As marcas de carro com as melhores e piores avaliações do Reclame Aqui

Plataforma que registra e acompanha reclamações do consumidor calculou o índice de reputação das fabricantes; Honda foi a campeã em insatisfação

Por Laurie Andrade26/11/18 às 14h30

Hoje o motorista conta com inúmeras opções de automóveis. Há quem opte por um carro popular, quem queira um veículo seguro e outros que desejam esportivos, por exemplo. E o que esses consumidores têm em comum? Eles não gostariam de comprar de uma fabricante que não resolva os problemas do automóvel. Pensando nisso, o AutoPapo listou as piores e as melhores marcas de carro de acordo com o site Reclame Aqui.

O Reclame Aqui utiliza, como base para para realizar o índice de reputação, a porcentagem de reclamações respondidas, a nota do consumidor (após a reclamação ser finalizada), o índice de solução e a possibilidade do consumidor lesado aceitar fazer um novo negócio com a empresa reclamada.

As notas dadas pela plataforma variam de um a 10, considerando um a pior avaliação possível e 10 a melhor. Todas as 20 marcas de carro que mais venderam em 2018, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), estão presentes nos rankings a seguir.

Surpreendentemente, a Honda, ocupa o pior lugar dentre empresas do ramo automobilístico, seguida por Citroën, Peugeot e Ford. Subaru e Mitsubishi, por sua vez, destacam-se pelos bons índices.

A Chevrolet, responsável pelo carro mais vendido no Brasil há anos, o Onix, impressiona. Apesar de apresentar quase quatro mil reclamações, a fabricante tem um índice de resolução de problemas de 87%.

Confira, abaixo, as listas das melhores e piores marcas de carro do Brasil de acordo com as notas do Reclame Aqui

As 10 piores marcas de carro

Ranking Fabricante Nota Reclamações Resolveu
1 Honda 3.9 1.466 36,8%
2 Citroën 4.2 766 42,2%
3 Peugeot 4.3 560 46,1%
4 Ford 5.3 4.033 52,7%
5 Fiat 5.7 2.678 55,9%
6 Jeep 5.9 2.241 63,9%
7 JAC 5.3 768 54,7%
8 Lifan 5.0 227 51,5%
9 BMW 3.6 203 35,3%
10 Mercedes 3.5 227 23,6%

* Como explicado anteriormente na matéria, o ranking do Reclame Aqui leva inúmeros critérios em consideração. Por isso, as notas das marcas de carro não estão em ordem decrescente

O AutoPapo listou as marcas de carro com os piores e melhores índices de reputação pelo Reclame Aqui. Honda tem o pior conceito e Mitsubishi o melhor.
Honda tem um índice de reputação ruim no Reclame Aqui | Shutterstock

As 10 melhores fabricantes, considerando a avaliação do consumidor

Ranking Fabricante Nota Reclamações Resolveu
1 Subaru 8.9 69 94,7%
2 Mitsubishi 8.9 452 93,2%
3 Chevrolet 8 3.773 86,8%
4 Toyota 8 1.584 81,3%
5 Hyundai CAOA 7.9 821 78,1%
6 Nissan 7.8 2.303 85,2%
7 Hyundai Brasil 7.4 1.970 74,6%
8 Land Rover 7.5 189 69,6%
9 Volkswagen 7.1 2.875 75%
10 Renault 7 3.523 71.7%

Entre as 20 fabricantes que mais emplacaram em 2018, ainda estão Chery, Volvo, Kia e Audi. Confira a reputação dessas marcas de carro:

Ranking Fabricante Nota Reclamações Resolveu
1 Volvo 6.7 74 69,6%
2 Audi 6.6 241 63,2%
3 CAOA Chery 6.4 220 66,2%
4 Kia 3 167 44,4%

Para mais esclarecimentos, acesse a página de marcas de carro no Reclame Aqui.

Seguindo uma linha parecida, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) trabalha com o índice de reparabilidade de veículos. Nele, estão descritos o preço de reparo dos carros brasileiros. Em 2018, o automóvel que obteve a maior nota foi o Volkswagen Up!. Veja quais outras fabricantes têm modelos entre os mais baratos para consertar.

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • J 27 de novembro de 2018

    O bom é que o primeiro ranking está bem ordenado, bem fácil de entender

  • Cassio 26 de novembro de 2018

    Honda não tem mais peças de reposição desde 2004

Deixe um comentário