Projeto do Senado quer carta para alertar o vencimento da CNH

Medida visa a reduzir a aplicação de multas gravíssimas e a retenção de veículos até a apresentação de um condutor habilitado

cnh em cima da mesa com foco no campo validade
Por AutoPapo
Publicado em 04/09/2018 às 11h30

O Projeto de Lei do Senado (PLS) número 459/2015, que prevê que os órgãos responsáveis alertem os motoristas para o vencimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foi aprovado e está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto, proposto em 2015 pela senadora Marta Suplicy (MDB-SP), considera que os cidadãos recebem uma quantidade considerável de informação e podem se esquecer de conferir a data de validade no documento.

De acordo com o PLS, o condutor deverá ser comunicado via correspondência postal sobre a expiração da validade, o vencimento da CNH, com antecedência de pelo menos trinta dias. A senadora justifica o meio escolhido pelo texto: “Nossa proposta exige a correspondência por meio postal, uma vez que as correspondências eletrônicas, infelizmente, estão sujeitas a falsificações e a golpes diversos, e, também, devido à ampla prática de spam, elas poderiam não obter o efeito desejado de alerta”.

O projeto pretende ajudar a diminuir o número de autuações. “Diante da enorme quantidade de informação a que os cidadãos estão submetidos no mundo moderno, não é incomum que tarefas relevantes, como a necessidade de renovação da CNH, acabem sendo esquecidas pelos condutores”.

O vencimento da CNH, combinado com o descuido, é responsável por infrações gravíssimas, passivas de multa (R$ 293,47) e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.

Na foto, o campo onde você pode verificar a informação em questão:

PLS pretende obrigar os órgãos responsáveis a alertar os condutores brasileiros do vencimento da CNH. Medida iria diminuir o número de infrações.
Foto Laurie Andrade | Autopapo

O PLS que defende o aviso de vencimento da CNH está sob relatoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e quer inclui a determinação no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997).

De acordo com a legislação vigente, as carteiras de habilitação têm validade de cinco anos para motoristas com até 65 anos – acima desta idade, vale o prazo de três anos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário