Pneu sem ar é desenvolvido pela Michelin

Fabricante aprimorou antigo projeto para adapta-lo aos carros de passeio e rodovias - veja teste da invenção em vídeo

pneu sem ar michelin
Por AutoPapo
Publicado em 14/06/2019 às 08h00

A Michelin desenvolveu um pneu sem ar que pode ser utilizado em carros de passeio. Batizado de Uptis, a invenção faz uso de materiais avançados e tem estrutura curiosa. Veja, no vídeo abaixo, a engenhoca sendo testada em um Bolt, da Chevrolet, parceira da fabricante de pneus no desenvolvimento do projeto.

Entre os benefícios da novidade, estão a impossibilidade de furo, a dispensa da necessidade de calibrar os pneus e, consequentemente, a redução no número de componentes jogados no lixo. De acordo com a Michelin, 12% dos pneus são perdidos devido a explosões, e 8% devido a uso irregular e pressão inadequada. O número de pneus descartados anualmente, no mundo, seria de 1 bilhão.

pneu sem ar michelin

Pneu sem ar é uma evolução de projeto anterior

Só de pensar em não ter que ficar vigiando a calibragem, a ideia do pneu sem ar já parece boa – e ela não é novidade. A Michelin já havia criado um pneu semelhante no passado, o Tweel. A diferença é que ele era adequado apenas para máquinas.

Agora, a fabricante desenvolveu uma versão que também serve para carros de passeio. No vídeo abaixo, você pode ver o Tweel sendo testado e comparado a outros dois tipos de pneus.

Um deles é o velho conhecido pneumático, cheio de ar. O segundo é feito de borracha sólida, uma solução que já era aplicada, mas que deixava os veículos desconfortáveis de dirigir e com desgaste acentuado devido à rigidez.

Assim como o Uptis, o Tweel tem uma estrutura que busca  deixar o componente macio o suficiente para ser maleável e adaptável ao terreno. No caso do mais recente pneu sem ar, para carros, a Michelin também buscou um design que fosse capaz de sustentar o peso de um carro, ao mesmo tempo em que oferecesse aderência e durabilidade suficientes para a estrada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabiana 18 de setembro de 2022

Nos anos 70 os motoristas tinham consciência do perigo de acidente de andar com o pneu do carro murchando?
E outra pergunta, eles conseguiam perceber um pneu murchando ou murcho, furado pelo barulho ou pelo volante?

Avatar
Gerson Alves Dourado 10 de janeiro de 2022

Olá, PBROC DOURADO PNEU COM BANDA DE RODAGEM EM ONDAS COMPACTAS, não é da MICHELIN.
Está havendo um engano nesse site, pois esse é o meu conceito de pneu sem ar.
Foi concebido em 03/04/2009, sem os vãos entre as paredes do pneu para não entrar impurezas, ter uma melhor calibragem, suportar maior peso, e atingir altas velocidades. E o principal, não consumir tanto combustível ou eletricidade.
Totalmente diferente do similar proposto pela empresa Michelin.
Por favor retirem este post, pois não tenho vínculo nenhum com essa empresa.

Obrigado pela atenção,
Gerson Alves Dourado
10/01/2022

Avatar
Lázaro Morais da Silva 25 de outubro de 2021

Não existe pneu sem ar. Pode ser que a Michelin reveja seu conceito, pois a palavra pneumático tem a ver com a presença de ar. Ou seja, nos depararemos com algo parecido com pneu, mas que, na verdade, não será um pneu. Sendo eles franceses, talvez não conheçam o significado da palavra pneumático.

Avatar
ERVIN MORETTI 25 de outubro de 2021

Também gostaria de saber o comportamento deste tipo de pneu no barro ou na areia, no cascalho ou atravessando alagamentos

Avatar
Tiburtino Lacerda 10 de outubro de 2021

Gostaria de ver o que acontece, se o cara meter um carro com pneus desse tipo, nas ” estradas” que são lama pura, que existem no interior do nosso país.Será que fica ” entupido” de barro?

Avatar
SAUL 17 de maio de 2021

MUITO MELHOR , OTIMA IDEIA , VOCE NÃO ACHOU ?

Avatar
GERSON ALVES DOURADO 16 de maio de 2021

Olá,

Tenho um conceito de pneu sem ar que pode ser observado no vídeo:
PBROC DOURADO PNEU COM BANDA DE RODAGEM EM ONDAS COMPACTAS.
Ondas compactas para evitar que entre impurezas entre os raios e mantenha a calibragem mesmo sem ar, suportando assim mais peso, sem ser muito flexível para evitar o capotamento do veículo, o pneu não tem que fazer o papel do amortecedor.
Esse é o terceiro conceito, o segundo foi o pneu com banda de rodagem com base líquida, ou com uma cura menor entre as camadas de lonas para assimilar o calor,em 2003 foi destinado à Michelin.
O primeiro foi o pneu com dois compostos diferentes de banda de rodagem,um duro e outro macio para ganhar em arranque, velocidade e frenagem,esse foi destinado à Bridgestone em 1998.
Que pode ser visto no vídeo:
Tirando coelhos,levantando a lebre.
O primeiro e o segundo conceito foram enviados a essas empresas antes dos sete títulos entre 2000 a 2006.
Seria coincidência?

Avatar
GERSON ALVES DOURADO 16 de maio de 2021

Olá,
Pesquisem os vídeos
PBROC DOURADO PNEU SEM AR

SSO DOURADO SANDALIAS COM SOLADO EM ONDAS

ESSE CONCEITO NOVO SURGIU EM 03/04/2009.
Obigado

Avatar
José Rubens dos Santos 29 de novembro de 2019

A onde em contra os peneus ..E que lojas do Brasil tem??

Avatar
José Rubens dos Santos 29 de novembro de 2019

A onde em contra os peneus ..E que lojas do Brasil tem

Avatar
Anderson Valente 8 de julho de 2019

Como será que esse pneu é preso à roda do veículo?
É interessante… será que algum dia chega aqui?

Avatar
Ezequiel 26 de junho de 2019

Como faço para comprar

Avatar
Deixe um comentário