Os piores e melhores porta-malas de SUVs compactos
Espaço para bagagem pode variar bastante: entre o menor e o maior porta-malas do segmento, há uma diferença de quase 170 litros
Espaço para bagagem pode variar bastante: entre o menor e o maior porta-malas do segmento, há uma diferença de quase 170 litros
O público geralmente busca no utilitário esportivo a sensação de segurança que o veículo mais alto passa. Só que esse porte nem sempre é garantia de espaço na cabine e, principalmente, no porta-malas. Veja os SUVs compactos com os menores e maiores compartimentos para bagagens, levando-se em consideração a capacidade em litros padrão VDA e volumes até a linha de cintura.
Porta-malas | 306 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 416 kg |
Preços | R$ 92.590 (LT) e R$ 104.290 (Premier) |
Motor | 1.4 turbo flex de 153/150 cv |
O modelo importado do México tem porta-malas estreito devido, principalmente, ao desenho que afunila a traseira. As caixas de rodas e a tampa inclinada colaboram pouco para o compartimento, que abriga com dificuldades uma mala grande.
Porta-malas | 320 litros, exceto Trailhawk, com 273 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 400 kg |
Preços | de R$ 72.990 (Custom 1.8) a R$ 139.990 (Trailhawk 2.0 4×4) |
Motores | 1.8 flex de 139/135 cv e 2.0 turbodiesel de 170 cv |
Aspecto mais crítico do líder do segmento, o compartimento de bagagens do Renegade é quase cenográfico. Estreito dos lados e sem profundidade, só não é pior graças ao desenho mais quadrado do SUV feito em Goiana (PE). E também ao estepe de uso temporário, com exceção da topo de linha Trailhawk, que, com pneu sobressalente igual ao conjunto originall, oferece parcos 273 litros.
Porta-malas | 320 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 400 kg (1.6 manual) e 350 kg (automáticos) |
Preços | de R$ 69.990 (Live 1.6) a R$ 99.990 (Shine 1.6 THP Pack AT) |
Motores | 1.6 flex de 122/115 cv ou 118/115 cv e 1.6 turbo flex de 173 cv |
O Cactus é um carro muito moderninho e gostoso de dirigir, mas não se empolgue na hora de arrumar as malas. Leva 320 litros, o suficiente para uma bagagem grande e, com jeitinho, uma outra pequena. Tem também o acesso, bastante alto, que requer aquele esforço extra na hora de colocar os volumes.
Porta-malas | 340 litros |
---|---|
Capacidade de carga | NI |
Preços | R$ 86.990 (T) e R$ 96.990 (TXs) |
Motor | 1.5 turbo flex de 150/147 cv |
O Caoa Chery Tiggo 5X feito em Jacareí (SP) se vale de bom custo-benefício e porta-malas pouco maior que o do Cactus, mas não dá para se animar muito. As caixas de roda atrapalham a acomodação da bagagem e a marca não informa a capacidade de carga do SUV.
Porta-malas | 362 litros, exceto a Titanium 1.6, com 356 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 433 kg e 390 kg (Titanium) |
Preços | de R$ 76.890 (SE 1.5) a R$ 108.390 (Storm 2.0 4WD) |
Motores | 1.5 flex de 137/130 cv e 2.0 flex com injeção direta e 176/170 cv |
O pioneiro do segmento de jipinhos urbanos fica no meio termo da categoria. Os 362 litros recebem uma mala grande e duas pequenas. A abertura da porta traseira para o lado continua sendo o problema. Só a versão Titanium se livrou do famigerado estepe na tampa, porém, a reboque, perdeu alguns litros de capacidade.
Porta-malas | 373 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 448 kg (250 TSI Highline), 400 kg (200 TSI) e 458 kg (200 TSI AT) |
Preços | de R$ 84.990 (200 TSI) a R$ 109.990 (Highline 250 TSI) |
Motores | 1.0 turbo flex de 128/116 cv e 1.4 turbo flex de 150 cv |
O VW T-Cross tem espaço interessante para bagagens. É possível acomodar malas deitadas e a largura favorece o trabalho. A altura exige certo cuidado e o acabamento interno é bastante simples.
Porta-malas | 431 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 461 kg (1.6) e 430 kg (2.0) |
Preços | de R$ 78.990 (Attitude 1.6 MT) a R$ 104.990 (Prestige 2.0) |
Motores | 1.6 flex de 130/123 cv e 2.0 flex de 166/156 cv |
A turma que passa dos 400 litros começa pelo Creta e faz uma diferença e tanto. Mais profundo e largo, o porta-malas do modelo produzido em Piracicaba (SP) também tem bom vão de acesso e consegue levar malas grandes e pequenas.
Porta-malas | 432 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 427 kg |
Preços | de R$ 75.790 (S MT) a 103.390 (SL Pack Tech) |
Motores | 1.6 flex de 114 cv |
O Kicks supera em apenas um litro o rival da marca sul-coreana e oferece basicamente a mesma comodidade. O espaço para bagagens do SUV fabricado em Porto Real (RJ) é versátil e com boa profundidade. Só mesmo o vão estreito atrapalha a colocação das malas.
Porta-malas | 437 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 464 kg (EXL) 470 kg (EX) e 469 kg (LX) |
Preços | de R$ 92.500 (LX) a R$ 108.500 (EXL) |
Motor | 1.8 flex de 139/140 cv |
Apontado como um dos SUVs mais confortáveis do segmento, o HR-V tem o porta-malas e a carga útil como outros atributos. A abertura ajuda na tarefa de transportar as bagagens e o espaço bem otimizado pode receber todo o tipo de volumes.
Porta-malas | 475 litros, exceto a 2.0 4×4, com 400 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 497 kg e 493 kg (2.0) |
Preços | de R$ 66.190 (Expression 1.6) a R$ 81.400 (Dynamique 2.0 4×4) |
Motores | 1.6 flex de 120/118 cv e 2.0 flex de 148/143 cv |
O Duster se vale do tamanho e do jeitão quadradão para ter o mais amplo porta-malas da categoria. Acomoda com tranquilidade duas malas grandes e toda a sorte de volumes e bolsas. Fora a excelente capacidade de carga de quase 500 kg no total – lembre que deve-se somar também o peso dos ocupantes. A altura exige certo esforço na hora de carregar as malas e o acabamento deixa muito a desejar. Só fique atento que a versão 4×4 perde bastante espaço e fica com capacidade menor que a do HR-V.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O ASX tem carga útil de quase 600 kg, talvez não seja um suv compacto, aqui no Brasil essas definições sao bastante complicadas… SUVs, Crossovers, gostaria de saber quem fala com prioridade.
Vai tomarnocur
Faltou o captur
Bela Reportagem , só a falta de algumas fotos a impediram de receber um Dez.
Faltou o Captur, com 437 litros ele empata com o HR-V em segundo lugar. Em suma, a melhor fabricante quando o assunto é carga útil no porta malas é a Renault.
A capacidade de carga do Captur é menor do que o do HR-V: são 449 kg de carga útil.
Abraço
O 5x é produzido onde!?
Anápolis GO
KD o captura, estão sabendo legal hein ..kkkkk
A capacidade de carga do Captur é menor do que o do HR-V: são 449 kg de carga útil.
Abraço
Porquê nunca avaliam a captur?????
Porque não incluir o Peugeot 2008. Não entendi porque ele não foi para relação de SUV compacto.
Péssima matéria, pois está incompleta… cadê o Captur, 2008 e T50 ?
Talvez, talvez*, os autores tenham, como sugere o título da matéria, elencado apenas os modelos com menores e maiores porta-malas. Talvez ainda, possamos inferir que que o volume referência seja 400 litros. Mas, sem nos darmos o trabalho de levantar a distribuição estatística, avento apenas hipóteses.
(*) Digo talvez, pois os comentários até o momento, dos autores nada neste sentido indicam.
Cadê o Peugeot 2008 nessa matéria?
É suv caraio, e não 208 esticado
Curioso o site. Eles são crossover. Porque a Renault Captur é ignorada?
Porque o Peugeot 2008 ficou de fora???
O T50 tem 400 litros
Ótima matéria, só faltou a capacidade do Renault Captur.
Esqueceram do captur???