As marcas de carro com as melhores e piores avaliações do Reclame Aqui

Plataforma que registra e acompanha reclamações do consumidor calculou o índice de reputação das fabricantes; Honda foi a campeã em insatisfação

shutterstock 663381928
Por Laurie Andrade
Publicado em 26/11/2018 às 14h30
Atualizado em 28/11/2018 às 10h23

Hoje o motorista conta com inúmeras opções de automóveis. Há quem opte por um carro popular, quem queira um veículo seguro e outros que desejam esportivos, por exemplo. E o que esses consumidores têm em comum? Eles não gostariam de comprar de uma fabricante que não resolva os problemas do automóvel. Pensando nisso, o AutoPapo listou as piores e as melhores marcas de carro de acordo com o site Reclame Aqui.

O Reclame Aqui utiliza, como base para para realizar o índice de reputação, a porcentagem de reclamações respondidas, a nota do consumidor (após a reclamação ser finalizada), o índice de solução e a possibilidade do consumidor lesado aceitar fazer um novo negócio com a empresa reclamada.

As notas dadas pela plataforma variam de um a 10, considerando um a pior avaliação possível e 10 a melhor. Todas as 20 marcas de carro que mais venderam em 2018, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), estão presentes nos rankings a seguir.

Surpreendentemente, a Honda, ocupa o pior lugar dentre empresas do ramo automobilístico, seguida por Citroën, Peugeot e Ford. Subaru e Mitsubishi, por sua vez, destacam-se pelos bons índices.

A Chevrolet, responsável pelo carro mais vendido no Brasil há anos, o Onix, impressiona. Apesar de apresentar quase quatro mil reclamações, a fabricante tem um índice de resolução de problemas de 87%.

Confira, abaixo, as listas das melhores e piores marcas de carro do Brasil de acordo com as notas do Reclame Aqui

As 10 piores marcas de carro

Ranking Fabricante Nota Reclamações Resolveu
1 Honda 3.9 1.466 36,8%
2 Citroën 4.2 766 42,2%
3 Peugeot 4.3 560 46,1%
4 Ford 5.3 4.033 52,7%
5 Fiat 5.7 2.678 55,9%
6 Jeep 5.9 2.241 63,9%
7 JAC 5.3 768 54,7%
8 Lifan 5.0 227 51,5%
9 BMW 3.6 203 35,3%
10 Mercedes 3.5 227 23,6%

* Como explicado anteriormente na matéria, o ranking do Reclame Aqui leva inúmeros critérios em consideração. Por isso, as notas das marcas de carro não estão em ordem decrescente

O AutoPapo listou as marcas de carro com os piores e melhores índices de reputação pelo Reclame Aqui. Honda tem o pior conceito e Mitsubishi o melhor.
Honda tem um índice de reputação ruim no Reclame Aqui | Shutterstock

As 10 melhores fabricantes, considerando a avaliação do consumidor

Ranking Fabricante Nota Reclamações Resolveu
1 Subaru 8.9 69 94,7%
2 Mitsubishi 8.9 452 93,2%
3 Chevrolet 8 3.773 86,8%
4 Toyota 8 1.584 81,3%
5 Hyundai CAOA 7.9 821 78,1%
6 Nissan 7.8 2.303 85,2%
7 Hyundai Brasil 7.4 1.970 74,6%
8 Land Rover 7.5 189 69,6%
9 Volkswagen 7.1 2.875 75%
10 Renault 7 3.523 71.7%

Entre as 20 fabricantes que mais emplacaram em 2018, ainda estão Chery, Volvo, Kia e Audi. Confira a reputação dessas marcas de carro:

Ranking Fabricante Nota Reclamações Resolveu
1 Volvo 6.7 74 69,6%
2 Audi 6.6 241 63,2%
3 CAOA Chery 6.4 220 66,2%
4 Kia 3 167 44,4%

Para mais esclarecimentos, acesse a página de marcas de carro no Reclame Aqui.

Seguindo uma linha parecida, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) trabalha com o índice de reparabilidade de veículos. Nele, estão descritos o preço de reparo dos carros brasileiros. Em 2018, o automóvel que obteve a maior nota foi o Volkswagen Up!. Veja quais outras fabricantes têm modelos entre os mais baratos para consertar.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sonaldo 26 de novembro de 2023

