Perda de pontos na carteira por não transferir carro pode acabar

Justificativa é de que a infração não prejudica a segurança ou a fluidez do trânsito, portanto não precisa contribuir para suspensão do documento

Projeto de Lei quer dar fim à perda de pontos na CNH por atraso na atualização do Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Por AutoPapo
Publicado em 22/11/2019 às 10h00

O Projeto de Lei 4999/19 quer acabar com a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista que deixar de emitir, em até 30 dias, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) quando houver mudança de proprietário ou localidade. O texto altera Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que hoje pune essa situação com a perda de cinco pontos na CNH.

A proposta tramita conclusivamente na Câmara dos Deputados. A justificativa do autor do texto, o deputado Marcelo Nilo (PSB-BA), é de que “a situação cadastral do automóvel não guarda relação com a condução desenvolvida pelo motorista nas vias”.

“Não se pode admitir que essa infração contribua para aproximar o condutor da suspensão do direito de dirigir, pois a conduta em nada prejudica a segurança e fluidez do trânsito”, concluiu o parlamentar sobre a perda de pontos na CNH em casos de atraso na atualização de CRV.

Projeto de Lei quer dar fim à perda de pontos na CNH por atraso na atualização do Certificado de Registro de Veículo (CRV).

A proposta mantém a multa grave, no valor de R$ 195,23, para quem não emitir o CRV dentro do prazo, a fim de estimular o dono a manter atualizado o cadastro do veículo. Por outro lado, permite prorrogação do prazo mediante solicitação justificada, quando ocorrer dificuldade de cumprimento dos 30 dias iniciais.

Para virar lei, o projeto que quer o fim da perda de pontos na CNH por atraso na emissão do novo CRV precisa ser aprovado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jose Dantas do nascimento 12 de janeiro de 2020

Os.monopólios para tirar dinheiro das.pessoa no Brasil ja se tornou uma vergonha. Uma porta aberta para o enriquecimento ilicito

Avatar
ana 23 de novembro de 2019

tem que acabar essa pouca vergonha mesmo, porque transferencia não depende so do proprietário, depende de outras pessoas e elas não são penalizadas pela demora!!

Avatar
Deixe um comentário