8 placas de trânsito que você provavelmente nunca viu
Entre as mais de 100 placas de regulamentação e advertência, selecionamos oito que são pouco - ou nunca - encontradas no Brasil
Entre as mais de 100 placas de regulamentação e advertência, selecionamos oito que são pouco - ou nunca - encontradas no Brasil
As placas de trânsito estão nos manuais para formação de condutores, nas provas de legislação e nas ruas. Bem, a maioria delas está nas ruas. Selecionamos oito entre as placas de regulamentação e advertência que os motoristas deveriam conhecer, mas raramente são encontradas em todo o território brasileiro.
Para os condutores mais desatentos, vale o lembrete: as placas de regulamentação são as vermelhas, que têm como objetivo informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são sempre imperativas e o desrespeito à elas constitui infração.
As que contêm a borda vermelha são as de obrigação e restrição. As que adotam o círculo cortado, por sua vez, indicam proibição.
As placas de trânsito amarelas, conhecidas por sinalização vertical de advertência têm como finalidade advertir os usuários da via sobre uma possível situação de risco. Elas possuem caráter de recomendação.
Adverte ao condutor cruzamentos próximos entre si.
A placa de trânsito indica condição insegura à frente. Diminua a velocidade e abaixe os vidros.
Aumente a distância de seguimento.
Atenta para existência adiante de uma ponte móvel.
Adverte que a frente existe circulação de ciclistas e pedestres.
Determina a presença de uma repartição alfandegária, onde a parada é obrigatória.
Utilizada em vias sem pavimentação ou com ocorrência de neve.
Proibido trânsito de carro de mão é o que significa a placa de trânsito.
Nem todos os motoristas se lembram, mas as placas de pare amarelas e vermelhas não têm o mesmo significado. A vermelha, que indica regulamentação, obriga o condutor a parar o veículo antes de entrar na via. Ela é a única das placas de trânsito em formato octogonal.
A amarela, por sua vez significa parada obrigatória à frente. Ela alerta o condutor para a existência adiante de uma parada obrigatória.
Para saber mais sobre as placas de trânsito, acesse o Código de Trânsito Brasileiro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
achei util ainda mais por que sou crianca mais temos que aprender des de pequenos ne
Olha! Sempre é bom materias falando sobre sinalização. Principalmente para o proprios engenheiros e agentes de transito. Mas as que eu nunca vi no Brasil foram as 7 e 8, sendo que a 5 virou moda (ao menos no sul). O que é uma raridade, aqui no sul é sinalização de solo, sinalização de solo correta e aquela placa de pare amarela é assim quase como ganhar na mega-sena. Sendo que por aqui, se colocarem é capaz do cidadão parar na hora.