Defeitos constantes desde a compra

SS BARROS LOCADORA: Compramos três veículo KWID 2022 A 2023,
PLACAS RLR2B17, RLR1J76, Para nossa locadora, por conhecimento de causa falo a todos os sonhadores em comprar um veículo 1.0cc, não tem assistência da fábrica após inúmeras reclamações,não compre, defeitos de todos eles, cintos de segurança, borrachas de portas, banco com folga e batendo muito,sistema de elétrica, embreagem com 5000 e 60000km desmancharam, um único que limpador que na atende em chuva um pouco forte, bate muito em painel, não tem marcador de temperatura e o que tem não mostra a real temperatura do carro, chave de iguinicao, ar condicionado parado,esperando ou não enviando corrente ao sistema do carro, fechadura de porta mala arrebentou com facilidade,fiz diversas reclamações e não houve muita resultado.
Vou desfazer dos três e jamais indicar a qualquer pessoa comprar este veículo e marca de péssima qualidade.
Completamente descartável.
reclamação foi trocada embreagem após reclamação, os demais problemas continuam, sistema eletrônico e sensores, cintos, pinos portas, borrachas de portas, vazamento de óleo tampa válvulas, defeitos constantes
*Concessionária JPN Renault*

Avatar
Eliana Maria 30 de abril de 2023

Na minha humilde opinião todo carro é bom, cuidando dele bem, zelando, fazendo as manutenções de acordo com o fabricante

Avatar
Carlos 28 de janeiro de 2023

Que pesquisa é essa! A Honda sendo o pior carro do Brasil! Que isso, é ridículo, a Honda tem ganhado prêmios de melhor carro eleito pela quatro rodas e na Web. Qual critérios vocês fazem essa avaliação. Simplesmente ridículo!

Avatar
Marcelo 16 de julho de 2023

Acho fraco o motor, o acabamento é ruim, carro com.trinta mil da.minha vizinha teve que fazer a parte se.cima.do motor. Alegaram que andava no etanol.

Avatar
Icaro Roberto 25 de janeiro de 2023

Esse ranking é do consumidor, que as vezes compra um carro e não fica satisfeito e acaba detonando a marca e o modelo, tem que saber qual marca e modelo do carro pra não se arrepender depois, bom eu tenho um Renault Sandero 3 cilindros 2019 e não tenho o que reclamar do carro, é realmente um guerreiro

Avatar
Rose 20 de junho de 2022

Carro para mim é Corolla.
É ponto final.Unico problema é peça são cara mas compro sempre online e levo pro mecânico. Uma lâmpada pro farol na Toyota aqui na minha cidade do Corolla 11/12 1.200 comprei no site por 240,00 Não dá pra compra na Toyota um absurdo as peças ,mas tem mecânica que vale apena levar profissionais experientes que dou nota 10.
Agora ora Toyota vou dar nada.
Vou ficar só com carro mesmo?

Avatar
Lauro Henrique da Silva Cardoso 27 de abril de 2021

Pós-venda da Hyundai é uma porcaria! Não há garantia e a empresa não tem o menor respeito com os clientes. Fujam dessa montadora se não quiserem ter dor de cabeça.

Avatar
luiz 16 de fevereiro de 2022

te dou toda razao ,tive um sonata e so decepcao na autorizada,garantia,cobre nada,hora e borracha ,hora isso e so um ano a de cinco ano no final e so balela,ruinday,nein de graca mais

Avatar
Irote Bernardes 1 de fevereiro de 2021

Essa pesquisa só pode ser mal tendenciosa.
No ranking as piores marcas de carros deveria está na posição em 1° Jac motor. 2° Chery. 3° Chana ° 4° Citroen. 5° Peugeot. 6° Fiat. Essas são As piores.

As melhores são Toyota. GM. Suzuki. Ford. Honda. Nissan. Mitsubishi. Hyundai. Kia.

Avatar
Luiz 19 de junho de 2021

concordo

Avatar
Julio 19 de setembro de 2021

Muitos confundem gosto pessoal com qualquer ranking que sai e não lhe agrada.
Sei que a internet é mundo de ninguém.
TALVEZ seja o seu caso. Antes de postar algum comentário, reveja seus conceitos para que seu gosto pessoal não atrapalhe uma avaliação.
Pelo MEU gosto pessoal também não concordo. Mas acredito que um site ou empresa especializada no que faz, tem seus métodos de avaliação.
Você pode simplesmente ler, e reavaliar seus pensamentos ou, seguir o que acha melhor.
Comentários tecendo gosto pessoal não agrega em nada.
Poderia contar qual experiência teve nessas marcas que você acha “pior”. Asaim se tem um embasamento para um debate.
Abraços e vida que segue.

