New Fiesta saiu de linha: como ficam suas peças de reposição?

Há quem diga que existe uma lei obrigando a fábrica a manter peças durante oito ou 10 anos; isso existe mesmo?

Por Boris Feldman04/03/19 às 06h15

O New Fiesta saiu de linha após Ford decidir fechar uma de suas fábricas no Brasil. Mas como vão ficar os donos do modelo caso eles precisarem de peças de reposição?

[TRANSCRIÇÃO]

A Ford anunciou oficialmente que vai fechar, no decorrer deste ano de 2019, sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde ela produz caminhões e o Ford Fiesta. Ninguém se assustou muito com a notícia, pois a operação de caminhões já era deficitária há muitos anos e o Ford Fiesta sofreu a dura concorrência do Ka – que divide a mesma plataforma, porém com maior espaço interno.

Ficou agora uma pergunta de quem comprou recentemente um Ford Fiesta: ‘Como é que ficam suas peças de reposição?’ E há quem diga que existe uma lei obrigando a fábrica a manter peças durante oito anos. Outros dizem que não: seria durante 10 anos. Só que não tem lei nenhuma!

No código do consumidor apenas se diz que o fabricante ou o importador deve manter peças de reposição durante um prazo razoável. Alguém é capaz de me explicar o que vem a ser um ‘prazo razoável’?

New Fiesta saiu de linha
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
34 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Júlio 7 de maio de 2019

    Não terá falta de peças por um bom tempo. Vejo pessoal criticando o NF, no entanto é muito mais carro que Onix,Ka, HB20, Argo, March… Pena a Ford ter tirado de linha.

  • Avatar
    Júlio Gabriel 7 de maio de 2019

    Não terá falta de peças por um bom tempo. Vejo pessoal criticando o NF, no entanto é muito mais carro que Onix,Ka, HB20, Argo, March… Pena a Ford ter tirado de linha.

  • Avatar
    Célia Maria de Assis Oliveira Barbosa 3 de abril de 2019

    O New Fiesta é um grande carro. Tenho um 2012 que é uma beleza (bonito, elegante e confiável)..

  • Avatar
    LUIZEDUARDO 10 de março de 2019

    Afinal… Ainda temos peças de reposição do Fusca ….

  • Avatar
    Fernanda 10 de março de 2019

    Tomara que as vendas despenquem.

  • Avatar
    Anderson Eloy de Oliveira 6 de março de 2019

    O mal informado do Boris só não sabe que as peças mecânicas do fiesta São as mesmas da eco sport

  • Avatar
    Gomes 5 de março de 2019

    Não aceitam comentários reais O pessoal dessa matéria deve ser do sindicato da Ford.
    Pq essa matéria é inútil, quantos carros saíram de linha e até hoje estão em circulação. Enquanto tiver carro terá peças, vê se escrevem matérias mais interessantes.
    E adoro os carros da Ford inclusive o New Fiesta e inclusive vou comprar um independente de sair de linha.

  • Avatar
    Gomes 5 de março de 2019

    O pessoal dessa matéria deve ser do sindicato da Ford.
    Pq essa matéria é inútil, quantos carros saíram de linha e até hoje estão em circulação. Enquanto tiver carro terá peças, vê se escrevem matérias mais interessantes.
    E adoro os carros da Ford inclusive o New Fiesta e inclusive vou comprar um independente de sair de linha.

  • Avatar
    Iandro 5 de março de 2019

    Que matéria ruim, não falou nada sobre o que realmente importa, fraco demais!!!!

  • Avatar
    Leandro 4 de março de 2019

    Oi mais como toda o Ford Ka tomou o lugar do fiesta assim como o ka usa a plantaforma e também a mesma mecânica .

  • Avatar
    Fábio Sincero 4 de março de 2019

    Pra quê tanto mimimi, se ninguém compra peças originais na concessionária? Isso só vai afetar 5% dos donos, o resto dos 95% vai continuar comprando peças paralelas e fazendo gambiarra!

  • Avatar
    Zé Carlos 4 de março de 2019

    Enteressante que quando é pra vender um carro eles dão muitas desculpas a favor do carro e do cliente e agora com o fechamento da fábrica. Eles dizem que vão ter um tempo razoável pra reposição de peças, mas de quanto é esse tempo razoável. Já que o código do consumidor não diz o tempo limite de reposição de peças. Então amigos não imagino eu com o meu New fiesta que é 2014. Mas os outros mais antigos.

  • Avatar
    Alessandre 4 de março de 2019

    A falta de respeito é comum em todas as montadoras não só pela Ford que ao meu ver passou do limite da credibilidade que foi a zero, com respeito a peças é inadmissível o que as concessionárias cobram pelas peças agora então que o carro será descontinuado os precos que já são absurdos irão pra onde?

