Prazo para adoção das placas Mercosul é alterado mais uma vez

São Paulo e mais 12 unidades federativas só precisarão implantar as novas chapas no último dia de 2018; obrigatoriedade já vale para o Rio de Janeiro

Por AutoPapo03/12/18 às 10h34

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou, além da extinção dos brasões dos municípios e Estados e da possibilidade de diminuição do comprimento das chapas, a alteração do prazo para adoção das placas Mercosul no Brasil. Até então, as unidades federativas deveriam implantar o novo padrão a partir do dia 1º de dezembro.

O texto foi publicado no Diário Oficial da União com seguinte redação:

Art. 2º Alterar o caput do art. 8º da Resolução CONTRAN nº 729, de 6 de março de 2018, que passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 8º Os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal deverão implementar a Placa de Identificação Veicular, nos termos desta Resolução, para os veículos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas, conforme cronograma abaixo:

I – Até 3 de dezembro de 2018 para o órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado do Rio de Janeiro;

II – Até 10 de dezembro de 2018 para os órgãos ou entidades executivos de trânsito das seguintes Unidades da Federação: Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia;

III – Até 17 de dezembro de 2018 para os órgãos ou entidades executivos de trânsito das seguintes Unidades da Federação: Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul;

IV – Até 24 de dezembro de 2018 para os órgãos ou entidades executivos de trânsito das seguintes Unidades da Federação: Acre, Alagoas, Maranhão e Paraná e Piauí;

V – Até 31 de dezembro de 2018 para os órgãos ou entidades executivos de trânsito das seguintes Unidades da Federação: Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins”.

O Rio de Janeiro é o único Estado que já trabalha com as Placas padrão Mercosul. São Paulo e Minas Gerais, donos das maiores frotas do país, só terão obrigatoriedade de adotar as novas chapas no último dia de 2018.

Desde 2014, quando os países do Mercosul decidiram utilizar um mesmo padrão, o Brasil já alterou o prazo para adoção das Placas Mercosul quatro vezes. O modelo já utilizado na Argentina e no Uruguai deveria entrar em vigor por aqui em janeiro de 2016. Depois foi adiado para 2017, por tempo indeterminado e, por fim, até as datas mencionadas na reportagem.

Mais um capítulo da novela mais longa do Brasil: contran decide alterar, mais uma vez, os prazos para adoção das placas padrão Mercosul.
Jeep Renegade com a placa padrão Mercosul | AutoPapo

Como descrito na Resolução, as placas padrão Mercosul só serão instaladas no primeiro emplacamento, na troca de município ou propriedade e se, por um acaso, o proprietário precisar substituir as chapas.

Prazo para adoção das placas padrão Mercosul

Estado Data para obrigatoriedade entrar em vigor
Rio de Janeiro 3 de dezembro
Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia 10 de dezembro
Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul 17 de dezembro
Acre, Alagoas, Maranhão, Paraná e Piauí 24 de dezembro
Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Geras, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins 31 de dezembro

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Clovis Araujo Piffer 3 de dezembro de 2018

    Meu carro zero está por vir. Já encomendei. E agora? Não quero pôr placas cinzas antigas. Aqui em São Paulo só em janeiro. O que faço?

    • Fernando 4 de dezembro de 2018

      COnverse na concessionária, peça para eles te entregarem o carro só em Janeiro

  • Clóvis 3 de dezembro de 2018

    O que faço ? Não quero lacrar meu carro que acabo de adquirir zero na concessionária . Quero esperar as Mercosul. O prazo antigo era de 15 dias após emissão da nota fiscal, mas em São Paulo, começa a adoção das placas só em janeiro de 2019.

Deixe um comentário