Avatar
Jonas Lima 3 de janeiro de 2021

A Toyota fabrica bons carros, porém, a ética e a moral do SAC e da Diretoria deixam muito a desejar. Oficializei um pedido de um Toyota Etios X Plus 1.5 com rodas de liga leve e multimídia, PcD, em 28/09/2020. Em 18 de dezembro, sem nenhum prévio contato, faturaram um Toyota Etios X, sem rádio e com rodas de ferro. A alegação foi que atualmente o veículo estava fora da faixa de isenção. Em 30/11/2020 fez 63 dias o pedido e o preço ainda estava na faixa. Em dezembro eles alegam “atualmente estava fora. Alguém errou, alguém acobertou o erro.

Avatar
Enrico 12 de janeiro de 2020

Digo o contrário Jeep não presta Honda é uma marca excelente assim como Ford,Volvo, Chevrolet, Renault feito isso a melhor marca de carros é a Ford,porque não dá problema,super confortável falo isso porque já tive carros da torre e tendo um caminhão da Ford um Ford cargo 2012

Avatar
Davi Ramos Froide 30 de junho de 2021

Chevrolet e mil vezes melhor que Ford, a Ford e tão mais ou menos que ela FECHOU as portas no Brasil, o seu carro deve é de 2012! Um carro de 2012 não tem tela nem dual-zone, a Chevrolet e Toyota são as melhores, para vc falar tem que ter um carro mínimamente atual, eu tive um ispin 0 em 2013, uma S10 em 2016, uma Tracker zero 2019 e uma Tracker nova 2020, os carros que eu tenho e já tive são todos todos atuais, viva Chevrolet

Avatar
Rodrigo 27 de outubro de 2021

Chevrolet é bom….tem peças pelo menos, e não são caras…

Avatar
Julio 19 de setembro de 2021

Confortável?
Oi?
Essa avaliação não é sobre conforto.
Ler a matéria antes de comentar é o mínimo…

Avatar
T.Camilo 22 de novembro de 2019

Não concordo com usar o Reclame Aqui como parâmetro. Tenho um Honda CR-V 2010 há 3 anos que nunca me deu problema e as poucas vezes que precisei resolver algo, os mecânicos mais tops e confiáveis de lugares diferentes disseram que Honda é um dos carros que menos dão problema, e posso afirmar por experiência que eles tem razão.

Avatar
Nuno 29 de agosto de 2021

Caso isolado não serve de estatística

Avatar
RENATO QUEIROZ 26 de setembro de 2021

Possuo carro da Toyota há mais de dez anos sempre fiz e faço revisão na concessionária e sempre gostei e gosto do atendimento da concessionária aqui da minha cidade( Maceió-Al)

Avatar
Alaan Jose Kruk 18 de setembro de 2019

Triste saber que o reclame aqui virou um site do tipo que só pensa no quanto cada marca “paga”! O simples fato de a marca responder a reclamação (não resolver) conta pontos positivos! Ficou fácil conseguir boa avaliação, e detalhe para o consumidor não adianta reclamar várias vezes pois o Reclame Aqui retira as reclamações e ainda ameaça de banir o reclamante! Reclame Aqui já era! Precisamos de outro serviço, site para poder ajudar o consumidor! Um abraço!

Avatar
Julio 17 de maio de 2019

Hb 20 – Toda vez que fura o pneu fico apreensivo, pois na hora de soltar as porcas existe a possibilidade de endurecer, se forcar acaba quebrando o prisioneiro, e pra trocar acabo gastando em torno de 200 reais cada prisioneiro, e nao e culpa do borracheiro, problema do fabricante das pecas. tenho 2 Hb20, nos 2 aconteceu o mesmo defeito

Avatar
Elaine Cristina dos Santos Carreira 4 de maio de 2019

Ressalto o mal atendimento da concessionária Peugeot Super France Vila Carrão.
Tive vários problemas de lentidão, que durou 06 meses, ao contratar o despachante indicado pela própria concessionária.
Após a finalização do processo do despachante começou uma nova saga: a compra do veículo. Descaso total tanto do vendedor quanto do Gerente da loja, Sr Pires.
A nota fiscal foi emitida em 16/04/19, efetuei o pagamento, à vista, do boleto em 22/04/19. E até agora (03/05/19) recebi a informação do vendedor que não há previsão da data da entrega do carro.
Total desrespeito ao consumidor.
No seu site, o grupo PSA declara que o cliente deve ser o centro das atenções.
Quando? Onde?
Esta experiência, “desastrosa” foi a primeira e última com essa marca.

Avatar
J 27 de novembro de 2018

O bom é que o primeiro ranking está bem ordenado, bem fácil de entender

Avatar
jj 18 de dezembro de 2018

O bom é que o primeiro ranking está bem ordenado, bem fácil de entender (2)

Avatar
Cassio 26 de novembro de 2018

Honda não tem mais peças de reposição desde 2004

Avatar
Deixe um comentário