Pneu sem ar é desenvolvido pela Michelin
Fabricante aprimorou antigo projeto para adapta-lo aos carros de passeio e rodovias - veja teste da invenção em vídeo
Fabricante aprimorou antigo projeto para adapta-lo aos carros de passeio e rodovias - veja teste da invenção em vídeo
A Michelin desenvolveu um pneu sem ar que pode ser utilizado em carros de passeio. Batizado de Uptis, a invenção faz uso de materiais avançados e tem estrutura curiosa. Veja, no vídeo abaixo, a engenhoca sendo testada em um Bolt, da Chevrolet, parceira da fabricante de pneus no desenvolvimento do projeto.
Entre os benefícios da novidade, estão a impossibilidade de furo, a dispensa da necessidade de calibrar os pneus e, consequentemente, a redução no número de componentes jogados no lixo. De acordo com a Michelin, 12% dos pneus são perdidos devido a explosões, e 8% devido a uso irregular e pressão inadequada. O número de pneus descartados anualmente, no mundo, seria de 1 bilhão.
Só de pensar em não ter que ficar vigiando a calibragem, a ideia do pneu sem ar já parece boa – e ela não é novidade. A Michelin já havia criado um pneu semelhante no passado, o Tweel. A diferença é que ele era adequado apenas para máquinas.
Agora, a fabricante desenvolveu uma versão que também serve para carros de passeio. No vídeo abaixo, você pode ver o Tweel sendo testado e comparado a outros dois tipos de pneus.
Um deles é o velho conhecido pneumático, cheio de ar. O segundo é feito de borracha sólida, uma solução que já era aplicada, mas que deixava os veículos desconfortáveis de dirigir e com desgaste acentuado devido à rigidez.
Assim como o Uptis, o Tweel tem uma estrutura que busca deixar o componente macio o suficiente para ser maleável e adaptável ao terreno. No caso do mais recente pneu sem ar, para carros, a Michelin também buscou um design que fosse capaz de sustentar o peso de um carro, ao mesmo tempo em que oferecesse aderência e durabilidade suficientes para a estrada.
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Nos anos 70 os motoristas tinham consciência do perigo de acidente de andar com o pneu do carro murchando?
E outra pergunta, eles conseguiam perceber um pneu murchando ou murcho, furado pelo barulho ou pelo volante?
Olá, PBROC DOURADO PNEU COM BANDA DE RODAGEM EM ONDAS COMPACTAS, não é da MICHELIN.
Está havendo um engano nesse site, pois esse é o meu conceito de pneu sem ar.
Foi concebido em 03/04/2009, sem os vãos entre as paredes do pneu para não entrar impurezas, ter uma melhor calibragem, suportar maior peso, e atingir altas velocidades. E o principal, não consumir tanto combustível ou eletricidade.
Totalmente diferente do similar proposto pela empresa Michelin.
Por favor retirem este post, pois não tenho vínculo nenhum com essa empresa.
Obrigado pela atenção,
Gerson Alves Dourado
10/01/2022
Não existe pneu sem ar. Pode ser que a Michelin reveja seu conceito, pois a palavra pneumático tem a ver com a presença de ar. Ou seja, nos depararemos com algo parecido com pneu, mas que, na verdade, não será um pneu. Sendo eles franceses, talvez não conheçam o significado da palavra pneumático.
Também gostaria de saber o comportamento deste tipo de pneu no barro ou na areia, no cascalho ou atravessando alagamentos
Gostaria de ver o que acontece, se o cara meter um carro com pneus desse tipo, nas ” estradas” que são lama pura, que existem no interior do nosso país.Será que fica ” entupido” de barro?
MUITO MELHOR , OTIMA IDEIA , VOCE NÃO ACHOU ?
Olá,
Tenho um conceito de pneu sem ar que pode ser observado no vídeo:
PBROC DOURADO PNEU COM BANDA DE RODAGEM EM ONDAS COMPACTAS.
Ondas compactas para evitar que entre impurezas entre os raios e mantenha a calibragem mesmo sem ar, suportando assim mais peso, sem ser muito flexível para evitar o capotamento do veículo, o pneu não tem que fazer o papel do amortecedor.
Esse é o terceiro conceito, o segundo foi o pneu com banda de rodagem com base líquida, ou com uma cura menor entre as camadas de lonas para assimilar o calor,em 2003 foi destinado à Michelin.
O primeiro foi o pneu com dois compostos diferentes de banda de rodagem,um duro e outro macio para ganhar em arranque, velocidade e frenagem,esse foi destinado à Bridgestone em 1998.
Que pode ser visto no vídeo:
Tirando coelhos,levantando a lebre.
O primeiro e o segundo conceito foram enviados a essas empresas antes dos sete títulos entre 2000 a 2006.
Seria coincidência?
Olá,
Pesquisem os vídeos
PBROC DOURADO PNEU SEM AR
SSO DOURADO SANDALIAS COM SOLADO EM ONDAS
ESSE CONCEITO NOVO SURGIU EM 03/04/2009.
Obigado
A onde em contra os peneus ..E que lojas do Brasil tem??
A onde em contra os peneus ..E que lojas do Brasil tem
Como será que esse pneu é preso à roda do veículo?
É interessante… será que algum dia chega aqui?
Como faço para comprar