Os piores e melhores porta-malas de SUVs compactos

Espaço para bagagem pode variar bastante: entre o menor e o maior porta-malas do segmento, há uma diferença de quase 170 litros

Por Fernando Miragaya 21/06/19 às 15h00
Especial para o AutoPapo

O público geralmente busca no utilitário esportivo a sensação de segurança que o veículo mais alto passa. Só que esse porte nem sempre é garantia de espaço na cabine e, principalmente, no porta-malas. Veja os SUVs compactos com os menores e maiores compartimentos para bagagens, levando-se em consideração a capacidade em litros padrão VDA e volumes até a linha de cintura.

10. Chevrolet Tracker

Chevrolet Tracker Foto Marlos Ney Vidal | Autos Segredos
Porta-malas 306 litros
Capacidade de carga 416 kg
Preços R$ 92.590 (LT) e R$ 104.290 (Premier)
Motor 1.4 turbo flex de 153/150 cv
Chevrolet Tracker Foto Marlos Ney Vidal | Autos Segredos

O modelo importado do México tem porta-malas estreito devido, principalmente, ao desenho que afunila a traseira. As caixas de rodas e a tampa inclinada colaboram pouco para o compartimento, que abriga com dificuldades uma mala grande.

9. Jeep Renegade

jeep renegade limited 010
Porta-malas 320 litros, exceto Trailhawk, com 273 litros
Capacidade de carga 400 kg
Preços de R$ 72.990 (Custom 1.8) a R$ 139.990 (Trailhawk 2.0 4×4)
Motores 1.8 flex de 139/135 cv e 2.0 turbodiesel de 170 cv
jeep renegade porta malas

Aspecto mais crítico do líder do segmento, o compartimento de bagagens do Renegade é quase cenográfico. Estreito dos lados e sem profundidade, só não é pior graças ao desenho mais quadrado do SUV feito em Goiana (PE). E também ao estepe de uso temporário, com exceção da topo de linha Trailhawk, que, com pneu sobressalente igual ao conjunto originall, oferece parcos 273 litros.

8.  Citroën C4 Cactus

Citroen C4 Cactus Fotos Alexandre Carneiro
Porta-malas 320 litros
Capacidade de carga 400 kg (1.6 manual) e 350 kg (automáticos)
Preços de R$ 69.990 (Live 1.6) a R$ 99.990 (Shine 1.6 THP Pack AT)
Motores 1.6 flex de 122/115 cv ou 118/115 cv e 1.6 turbo flex de 173 cv
Citroen C4 Cactus Fotos Alexandre Carneiro

O Cactus é um carro muito moderninho e gostoso de dirigir, mas não se empolgue na hora de arrumar as malas. Leva 320 litros, o suficiente para uma bagagem grande e, com jeitinho, uma outra pequena. Tem também o acesso, bastante alto, que requer aquele esforço extra na hora de colocar os volumes.

7. Chery Caoa Tiggo 5X

chery tiggo 5x 2019 2
Caoa Chery Tiggo 5X
Porta-malas 340 litros
Capacidade de carga NI
Preços R$ 86.990 (T) e R$ 96.990 (TXs)
Motor 1.5 turbo flex de 150/147 cv

O Caoa Chery Tiggo 5X feito em Jacareí (SP) se vale de bom custo-benefício e porta-malas pouco maior que o do Cactus, mas não dá para se animar muito. As caixas de roda atrapalham a acomodação da bagagem e a marca não informa a capacidade de carga do SUV.

6. Ford EcoSport

ford ecosport 3308
Porta-malas 362 litros, exceto a Titanium 1.6, com 356 litros
Capacidade de carga 433 kg e 390 kg (Titanium)
Preços de R$ 76.890 (SE 1.5) a R$ 108.390 (Storm 2.0 4WD)
Motores 1.5 flex de 137/130 cv e 2.0 flex com injeção direta e 176/170 cv
ford ecosport 3281

O pioneiro do segmento de jipinhos urbanos fica no meio termo da categoria. Os 362 litros recebem uma mala grande e duas pequenas. A abertura da porta traseira para o lado continua sendo o problema. Só a versão Titanium se livrou do famigerado estepe na tampa, porém, a reboque, perdeu alguns litros de capacidade.

5. Volkswagen T-Cross

VW T-Cross Highline 250 TSI Foto Alexandre Carneiro
Porta-malas 373 litros
Capacidade de carga 448 kg (250 TSI Highline), 400 kg (200 TSI) e 458 kg (200 TSI AT)
Preços de R$ 84.990 (200 TSI) a R$ 109.990 (Highline 250 TSI)
Motores 1.0 turbo flex de 128/116 cv e 1.4 turbo flex de 150 cv
VW T-Cross Highline 250 TSI Foto Alexandre Carneiro

O VW T-Cross tem espaço interessante para bagagens. É possível acomodar malas deitadas e a largura favorece o trabalho. A altura exige certo cuidado e o acabamento interno é bastante simples.

4. Hyundai Creta

creta sport 002
Porta-malas 431 litros
Capacidade de carga 461 kg (1.6) e 430 kg (2.0)
Preços de R$ 78.990 (Attitude 1.6 MT) a R$ 104.990 (Prestige 2.0)
Motores 1.6 flex de 130/123 cv e 2.0 flex de 166/156 cv

A turma que passa dos 400 litros começa pelo Creta e faz uma diferença e tanto. Mais profundo e largo, o porta-malas do modelo produzido em Piracicaba (SP) também tem bom vão de acesso e consegue levar malas grandes e pequenas.

