O sobe e desce da temperatura do automóvel nas áreas urbanas

Por Boris Feldman16/05/18 às 06h50

Entenda as variações de temperatura do seu carro. O que está dentro da normalidade e o que merece a sua atenção. É normal uma oscilação não uniforme dependendo do trecho percorrido?

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo diz que o seu automóvel, ao circular no trânsito urbano, apresenta significativas variações de temperatura. O ponteiro vai além dos 90 graus e depois retorna, indicando uma oscilação térmica que ele não sabe se é perigosa ou não. E ele diz que isso só acontece quando o carro está no trânsito urbano, nunca na estrada.

Sim, o ponteiro da temperatura ir além dos 90 graus e depois voltar é normal, desde que ele não atinja a faixa vermelha do mostrador, que indica um perigoso excesso de temperatura. E por que isso não acontece na estrada? Porque não está submetido ao anda e para do trânsito urbano e a refrigeração do radiador não depende apenas do ventilador, pois o carro está em velocidades mais elevadas e, por isso, um grande volume de fluxo de ar na dianteira refrigerando o motor.

Entenda as variações de temperatura do seu carro
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    david 5 de maio de 2019

    o meu carro no engarrafamento oscilava no painel digital de 4 barras que seria o normal para 6 e depois voltava a 4 fui a varios mecanicos me informaram que seria normal mas só uma coisa se fosse normal todos os carros do mesmo modelo do meu teriam que fazer o mesmo e tenho pessoal que tem o mesmo carro e nao fazia depois de muitas trocas de peças descobri era os cabos da bateria do negativo ou seja aterramento aparentemente estavam otimos a principio mandei so fazer uma limpeza mas depois de 2 dias voltou o mesmo problema aí mandei trocar por uns novos e agora sim resolveu muitos problemas de temperatura vem dai se vc ja trocou sensor temp. valvula termostatica bomba dagua entre outros ta na hora de trocar os cabos da bateria do negativo aterramento

  • Avatar
    Carlos 2 de novembro de 2018

    Gostei muito de todas as informações, mas realmente queria saber se podemos colocar so mente um combustível e quando der reserva completar com o outro

Avatar
Deixe um comentário