As marcas de carro com as melhores e piores avaliações do Reclame Aqui
Plataforma que registra e acompanha reclamações do consumidor calculou o índice de reputação das fabricantes; Honda foi a campeã em insatisfação
Plataforma que registra e acompanha reclamações do consumidor calculou o índice de reputação das fabricantes; Honda foi a campeã em insatisfação
Hoje o motorista conta com inúmeras opções de automóveis. Há quem opte por um carro popular, quem queira um veículo seguro e outros que desejam esportivos, por exemplo. E o que esses consumidores têm em comum? Eles não gostariam de comprar de uma fabricante que não resolva os problemas do automóvel. Pensando nisso, o AutoPapo listou as piores e as melhores marcas de carro de acordo com o site Reclame Aqui.
O Reclame Aqui utiliza, como base para para realizar o índice de reputação, a porcentagem de reclamações respondidas, a nota do consumidor (após a reclamação ser finalizada), o índice de solução e a possibilidade do consumidor lesado aceitar fazer um novo negócio com a empresa reclamada.
As notas dadas pela plataforma variam de um a 10, considerando um a pior avaliação possível e 10 a melhor. Todas as 20 marcas de carro que mais venderam em 2018, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), estão presentes nos rankings a seguir.
Surpreendentemente, a Honda, ocupa o pior lugar dentre empresas do ramo automobilístico, seguida por Citroën, Peugeot e Ford. Subaru e Mitsubishi, por sua vez, destacam-se pelos bons índices.
A Chevrolet, responsável pelo carro mais vendido no Brasil há anos, o Onix, impressiona. Apesar de apresentar quase quatro mil reclamações, a fabricante tem um índice de resolução de problemas de 87%.
Confira, abaixo, as listas das melhores e piores marcas de carro do Brasil de acordo com as notas do Reclame Aqui
Ranking | Fabricante | Nota | Reclamações | Resolveu |
---|---|---|---|---|
1 | Honda | 3.9 | 1.466 | 36,8% |
2 | Citroën | 4.2 | 766 | 42,2% |
3 | Peugeot | 4.3 | 560 | 46,1% |
4 | Ford | 5.3 | 4.033 | 52,7% |
5 | Fiat | 5.7 | 2.678 | 55,9% |
6 | Jeep | 5.9 | 2.241 | 63,9% |
7 | JAC | 5.3 | 768 | 54,7% |
8 | Lifan | 5.0 | 227 | 51,5% |
9 | BMW | 3.6 | 203 | 35,3% |
10 | Mercedes | 3.5 | 227 | 23,6% |
* Como explicado anteriormente na matéria, o ranking do Reclame Aqui leva inúmeros critérios em consideração. Por isso, as notas das marcas de carro não estão em ordem decrescente
Ranking | Fabricante | Nota | Reclamações | Resolveu |
---|---|---|---|---|
1 | Subaru | 8.9 | 69 | 94,7% |
2 | Mitsubishi | 8.9 | 452 | 93,2% |
3 | Chevrolet | 8 | 3.773 | 86,8% |
4 | Toyota | 8 | 1.584 | 81,3% |
5 | Hyundai CAOA | 7.9 | 821 | 78,1% |
6 | Nissan | 7.8 | 2.303 | 85,2% |
7 | Hyundai Brasil | 7.4 | 1.970 | 74,6% |
8 | Land Rover | 7.5 | 189 | 69,6% |
9 | Volkswagen | 7.1 | 2.875 | 75% |
10 | Renault | 7 | 3.523 | 71.7% |
Entre as 20 fabricantes que mais emplacaram em 2018, ainda estão Chery, Volvo, Kia e Audi. Confira a reputação dessas marcas de carro:
Ranking | Fabricante | Nota | Reclamações | Resolveu |
---|---|---|---|---|
1 | Volvo | 6.7 | 74 | 69,6% |
2 | Audi | 6.6 | 241 | 63,2% |
3 | CAOA Chery | 6.4 | 220 | 66,2% |
4 | Kia | 3 | 167 | 44,4% |
Para mais esclarecimentos, acesse a página de marcas de carro no Reclame Aqui.