3. Nissan Kicks

Kicks 4
Porta-malas 432 litros
Capacidade de carga 427 kg
Preços de R$ 75.790 (S MT) a 103.390 (SL Pack Tech)
Motores 1.6 flex de 114 cv
Kicks 11

O Kicks supera em apenas um litro o rival da marca sul-coreana e oferece basicamente a mesma comodidade. O espaço para bagagens do SUV fabricado em Porto Real (RJ) é versátil e com boa profundidade. Só mesmo o vão estreito atrapalha a colocação das malas.

2. Honda HR-V

img 3177
Porta-malas 437 litros
Capacidade de carga 464 kg (EXL)  470 kg (EX) e 469 kg (LX)
Preços de R$ 92.500 (LX) a R$ 108.500 (EXL)
Motor 1.8 flex de 139/140 cv
img 3157

Apontado como um dos SUVs mais confortáveis do segmento, o HR-V tem o porta-malas e a carga útil como outros atributos. A abertura ajuda na tarefa de transportar as bagagens e o espaço bem otimizado pode receber todo o tipo de volumes.

1. Renault Duster

renault duster dynamique 2018 13
Curitiba, PR - 22.06.2017: Press Kit - Duster CVT. Foto: Daniel Derevecki / La Imagem
Porta-malas 475 litros, exceto a 2.0 4×4, com 400 litros
Capacidade de carga 497 kg e 493 kg (2.0)
Preços de R$ 66.190 (Expression 1.6) a R$ 81.400 (Dynamique 2.0 4×4)
Motores 1.6 flex de 120/118 cv e 2.0 flex de 148/143 cv

O Duster se vale do tamanho e do jeitão quadradão para ter o mais amplo porta-malas da categoria. Acomoda com tranquilidade duas malas grandes e toda a sorte de volumes e bolsas. Fora a excelente capacidade de carga de quase 500 kg no total – lembre que deve-se somar também o peso dos ocupantes. A altura exige certo esforço na hora de carregar as malas e o acabamento deixa muito a desejar. Só fique atento que a versão 4×4 perde bastante espaço e fica com capacidade menor que a do HR-V.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (12 votos, média: 4,42 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Marcos 2 de novembro de 2019

    Faltou o captur

  • Avatar
    Pablo 23 de junho de 2019

    Bela Reportagem , só a falta de algumas fotos a impediram de receber um Dez.

  • Avatar
    Alessandro Ribeiro Fernandes 22 de junho de 2019

    Faltou o Captur, com 437 litros ele empata com o HR-V em segundo lugar. Em suma, a melhor fabricante quando o assunto é carga útil no porta malas é a Renault.

    • AutoPapo
      AutoPapo 23 de junho de 2019

      A capacidade de carga do Captur é menor do que o do HR-V: são 449 kg de carga útil.

      Abraço

  • Avatar
    Marcelo Braga 22 de junho de 2019

    O 5x é produzido onde!?

    • Avatar
      José 22 de junho de 2019

      Anápolis GO

  • Avatar
    Marcelo 22 de junho de 2019

    KD o captura, estão sabendo legal hein ..kkkkk

    • AutoPapo
      AutoPapo 23 de junho de 2019

      A capacidade de carga do Captur é menor do que o do HR-V: são 449 kg de carga útil.

      Abraço

  • Avatar
    André valiati 22 de junho de 2019

    Porquê nunca avaliam a captur?????

  • Avatar
    Humberto Gomes 22 de junho de 2019

    Porque não incluir o Peugeot 2008. Não entendi porque ele não foi para relação de SUV compacto.

  • Avatar
    Reinaldo Fernandes 22 de junho de 2019

    Péssima matéria, pois está incompleta… cadê o Captur, 2008 e T50 ?

    • Avatar
      Marco A A de Oliveira 21 de outubro de 2019

      Talvez, talvez*, os autores tenham, como sugere o título da matéria, elencado apenas os modelos com menores e maiores porta-malas. Talvez ainda, possamos inferir que que o volume referência seja 400 litros. Mas, sem nos darmos o trabalho de levantar a distribuição estatística, avento apenas hipóteses.
      (*) Digo talvez, pois os comentários até o momento, dos autores nada neste sentido indicam.

  • Avatar
    JOSE EWERTON LEOCADIO DE SANTANA 21 de junho de 2019

    Cadê o Peugeot 2008 nessa matéria?

  • Avatar
    César MELLO 21 de junho de 2019

    Curioso o site. Eles são crossover. Porque a Renault Captur é ignorada?

  • Avatar
    Carlos Henrique 21 de junho de 2019

    Porque o Peugeot 2008 ficou de fora???

  • Avatar
    Gerson Torres 21 de junho de 2019

    O T50 tem 400 litros

  • Avatar
    Ricardo 21 de junho de 2019

    Ótima matéria, só faltou a capacidade do Renault Captur.

  • Avatar
    Mauro 21 de junho de 2019

    Esqueceram do captur???

Avatar
Deixe um comentário