As 10 picapes mais baratas do Brasil em 2024: preços e análise
Para o lazer ou para o trabalho, confira as caminhonetes mais acessíveis entre pequenas, médio-compactas e médias
Para o lazer ou para o trabalho, confira as caminhonetes mais acessíveis entre pequenas, médio-compactas e médias
Se existe um segmento que vai cresce além dos SUVs é o de picapes. A categoria responde hoje por 19% do mercado geral e, por isso mesmo, as marcas buscam novos meios de diversificação, enquanto alguns modelos tentam se segurar para figurar entre as picapes mais baratas do Brasil em 2024.
Prova disso é a estreia recente de caminhonetes como Fiat Titano e Strada Turbo, Ram Rampage, a nova geração da Ford Ranger e Chevrolet Montana. Além das grandalhonas Chevrolet Silverado e Ford F-150 que, claro, não estão nesta lista.
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Confira agora as picapes mais baratas do mercado brasileiro em 2024. Selecionamos as versões de entrada de cada linha – exceto chassi-cabine – e os preços públicos sugeridos foram levantados na segunda quinzena de fevereiro.
A Saveiro sobrevive à sombra da supremacia da Strada no segmento de compactas. Se serve de consolo, o modelo da Volkswagen é a picape mais barata o Brasil em 2024, apesar do reajuste de quase 3% de novembro para cá. Claro que na variante de entrada Robust, a mais tímida em equipamentos e com cabine simples.
Na relação de itens de série, recebe o básico: ar-condicionado, vidros e travas elétricos, regulagem de altura do banco do motorista, chave do tipo canivete e computador de bordo. Pelo menos o motor é o 1.6 16V e a picape vem com direção com assistência elétrica e freios a disco nas quatro rodas
A Strada é a líder absoluta de vendas no segmento de compactas, mas é a vice entre as picapes mais baratas. O modelo da Fiat passou dos R$ 100 mil nesta versão de entrada, e não se engane com o pomposo nome Cabine Plus: é uma cabine simples mesmo.
Ao menos, a Fiat aposentou o velho motor 1.4 Fire sem mexer demais no preço. Agora, a maior parte da gama do veículo mais emplacado do país vai de Firefly 1.3. Em contrapartida, os equipamentos da configuração são basicamente os mesmos (e poucos). Só vem basicamente com ar-condicionado, computador de bordo e direção hidráulica.
Isso mesmo. Itens como vidros e travas elétricos, brake light, fechadura da caçamba, alarme, capota marítima e mesmo uma regulagem de altura do banco do motorista são oferecidos como opcionais dentro do Pack Worker. O kit sai por R$ 4.190 adicionais. Pelo menos tem caçamba e carga útil boas.
A Oroch se viu encurralada com a chegada da nova Montana. O jeito foi segurar o preço desde o início do ano para se manter no pódio das caminhonetes mais baratas do Brasil em 2024, com um honroso terceiro lugar. E se tornou a cabine dupla mais barata do Brasil
O problema é que o veículo da Renault não oferece argumentos muito convincentes, nem no design, nem em suas capacidades. Na parte de equipamentos, a opção de entrada Pro vem com controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção eletro-hidráulica e comando elétrico dos vidros dianteiros e travas.
A nova Montana não conseguiu ficar mais em conta que a Oroch, mas pode bater no capô e dizer que é a picape turbo mais barata do Brasil em 2024 – a Strada turbo começa em R$ 135.990. Isso na versão de entrada do modelo da Chevrolet, que não tem sobrenome, mas usa o mesmo motor 1.2 três-cilindros de até 133 cv.
Chama a atenção na picape o nível de equipamentos. Desde esta opção mais básica são seis airbags, assistente de partida em rampas, monitoramento dos pneus, MyLink com tela de 8”, sensor de luminosidade, wi-fi, serviço OnStar e protetor de caçamba. Sem falar no ar e vidros e travas elétricos. E nos controles de estabilidade e tração exigidos por lei.
A Toro tem tido trabalho após o lançamento da Montana. Ainda mais que sua versão mais em conta custa bem mais que a rival – mesmo se comparado às variantes turboflex e ATs da Chevrolet. Mesmo assim, e com o recente reajuste de quase R$ 3.000, se mantém na quinta colocação entre as picapes mais baratas do Brasil em 2024.
Além disso, o modelo da Fiat tem capacidade de carga e caçamba ligeiramente maiores que a nova concorrente. Fora que usa um jogo de suspensão traseira multibraço independente. O motor 1.3 da família GSE também entrega bem mais potência, com até 185 cv com etanol.
Na parte de equipamentos, não decepciona. A Toro de entrada é vendida com controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, seis airbags, bloqueio do diferencial, ar, trio elétrico e central multimídia com tela de 7 polegadas.
A Mitsubishi passou o bisturi em sua linhaL200 Outdoor, que ficou R$ 26 mil mais em conta e deixa a L200 como a caminhonete diesel mais barata e entre as 10 picapes mais baratas do Brasil – deixando para trás Ford Maverick e Toyota Hilux. Esta opção do modelo da Mit, contudo, não recebeu a remodelação mais recente da gama Triton Sport.
O motor da picape média mais barata do país é o mesmo 2.4 de 190 cv, mas esta versão de entrada é mais comedida em itens de série. Estão lá controles eletrônicos de estabilidade, de tração de subidas, ar-condicionado, trio elétrico e central multimídia com conexão com smartphones.
A Titano já chega ao mercado como uma das picapes mais baratas do Brasil. O modelo médio- que é uma derivação da Fiat para a Peugeot Landtrek – foi lançado com custo/benefício agressivo para compensar o motor de apenas 180 cv e a capacidade de carga mediana.
Em compensação, a Fiat Titano traz uma caçamba com volume generoso. Esta variante mais em conta foi criada de olho na venda para produtores rurais e frotistas e é bem aliviada em equipamentos.
Entre os itens de série, seis airbags, controles de estabilidade, tração, subidas e descidas, bloqueio do diferencial traseiro, ar-condicionado, controle de cruzeiro, som com Bluetooth, três tomadas USB, volante com regulagem de altura e de profundidade, iluminação da caçamba e descansa-braço para motorista e carona.
A picape da Ford foi outra que ficou mais barata (R$ 20 mil a menos ao longo do ano passado) para tentar melhor sorte entre as médio-compactas. Pelo menos, a Ford resolveu o posicionamento da Maverick, que chegou em 2023 para ficar posicionada abaixo da Ranger, mas era mais cara.
A Maverick se vale de nome de carro famoso do passado e de estrutura monobloco do antigo Focus para ser uma picape com pegada de carro de passeio. O motor a gasolina Ecoboost é o mesmo do Bronco Sport.
Nesta proposta mais para o lazer, vem recheada com sete airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, ar automático dual zone, regulagens elétricas dos bancos dianteiros, chave presencial e abertura de portas por código.
A líder de vendas na categoria de médias fica em oitavo na configuração mais básica e com cabine simples, voltada para vendas diretas e frotistas. Inclusive, a Hilux nesta opção tem desenho dianteiro diferente do restante da gama.
A proposta para a labuta fica ainda mais evidente na lista de equipamentos. Entre os itens de série, essa Hilux traz três airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, ar-condicionado e sensor de luminosidade. Se quiser vidros elétricos ou sistema de som só como acessório de concessionária.
A General Motors segurou o preço da S10 para ficar entre as 10 picapes mais baratas e também mais barata que a nova Ranger e também que a Rampage. Isso na configuração inicial LS com câmbio manual e cabine simples, outra com pegada para vendas diretas.
Entre os equipamentos, airbags, controles de estabilidade, tração, subidas e descidas, monitoramento dos pneus, Isofix, ar-condicionado e vidros e travas elétricos. O som é simples, com conexão Bluetooth e entrada USB.
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