Honda enfrenta problemas no motor do CR-V
Gasolina não queimada se mistura ao óleo do motor e pode danificá-lo - marca acabou de lançar novo modelo com este motor no Brasil
Por Boris Feldman09/10/18 às 15h58A Honda está às voltas nos EUA com um grave problema no motor do CR-V, o 1.5 turbo, quatro cilindros, injeção direta. Usuários estranharam ao conferir o nível do óleo na vareta: ele aumentava! As concessionárias logo descobriram tratar-se de vapor de gasolina não queimado na câmara que descia pelas paredes do cilindros e chegava ao cárter, se misturando ao óleo do motor.

Contaminado, ele perde suas características e a falta de lubrificação pode danificar componentes que se atritam. Em casos extremos, mas não impossível na prática, o virabrequim pode travar o motor e parar o carro subitamente. Outras peças que podem sofrer com a falta de lubrificação são bronzinas, buchas, pistões, anéis e cilindros
A Honda dos EUA detectou o problema no motor do CR-V em unidades produzidas em 2017 e 2018 e o atribui a uma falha no sistema de injeção de gasolina. Apesar de ter o mesmo 1.5 turbinado com injeção direta, o problema não foi observado no Civic, provavelmente pelas alterações sofridas para ganhar maior potência (190 cv) em relação ao que equipa o sedã (173cv). Motoristas reclamam também de um cheiro de gasolina nestes carros.
A Honda diz que a presença de gasolina no cárter só foi observada em regiões de temperaturas extremamente baixas (inferiores a -20ºC) pela dificuldade de aquecimento do motor. E mesmo assim, diz ela, só no caso do carro rodar trechos curtos e intermitentes.
(N.R. – A rigor, sempre existe uma pequena passagem dos vapores de gasolina não queimados para o cárter que são, entretanto, queimados pelas elevadas temperaturas do óleo, geralmente acima de 100 ºC. A contaminação só ocorre quando o motor funciona apenas alguns minutos ou quilômetros e o carro é estacionado durante horas).
A revista norte-americana Consumer’s Report contesta a Honda e diz ter registrado reclamações de usuários em estados em que não se observam temperaturas tão baixas, Texas e New Mexico, entre eles.
O NHTSA (órgão de segurança veicular dos EUA) está questionando a fábrica a respeito da possibilidade de se fazer um recall para reparar o motor do CR-V, pois os carros envolvidos podem perder potência ou mesmo parar na estrada devido à falta de lubrificação do motor. A Honda pediu prazo até novembro para solucionar o problema.
Por enquanto, as concessionárias da marca estão adotando uma solução “quebra-galho”: ao perceber o óleo contaminado, elas o esgotam do cárter e colocam um novo. Um paliativo, pois ele voltará a se contaminar até que o problema da injeção seja resolvido.
Imprensa dos EUA descobriu também que a Honda realizou um recall na China para resolver problema semelhante em Civic’s e CR-V’s.
Mercado brasileiro
No Brasil, a marca acabou de lançar o novo CR-V equipado com este motor de 190 cv. Em comunicado, a Honda declarou: “As investigações estão em andamento nos países onde foram identificados casos do problema. No Brasil, a Honda Automóveis não identificou, até o momento, qualquer ocorrência nos modelos com essa motorização comercializados no país.”
Este motor 1.5 turbo também equipa o sedã Civic, mas em uma versão com 173 cv de potência. Não houve relatos de problemas neste modelo nos EUA.

Fotos Honda | Divulgação
*Publicada originalmente em 8 de outubro de 2018 às 22:16. Atualizada em 9 de outubro de 2018 às 15h58