamos na amostra do óleo velho a presença ou não de partículas. Lembrando que cada caso é um em especial.
Não existe óleo eterno.
Se não precisasse trocar o óleo não tinha para a venda no comércio de auto peças e casas de trocas de óleo!
Troquei do meu Kia Cadenza esses dias e daqui 80.000 km vou efetuar a troca novamente!
mais 80.000km?
realmente esse casou com a barca…kkk
É uber, faz 80mil em 4 meses.
Nunca li tanto absurdo por centimetro quadrado na minha vida. Juro que li tudo do para ver se existia apenas um fundamento tecnico plausível.
Ninguém quer saber da sua opinião seu sabe tudo
A reportagem cita apenas um fabricante que equipa os veículos com câmbio automático e óleo do tipo long life.Me parece muito mais um comercial da marca do que uma orientação para donos de veículos com esse tipo de transmissão.
Basta pesquisar um pouco para encontrar vídeos de carros com menos de 10 anos de fabricação já com trepidação, patinação e outros problemas decorrentes da contaminação e degradação do lubrificante.
Inclusive no lançamento do GM cobalt automático o manual do proprietário informava que não havia necessidade de troca, dois anos após a informação foi colocada no manual especificando intervalos para troca do lubrificante.
Poderiam ter dado exemplos e citado mais marcas na reportagem.
Olá, Tiago.
Caro, a reportagem traz explicações de dois especialistas, sendo que apenas um deles é da FCA. Outro é da Eaton, fabricante de transmissões que não tem qualquer relação com a FCA. Ademais, o texto ainda informa que outras marcas também utilizam câmbios do tipo long life em seus veículos.
Vale lembrar que as transmissões que necessitam de trocas de óleo ainda são comuns no mercado: nem todos os automóveis atuais dispensam esse serviço de manutenção. Nesses casos, o fluido realmente sofre degradação e, se for negligenciado, trará problemas.
Por fim, quanto à citação de mais marcas, o AutoPapo já publicou um levantamento com recomendações de 18 fabricantes sobre a troca (ou não) do óleo do câmbio. O link está devidamente disponibilizado no texto, mas, de qualquer modo, também pode ser acessado aqui.
Espero ter esclarecido suas colocações.
Abraço!
Isso é conversa de fabricante, é mais fácil e rentável trocar a transmissão inteira. Todo cambio manual ou automático sofrem desgaste dos componentes internos, e os resíduos deste desgaste é que contaminam o óleo, ainda não inventaram componentes de atrito ou fricção que não sofra desgaste, e nem um óleo que evitasse totalmente esse atrito, senão os automóveis seriam eternos e não precisaríamos de oficinas.
Caro em momento algum a matéria diz que óleo é eterno: o caso é que a durabilidade é tão longa quanto a da própria transmissão. Como a matéria explica, ” enquanto um fluido de transmissão do tipo mineral demanda, em média, trocas a cada 100 mil quilômetros, o sintético pode durar de seis a sete vezes mais. (…) Após um uso tão extenso, o próprio conjunto mecânico já costuma ter atingido (ou até ultrapassado) o limite da vida útil: daí a explicação de que o óleo dura tanto quanto o câmbio em si.”
Abraço!
Pega o exemplo da Peugeot com o cambio AL4, em todos os manuais diz que o óleo é vitalício, mas todo bom mecânico sabe que deve trocar entre 40mil e 60mil km, senão o câmbio não chega nem a 100mil km, geralmente quebra antes dos 80mil,e utiliza óleo sintético.
Tem certeza que o câmbio AL4 do Grupo PSA é do tipo long life? As transmissões desse tipo são recentes: começaram a se tornar comuns de poucos anos para cá. Foi justamente nessa época, mais precisamente em 2017, que Citroën e Peugeot abandonaram vez o AL4 e passaram a utilizar o Aisin de seis velocidades em toda a gama (esse, sim, dispensa troca de óleo). Vale lembrar ainda que o AL4 utilizado pela PSA é utilizado no Brasil desde o início dos anos 2000, época em que as caixas de marchas que precisavam de troca regular do fluido eram padrão. Por fim, destaco que nem todos os câmbios que utilizam óleo sintético dispensam troca.
Depois que acabar a garantia e der problema, quero ver que vai defender o “long-life”.
Deixa o óleo lá, pra que trocar se diz pra não trocar,se o seu câmbio quebrar é pq ele ia quebrar de qualquer jeito, até pq o q se vê por aí não são muito confiáveis essas trocas
E guando começar escorregar as marchas o que fazer?? O meu e
da ssagyang mecânica da Mercedes-bez !!! Diesel ano 2012 apenas 125.000 km
Augusto,
No momento em que a montadora coloca essa informação no manual do proprietário, ela está assumindo a responsabilidade do ressarcimento independente do fim da garantia. Em resumo, essa informação garante uma garantia “long Life”.
Mas como perito técnico, aconselho a troca num período máximo de 40mil km!
Temos um outlander com mais de 300.00km conversor de torque e nunca trocamos o oleo, isso ai é papo de mexanicos para ganhar dinheiro.
Eu não sei mais em guem acreditar !!!
Exatamente Mattias, me encontro na mesma situação que o colega.
Isso mesmo meu amigo, concessionaria jura que nao precisa troca mas as lojas de troca de oleo fazem terrorismo porque vivem disso.
O PROBLEMA É QUE O MERCADO ESTA CHEIO DE OLEO FALSIFICADO