Prevenir acidentes: damos 6 dicas que você nunca imaginou!
Desde estar apertado para ir ao banheiro até a já conhecida e perigosa sonolência, é fácil evitar estas situações de risco
Desde estar apertado para ir ao banheiro até a já conhecida e perigosa sonolência, é fácil evitar estas situações de risco
Não há quem discorde que dirigir com prudência faz do trânsito um lugar mais seguro. Em continuação à campanha do Maio Amarelo, listamos algumas práticas simples para prevenir acidentes.
Considerando que, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), 60% dos acidentes graves acontecem com menos de 30 minutos de percurso, recomendamos que as dicas sejam seguidas independentemente da distância.
LEIA MAIS:
Em caso de acidentes, o risco da bexiga estourar e causar uma infecção generalizada é muito maior se o órgão estiver cheio. Ao se encher, a bexiga fica tensa e mais alta, facilitando o rompimento.
Açúcares, gorduras e carboidratos liberam insulina durante o processo de digestão e causam relaxamento e sonolência.
A Universidade de Manchester, na Inglaterra, revelou, em pesquisa, que a ingestão de glicose, mesmo em pouca quantidade, já é suficiente para diminuir a atividade neuronal e prevenir acidentes.
A Associação Brasileira do Sono (ABS) afirma que 30% das mortes em rodovias brasileiras são causadas pelo sono. O fator ainda é responsável por 20% do total de acidentes veiculares no país.
De acordo com a Abramet entre 15% e 17% dos motoristas profissionais sofrem com apneia obstrutiva do sono.
“Esse indivíduo é capaz de dormir sentado, em pé, encostado numa parede. Por isso, nós precisamos alertar esse indivíduo para que ele faça o tratamento e volte a poder dirigir”, explica o diretor do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Abramet, Dirceu Rodrigues Junior.
A vibração de corpo inteiro, o ruído uniforme e contínuo, o movimento pendular do tronco e da cabeça e as imagens que passam no campo visual do motorista entanto ele dirige são indutores da fadiga e do sono.
Por isso, é preciso estar descansado quando for pegar o volante, alerta o presidente da Abramet Bahia, Antônio Meira.
Os benefícios são muitos: fazer uma caminhada em volta do carro a cada duas horas, de acordo com o diretor de comunicação da Abramet, Dirceu Alves, melhora a oxigenação da musculatura e do cérebro. Assim o condutor volta a dirigir com mais disposição e menos dores.
A liberação de endorfina, que ocorre durante a caminhada e os alongamentos, é analgésica e também melhora o processo respiratório fazendo com que o motorista fique mais ativo. Nesse mesmo caminho estão os alongamentos durante o trânsito intenso.
Espreguiçar-se, pressionar os joelhos sob o tórax trazem os benefícios citamos acima e também diminuem a fadiga.
Uma pesquisa recente da Associação Britânica de Quiropraxia estima que mais de 5,5 milhões de motoristas devem sofrer com sintomas resultantes do tempo gasto ao volante.
O motorista precisa ficar bem posicionado para ter fácil acesso aos comandos presentes no volante, pedais, painel de instrumentos e câmbio e, assim, evitar acidentes.
A incidência de raios solares nos motoristas e passageiros pode gerar queimaduras, envelhecimento precoce da pele, manchas e câncer de pele. Por isso, é recomendável que os motoristas, principalmente os profissionais que passam horas expostos ao sol, usem o protetor solar.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |