O sobe e desce da temperatura do automóvel nas áreas urbanas

Por BORIS FELDMAN16/05/18 às 06h50

Entenda as variações de temperatura do seu carro. O que está dentro da normalidade e o que merece a sua atenção. É normal uma oscilação não uniforme dependendo do trecho percorrido?

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo diz que o seu automóvel, ao circular no trânsito urbano, apresenta significativas variações de temperatura. O ponteiro vai além dos 90 graus e depois retorna, indicando uma oscilação térmica que ele não sabe se é perigosa ou não. E ele diz que isso só acontece quando o carro está no trânsito urbano, nunca na estrada.

Sim, o ponteiro da temperatura ir além dos 90 graus e depois voltar é normal, desde que ele não atinja a faixa vermelha do mostrador, que indica um perigoso excesso de temperatura. E por que isso não acontece na estrada? Porque não está submetido ao anda e para do trânsito urbano e a refrigeração do radiador não depende apenas do ventilador, pois o carro está em velocidades mais elevadas e, por isso, um grande volume de fluxo de ar na dianteira refrigerando o motor.

Entenda as variações de temperatura do seu carro

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Carlos 2 de novembro de 2018

    Gostei muito de todas as informações, mas realmente queria saber se podemos colocar so mente um combustível e quando der reserva completar com o outro

Deixe um comentário