Para que serve o L do câmbio automático?

Função presente em algumas transmissões automáticas é especialmente útil para encarar subidas e descidas e pode incrementar a segurança

automatico
Por AutoPapo
Publicado em 24/08/2018 às 12h42

Para que serve o L do câmbio automático? A letra significa Low, ou seja, é a marcha mais forte, normalmente a segunda. E qual a função do L no câmbio automático? Simples: quando é necessário mais força para, por exemplo, subir uma rampa sem que a transmissão, em rotações mais altas, não passe a marcha e o carro perca torque, forçando uma redução logo em seguida.

Outra função do L do câmbio automático é o freio motor. O princípio é o mesmo de um carro com câmbio manual: selecionado, a caixa fica em uma marcha forte e o próprio motor ajudar a freiar.

Ao usar o L do câmbio automático como freio motor, o condutor vai poupar o sistema de freios, reduzir o desgaste de pastilhas, discos, lonas e tambores. E em uma longa descida, segurar o carro apenas utilizando o freio provoca o assustador fenômeno do fading: um superaquecimento dos componentes que deixa o carro praticamente sem freio e pode provocar um acidente, caso o motorista não perceba o problema em tempo hábil e pare o carro no acostamento, durante alguns minutos, para resfriar o sistema.

Além do L do câmbio automático

Há carros, ainda, que agregam as posições 2 e, às vezes, 3 (ou “D3”) . Elas devem ser usadas em descidas – ou subidas – nas quais o L do câmbio automático está impedindo que o carro desenvolva mais velocidade em condições nas quais ela poderia ser alcançada.

Hoje, o L do câmbio automático está sumindo das transmissões mais modernas que permitem trocas sequenciais de marchas. Mas qual o motivo disso? Simples! Em modelos com esse tipo de caixa de marchas, o condutor pode selecionar a marcha mais adequada da mesmíssima forma de um carro manual, por meio de aletas atrás do volante ou da própria alavanca.

L do câmbio automático é útil no freio motor

Foto Toyota | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Reinaldo 10 de setembro de 2021

Nossa… pelos comentários, o que se percebe é que a maior parte das pessoas NÃO sabe dirigir – nem com câmbio manual e muito menos com câmbio automático. Por isso tantos registros em acidentes impressionantes nas nossas vias!

Avatar
Sebastião 10 de fevereiro de 2021

Posso passar de D para L com o carro em movimento?

Avatar
manoel martiniano moura 21 de junho de 2021

perguntei na nissan eles disseram que sim,mas como.tenho. medo de dar problemas paro o carro ao.mudar para L para subir rampas acentuadas.

Avatar
Edson Bernardes da Silva 29 de janeiro de 2022

Adoro ficar sabendo de novidades, sobre carros! Obrigada!

Avatar
António Costa Zandamela 22 de agosto de 2020

Qual é a função da letra B no cambio automático dum toyota Belta 1299cc

Avatar
Marcio 8 de março de 2021

Deve ser pq o carro torce pro Bruzeiro da segundona!

Avatar
Paulo Pascale 2 de julho de 2020

Bom dia
Estando o câmbio automático na posição L / posso com o carro andando / voltar para a posição D .
Pelo desenho na alavanca passando pela segunda e terceira/
/ pois é o caminho obrigatório até o D .
E vice-versa da letra D para a L .

Avatar
Reinaldo 10 de setembro de 2021

Acho que tem que obedecer a sequencia do alfabeto

Avatar
Mario Lucio Rodrigues Tureta 22 de setembro de 2019

Tenho um HB20 2015 AUTOMATICO. Com cambio com o modo “L” quero saber se estando no modo D com o carro sobindo uma ladeira ingrime posso jogar pra L com o carro em movimento?

Avatar
ANTONIO DE DEUS LIMA ARAUJO FILHO 9 de agosto de 2019

Olá tenho uma dúvida posso colocar no L cambio CVT com o carro EM MOVIMENTO?

Avatar
Silvio 6 de setembro de 2019

Eu também comprei um veículo com esse câmbio e fui informado pelo funcionário da concessionária que em subidas íngremes pode fazer a mudança para o L desde que não esteja em velocidade superior a 20km por hora.

Avatar
Deixe um comentário