Seguindo uma linha parecida, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) trabalha com o índice de reparabilidade de veículos. Nele, estão descritos o preço de reparo dos carros brasileiros. Em 2018, o automóvel que obteve a maior nota foi o Volkswagen Up!. Veja quais outras fabricantes têm modelos entre os mais baratos para consertar.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Defeitos constantes desde a compra
SS BARROS LOCADORA: Compramos três veículo KWID 2022 A 2023,
PLACAS RLR2B17, RLR1J76, Para nossa locadora, por conhecimento de causa falo a todos os sonhadores em comprar um veículo 1.0cc, não tem assistência da fábrica após inúmeras reclamações,não compre, defeitos de todos eles, cintos de segurança, borrachas de portas, banco com folga e batendo muito,sistema de elétrica, embreagem com 5000 e 60000km desmancharam, um único que limpador que na atende em chuva um pouco forte, bate muito em painel, não tem marcador de temperatura e o que tem não mostra a real temperatura do carro, chave de iguinicao, ar condicionado parado,esperando ou não enviando corrente ao sistema do carro, fechadura de porta mala arrebentou com facilidade,fiz diversas reclamações e não houve muita resultado.
Vou desfazer dos três e jamais indicar a qualquer pessoa comprar este veículo e marca de péssima qualidade.
Completamente descartável.
reclamação foi trocada embreagem após reclamação, os demais problemas continuam, sistema eletrônico e sensores, cintos, pinos portas, borrachas de portas, vazamento de óleo tampa válvulas, defeitos constantes
*Concessionária JPN Renault*
Na minha humilde opinião todo carro é bom, cuidando dele bem, zelando, fazendo as manutenções de acordo com o fabricante
Que pesquisa é essa! A Honda sendo o pior carro do Brasil! Que isso, é ridículo, a Honda tem ganhado prêmios de melhor carro eleito pela quatro rodas e na Web. Qual critérios vocês fazem essa avaliação. Simplesmente ridículo!
Acho fraco o motor, o acabamento é ruim, carro com.trinta mil da.minha vizinha teve que fazer a parte se.cima.do motor. Alegaram que andava no etanol.
Esse ranking é do consumidor, que as vezes compra um carro e não fica satisfeito e acaba detonando a marca e o modelo, tem que saber qual marca e modelo do carro pra não se arrepender depois, bom eu tenho um Renault Sandero 3 cilindros 2019 e não tenho o que reclamar do carro, é realmente um guerreiro
Carro para mim é Corolla.
É ponto final.Unico problema é peça são cara mas compro sempre online e levo pro mecânico. Uma lâmpada pro farol na Toyota aqui na minha cidade do Corolla 11/12 1.200 comprei no site por 240,00 Não dá pra compra na Toyota um absurdo as peças ,mas tem mecânica que vale apena levar profissionais experientes que dou nota 10.
Agora ora Toyota vou dar nada.
Vou ficar só com carro mesmo?
Pós-venda da Hyundai é uma porcaria! Não há garantia e a empresa não tem o menor respeito com os clientes. Fujam dessa montadora se não quiserem ter dor de cabeça.
te dou toda razao ,tive um sonata e so decepcao na autorizada,garantia,cobre nada,hora e borracha ,hora isso e so um ano a de cinco ano no final e so balela,ruinday,nein de graca mais
Essa pesquisa só pode ser mal tendenciosa.
No ranking as piores marcas de carros deveria está na posição em 1° Jac motor. 2° Chery. 3° Chana ° 4° Citroen. 5° Peugeot. 6° Fiat. Essas são As piores.
As melhores são Toyota. GM. Suzuki. Ford. Honda. Nissan. Mitsubishi. Hyundai. Kia.
concordo
Muitos confundem gosto pessoal com qualquer ranking que sai e não lhe agrada.
Sei que a internet é mundo de ninguém.
TALVEZ seja o seu caso. Antes de postar algum comentário, reveja seus conceitos para que seu gosto pessoal não atrapalhe uma avaliação.
Pelo MEU gosto pessoal também não concordo. Mas acredito que um site ou empresa especializada no que faz, tem seus métodos de avaliação.
Você pode simplesmente ler, e reavaliar seus pensamentos ou, seguir o que acha melhor.
Comentários tecendo gosto pessoal não agrega em nada.
Poderia contar qual experiência teve nessas marcas que você acha “pior”. Asaim se tem um embasamento para um debate.
Abraços e vida que segue.
A Toyota fabrica bons carros, porém, a ética e a moral do SAC e da Diretoria deixam muito a desejar. Oficializei um pedido de um Toyota Etios X Plus 1.5 com rodas de liga leve e multimídia, PcD, em 28/09/2020. Em 18 de dezembro, sem nenhum prévio contato, faturaram um Toyota Etios X, sem rádio e com rodas de ferro. A alegação foi que atualmente o veículo estava fora da faixa de isenção. Em 30/11/2020 fez 63 dias o pedido e o preço ainda estava na faixa. Em dezembro eles alegam “atualmente estava fora. Alguém errou, alguém acobertou o erro.
Digo o contrário Jeep não presta Honda é uma marca excelente assim como Ford,Volvo, Chevrolet, Renault feito isso a melhor marca de carros é a Ford,porque não dá problema,super confortável falo isso porque já tive carros da torre e tendo um caminhão da Ford um Ford cargo 2012
Chevrolet e mil vezes melhor que Ford, a Ford e tão mais ou menos que ela FECHOU as portas no Brasil, o seu carro deve é de 2012! Um carro de 2012 não tem tela nem dual-zone, a Chevrolet e Toyota são as melhores, para vc falar tem que ter um carro mínimamente atual, eu tive um ispin 0 em 2013, uma S10 em 2016, uma Tracker zero 2019 e uma Tracker nova 2020, os carros que eu tenho e já tive são todos todos atuais, viva Chevrolet
Chevrolet é bom….tem peças pelo menos, e não são caras…
Confortável?
Oi?
Essa avaliação não é sobre conforto.
Ler a matéria antes de comentar é o mínimo…
Não concordo com usar o Reclame Aqui como parâmetro. Tenho um Honda CR-V 2010 há 3 anos que nunca me deu problema e as poucas vezes que precisei resolver algo, os mecânicos mais tops e confiáveis de lugares diferentes disseram que Honda é um dos carros que menos dão problema, e posso afirmar por experiência que eles tem razão.
Caso isolado não serve de estatística
Possuo carro da Toyota há mais de dez anos sempre fiz e faço revisão na concessionária e sempre gostei e gosto do atendimento da concessionária aqui da minha cidade( Maceió-Al)
Triste saber que o reclame aqui virou um site do tipo que só pensa no quanto cada marca “paga”! O simples fato de a marca responder a reclamação (não resolver) conta pontos positivos! Ficou fácil conseguir boa avaliação, e detalhe para o consumidor não adianta reclamar várias vezes pois o Reclame Aqui retira as reclamações e ainda ameaça de banir o reclamante! Reclame Aqui já era! Precisamos de outro serviço, site para poder ajudar o consumidor! Um abraço!
Hb 20 – Toda vez que fura o pneu fico apreensivo, pois na hora de soltar as porcas existe a possibilidade de endurecer, se forcar acaba quebrando o prisioneiro, e pra trocar acabo gastando em torno de 200 reais cada prisioneiro, e nao e culpa do borracheiro, problema do fabricante das pecas. tenho 2 Hb20, nos 2 aconteceu o mesmo defeito
Ressalto o mal atendimento da concessionária Peugeot Super France Vila Carrão.
Tive vários problemas de lentidão, que durou 06 meses, ao contratar o despachante indicado pela própria concessionária.
Após a finalização do processo do despachante começou uma nova saga: a compra do veículo. Descaso total tanto do vendedor quanto do Gerente da loja, Sr Pires.
A nota fiscal foi emitida em 16/04/19, efetuei o pagamento, à vista, do boleto em 22/04/19. E até agora (03/05/19) recebi a informação do vendedor que não há previsão da data da entrega do carro.
Total desrespeito ao consumidor.
No seu site, o grupo PSA declara que o cliente deve ser o centro das atenções.
Quando? Onde?
Esta experiência, “desastrosa” foi a primeira e última com essa marca.
O bom é que o primeiro ranking está bem ordenado, bem fácil de entender
O bom é que o primeiro ranking está bem ordenado, bem fácil de entender (2)
Honda não tem mais peças de reposição desde 2004