Para que serve o L do câmbio automático?

Função presente em algumas transmissões automáticas é especialmente útil para encarar subidas e descidas e pode incrementar a segurança

Por AutoPapo24/08/18 às 12h42

Para que serve o L do câmbio automático? A letra significa Low, ou seja, é a marcha mais forte, normalmente a segunda. E qual a função do L no câmbio automático? Simples: quando é necessário mais força para, por exemplo, subir uma rampa sem que a transmissão, em rotações mais altas, não passe a marcha e o carro perca torque, forçando uma redução logo em seguida.

Outra função do L do câmbio automático é o freio motor. O princípio é o mesmo de um carro com câmbio manual: selecionado, a caixa fica em uma marcha forte e o próprio motor ajudar a freiar.

Ao usar o L do câmbio automático como freio motor, o condutor vai poupar o sistema de freios, reduzir o desgaste de pastilhas, discos, lonas e tambores. E em uma longa descida, segurar o carro apenas utilizando o freio provoca o assustador fenômeno do fading: um superaquecimento dos componentes que deixa o carro praticamente sem freio e pode provocar um acidente, caso o motorista não perceba o problema em tempo hábil e pare o carro no acostamento, durante alguns minutos, para resfriar o sistema.

Além do L do câmbio automático

Há carros, ainda, que agregam as posições 2 e, às vezes, 3 (ou “D3”) . Elas devem ser usadas em descidas – ou subidas – nas quais o L do câmbio automático está impedindo que o carro desenvolva mais velocidade em condições nas quais ela poderia ser alcançada.

Hoje, o L do câmbio automático está sumindo das transmissões mais modernas que permitem trocas sequenciais de marchas. Mas qual o motivo disso? Simples! Em modelos com esse tipo de caixa de marchas, o condutor pode selecionar a marcha mais adequada da mesmíssima forma de um carro manual, por meio de aletas atrás do volante ou da própria alavanca.

L do câmbio automático é útil no freio motor

Foto Toyota | Divulgação

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário