Ford New Fiesta 2018: impressões, versões e equipamentos
Hatch premium da Ford passa por alterações sutis no visual; apesar da extinção do nome, câmbio ainda é o Powershift
Hatch premium da Ford passa por alterações sutis no visual; apesar da extinção do nome, câmbio ainda é o Powershift
Ao lançar o Fiesta 2018, a Ford opta por incrementar a geração atual (sexta) do hatch no Brasil, em vez de colocar à venda no mercado nacional a sétima geração recém-lançada na Europa.
O argumento da montadora é que o preço aqui seria o mesmo de um modelo de categoria superior, no caso, dos médios. Então, decidiu-se manter a geração anterior com ligeiras alterações de estilo.
O Ford New Fiesta 2018 é compacto e concorre no segmento denominado premium contra Volkswagen Polo, Fiat Argo, Citroën C3 e Peugeot 208. São carros com mais conteúdo e melhor acabamento.
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Além das alterações nos amortecedores para tornar o rodar mais suave, na espuma dos bancos e no acionamento da buzina, o câmbio automatizado sequencial de dupla embreagem e seis marchas tem novos retentores para evitar vazamento e danos ao sistema. O nome Powershift foi abandonado no New Fiesta 2018.
Há reforços estruturais na carroceria para suportar os impactos laterais no teste do instituto Latin NCAP e proteger os ocupantes. O Ford New Fiesta 2018 conta com sete airbags somente na versão Titanium, a topo de linha, com motor 1.6 aspirado, assim como as luzes diurnas de LED (DRL).
O visual da carroceria muda pouco, em que se destacam para-choque, lanternas, faróis auxiliares com novo formato e pequenos apliques cromados na grade frontal em alusão ao diamante, a mais dura e brilhante das pedras preciosas. Esses apliques diferenciam na dianteira a linha 2018 das anteriores.
Missão difícil enfrentar concorrentes como o VW Polo, com arquitetura mais moderna do grupo alemão, e preços equivalentes ao do New Fiesta. E também o Fiat Argo, que tem arquitetura 80% nova.
O Ford New Fiesta 2018 continua sendo um carro prazeroso de dirigir e feito para quem gosta de volante. Comportamento dinâmico previsível, ótima estabilidade e direção muito bem calibrada. Dirigimos New Fiesta 2018 Titanium 1.6.
O câmbio automatizado (ex-Powershift) proporciona trocas rápidas, mas o motor aspirado urra a partir das 4.500 rpm. Trocas manuais podem ser feitas por meio de teclas na lateral da alavanca, que é pouco prático. Para trocas mais rápidas, o motorista pode manter involuntariamente a mão na alavanca, o que prejudica a durabilidade do conjunto.
O que precisa evoluir no Ford New Fiesta é o acabamento interno. Plásticos de aparência ruim na forração das portas, encaixes nem sempre bem feitos e forração do teto começando a soltar fiapos.
A ergonomia é muito boa. Comandos de vidros e retrovisores, além de entradas USB, posicionados ao alcance das mãos. Volante e alavanca de câmbio estão no lugar certo e a posição de dirigir baixa proporciona sensação de esportividade. Apesar de todas as qualidades do Fiesta, uma nova geração significa evolução e quase sempre supera a precedente. Além disso, os preços do Ford Fiesta são elevados e o premiado motor 1.0 EcoBoost consome somente gasolina. Por isso, o desafio do diamante será enorme.
Principais itens de série: faróis com máscaras negras, rodas aro 15 com calotas, direção elétrica, ar-condicionado, travas e retrovisores com acionamento elétrico, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, banco traseiro bipartido, airbags frontais, freios com ABS, terceiro apoio de cabeça no banco traseiro e cintos de três pontos, Isofix para cadeirinhas infantis, alarme, sensor de obstáculos traseiro, faróis de neblina, central Sync1 com visor monocromático e assistente de emergência (aciona o Samu).
Adiciona: Rodas de liga leve aro 16 pintadas em preto, controles de estabilidade e de tração (Advance Trac), assistente de saída em rampas (HLA), acabamento em preto brilhante na grade, moldura dos faróis de neblina e retrovisores laterais.
Adiciona: Câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, sistema multimídia Sync3 com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, controles de estabilidade e de tração (Advance Trac), assistente de saída em rampas (HLA), acionamento elétrico dos vidros traseiros e fechamento automático das portas em movimento.
Principais itens de série: rodas de liga leve aro 15, ar-condicionado automático digital, controles de estabilidade e de tração (Advance Trac), assistente de saída em rampas (HLA), vidros elétricos nas quatro portas, central multimídia Sync3 com tela de 6,5 polegadas, plataformas Apple CarPlay e Google Android Auto, e duas entradas USB.
Adiciona: Transmissão automatizada sequencial de dupla embreagem e seis marchas.
Adiciona: motor 1.0 Ecoboost três cilindros com injeção direta de gasolina e turbocompressor, rodas de liga leve aro 16 pintadas em preto, acabamento preto brilhante nos retrovisores laterais, na grade dianteira e nas molduras dos faróis de neblina.
Principais itens de série: Sistema Sync3 com tela multimídia de 6,5 polegadas sensível ao toque com câmera de ré, GPS e plataformas Apple CarPlay e Google Android Auto, forração parcial em couro nos bancos, faróis com projetores e luzes diurnas em LED, lanternas com LEDs, rodas de liga leve aro 16 e computador de bordo.
Adiciona: Forração em couro nos bancos, sete airbags (duplos frontais, laterais e de cortina, um para os joelhos do motorista), partida do motor por botão (Ford Power), acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico.
Fotos Ford | Divulgação
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