(Outra) Lei quer proibir motorista de fumar enquanto dirige

Para deputado, muitos acidentes são provocados quando condutor se distrai com a brasa do cigarro

Por AutoPapo16/03/18 às 17h48

No fim de janeiro, noticiamos um Projeto de Lei (PL) que tramita no Senado que pretende proibir fumar dentro do carro. Agora, há um projeto com proposta semelhante na Câmara dos Deputados. Trata-se do PL 8709/17, do deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO). Ele quer proibir o motorista de fumar enquanto dirige.

Para Cruvinel,  são inúmeros os acidentes automotivos provocados por brasa de cigarro. Esses acidentes acontecem, na maioria das vezes de acordo com o deputado, quando o condutor quer apagar uma brasa e se distrai do trânsito. “É necessário combater esta exposição a morte, e a falta de cuidado com o próximo”, afirmou.

Pela proposta, quem desrespeitar a regra cometerá infração gravíssima  com pena de multa e a inclusão de sete pontos no prontuário do motorista.

Proposta quer proibir fumar enquanto dirige

Diferença

No Projeto de Lei que tramita no Senado, a justificativa para a proibição é  paraproteger as crianças e adolescentes dos perigos do fumo passivo. O senador Humberto Costa (PT-PE), medida similar já foi adotada em países como Inglaterra, Austrália, África do Sul, além de estados estados norte-americanos e em províncias do Canadá.

CTB já proíbe fumar enquanto dirige

Embora o o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não tenha um artigo que indique o consumo de cigarros dentro de automóvel de passeio como uma infração às leis de trânsito, outros podem ser usados para coibir a prática, como deixar um dos braços para fora do carro com o cigarro aceso ou não segurar o volante com as duas mãos.

Veja mais sobre:


3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Paulo Dresch 17 de Março de 2018

    Porque o estado vive se metendo na privacidade do cidadão? Os buracos das estradas não conservadas com o dinheiro que o cidadão paga não causam acidentes…e a gente sempre dizendo amém!!!!

  • Walter Ribeiro 17 de Março de 2018

    Não tenhamos dúvida : Tudo que puder ser feito para diminuirmos este número assustador de mortes banais no trânsito, que por aqui são maiores do que índices de mortes de em guerra, vai ser válido! E sem falar nos terríveis danos à saúde daqueles que respiram este ar viciado venenoso expelido pelos fumantes. Basta de hipocrisia. Nada contra esta escolha dos fumantes. Mas causar mal aos outros, aí não!

  • Severino José do Nascimento 16 de Março de 2018

    Acho muito válida essa lei. É uma prática que põe em risco a segurança no trânsito e para a saúde dos
    ocupantes que não fumam.

Deixe um comentário