    • Avatar
      [email protected] 4 de março de 2019

      Também comprei um nil fiesta como fica agora tenho ke pagar imagine agora sem peças e complicado tenão ke ver os direitos agora

  • Avatar
    Antônio Carlos 4 de março de 2019

    Tempestade em copo d’água, tem peças de reposição em qualquer auto peças com o preço menor e fabricadas pelos mesmos fornecedor da montadora ex: Bosch,trw, Cofap, valeo,cebié sem contar os maravilhosos desmanches,deixa de mimimi não vai faltar pecas nos próximos dez anos até lá vc já trocou de carro só não pode esquecer e trocar por outro fiesta 🤣🤣🤣🤣🤣🤣😊

    • Avatar
      Bortolotti. 4 de março de 2019

      Tenho um Titanium 2016 e nunca usei peças da autorizada.no paralelo tem tudo. Bati danificou a frente toda comprei tudo fora da autorizada.a Ford trocou o câmbio na garantia.demais e um carro compacto que oferece o que se propõe.tudo tem seu preço.

    • Avatar
      TALITO AFINI DA SILVA 5 de março de 2019

      Falou tudo e mais um pouco

  • Avatar
    Jairo de castro 4 de março de 2019

    Quando comprei em 2013 a concessionária dizia que era o melhor cambio do mundo o de dupla embreagem hoje não aceitam na troca! Rsrsrs

  • Avatar
    Amarildo peteira 4 de março de 2019

    Eu acho que o governo de São Paulo tinha que achar uma solução. Alguém comprar a Ford pra não parar de fazer o New fiesta pois é um carrão eu tenho um.

    • Avatar
      Diniz 4 de março de 2019

      Ta de apé e não sabe kkkk se for o powershift ta pior ainda

  • Avatar
    MARCIO RICARDO DE OLIVEIRA 4 de março de 2019

    Bom se tem prazo para fornecer peças de reposição de veículos tbm tem que ter tempo de uso do veículo senão como será feito reposição tem carros com 20 anos no mercado palhaçada mesmo desse governo deveria sim ter tempo de uso de carro tbm

  • Avatar
    Klaus 4 de março de 2019

    Já era difícil achar peças para o New Fiesta, agora vai ser ainda pior…

    • Avatar
      Julio Gabriel Lopes 7 de maio de 2019

      Difícil?? Desde quando?

  • Avatar
    Demerval 4 de março de 2019

    Logo essa fábrica de tantas conquistas dos trabalhadores. Muito estranho!!!

  • Avatar
    Eduardo 4 de março de 2019

    A Ford nunca teve respeito aos clientes, basta ter um Ford e depender da boa vontade deles. Eh uma montadora que não faz questão de avaliar bem o carro dos clientes, que não faz questão do cliente se manter na marca, ou seja, Ford Brasil tem que começar a se preocupar com capacitação dos colaboradores e SAC da fábrica começando a ver as críticas dos proprietários como oportunidade de melhoria

    • Avatar
      Claudia Lucia Dias da Silva 4 de março de 2019

      Perfeito!

    • Avatar
      RICARDO JANSEN OLIVEIRA DA SILVA 5 de março de 2019

      Concordo plenamente com você meu amigo. Só quem teve problemas com a garantia de um veículo da Ford vai saber o quanto só que estamos falando. Já tive outras marcas e a for foi a que teve a pior revenda.

    • Avatar
      RICARDO JANSEN OLIVEIRA DA SILVA 5 de março de 2019

      Falou tudo! Ford pior pós venda do Brasil

  • Avatar
    Marcelo Regis 4 de março de 2019

    Gente, gente, pessoal, carros saem de linha o tempo todo nem porisso não terá mais peças até porque a Ford não fábrica peça nenhuma e sim marcas grandíssima de como bosch,Trw entre outras esse carro foi um dos mais vendido nos últimos anos essa fabricantes terão uma grande demanda de peças por uns bons anos.

    • Avatar
      Edimar 4 de março de 2019

      Pura verdade. Nao faltará peças assim como até hoje encontramos peças para o velho Escort.

  • Avatar
    Marcelo Regis 4 de março de 2019

    Gente, gente pessoal, carros saem de linha o tempo todo nem porisso não terá mais peças até porque a Ford não fábrica peça nenhuma e sim marcas grandíssima de como bosch,Trw entre outras esse carro foi um dos mais vendido nos últimos anos essa fabricantes terão uma grande demanda de peças por uns bons anos.

  • Avatar
    Julio Pereira Junior 4 de março de 2019

    Eu cho uma falta de respeito para com os clientes, o fabricante tem sim total responsabilidade de manter as peças pois aonde vamos conseguir se acaso precisarmos, e a justiça tem que está apar dectudo pois nós temos nossos direitos de consumidores, então quando o meu carro der um defeito em uma peça aí vou ter que botar de qual fabricante.

    • Avatar
      Itallo Tenorio 4 de março de 2019

      Quantos carros saem de linha todos os anos meu amigo? Já pensou quantos anos o fiesta está no mercado? Já tá na hora de de partir mesmo

      • Avatar
        Nathan Savedra 7 de março de 2019

        Certeza! modelos são projetados, lançados no mercado onde tudo passa, tudo fica ultrapassado com o tempo.

Avatar
Deixe um comentário